Venho compartilhar como foi o projeto e a instalação do sistema de som do Corsa Wind.
Todo o processo foi feito por mim, então consegui detalhar cada etapa de como instalar uma caixa de fibra de vidro sobre a caixa de roda de forma que pode ser removida para limpeza ou aumento da capacidade do porta-malas (utilizando velcro).
MATERIAL UTILIZADO:
CORDÃO BICOLOR 15,00
LIXA DÁGUA 1,70
TINTA SPRAY CINZA 21,72
ORGANIZADOR DE FIOS 13,00
CORDÃO BICOLOR 3,90
DOIS CABOS RCA 19,80
1 AUTO FALANTE BRAVOX 200W 155,50
1 FIO BICOLOR 3,70
2 SUPERTWEETERS 120,00
MODULO TARAMPS TS400 300,00
FUSÍVEL, PORTAFUSÍVEL 5,00
5 MT FIO ENERGIA 10,00
CAIXA FIBRA SELADA 149,00
2 60W PORTA 6” SELENIUM JBL 135,00
DVD PLAYER HBUSTER 500,00
TOTAL: 1122,32
TEMPO GASTO:
25 dias (com entrega do correio)
Coloquei todas as fotos no OneDrive, facilitando a visualização em Slides:
http://1drv.ms/QpLRvx
ESQUEMA E DETALHES DA INSTALAÇÃO:
-2 auto-falantes das portas foram ligados por um cabo bicolor diretamente do módulo, transferindo os médios e agudos para a frente do carro, uma qualidade de surround e potência de trio.
-Sobre cada caixa de roda, os autofalantes originais, de 30w, foram substituidos por supertweeters.
-O sub de 12" ficou na caixa selada, sem duto, aumentando a qualidade do grave.
-O módulo Taramps ficou com dois canais de 2 Ohms para o Subwoofer (total 4Ohms recomendado pelo fabricante), um canal para os autofalantes das portas e um canal para os supertweeters, equalizando o ambiente.
-O som HBUSTER conta com uma saída exclusíva para Sub, facilitando a equalização.
-Toda a fiação de som foi passada pelo teto, na passagem da coluna do vidro dianteiro e da porta do motorista, onde existe uma excelente "canaleta" qual passei com a ajuda de sonda e todo o cabeamento foi enrolado com espiral, para não fazer barulho, saindo exatamente sobre a caixa de roda esquerda, atrás do acabamento do som. Perfeito sem cortes sem mudanças na estrutura, longe do chicote original do carro qual poderia gerar interferências.
-O cabo positivo de energia foi passado pela lateral direita pelo teto, onde existe estas passagens de fiação.
-O aterramento foi realizado no parafuso do cinto do passageiro do meio, bastando raspar a pintura para que o fio tenha contato com a lataria.
-O módulo foi fixado no banco da direita, onde foi deixado uma pequena folga na fiação para que sea possível deitar o banco sem retirar ou desligar a caixa selada.
-Para retirar a aparência de velho, o acabamento traseiro das caixas de roda foram pintadas de tinta spray cinza chumbo, ficando em perfeita sintonia com o acabamento do carro, pois o original de todo o corsa, sofre com o tempo, se desmanchando, qual ocultou o velcro que foi colado para segurar a caixa de fibra, veja nas fotos, não foi perceptivel.
-Para quem ainda não acredita que o som da caixa é bom, posso dizer que "da para balançar a placa numa boa" e chegar a chamar a atenção na rua!
Espero que gostem, lembro que não trabalho com instalação de som, apenas sou um amante do bom som!
Até mais!