[DÚVIDA] - Barulho ao Acelerar Corsa Classic 2009 Vhce
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
-
awaked
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Na realidade não... o ISAFLUIDO tem SAE 80 e os Corsas a vários anos adotaram outra especificação.
Na realidade esse barulho nem é do câmbio, é ressonância do coletor. Mas é isso mesmo, o barulho é consequência de marcha muito alta para aquela velocidade. Se está a 2000 rpm pisando fundo pra andar faz barulho se aliviar o pé o barulho deve aliviar também, ou reduzir marcha... é só testarem.
Na realidade esse barulho nem é do câmbio, é ressonância do coletor. Mas é isso mesmo, o barulho é consequência de marcha muito alta para aquela velocidade. Se está a 2000 rpm pisando fundo pra andar faz barulho se aliviar o pé o barulho deve aliviar também, ou reduzir marcha... é só testarem.
-
Ramos
- :: Moderador ::
- Mensagens: 947
- Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
- Localização: Porto Alegre - RS
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
- Ano de fabricação: 2001
Pessoal,
Isso é algo importante! O que o Awaked falou está certo! é a ressonância no coletor.
Posso afirmar isso pois minha namorado comprou um celta VHCE, mesmo motor do classic.
Porem, discordo disto na prática "o barulho é consequência de marcha muito alta para aquela velocidade" Eu já andei uns 300km no carro e percebi que ele só para de fazer próximo 4.000rpm.
Muitas vezes ele faz o barulho com pouca exigência, e respondendo bem! Um barulho muito chato por sinal! Assim que der vou tenta retirar o atenuador que tem antes do filtro e observar se diminui!
E digo mais, já andei em um Agile 1.4 de um amigo e tem o mesmo terrível ruido.
Abraços!
Isso é algo importante! O que o Awaked falou está certo! é a ressonância no coletor.
Posso afirmar isso pois minha namorado comprou um celta VHCE, mesmo motor do classic.
Porem, discordo disto na prática "o barulho é consequência de marcha muito alta para aquela velocidade" Eu já andei uns 300km no carro e percebi que ele só para de fazer próximo 4.000rpm.
Muitas vezes ele faz o barulho com pouca exigência, e respondendo bem! Um barulho muito chato por sinal! Assim que der vou tenta retirar o atenuador que tem antes do filtro e observar se diminui!
E digo mais, já andei em um Agile 1.4 de um amigo e tem o mesmo terrível ruido.
Abraços!
-
awaked
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
Ramos, está certíssimo. É que na realidade em alguns carros, devido ao isolamento acústico, não se escuta dentro do habitáculo, só em casos extremos onde o som é mais alto.
Pelo jeito no Celta e no Classic o isolamento é diferente, permite escutá-lo praticamente o tempo todo pelo que descreveu.
Pelo jeito no Celta e no Classic o isolamento é diferente, permite escutá-lo praticamente o tempo todo pelo que descreveu.
-
Ramos
- :: Moderador ::
- Mensagens: 947
- Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
- Localização: Porto Alegre - RS
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
- Ano de fabricação: 2001
Sim awaked, é bem ruim mesmo, na realidade não há isolamento! hahaha mas sinceramente, não lembro de outro carro fazer tanto ruído, engraçado que usam atenuador! A vibração lembra equipamento com correias de metal vibrando!awaked escreveu:Ramos, está certíssimo. É que na realidade em alguns carros, devido ao isolamento acústico, não se escuta dentro do habitáculo, só em casos extremos onde o som é mais alto.
Pelo jeito no Celta e no Classic o isolamento é diferente, permite escutá-lo praticamente o tempo todo pelo que descreveu.
No mais o carrinho é bem fortinho, responde legal em baixa (o que os primeiros VHC não faziam)
Final de semana acho que vou usar ele e tento gravar o barulho!
