[DÚVIDA] - Motor 1.6 8V quebrou eixo do comando. Como reparar?
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SemControle
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os 8V Delphi Multec EMS
os 16V Delphi Multec S Delphi Multec S
a multec 700 é EFI, mas nao se aplica ao corsa, q inclusive foi usada a Rochester Multec M
nao entendi como o manual de uma EFI mostra o esquema de 4 bicos, mas sei q circula um manual meio geral q diz atender ao omega, s10, corsa e outros modelos.....
os 16V Delphi Multec S Delphi Multec S
a multec 700 é EFI, mas nao se aplica ao corsa, q inclusive foi usada a Rochester Multec M
nao entendi como o manual de uma EFI mostra o esquema de 4 bicos, mas sei q circula um manual meio geral q diz atender ao omega, s10, corsa e outros modelos.....
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Bange
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awaked, complementando...
O carro está comigo fazem +- 6 anos e a uns 4 apareceu um barulho na parte de baixo que foi diagnosticado como de biela... sem tempo para averiguar, autorizei a abertura e retífica...coloquei o carro direto na retífica e os caras me convenceram a fazer uma análise da parte de cima, mas disseram que foi trocado apenas os retentores das válvulas.
Pouco antes de me aposentar, a uns 2 anos, pedi troca de pastilhas de freio, filtro e velas...e agora, 4 anos depois é que deu o problema do comando quebrar!
Empeno da gaiola, é até possível e eu comprovaria analisando a velha, mas nada aparece além de uma folga radial em alguns mancais, que só vi depois de comparar com novo eixo/gaiola...um por quebra e o outro por aranhões, fatalmente provocados pela quebra do eixo.
Eu entendo que um empeno de cabeçote/gaiola, pode ocorrer em um super aquecimento, onde até a junta do cabeçote estoura, carro perde força, mistura óleo com água e vice/versa... nada disso aconteceu.
Eu não gostava da temperatura de trabalho que ele sempre apresentou (+- 100°), e como solução rápida, coloquei um tal de kit verão, controlado por um cebolão e funcionando satisfatoriamente pra mim na faixa de 90 a 95° (leitura do termômetro do painel), faz tempo...
Neste pacote de ferramentas que estou comprando, está uma que permite a retirada dos balancins e até do eixo, sem a retirada da gaiola... pretendo com isto analisar se o eixo está girando livre, caso contrário irá apontar alguma retenção/dificuldade ao girar manualmente, caracterizando erro de aperto (que eu fiz com torquímetro etc...), ou algum empeno do cabeçote, que embora tenha analisado com uma simples régua de aço, não vi nada significativo.
A coisa de 2 meses, fui passear em Friburgo e notei um barulho diferente... inspecionei o óleo e vi que estava no meio da marcação, como estava na estrada, completei com aprox. 700ml (menos de 1 litro) e agora após remontar o cabeçote, liguei e comprovei que tal barulho vem do rolamento do alternador (liguei um pouco sem a correia da bomba dágua/ar etc...).
Ou seja, pelos antecedentes até agora nada aponta para empeno de gaiola ou lubrificação...não sei quanto a aperto e parafusos novos pela retífica...pô mas depois de 4 anos??? Não é muito tempo e Km rodado para justificar um erro deles? E o carro tava sereno... fora o recente barulho do rolamento do alternador... afff...
O carro está comigo fazem +- 6 anos e a uns 4 apareceu um barulho na parte de baixo que foi diagnosticado como de biela... sem tempo para averiguar, autorizei a abertura e retífica...coloquei o carro direto na retífica e os caras me convenceram a fazer uma análise da parte de cima, mas disseram que foi trocado apenas os retentores das válvulas.
Pouco antes de me aposentar, a uns 2 anos, pedi troca de pastilhas de freio, filtro e velas...e agora, 4 anos depois é que deu o problema do comando quebrar!
Empeno da gaiola, é até possível e eu comprovaria analisando a velha, mas nada aparece além de uma folga radial em alguns mancais, que só vi depois de comparar com novo eixo/gaiola...um por quebra e o outro por aranhões, fatalmente provocados pela quebra do eixo.
Eu entendo que um empeno de cabeçote/gaiola, pode ocorrer em um super aquecimento, onde até a junta do cabeçote estoura, carro perde força, mistura óleo com água e vice/versa... nada disso aconteceu.
