[DÚVIDA] - Motor quente trambulador pesado
Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum
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Ola pessoal,
Tenho uma duvida, meu carro quando fica o motor quente o trambulador fica pesado para engatar as marchas e quando o motor está frio as marchas engatam como se fosse carro zero kilometro, porque será? Oleo no cambio está no nivel adequado, trocado retentor da tampa do cambio, porque o antigo está ressecado e vazando e trocado as buchas laterais a alavanca de marchas de dentro do carro.
Corsa 96 1.0 MPFI 8V hatch
Tenho uma duvida, meu carro quando fica o motor quente o trambulador fica pesado para engatar as marchas e quando o motor está frio as marchas engatam como se fosse carro zero kilometro, porque será? Oleo no cambio está no nivel adequado, trocado retentor da tampa do cambio, porque o antigo está ressecado e vazando e trocado as buchas laterais a alavanca de marchas de dentro do carro.
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Ola Awaked,
Troquei o kit da embreagem não faz um ano, foi colocado da marca LUK e quando foi trocado a embreagem foi tambem trocado o fluido da caixa de engrenagem (oleo vermelho 80).
Troquei o kit da embreagem não faz um ano, foi colocado da marca LUK e quando foi trocado a embreagem foi tambem trocado o fluido da caixa de engrenagem (oleo vermelho 80).
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Olá Amigo,
Bem, eu tb iria na embreagem. Mas, como vc já disseque trocou tudo... Vamos eliminar esta hipótese.
Pelo que vi, seu carro é um Wind 96, cambio varão e embreagem a cabo sem assistência
Precisamos saber se isso acontece em todas as marchas. Se a altura do pedal de embreagem está correta, pois quando a caixa esquenta, existem fatores que influenciam, como dilatação do metal e o comportamento do óleo na temperatura normal de serviço. Em alguns casos, as marchas até podem demorar um pouco mais a entrar, mas sem tantas dificuldades. Normalmente Qdo o nível está baixo, fica ruim de engates com a Cx ainda fria, e com o uso, os engates vão ficando mais fáceis.
Outra coisa que tb pode estar acontecendo, e que algum proprietário anterior a você, pode ter misturado óleo comum com o original desta cx e pelo tempo de uso, causado algum desgaste prematuro. Isso acontece com muita frequência, inclusive em casas de óleo que não são tão especializadas assim...
Enfim, Não sou especialista em cambio, mas é um problema que pode variar desde uma simples regulagem na altura do pedal até um serviço de retífica da Cx. Só mesmo vendo e avaliando o problema ao vivo, com um especialista.
Abraço!
Bem, eu tb iria na embreagem. Mas, como vc já disseque trocou tudo... Vamos eliminar esta hipótese.
Pelo que vi, seu carro é um Wind 96, cambio varão e embreagem a cabo sem assistência
Precisamos saber se isso acontece em todas as marchas. Se a altura do pedal de embreagem está correta, pois quando a caixa esquenta, existem fatores que influenciam, como dilatação do metal e o comportamento do óleo na temperatura normal de serviço. Em alguns casos, as marchas até podem demorar um pouco mais a entrar, mas sem tantas dificuldades. Normalmente Qdo o nível está baixo, fica ruim de engates com a Cx ainda fria, e com o uso, os engates vão ficando mais fáceis.
Outra coisa que tb pode estar acontecendo, e que algum proprietário anterior a você, pode ter misturado óleo comum com o original desta cx e pelo tempo de uso, causado algum desgaste prematuro. Isso acontece com muita frequência, inclusive em casas de óleo que não são tão especializadas assim...
Enfim, Não sou especialista em cambio, mas é um problema que pode variar desde uma simples regulagem na altura do pedal até um serviço de retífica da Cx. Só mesmo vendo e avaliando o problema ao vivo, com um especialista.
Abraço!
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Ola Awaked,
A embreagem é por cabo sim, e o cabo está em normais condições de uso.