Abraços
- sergio_santos11
- :: Champ ::
- Mensagens: 462
- Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
- Localização: Cotia - SP
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2010
Essa eu não entendi pois no manual do meu vem a especificação SAE 80 RTL coloração avermelhada e o ISAFLUIDO é este tipo, nunca vi outro tipo de óleo desse pra GM, ou será só de concessionária?awaked escreveu:Na realidade não... o ISAFLUIDO tem SAE 80 e os Corsas a vários anos adotaram outra especificação.
Na realidade esse barulho nem é do câmbio, é ressonância do coletor. Mas é isso mesmo, o barulho é consequência de marcha muito alta para aquela velocidade. Se está a 2000 rpm pisando fundo pra andar faz barulho se aliviar o pé o barulho deve aliviar também, ou reduzir marcha... é só testarem.
Mas acredito que não seja coletor pois o VHC 2003 é de alumínio (como os 1.0, 1.6 e 1.8 antigos) que não faziam este ruido. Tive dois Corsas diferentes 1.0 e 1.6 antes desse e nunca vi este ruido antes.
Os mais novos são de plástico e o ruido é o mesmo. Como isso é possível num material de menor rugosidade, peso e dimensões criar a mesma ressonância?
Continuo apostando nas engrenagens do câmbio. Me perdoem a insistência...
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553
Antes: Fiesta Class 1.6
Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553
Antes: Fiesta Class 1.6
Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
-
Ramos
- :: Moderador ::
- Mensagens: 947
- Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
- Localização: Porto Alegre - RS
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
- Ano de fabricação: 2001
O liquido original do meu não é SAE80LT, mas diz o mesmo no manual.sergio_santos11 escreveu:Essa eu não entendi pois no manual do meu vem a especificação SAE 80 RTL coloração avermelhada e o ISAFLUIDO é este tipo, nunca vi outro tipo de óleo desse pra GM, ou será só de concessionária?awaked escreveu:Na realidade não... o ISAFLUIDO tem SAE 80 e os Corsas a vários anos adotaram outra especificação.
Na realidade esse barulho nem é do câmbio, é ressonância do coletor. Mas é isso mesmo, o barulho é consequência de marcha muito alta para aquela velocidade. Se está a 2000 rpm pisando fundo pra andar faz barulho se aliviar o pé o barulho deve aliviar também, ou reduzir marcha... é só testarem.
Mas acredito que não seja coletor pois o VHC 2003 é de alumínio (como os 1.0, 1.6 e 1.8 antigos) que não faziam este ruido. Tive dois Corsas diferentes 1.0 e 1.6 antes desse e nunca vi este ruido antes.
Os mais novos são de plástico e o ruido é o mesmo. Como isso é possível num material de menor rugosidade, peso e dimensões criar a mesma ressonância?
Continuo apostando nas engrenagens do câmbio. Me perdoem a insistência...
Justamente, outro material, mas outro formato, outra posição outra tomada de ar, outro filtro, outro ressonador. Outra coisa, a TBI original dos antigos forma um tipo de coletor Plenum, o que não se repete nos novos... e cria uma dinâmica
do fluido bem diferente.
-
awaked
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
sergio_santos11, tranquilo relaxa... então, é que quando se aplica carga no motor (bastante acelerador e baixa velocidade/rotação) os coletores acabam funcionando como um amplificador, o som não é do fluxo interno, ao menos não tão alto, a vibração do conjunto pelas paredes do bloco vai se propagando até os coletores que são mais finos.
Em geral sempre observei que coletores de plástico são mais ruidosos. Coletor de ferro é mais silencioso. Não é o bloco que é de alumínio?
Pra ter noção até o fluxo de gases pelo catalisador do escapamento provoca ruído. Mas pela posição pouco escutamos.
Em geral sempre observei que coletores de plástico são mais ruidosos. Coletor de ferro é mais silencioso. Não é o bloco que é de alumínio?