Eu não gostava da temperatura de trabalho que ele sempre apresentou (+- 100°), e como solução rápida, coloquei um tal de kit verão, controlado por um cebolão e funcionando satisfatoriamente pra mim na faixa de 90 a 95° (leitura do termômetro do painel), faz tempo...
Neste pacote de ferramentas que estou comprando, está uma que permite a retirada dos balancins e até do eixo, sem a retirada da gaiola... pretendo com isto analisar se o eixo está girando livre, caso contrário irá apontar alguma retenção/dificuldade ao girar manualmente, caracterizando erro de aperto (que eu fiz com torquímetro etc...), ou algum empeno do cabeçote, que embora tenha analisado com uma simples régua de aço, não vi nada significativo.
A coisa de 2 meses, fui passear em Friburgo e notei um barulho diferente... inspecionei o óleo e vi que estava no meio da marcação, como estava na estrada, completei com aprox. 700ml (menos de 1 litro) e agora após remontar o cabeçote, liguei e comprovei que tal barulho vem do rolamento do alternador (liguei um pouco sem a correia da bomba dágua/ar etc...).
Ou seja, pelos antecedentes até agora nada aponta para empeno de gaiola ou lubrificação...não sei quanto a aperto e parafusos novos pela retífica...pô mas depois de 4 anos??? Não é muito tempo e Km rodado para justificar um erro deles? E o carro tava sereno... fora o recente barulho do rolamento do alternador... afff...
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Bange
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SemControle,
A literatura que obtive eu não estou conseguindo postar (não tenho ZIP), mas transcrevo o início...
"1. Introdução
Esta apostila foi desenvolvida com a finalidade de mostrar descritivamente o sistema de Injeção Eletrônica Multec 700, aplicado aos veículos Omega 2.2, pick-up S10/ Blazer e Corsa 1.0/ 1.6 MPFI. Daremos maior ênfase no motor Corsa 1.6 MPFI.
As informações aqui contidas foram retiradas do manual de especificações do fabricante e do manual de reparações da Alfatest- linha automotiva.
O sistema Multec se apresenta nas configurações:
• Multipoint, no motor C22NE: Omega 2.2;
• Single point, no motor B22NZ: S10/ Blazer;
• Multipoint, no motor B10NE/ B16NE: Corsa 1.0/1.6 MPFI."
Nota > Eu não achei nenhuma indicação destes códigos de motores acima no meu carro...e nem códigos mais atuais como X14NXF... etc...
Embora o meu motor não seja os citados acima (o meu é JD0024800), conferi certinho o esquema com o que está na prática, inclusive as pinagens...será que minha ECU tá errada pro meu carro ou é o motor?
A literatura que obtive eu não estou conseguindo postar (não tenho ZIP), mas transcrevo o início...
"1. Introdução
Esta apostila foi desenvolvida com a finalidade de mostrar descritivamente o sistema de Injeção Eletrônica Multec 700, aplicado aos veículos Omega 2.2, pick-up S10/ Blazer e Corsa 1.0/ 1.6 MPFI. Daremos maior ênfase no motor Corsa 1.6 MPFI.
As informações aqui contidas foram retiradas do manual de especificações do fabricante e do manual de reparações da Alfatest- linha automotiva.
O sistema Multec se apresenta nas configurações:
• Multipoint, no motor C22NE: Omega 2.2;
• Single point, no motor B22NZ: S10/ Blazer;
• Multipoint, no motor B10NE/ B16NE: Corsa 1.0/1.6 MPFI."
Nota > Eu não achei nenhuma indicação destes códigos de motores acima no meu carro...e nem códigos mais atuais como X14NXF... etc...
Embora o meu motor não seja os citados acima (o meu é JD0024800), conferi certinho o esquema com o que está na prática, inclusive as pinagens...será que minha ECU tá errada pro meu carro ou é o motor?
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Pessoal,
Acabo de obter um material que confirma exatamente o que o SemControle falou...serve para vários carros...
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca54.htm
Como estou aguardando as ferramentas chegarem, resolvi desmontar o conjunto da entrada de ar (TBI ?), e no sensor da borboleta já noto algo de errado...se for realmente só um resistor variável...

De A para B, tem um valor fixo de 6,68K, independente da posição da borboleta.
