Retorno ao tópico com boas notícias, pois hoje terça-feira vejo meu carro em ordem, ou seja , a central felizmente rege a orquestra bem agora.
No meu caso, leva-se a crer que o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento pode ter resolvido o problema de aceleração de marcha lenta. Digo leva-se a crer, pois desde quando instalei o sensor de temperatura o carro veio se comportando meio louco com a marcha lenta, alternando em bom momento com péssimos momentos. Da instalação pra cá fiz o seguinte, não sei se isso veio a contribuir também, mas limpei os códigos de erro da central, joguei spray limpa contato em todos os plugs: do atuador de marcha lenta, sensor de posição de borboleta, sensor do cânister. E rodei com o carro, pegando estrada, deixado parado durante o dia de trabalho, usando ar condicionado, neblinas xênon ligado. Ontem no final do dia o carro se transformou estabilizando a marcha lenta nos 950 RPM, ar ligado sobe para 1050 RPM e depois estabiliza nos 980RPM, ou seja normal.
Conclusão: Creio que a central precisa de tempo e rodagem para um aprendizado dos novos sensores. Ela deve ficar louca e dando situações de modo de emergência pegando parâmetros pré-estabelecidos porém se depara com sensores ativos e aí enrola tudo sei lá.Inclusive somente agora li que ao instalar o atuador de marcha lenta é necessário fazer um procedimento com a central (resetá-la) e ligar a chave aguardar um tempo e só depois ligar o carro, o que não fiz. Agora eu particularmente acredito que o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento novo resolveu o problema. Inclusive a temperatura do painel em trânsito parado não passa mais de 96 graus, tava batendo os 100 graus fácil (nada muito fora da normalidade, só que batia essa marca em trânsito parado nesse clima atual ameno e sem ficar muito tempo parado, já vinha ficando cabreiro). Outra coisa, hoje o carro está mais torqudo, solto, onde já li que se deve ao novo sensor de posição de borboleta que proporciona isso. Mas assim, eu saí trocando peças pois as do meu carro já estavam bem rodadas, aproveitei e troquei e agora que tudo voltou a sintonia com a central, experimento o carro em ótimas condições. No meu caso relato a situação acima, a necessidade de trocar a peça certa, resetar central e limpar códigos de erro, realizar alguns procedimentos de ignição com os sensores instalados, verificação geral de aterramentos, entrada de ar falso,verificação e limpeza dos contatos dos conectores dos sensores, ver seus estados (fios partidos) e depois disso rodar, dar carga (ligar ar condicionado por exemplo) e ir sentindo o comportamento do carro. Não adianta ficar 1 semana com o carro acelerado depois desses procedimentos achando que resolve, pois aí há realmente a necessidade de investigar outras coisas como bomba de combustível, carga da bateria, alternador, regulador de pressão de combustível etc.
Felizmente resolvido e agradeço aos colegas pelos posts de ajuda.
[DÚVIDA] - Qual a temperatura do arrefecimento do corsa?
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Faz muito tempo desse assunto, mas será que isso procede mesmo? Não seria um defeito no painel?alcineu escreveu:Depois de muita pesquisa, o que me chamou a atencao e que cada painel que se troca indica uma tempertura diferente, mesmo conferindo a resistencia do medidor e sempre igual 51,6 Ohms nos 3 que tenho, dai, o que o rogerio citou e verdade, nao confiem no marcador de temperatura de alguns painies.
Vejam so, o original sem CG W1134 marcava ate o meio e ligava o eletroventilador, o W1150 CG marca ate 98 ai liga o eletroventilador e o que uso W1134 CG vai ate 95 graus idem.
Se marca quase 100 graus e arma o eletroventilador ele esta quase 100% correto.
Espero ter esclarecido...qualquer duvida contraria, opinem ai...
Meu painel original é W1134 e o eletroventilador arma quanto o painel mostra 97º
Testei um painel W1100 e ele marcava 93~94º quando acionou o eletroventilador.
Agora preciso testar no scanner pra ver a temperatura correta da água e tirar essa dúvida.
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Pessoal, também acho estranho o comportamento do meu corsa (o modelo do meu é SS 1.8 Flex ano 2008) e sempre a temperatura ada lá embaixo quase no inicio.
Pra aquecer tem que ser num dia muito quente, dae ele chega até 1/4 do marcador, se apssar disso já liga a ventoinha, não tem medição em graus, então não sei se é normal.
Alguems abe dizer?