e Eric GL 1.4 95,
Li o que você escreveu e achei muito interessante, olhe, eu peguei o carro bem detonado, estava com 165.000 km rodados (acho eu que é original), e olhe a relação do que foi feito no caro até o presente momento:
Troca do kit da embreagem (LUK)
Troca do óleo do cambio de marcha
Troca da correia do alternador
Troca da correia dentada sincronizada
Troca do tensor da correia
Troca das 04 velas de ignição
Troca do sensor de temperatura da água (cebolinha água) (M T E)
Troca do óleo motor 20W50 SJ (27/10/12)
Troca do filtro do óleo motor (27/10/12)
Troca do filtro de combustível
Troca do filtro de ar
Troca do filtro da cabine
Troca do motor de passo (magnet marelli)
Troca da água do reservatório do radiador com aditivo orgânico
Troca do silencioso traseiro
Troca de 02 brucutus (esguicho do para brisa)
Troca do reservatório de água do para brisa
Troca dos 02 metros de mangueira do reservatório água esguicho até os 02 brucutus
Troca do sensor posição borboleta (Delphi)
Troca do sensor temperatura óleo (cebolinha óleo)
Limpeza nos 04 bicos
Limpeza da TBI
Troca da junta do TBI
Colocado o protetor de Carter (quando foi pego o carro não tinha)
Troca do óleo motor 20W50 SJ (11/02/13)
Troca do filtro óleo motor (11/02/13)
Troca do sensor pressão óleo (cebolinha óleo)
Troca do plug/conector do sensor de MAP
Troca da água do reservatório do radiador com fluido para radiador STP
Troca do parafuso sangrador do carter
Troca de 03 lâmpadas pingo no painel central (botões acionamento do ar)
Troca da lâmpada torpedo da luz de cortesia
Troca da lanterna da placa traseira
Troca dos 04 filtro/refil/peneira dos bicos injetores
Troca da junta do coletor de admissão
Troca da água do radiador e colocado aditivo orgânico e concentrado RL10008 DELPHI (02 litros) KM168170 – 13/07/13
Troca do óleo motor 20W50 SJ (3 litros) (18/08/13) KM169000
Troca do filtro óleo motor (18/08/13) KM169000
Troca da junta coletor de escapamento
Limpeza do filtro do carter (respiro do carter) (fica dentro da tampa comando de válvulas)
Troca da sonda lambda de 01 fio (sensor de oxigênio)
Troca das buchas laterais caixa de plástico da alavanca de cambio (dentro do carro)
Troca do liame do trambulador (plástico)
Troca do retentor da tampa da caixa de mudança (caixa de cambio) SABO 2373BRG
Troca da junta da tampa da caixa de mudança (caixa de cambio)
Adicionado 500 ml de óleo de cambio SAE 80RTL
Troca de 01 amortecedor do porta malas
Troca de 01 lâmpada da lanterna traseira de freio
Regulagem dos faróis dianteiros
Troca da mangueira da bomba de combustível de dentro do tanque
Troca das palhetas do para-brisa
E fora que a pintura do carro está 70% queimada (sem coloração) a cor do carro é preta e mais parece preto fosco.
Agora eu não sei como estava o nível do óleo da caixa antes da troca da embreagem e a quilometragem hoje está com 169500.
Mais obrigado pessoal até o momento, mais só vou verificar o nível do óleo da caixa e deixar como está.
Obrigado
A embreagem é por cabo sim, e o cabo está em normais condições de uso.
e Eric GL 1.4 95,
Li o que você escreveu e achei muito interessante, olhe, eu peguei o carro bem detonado, estava com 165.000 km rodados (acho eu que é original), e olhe a relação do que foi feito no caro até o presente momento:
Troca do kit da embreagem (LUK)
Troca do óleo do cambio de marcha
Troca da correia do alternador
Troca da correia dentada sincronizada
Troca do tensor da correia
Troca das 04 velas de ignição
Troca do sensor de temperatura da água (cebolinha água) (M T E)
Troca do óleo motor 20W50 SJ (27/10/12)
Troca do filtro do óleo motor (27/10/12)
Troca do filtro de combustível
Troca do filtro de ar
Troca do filtro da cabine
Troca do motor de passo (magnet marelli)
Troca da água do reservatório do radiador com aditivo orgânico
Troca do silencioso traseiro
Troca de 02 brucutus (esguicho do para brisa)
Troca do reservatório de água do para brisa
Troca dos 02 metros de mangueira do reservatório água esguicho até os 02 brucutus
Troca do sensor posição borboleta (Delphi)
Troca do sensor temperatura óleo (cebolinha óleo)
Limpeza nos 04 bicos
Limpeza da TBI
Troca da junta do TBI
Colocado o protetor de Carter (quando foi pego o carro não tinha)
Troca do óleo motor 20W50 SJ (11/02/13)
Troca do filtro óleo motor (11/02/13)
Troca do sensor pressão óleo (cebolinha óleo)
Troca do plug/conector do sensor de MAP
Troca da água do reservatório do radiador com fluido para radiador STP
Troca do parafuso sangrador do carter
Troca de 03 lâmpadas pingo no painel central (botões acionamento do ar)
Troca da lâmpada torpedo da luz de cortesia
Troca da lanterna da placa traseira
Troca dos 04 filtro/refil/peneira dos bicos injetores
Troca da junta do coletor de admissão
Troca da água do radiador e colocado aditivo orgânico e concentrado RL10008 DELPHI (02 litros) KM168170 – 13/07/13
Troca do óleo motor 20W50 SJ (3 litros) (18/08/13) KM169000
Troca do filtro óleo motor (18/08/13) KM169000
Troca da junta coletor de escapamento
Limpeza do filtro do carter (respiro do carter) (fica dentro da tampa comando de válvulas)
Troca da sonda lambda de 01 fio (sensor de oxigênio)
Troca das buchas laterais caixa de plástico da alavanca de cambio (dentro do carro)
Troca do liame do trambulador (plástico)
Troca do retentor da tampa da caixa de mudança (caixa de cambio) SABO 2373BRG
Troca da junta da tampa da caixa de mudança (caixa de cambio)
Adicionado 500 ml de óleo de cambio SAE 80RTL
Troca de 01 amortecedor do porta malas
Troca de 01 lâmpada da lanterna traseira de freio
Regulagem dos faróis dianteiros
Troca da mangueira da bomba de combustível de dentro do tanque
Troca das palhetas do para-brisa
E fora que a pintura do carro está 70% queimada (sem coloração) a cor do carro é preta e mais parece preto fosco.
