Bange, Caro Bange, obrigado pela atenção. Uma dúvida: esta 1ª opção de deixar o motor aquecer e ir acelerando bem devagar, seria com o carro parado?!Bange escreveu:rpcdo,
Eu coloco uma dúvida no sensor da borboleta...justificando...
Em subidas ou com o AC ligado, vc. pisa mais fundo para manter a velocidade desejada, podendo haver algum problema num ponto "X", de abertura da borboleta, fazendo a ECU se perder por alguns segundos, mas sem perdurar o suficiente para registro de defeito da injeção.
Acho que um teste simples seria deixar aquecer o motor e ir acelerando muito, muito devagar até o máximo...não pode dar nenhum engasgo, trepidação ou qualquer outra coisa diferente.
Uma outra sugestão, seria vc. calcular mais ou menos o ponto de aceleração X marcha em que o problema ocorre e tentar mantê-lo pelo maior tempo possível de modo a que a ECU tenha tempo pra registrar o problema e alarmar.
Outra é vc. se tiver e souber usar um voltímetro, com apenas a chave ligada, medir a tensão no ponto central do sensor, que com a borboleta fechada deve ser<= a 1,0V e a medida que vc. vai abrindo a borboleta (com a mão, atuando no eixo dela), a tensão vai subindo até +- 4,8V, quando ela tiver totalmente aberta. Esta variação deve ser feita bem devagar e não pode haver saltos, quedas ou sumiços da tensão...
Quanto a segunda opção de buscar um ponto X na aceleração e manter, é uma ótima ideia, irei testar assim que possível, obrigado pela dica. Agora assim, o que ocorre... ao ligar o carro, a marcha lenta fica em 1100, por aí e algo em torno de um minuto depois ela baixa pra 850 e o motor estabiliza. GERALMENTE, eu ligo o carro e saio, ou seja, com o motor frio e ainda acontecendo essa estabilização da marcha lenta, onde geralmente o problema acontece... não sei se a temperatura do motor teria algo a ver com isso...