Motahc escreveu:Outra coisa, que achei estranho, que os tuchos estão todos travados, nenhum deles desse, nem um pouquinho, será que isso é normal? Alguem já viu isso?
esvaziou? mas sinceramente, pela situação q esta esse desgaste eu não me preocuparia nem um pouco em economizar com as partes moveis do cabeçote.....teria jogado tudo fora pra por peças novas, e não aposte q estão entupidas galerias apenas no cabeçote....
na verdade teria mandando completo pra retifica, não ter óleo ai, o aquecimento não deve ser dos menores, teria q ver questão de empenamento ainda.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Então, é que na verdade eu nunca passei com problemas de aquecimento com ele, e os tuchos não estão com desgastes, nem para os lados, nem na ponta. Já fiz orçamento do jogo de tucho, da marca delphi saiu por 104, mas quero arriscar recuperar os meus. A $ tá curta, estou cumprindo aviso prévio, to tentando apertar tudo o que posso para evitar gastar muito. Hoje eu fecho o motor, amanhã eu vou tentar colocar as correias e funcionar pra ver se explode. Ahh, muito bom os videos, eu já até fiz isso nos tuchos, agora estão filé, filé, filé.. vamos ver como se comporta após montados.
triste essa economia agora pra chorar mais tarde.......
se ta sem grana, nao teria nem feito nada, deixaria o carro parado pra qnd pudesse fazer uma boa geral......
ja vi tucho travado fazer parecido com esse estrago ai
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
José Leal escreveu:Esse camarada dos vídeos é do Monzeiros. Ele tá montando um motor N20XF (os flex de 140CV) no Monza hatch dele. O cara manda muito bem.
Sobre o óleo, se não me engano, o 5W30 são só para os VHC, VHCE e Econoflex.
Não se preocupe muito com os tuchos se estiverem sem folga em suas sedes, caso contrário um cabeçote novo é a solução.
Já que tá fora, confere a válvulas em suas sedes e também o seu eixo/guia... se tiver folga e não resolver com novo reassentamento, só peças novas resolve. Os retentores, troca direto...
Agora o eixo, tanto novo quanto usado, as folgas nos mancais devem ser conferidas e ocorrendo, só peças novas também...as duas...
O problema parece ter origem na lubrificação insuficiente...agora esse motor certamente aqueceu e vc. não reparou ou há problema também com o arrefecimento, seja na eficiência ou na leitura...como isso não ocorre de um dia para o outro, vc. também não deve ter percebido perda de potência...
Na parte de baixo, a limpeza do cárter e pescador é primordial...dá até pra limpar razoavelmente o conjunto (sem desmontar), com bastante querosene e já que vc. tem ar comprimido isso ajuda bem...mas quando montar se não espirrar óleo lá em cima...danou-se...
O que vc. tá querendo fazer ficará melhor do que estava...mas tem seus riscos...
Dica: Sem montar no lugar, limpe bem os cames da gaiola e do eixo...pinte bem os cames com um pincel atômico, buzunte com pouco óleo fino (Singer) e coloque no lugar sem mais nada...gire o eixo com a mão várias vezes no sentido normal (sem retornar)...se a tinta não sair completamente, existe folga...
Pois é galera, a questão da grana é CENSURADO, nem tanto pela situação em si, mas que eu tenho outro carro e recentemente sofri um pequeno acidente, é um Opala diplomata 92, e infelizmente a cagada foi minha, tive que custear todo o prejuizo do outro carro, só um peugeozinho.. haoehaaheoaheohaoeh.
To tentando fazer o que posso para melhorar o carro de imediato, pois preciso dele pelo menos por enquanto, o consumo, o desempenho dele estavam me atrapalhando muito no dia a dia. Até então, não gastei nem 250 reias nessa troca de peças, a M.O. do mecanico ficou em 250 apenas para trocar o comando.
Quanto ao arrefecimento eu recem troquei o radiador em uma casa especializada, e o mesmo fez os testes com aquele aparelho a laser que mede temperatura, e constatou que estava tudo ok, tanto que o carro demorou a aquecer, sugeriu inclusive que ele poderia estar sem a valvula termostatica.
Hoje eu termino a empreita, já coloquei o cabeçote no lugar e apertei os parafusos no torque correto, (com torquimetro), hoje termino de colocar os bicos injetores e ligar todas as mangueiras e etc.. mais a noite posto os resultados. Ainda não vou fechar a tampa de valvulas vou ver se o óleo vai subir antes, nem que espirre tudo pelo capô.. heheheh
Se funcionar amanhã mesmo estarei levando no mecânico para verificar o ponto, e descarbonizar a parte de baixo.
Bahh galera, fechei o motor do Corsinha, e já de cara bateu o desespero, o carro não ligava de jeito nenhum...
Experimentei borrifar uma quantidade de gasolina pela Borboleta da TBI aberta, direto no coletor, e quando fazia isso o carro ligava, porem em seguida logo apagava, logo constatei que poderia ser problema de alimentação de gasolina, eis onde achei o erro, inverti as mangueiras da flauta dos bicos injetores, e troquei a de retorno pela de entrada, ao destrocar pimba, o carro pegou de primeira e firmou na lenta já de cara, com o motor super silencioso!!!!
Completei toda a agua do sistema de arrefecimento, e deixei-o uns 10 minutos ligado na lenta, (como é bom ouvir o motor sereninho), depois desliguei, coloquei a roda e sai dar uma volta para fazer o teste real, rodei durante uns 30 minutos, peguei ladeiras e ruas mais fechadas.. (não confio acelerar demais um motor recém montado até que as peças estejam todas realocadas de acordo).
Mas já posso adiantar que o carro está excelente, não está manco como era, responde rápido e até a aceleração melhorou. Antes de fechar a tampa de valvulas verifiquei se estaria passando óleo pelo comando e perfect.. jorrando agua como uma cachoeira.. (tanto que melou todo o motor).
Percebi que o carro após funcionar apresentou um óleo mais acinzentado, (residuos de agua, to ligado), porém não baixa no reservatório, acredito que a agua tenha vindo da desmontagem, pois deve ter entrado pelos dutos de passagem do óleo. Amanhã troca de óleo tb par atira teima, mas estou tranquilo, pois a agua não apresenta resíduos de óleo, tao pouco baixa de nivel.
Enfim, quero agradecer a galera que deu o apoio, as dicas etc.. não lembro o nome de todos, mas com certeza podem crer que vcs foram muito uteis nessa empreita, e já não saberia o que fazer sem a ajuda da galera. Mas adianto que nunca mais quero mexer com isso de novo, puta coisa chata, ralei tudo as mãos, fora os cabelos brancos que ganhei com a preocupação.
Ahh, acho que ainda não conhecem o meu corsa, segue foto dele, devagar eu vou ajeitando o maquinário. Sempre tive carro grande, Omega, Opala, Monza etc.. Devido a necessidade pois recém tive uma filha, precisava de um carro econômico, por acaso me apareceu um Corsa, carro que eu adorei, e se depender sigo a linha Corsa até ela existir, Tanto que já estou no meu segundo Corsa.
Vlw Galera, obrigado mesmo. Estou upando o video, em breve irei postar.