Pra aquecer tem que ser num dia muito quente, dae ele chega até 1/4 do marcador, se apssar disso já liga a ventoinha, não tem medição em graus, então não sei se é normal.
Alguems abe dizer?
Paulo Rolim.
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Peça para verem através de um scanner a temperatura de trabalho do seu motor.paulorolim escreveu:Pessoal, também acho estranho o comportamento do meu corsa (o modelo do meu é SS 1.8 Flex ano 2008) e sempre a temperatura ada lá embaixo quase no inicio.
Pra aquecer tem que ser num dia muito quente, dae ele chega até 1/4 do marcador, se apssar disso já liga a ventoinha, não tem medição em graus, então não sei se é normal.
Alguems abe dizer?
Nos Corsas e Classic mais novos, em que não se tem a graduação com números no painel, quem controla o ponteiro da temperatura é a ECU pois não se tem um sensor de temperatura exclusivo para o painel como nos Corsas mais antigos. Por isso o ponteiro não varia tanto, mesmo com a temperatura subindo e descendo, o ponteiro se mantém estável até um determinado ponto.
- José Leal
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Parece que os CorsaC fica com o ponteiro da temperatura entre o 0 e 1/4 mesmo. O Awaked logo passa aqui para confirmar.
No Classic, o ponteiro fica entre 1/2 e 1/4, acionando aos 98°C e desligando aos 92°C, se não me engano (visualizado via OPCom).
No Classic, o ponteiro fica entre 1/2 e 1/4, acionando aos 98°C e desligando aos 92°C, se não me engano (visualizado via OPCom).
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Pois é, meu Classic 2009 tb acontece isso, a temperatura sempre marca 1/4 e antes de chegar na metade aciona a ventoinha. Acredito estar com problema o marcador, pois fiz os testes e a valvula termostatica está boa, tb no aparelho mostrou nenhum problema nos sensores. E agora???
- José Leal
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Se fica entre 1/4 e 1/2 tá normal.
Uma foto do painel, com a ventoinha logo após desligar:
Clica na foto, que ela abrirá no tamanho legal.
Uma foto do painel, com a ventoinha logo após desligar:
Clica na foto, que ela abrirá no tamanho legal.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
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Eae galera,
Tive um belo problema na semana passada com esse problema de arrefecimento... Eu estava preocupado com essa temperatura em torno de 96ºC a 100ºC e antes de viajar na sexta troquei a valvula termostatica, sensor de temperatura (plug eletronico), fluido e reservatorio. Só que esse fluido fez com que toda a sujeira do radiador soltasse e acabou entupindo as mangueiras, na sexta quando fui viajar acabou furando a mangueira do radiador. Resolvendo o problema, quando voltei para casa, mandei fazer uma limpeza no radiador e agora a principio esta tudo ok e nao tem nada o que fazer como disse o mecanico.. Mas a temperatura continua trabalhando nos 96ºC a 100ºC, alguem ai pode me dizer o porque ele trabalha tão quente assim? até onde eu sei a temperatura ideal é nos 95ºC....
Tive um belo problema na semana passada com esse problema de arrefecimento... Eu estava preocupado com essa temperatura em torno de 96ºC a 100ºC e antes de viajar na sexta troquei a valvula termostatica, sensor de temperatura (plug eletronico), fluido e reservatorio. Só que esse fluido fez com que toda a sujeira do radiador soltasse e acabou entupindo as mangueiras, na sexta quando fui viajar acabou furando a mangueira do radiador. Resolvendo o problema, quando voltei para casa, mandei fazer uma limpeza no radiador e agora a principio esta tudo ok e nao tem nada o que fazer como disse o mecanico.. Mas a temperatura continua trabalhando nos 96ºC a 100ºC, alguem ai pode me dizer o porque ele trabalha tão quente assim? até onde eu sei a temperatura ideal é nos 95ºC....
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Wlongaray, seu modelo, salvo engano, tem 2 sensores de temperatura de água. Trocou ambos?
Com válvula termostática nova e sensores novos... sobre então a bomba de água. Teria que tirar a correia pra ver se tem alguma folga, ms não compensa, veja isso quando trocar a correia, ou se não sabe aproveita e faz a preventiva.
Com válvula termostática nova e sensores novos... sobre então a bomba de água. Teria que tirar a correia pra ver se tem alguma folga, ms não compensa, veja isso quando trocar a correia, ou se não sabe aproveita e faz a preventiva.
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