[OFF]Agora, com multímetro, fica fácil fazer as medições...nunesclj escreveu:E verifique também se esses dois fios (indicados pela seta que aparece quando se abre a imagem) recebem 12V pós chave e qual é o pino correspondente do relê:
[ON]Só clareando, a relação de cores dos fios é "cor principal/listra"
Nunes, aqueles dois fios são negativo permanente (marrons). E ficam no pino 85 do relé. O positivo pós chave é o fio fino preto, ligado no pino 86. O positivo direto é o fio vermelho/amarelo, ligado no pino 30 e a energia para o compressor é o verde, saindo do pino 87.
Sobre os relés amarelo e verde, de fato a pinagem é a mesma. Mas dentro do relé amarelo tem um transistor na bobina, enquanto no verde, tem um resistor. Vc poderá ver esse detalhe no desenho esquemático em cima das peças. Como no seu carro esse relé foi trocado, sugiro que vc coloque a peça original, pois esse transistor deve ter alguma influência no sistema, talvez no momento em que as ventoinhas estão funcionando na velocidade lenta.
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Voltando ao post onde mostra as gambiarras, quando vc cita "relé verde no centro a direita", seria o do soquete amarelo, certo? Nele não existe fio vermelho/cinza. No pino 85 desse relé tem um fio marrom/vermelho, que vem da central de IE para atracar o relé. Por se tratar de um fio marrom, o sinal é negativo. O fio preto/amarelo é um positivo pós chave e pós botão de acionamento (compressor). Do modo que está ligado no seu carro, nunca o relé vai atracar mesmo.
No relé preto, o fio cortado, pelo menos aqui é vermelho. Ele é positivo permanente e entra no pino 86. Provavelmente deve ter havido alguma alteração no chicote de ano-para-ano.
Veja aí se clareia mais as coisas...