Hoje percebi uma diferença significativa na temperatura em que o cebolão que o eletricista colocou, liga a ventoinha do radiador...
O cebolão é de 90°/95°, pelo mostrador do carro ficava +- entre 92°/97°...mas hoje quando ele ligou estava quase em 100°.
Eu já tinha que rever isso, pois do jeito que o cara instalou, a ventoinha fica ligada mesmo após a chave desligada, ou seja, sem relé acionado por bateria após a chave...e só desliga quando a temperatura fica menor que o valor mínimo... isso causa dois inconvenientes:
1 - Consome energia desnecessária, pois o carro vai ficar parado por um tempo indeterminado...
2 - Dá uma insegurança, pois abandonar o carro com uma fonte de carga grande como a ventoinha, pode causar aquecimento e em seguida algum curto...
Venho convivendo com isto até arrumar tempo pra por um relé, mas agora com esta diferença de leitura terei que arrumar tempo, pois dou muita importância para aquecimento do motor e não quero ficar dividindo a atenção de dirigir com olhares sistemáticos para o medidor de temperatura.
Rapidamente pensei em algo como o "halmeter" do SemControle, mais o meu circuito com buzzer...mas tem diversas outras saídas mais simples ou mais complexas...
[SOLUÇÃO] - Estudos e montagem de um kit verão
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nossa q engenharia dessa cara, deixa o carro mais quente, e aciona direto a ventoinha, q mercadoria ele fez, refez a fiação toda da ventoinha?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Não, o sistema original ficou como estava, foi colocado um fio direto da bateria, via um fusível externo até o cebolão que foi instalado na mangueira próxima a ventoinha e do cebolão um fio até o conector da ventoinha...ficou em paralelo ao original, mas como o cebolão liga com 90º, o sistema original nem era acionado, pois ele ligava praticamente com 100º e eu não gosto dessa temperatura, pois se tiver só água já entra em ebulição e a pressão vai pro espaço...com Glicol ou similar a ebulição deve ser mais alta...mas o motor funciona muito bem entre 90º e 95º, como eu quero.
Tô achando que o contato do cebolão ou sua precisão foi pra casa do carvalho, ou o medidor de temperatura ficou maluco... ou então esses 50º a sombra que tá fazendo no Rio tá deixando tudo maluco...
Como sou paranoico com temperaturas altas em motor, a ideia de um alarme sonoro cai como uma luva.
Tô achando que o contato do cebolão ou sua precisão foi pra casa do carvalho, ou o medidor de temperatura ficou maluco... ou então esses 50º a sombra que tá fazendo no Rio tá deixando tudo maluco...
Como sou paranoico com temperaturas altas em motor, a ideia de um alarme sonoro cai como uma luva.
- José Leal
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O mais engraçado é que o cebolão promove aterramento para a ventoinha.
Se o "eletricista" instalou um segundo cebolão, que está acionando a ventoinha via positivo, certamente ele teve que isolar o sistema original, jumpeando o cebolão ou aterrando a ventoinha direto.
Eu deixaria o sistema original e colocaria um cebolão novo. Se o original está disparando tarde demais (apesar que "o original nunca se desoriginaliza" - provavelmente há algum problema no sistema de arrefecimento), colocaria um cebolão com acionamento com a temperatura mais baixa um pouco.
Se o "eletricista" instalou um segundo cebolão, que está acionando a ventoinha via positivo, certamente ele teve que isolar o sistema original, jumpeando o cebolão ou aterrando a ventoinha direto.
Eu deixaria o sistema original e colocaria um cebolão novo. Se o original está disparando tarde demais (apesar que "o original nunca se desoriginaliza" - provavelmente há algum problema no sistema de arrefecimento), colocaria um cebolão com acionamento com a temperatura mais baixa um pouco.
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Zé, o cebolão como peça isolada, pode chavear terra ou bateria...só depende de como se projeta, pois os contatos são isolados da carcaça dele...
http://apcarvalhos.com.br/99-137-thickb ... wahler.jpg
No meu corsa não existe cebolão originalmente... a temperatura é lida pela ECU, a partir de um sensor em baixo da bobina e que manda ligar as ventoinhas na velocidade 1 ou 2... só que a GM, programou ligar com uma temperatura que pra mim fica muito no limite e que eu acho desnecessária para o bom funcionamento do carro.
O que ficou foi exatamente como vc. descreveu...o kit verão, aciona com 95º e desliga com 90º...se por acaso falhar entra o original com 100º e desliga se não me engado com 94º.
