Problema : Devido o uso da maçaneta o pino de ferro que fixa a mesma "correu", deixando a maçaneta com um lado solto. A mola se manteve no local porém com pouquíssima pressão. O pino é o fator principal na movimentação da maçaneta além de manter o puxador alinhado.
OBS : NÃO É NECESSÁRIO LUBRIFICAÇÃO DOS COMPONENTES.
Vamos começar :
* Ilustração acima, legenda abaixo, ou seja, a descrição das fotos estará sempre abaixo da mesma.
** Circulos vermelhos = Atenção.
Dificuldade : Média
Tempo médio p/iniciantes : 1 á 2 horas.
Ferramentas usadas : Chave estrela e Torx
Como desmontar a porta. Clique aqui.
![Imagem](http://s16.postimage.org/sd74hjso1/20130501_110144.jpg)
Cuidado com essas travas na hora de abrir a moldura da porta, acabei quebrando uma delas. Após a retirada dos parafusos devemos puxar a moldura para o lado de "dentro", como se fossemos arrancar com as mãos ou fazer pressão para afasta-las da chapa da porta, sempre com cuidado para não arranhar a porta.
FECHE OS VIDROS
![Imagem](http://s16.postimage.org/d712qm2n5/20130501_102909.jpg)
Após a desmontagem da porta podemos visualizar 2 aberturas uma retangular próximo a trava e outra abaixo, de forma oval. Essa redonda da angulo para empurrar a mola quando a mesma precisa ser instalada porém o espaço é pouco. Prefiro colocar a mola com as mãos usando a abertura maior, ao lado, mesmo dando 5x mais trabalho, mas é uma questão de jeito e pegada.
Devemos posicionar o puxador de forma a alinhar o furo onde entra o pino de ferro.
Eu o posicionei pelo lado de fora da porta puxando-o como se fosse abrir a porta e empurrando o pino de ferro com uma chave Torx, usando a cavidade onde encaixa-se as pontas da chave.
![Imagem](http://s16.postimage.org/pa1t0fobl/20130501_103206.jpg)
![Imagem](http://s16.postimage.org/vjx2nfnq9/20130501_103220.jpg)
Caso a mola solte como aconteceu comigo, devemos levantar o puxador(lado de fora) como se fossemos abrir a porta e com a outra mão posicionarmos a ponta esquerda da mola entre a peça vermelha e haste interna do puxador para que a mola fique na posição correta em que o pino de ferro passe por dentro da mesma, veja na foto.
Eu consegui colocar a mola com o dedo indicador e o dedo do meio(unidos) pressionando a mola para dentro dando angulo para passagem do pino de ferro por dentro do meio da mola.
![Imagem](http://s16.postimage.org/7mk028ee9/20130501_103416.jpg)
Aqui eu usei a chave TORX para empurrar o pino e finalizar a montagem, é necessário empurrar até o final.
![Imagem](http://s16.postimage.org/vvej07469/20130501_103545.jpg)
Após posicionarmos a mola corretamente e passar o pino de ferro por dentro da mesma. A haste esquerda da mola não fara pressão no ponto vermelho, apenas encostará no mesmo. Podemos notar que o mesmo é meio que marcado pela atrito dessa haste da mola.
![Imagem](http://s16.postimage.org/wnh6ze8dd/20130501_103808.jpg)
![Imagem](http://s16.postimage.org/92vikdhb5/20130501_103838.jpg)
Nesse ponto aqui eu nao mexi nessa peça mas pelo que pude observar ela solta com facilidade. E serve na articulação entre o puxador e a trava da porta.
Mexa nela somente se necessário.
![Imagem](http://s16.postimage.org/ykiihpof5/20130501_104007.jpg)
![Imagem](http://s16.postimage.org/66d2xu0v5/20130501_104015.jpg)
![Imagem](http://s16.postimage.org/61dx1wixt/20130501_104026.jpg)
![Imagem](http://s16.postimage.org/3y3hu8j4x/20130501_104034.jpg)
Infelizmente as 4 maçanetas estão vulneráveis a tal problema, principalmente em carro com constante uso. Engenharia porca. =/
Espero ter ajudado.
E que todos tenham me entendido, qualquer dúvida, posta ai que eu tento ajudar.