Agora eu não sei como estava o nível do óleo da caixa antes da troca da embreagem e a quilometragem hoje está com 169500.
Mais obrigado pessoal até o momento, mais só vou verificar o nível do óleo da caixa e deixar como está.
Obrigado
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Eita amigo, você praticamente fez outro carro.... rsrs
Mas quem sou eu pra questionar, faço a mesma coisa, ou até pior...
Mas vamos lá.
Muitas vezes, o defeito e descoberto pela situação em que ocorre, especialmente no motor e Cambio, que trabalham com óleo, e como se sabe, sofrem influência direta da temperatura em que funcionam.
Meu Corsa 94 por exemplo, que praticamente é igual ao seu, está apresentando 1 e 2 marchas duras com o carro frio, e vai melhorando a medida que o carro anda e esquenta. A questão e que, no meu caso, houve mistura de óleo. O nível foi completado com óleo de Cx convencional, e sinceramente, eu não sei a extensão do dano, ou mesmo se houve. O carro antes era da minha esposa, e ela não entende nada disso.
Logo assim que comprei meu Classic, ui até uma loja de óleo para que o Kra visse o nível. Simplesmente ele me apareceu com uma garrafa de óleo convencional tb, pra misturar, dizendo que óleo de Cx era tudo a mesma coisa. Daí fui a outra loja, e o mesmo discurso. Acabei não fazendo nada.
O problema e que pra por o óleo original, pelo menos aqui no Rio, no bairro onde moro, está 100 reais o litro, e como normalmente a economia de curto prazo faz a alma do negócio, o kra coloca pra se ferrar depois, dizendo, mas ai é depois, enfim...
Neste caso ainda, existe tb todas as articulações do varão da Cx, que muitas vezes apresentam folgas pelo desgaste, ou simplesmente ficam duras pela falta de lubrificação, já que algumas delas são de difícil acesso. Daí, dão a impressão de que o problema e na Cx e tal. Sem contar alguns ditos especialistas, que mesmo sabendo disso, ainda dão diagnóstico de cambio ruim...
Como você já fez toda a manutenção do carro, procure reparar como o problema acontece. Já sabemos que é com o carro frio, mas acontece em todas as marchas?
Normalmente, carros que rodam essencialmente em cidades, tendem a apresentar maior desgaste de cambio do que os de rodovia, principalmente as marchas mais baixas, já que o regime de transito exige trocas constantes e baixa velocidade.
Como disse, eu não sou especialista em câmbios, mas vale a pena também passar pela avaliação de um especialista no assunto. Caso você não concorde com o primeiro, tente o segundo, mas seria bom que fosse de sua confiança.
Abraço!
Mas quem sou eu pra questionar, faço a mesma coisa, ou até pior...
Mas vamos lá.
Muitas vezes, o defeito e descoberto pela situação em que ocorre, especialmente no motor e Cambio, que trabalham com óleo, e como se sabe, sofrem influência direta da temperatura em que funcionam.
Meu Corsa 94 por exemplo, que praticamente é igual ao seu, está apresentando 1 e 2 marchas duras com o carro frio, e vai melhorando a medida que o carro anda e esquenta. A questão e que, no meu caso, houve mistura de óleo. O nível foi completado com óleo de Cx convencional, e sinceramente, eu não sei a extensão do dano, ou mesmo se houve. O carro antes era da minha esposa, e ela não entende nada disso.
Logo assim que comprei meu Classic, ui até uma loja de óleo para que o Kra visse o nível. Simplesmente ele me apareceu com uma garrafa de óleo convencional tb, pra misturar, dizendo que óleo de Cx era tudo a mesma coisa. Daí fui a outra loja, e o mesmo discurso. Acabei não fazendo nada.