Já de C para A, somado com C para B, esse valor ultrapassa os 6,68K, o que mostra ou não ser um mero potenciômetro ou o safado tá com defeito... podendo estar aí a grande demora na estabilização da marcha lenta quando eu ligo o carro (isso já vinha acontecendo, mas como normalizava em seguida eu deixei pra lá...).
No link acima, a unidade aparece como um resistor, mas não tem o valor Ohmico...
O que acham???
Acabo de obter um material que confirma exatamente o que o SemControle falou...serve para vários carros...
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca54.htm
Como estou aguardando as ferramentas chegarem, resolvi desmontar o conjunto da entrada de ar (TBI ?), e no sensor da borboleta já noto algo de errado...se for realmente só um resistor variável...

De A para B, tem um valor fixo de 6,68K, independente da posição da borboleta.
Já de C para A, somado com C para B, esse valor ultrapassa os 6,68K, o que mostra ou não ser um mero potenciômetro ou o safado tá com defeito... podendo estar aí a grande demora na estabilização da marcha lenta quando eu ligo o carro (isso já vinha acontecendo, mas como normalizava em seguida eu deixei pra lá...).
No link acima, a unidade aparece como um resistor, mas não tem o valor Ohmico...
O que acham???
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é a literatura generica q até serve de base.....so é estranho aplicarem a multec 700 a tantos modelos, pelo q sei ela se aplica a modelos EFI, se nao to enganado, kadett, ipanema e até monza
o sensor de posicao da borboleta é um resistor variavel, igual akeles botoes de volume de girar, entre B e C deveria variar, teria q ver direito, pode ser q a seja o sinal de referencia, um manual completo do chicote nao é facil de conseguir pra poder testar e ter certeza de tudo
o sensor de posicao da borboleta é um resistor variavel, igual akeles botoes de volume de girar, entre B e C deveria variar, teria q ver direito, pode ser q a seja o sinal de referencia, um manual completo do chicote nao é facil de conseguir pra poder testar e ter certeza de tudo
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SemControle,
Se realmente for um mero potenciômetro, a soma de C com A + C com B, terá que ser "sempre" igual a A com B.
Tudo que tenho lido até agora aponta realmente para um mero potenciômetro...
Se eu não encontrar exatamente o do meu carro, vou numa loja com o multiteste e confirmo, pois no link que postei acima, não há coerência quando ele ultrapassa (B/C=10), o valor máximo entre A/B=9.
Isso só seria correto no esquema abaixo...

Onde o resistor adicional teria 1 Ohm de valor... o que é até possível para se evitar um curto (entre A e C )quanto ele estiver ou todo aberto ou ( entre B e C), todo fechado.
Se assim for, minha unidade estaria dentro das especificações do link, faltando apenas confirmar os valores de tensão na prática, pois apenas valores estáticos não dão 100% de garantia.
Se realmente for um mero potenciômetro, a soma de C com A + C com B, terá que ser "sempre" igual a A com B.
Tudo que tenho lido até agora aponta realmente para um mero potenciômetro...
Se eu não encontrar exatamente o do meu carro, vou numa loja com o multiteste e confirmo, pois no link que postei acima, não há coerência quando ele ultrapassa (B/C=10), o valor máximo entre A/B=9.
Isso só seria correto no esquema abaixo...

Onde o resistor adicional teria 1 Ohm de valor... o que é até possível para se evitar um curto (entre A e C )quanto ele estiver ou todo aberto ou ( entre B e C), todo fechado.
Se assim for, minha unidade estaria dentro das especificações do link, faltando apenas confirmar os valores de tensão na prática, pois apenas valores estáticos não dão 100% de garantia.
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Pessoal,
Achei uma literatura que considero a melhor até agora em termos de injeção... não é específica para nenhum carro ou marca, mas dá bastante base de conhecimento, me esclareceu muitas dúvidas e também me surpreendeu com algumas informações que eu desconhecia, além de ter uma didática muito boa... recomendo.
http://www.powerpage.xpg.com.br/PWR13.mht.pdf
Este material me esclareceu por completo o fato do paralelo nos injetores 1 com 4 e 2 com 3... mas também me surpreendeu com a informação de várias injetadas no mesmo Ciclo de Oto.