Mas acho que o contato do cebolão não tá aguentando o liga/desliga, chaveando o motor da ventoinha que tem uma amperagem bem grande... colocar um rele de uns 40A para chavear será o ideal...
http://apcarvalhos.com.br/99-137-thickb ... wahler.jpg
No meu corsa não existe cebolão originalmente... a temperatura é lida pela ECU, a partir de um sensor em baixo da bobina e que manda ligar as ventoinhas na velocidade 1 ou 2... só que a GM, programou ligar com uma temperatura que pra mim fica muito no limite e que eu acho desnecessária para o bom funcionamento do carro.
O que ficou foi exatamente como vc. descreveu...o kit verão, aciona com 95º e desliga com 90º...se por acaso falhar entra o original com 100º e desliga se não me engado com 94º.
Mas acho que o contato do cebolão não tá aguentando o liga/desliga, chaveando o motor da ventoinha que tem uma amperagem bem grande... colocar um rele de uns 40A para chavear será o ideal...
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to tentando ainda qowieueoqwoieqw
pelo que andei lendo no tópico vai ser mais complicado do que imaginei
era tão simples so o sinal mas parece que envolve muito mais que imaginei
e não tenho não tenho nenhuma noção de elétrica
minha expectativa era de ser mais fácil de fazer isso
desse jeito até desanima a gente ;/
mas eu vou tentar terminar o serviço, as peças eu ja comprei so falta montar.
pelo que andei lendo no tópico vai ser mais complicado do que imaginei
era tão simples so o sinal mas parece que envolve muito mais que imaginei
e não tenho não tenho nenhuma noção de elétrica
minha expectativa era de ser mais fácil de fazer isso
desse jeito até desanima a gente ;/
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jobi,
Eu gostei tanto da brincadeira que certamente vou fazer e agregar mais coisas como o alarme de temperatura... mas além de eu estar envolvido com obra, minha humilde oficina de eletrônica/mecânica/marcenaria, tá espalhada em uma copa e dois quartos...sem falar no material de acabamento da obra...tudo empilhado e pra achar alguma coisa é uma encrenca só...
Eu gostei tanto da brincadeira que certamente vou fazer e agregar mais coisas como o alarme de temperatura... mas além de eu estar envolvido com obra, minha humilde oficina de eletrônica/mecânica/marcenaria, tá espalhada em uma copa e dois quartos...sem falar no material de acabamento da obra...tudo empilhado e pra achar alguma coisa é uma encrenca só...
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Tô analisando a tabela de temperatura contida nesse material e acho que dá pra enganar a ECU, fazendo-a entender que a temperatura é mais alta do que a realidade... aí ela manda ligar a ventoinha mais cedo...
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca54.htm
Vamos ver... se passar nos cálculos teóricos, vale a pena investir na modificação...
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca54.htm
Vamos ver... se passar nos cálculos teóricos, vale a pena investir na modificação...
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Bom, o ideal seria alterar o valor que a ECU entende que é pra ligar o eletroventilador, mas isso eu nem tenho ideia de como fazer, pois precisaria primeiro saber onde fica dentro da EPROM da ECU, trazer todo o conteúdo da EPROM pra dentro do computador, alterar e gravar nova EPRM com o valor corrigido...tem que conhecer e ter instrumental para isso... tô fora...
A tabela mostrada no link foi lida de 10 em 10º e tem um erro crasso na temperatura de 50º em relação a 40º, ou seja, teria que confirmar toda ela e levantar valores intermediários...
Mas um simples resistor em paralelo já cria uma condição de um valor final menor do que o sensor mostra e isso fará a ECU ligar mais cedo do que o normal...quanto? Só testando...
Na planilha que fiz eu posso alterar o valor do resistor em paralelo e cravar igualzinho ao valor em que a ECU liga os eletroventiladores, mas certamente não haverá um componente único, pois a indústria tem seus padrões e 1600 é um deles...mas pode-se fazer uma composição de dois ou mais de modo que o valor fique exato...
A tabela mostrada no link foi lida de 10 em 10º e tem um erro crasso na temperatura de 50º em relação a 40º, ou seja, teria que confirmar toda ela e levantar valores intermediários...
Mas um simples resistor em paralelo já cria uma condição de um valor final menor do que o sensor mostra e isso fará a ECU ligar mais cedo do que o normal...quanto? Só testando...
Na planilha que fiz eu posso alterar o valor do resistor em paralelo e cravar igualzinho ao valor em que a ECU liga os eletroventiladores, mas certamente não haverá um componente único, pois a indústria tem seus padrões e 1600 é um deles...mas pode-se fazer uma composição de dois ou mais de modo que o valor fique exato...
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