O problema e que pra por o óleo original, pelo menos aqui no Rio, no bairro onde moro, está 100 reais o litro, e como normalmente a economia de curto prazo faz a alma do negócio, o kra coloca pra se ferrar depois, dizendo, mas ai é depois, enfim...
Neste caso ainda, existe tb todas as articulações do varão da Cx, que muitas vezes apresentam folgas pelo desgaste, ou simplesmente ficam duras pela falta de lubrificação, já que algumas delas são de difícil acesso. Daí, dão a impressão de que o problema e na Cx e tal. Sem contar alguns ditos especialistas, que mesmo sabendo disso, ainda dão diagnóstico de cambio ruim...
Como você já fez toda a manutenção do carro, procure reparar como o problema acontece. Já sabemos que é com o carro frio, mas acontece em todas as marchas?
Normalmente, carros que rodam essencialmente em cidades, tendem a apresentar maior desgaste de cambio do que os de rodovia, principalmente as marchas mais baixas, já que o regime de transito exige trocas constantes e baixa velocidade.
Como disse, eu não sou especialista em câmbios, mas vale a pena também passar pela avaliação de um especialista no assunto. Caso você não concorde com o primeiro, tente o segundo, mas seria bom que fosse de sua confiança.
Abraço!
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Ola Eric GL 1.4 95,
É assim, com o motor frio todas as marchas entram de boa, macio, o motor está quentena faixa dos 92,95 graus fica pesado para engatar a 1ª e a 5ª marcha, mais vou deixar como está pois o carro está andando macio, gostoso de ouvir o som do motor e percebi quando troquei a sonda lambda a menos de um mes houve uma grande diferença na economia de combustivel pois a sonda anterior deduzo eu que era original do carro (a sonda era muito velha, muito carbonizada) e que agora percebi que ao reduzir o carro para passar uma lombada na 2ª marcha dá uma pequeno solavanco/engasgada no carro, o que pode ser ?
É assim, com o motor frio todas as marchas entram de boa, macio, o motor está quentena faixa dos 92,95 graus fica pesado para engatar a 1ª e a 5ª marcha, mais vou deixar como está pois o carro está andando macio, gostoso de ouvir o som do motor e percebi quando troquei a sonda lambda a menos de um mes houve uma grande diferença na economia de combustivel pois a sonda anterior deduzo eu que era original do carro (a sonda era muito velha, muito carbonizada) e que agora percebi que ao reduzir o carro para passar uma lombada na 2ª marcha dá uma pequeno solavanco/engasgada no carro, o que pode ser ?
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Amigo,
Existem coisas que se começar a mexer, podem ir bem longe, principalmente em se tratando de orçamento. Relação entre a 1 e 5 marchas, eu só vejo mesmo em se tratando da alavanca, já que exatamente as marchas do canto, e ficam em final de curso. De repente não custa dar maisi uma olhada no varão pra ver se esta tudo certo por lá.
Não sei se estou enganado, mas se mal me lembro e pelo que você escreveu ai em cima, seu carro não tem mais o distribuidor, ou seja, os cabos de velas saem direto da bobina de ingnição. certo?
Se for, de uma olhada nas velas e cabos, pode se que estejam desgastados pelo uso, pelo menos eu não lembro de ter visto isso na sua relação de manutenção. To levando em consideração que você já fez a limpeza do TBI e bicos.
Sonda Lambda é um dos principais componentes do sistema de injeção. Quando dão problema é até fácil detectar na maioria das vezes. O carro fica uma droga.
Abraço!
Existem coisas que se começar a mexer, podem ir bem longe, principalmente em se tratando de orçamento. Relação entre a 1 e 5 marchas, eu só vejo mesmo em se tratando da alavanca, já que exatamente as marchas do canto, e ficam em final de curso. De repente não custa dar maisi uma olhada no varão pra ver se esta tudo certo por lá.
Não sei se estou enganado, mas se mal me lembro e pelo que você escreveu ai em cima, seu carro não tem mais o distribuidor, ou seja, os cabos de velas saem direto da bobina de ingnição. certo?
Se for, de uma olhada nas velas e cabos, pode se que estejam desgastados pelo uso, pelo menos eu não lembro de ter visto isso na sua relação de manutenção. To levando em consideração que você já fez a limpeza do TBI e bicos.
Sonda Lambda é um dos principais componentes do sistema de injeção. Quando dão problema é até fácil detectar na maioria das vezes. O carro fica uma droga.
Abraço!
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Ops, corrigindo, vc já trocou as velas.....
Ainda podem ser os cabos.
De uma olhada neles e poste se resolveu. Caso não resolva, é partir para outra coisa.
Abraço!
Ainda podem ser os cabos.
De uma olhada neles e poste se resolveu. Caso não resolva, é partir para outra coisa.
Abraço!
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