Achei também uma tabela com uma cacetada de valores Ohmicos de bicos...
http://www.planatc.com.br/manuais/manua ... 709187.pdf
Achei uma literatura que considero a melhor até agora em termos de injeção... não é específica para nenhum carro ou marca, mas dá bastante base de conhecimento, me esclareceu muitas dúvidas e também me surpreendeu com algumas informações que eu desconhecia, além de ter uma didática muito boa... recomendo.
http://www.powerpage.xpg.com.br/PWR13.mht.pdf
Este material me esclareceu por completo o fato do paralelo nos injetores 1 com 4 e 2 com 3... mas também me surpreendeu com a informação de várias injetadas no mesmo Ciclo de Oto.
Achei também uma tabela com uma cacetada de valores Ohmicos de bicos...
http://www.planatc.com.br/manuais/manua ... 709187.pdf
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pra isso é invalido, se fosse pra todos bicos injetarem em todo ciclo, uma injecao monoponto bastaria derivar o fio e por 4 bicos
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Olá pessoal,
Hoje chegaram as ferramentas...
Kit 5000R - Robust - Material muito bom e bem acabado, muito prático o sistema de encaixe e fixação das chaves de soquete e também das chaves combinadas (com catraca), quase a metade destas ferramentas eu já tinha, porém em várias caixas e algumas não eram de boa qualidade e estão viciadas...foi uma extravagância, mas estou satisfeito com a aquisição.
KA-015.17 - ainda não usei mas parece ter boa qualidade, o manômetro é com glicerina e vem com 17 diferentes mangueiras para vários tipos de conexões de várias marcas.
KA-008/5 - Não gostei, pois não tem válvula de alivio do ar da mangueira, o que pode inserir alguma distorção na medida já que o ar é comprimível... mas o material é razoável... ainda não usei.
131156 - Raven - Esta ferramenta permite a compressão das molas das válvulas para retirada/troca de balancim, retentor, etc... é uma ferramenta que atende a diversos modelos e marcas e por não ser específica tem lá suas dificuldades de uso, mas dá pro gasto...
Hoje já retirei todos os balancins e agora só falta afrouxar a correia dentada pra verificar se o eixo do comando está girando suave com a mão, isto acredito que me dará tranquilidade quanto a algum empenamento do conjunto cabeçote/gaiola.
Acabei não comprando o manômetro para avaliação do perfeito fechamento das válvulas e compressão, pois tenho um para encher pneus e acredito que possa usá-lo em conjunto com o do compressor e aplicar a regra dos 25%, só tenho que conseguir uma conexão para a rosca da vela.
Não sei como é a recomendação de montagem do comando pela GM, tô achando que a montagem sem os balancins é mais confiável (embora que mais difícil...), o que acham?
Hoje chegaram as ferramentas...
Kit 5000R - Robust - Material muito bom e bem acabado, muito prático o sistema de encaixe e fixação das chaves de soquete e também das chaves combinadas (com catraca), quase a metade destas ferramentas eu já tinha, porém em várias caixas e algumas não eram de boa qualidade e estão viciadas...foi uma extravagância, mas estou satisfeito com a aquisição.
KA-015.17 - ainda não usei mas parece ter boa qualidade, o manômetro é com glicerina e vem com 17 diferentes mangueiras para vários tipos de conexões de várias marcas.
KA-008/5 - Não gostei, pois não tem válvula de alivio do ar da mangueira, o que pode inserir alguma distorção na medida já que o ar é comprimível... mas o material é razoável... ainda não usei.
131156 - Raven - Esta ferramenta permite a compressão das molas das válvulas para retirada/troca de balancim, retentor, etc... é uma ferramenta que atende a diversos modelos e marcas e por não ser específica tem lá suas dificuldades de uso, mas dá pro gasto...
Hoje já retirei todos os balancins e agora só falta afrouxar a correia dentada pra verificar se o eixo do comando está girando suave com a mão, isto acredito que me dará tranquilidade quanto a algum empenamento do conjunto cabeçote/gaiola.
Acabei não comprando o manômetro para avaliação do perfeito fechamento das válvulas e compressão, pois tenho um para encher pneus e acredito que possa usá-lo em conjunto com o do compressor e aplicar a regra dos 25%, só tenho que conseguir uma conexão para a rosca da vela.
Não sei como é a recomendação de montagem do comando pela GM, tô achando que a montagem sem os balancins é mais confiável (embora que mais difícil...), o que acham?
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