Pra ter noção até o fluxo de gases pelo catalisador do escapamento provoca ruído. Mas pela posição pouco escutamos.
-
awaked
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
sergio_santos11, sobre o óleo...
No manual do 2005: Óleo sintético para transmissão SAE 75W para engrenagem helicoidal coloração vermelha.
No manual do 2007: Óleo sintético para transmissão SAE 75W85 para engrenagem helicoidal
coloração vermelha.
O atual recomendado no manual ainda é 75w85.
Sua informação não é errada, os antigos usam o SAE 80. mas a muito adotou-se um óleo superior.
No manual do 2005: Óleo sintético para transmissão SAE 75W para engrenagem helicoidal coloração vermelha.
No manual do 2007: Óleo sintético para transmissão SAE 75W85 para engrenagem helicoidal
coloração vermelha.
O atual recomendado no manual ainda é 75w85.
Sua informação não é errada, os antigos usam o SAE 80. mas a muito adotou-se um óleo superior.
-
awaked
- :: Moderador ::
- Mensagens: 10832
- Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
- Localização: Curitiba - PR
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
O acabamento e a forração acústica era muito melhor antigamente, os mais novos estão cada vez piores.awaked escreveu:sergio_santos11, tranquilo relaxa... então, é que quando se aplica carga no motor (bastante acelerador e baixa velocidade/rotação) os coletores acabam funcionando como um amplificador, o som não é do fluxo interno, ao menos não tão alto, a vibração do conjunto pelas paredes do bloco vai se propagando até os coletores que são mais finos.
Em geral sempre observei que coletores de plástico são mais ruidosos. Coletor de ferro é mais silencioso. Não é o bloco que é de alumínio?
Pra ter noção até o fluxo de gases pelo catalisador do escapamento provoca ruído. Mas pela posição pouco escutamos.
- sergio_santos11
- :: Champ ::
- Mensagens: 462
- Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
- Localização: Cotia - SP
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2010
Está certo Awaked, aprendendo mais uma...
Depois dessa aula começo consigo entender melhor como isso funciona.
Embora já vi que essa ressonância acontece quando se está em carga normal sem exigir muito do motor, como por exemplo, desenvolvendo uma marcha. Mas como bem explicou isso é fruto de nossa engenharia moderna aliada às péssimas práticas de economia de produção.
Esse declínio na qualidade de acabamento é tudo mera redução de custos o que deixa os carros cada vez piores no quesito conforto.
E se eu usasse esse tipo de óleo no cambio, será teria alguma melhora em seu funcionamento?
Fica ai a pergunta...
Depois dessa aula começo consigo entender melhor como isso funciona.
Embora já vi que essa ressonância acontece quando se está em carga normal sem exigir muito do motor, como por exemplo, desenvolvendo uma marcha. Mas como bem explicou isso é fruto de nossa engenharia moderna aliada às péssimas práticas de economia de produção.
Esse declínio na qualidade de acabamento é tudo mera redução de custos o que deixa os carros cada vez piores no quesito conforto.
E se eu usasse esse tipo de óleo no cambio, será teria alguma melhora em seu funcionamento?
Fica ai a pergunta...
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553
Antes: Fiesta Class 1.6
Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553
Antes: Fiesta Class 1.6
Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 1 Respostas
- 18105 Exibições
-
Última mensagem por Frabcis1709
-
- 3 Respostas
- 4972 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 15435 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 1429 Exibições
-
Última mensagem por RonLuka
-
- 0 Respostas
- 545 Exibições
-
Última mensagem por ferraz_pp26
-
- 1 Respostas
- 15936 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 2 Respostas
- 4503 Exibições
-
Última mensagem por Rogerio Maues
-
- 12 Respostas
- 17796 Exibições
-
Última mensagem por Manfio
-
- 2 Respostas
- 4907 Exibições
-
Última mensagem por Rony Moreira
-
- 0 Respostas
- 5327 Exibições
-
Última mensagem por RenataMoura