[DÚVIDA] - Tempo certo para troca de marcha Wind EFI
Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum
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Galera, boa tarde!
Tenho um Corsa Wind EFI, sem indicador de contagiro e ele é o meu primeiro carro.
Não tenho experiência com troca de marcha apenas por 'barulho de rotação'.
Dirigi um corsa G2 VHC por umas 2 vezes e usei o barulho dele como base para o meu carro.
Baseado nesse corsa do meu amigo, o 'barulho' de rotação para troca de marcha fica normalmente seguinte situação:
1 - 2 = entre 15 e 20 km/h
2 - 3 = entre 30 e 40 km/h
3 - 4 = entre 40 e 50 km/h
4 - 5 = a partir de 60km/h
Queria saber de vcs se é normal esses dados, se ele por ser 1.0 e EFI as trocas de marchas são cedo assim mesmo.
Valeu!
Tenho um Corsa Wind EFI, sem indicador de contagiro e ele é o meu primeiro carro.
Não tenho experiência com troca de marcha apenas por 'barulho de rotação'.
Dirigi um corsa G2 VHC por umas 2 vezes e usei o barulho dele como base para o meu carro.
Baseado nesse corsa do meu amigo, o 'barulho' de rotação para troca de marcha fica normalmente seguinte situação:
1 - 2 = entre 15 e 20 km/h
2 - 3 = entre 30 e 40 km/h
3 - 4 = entre 40 e 50 km/h
4 - 5 = a partir de 60km/h
Queria saber de vcs se é normal esses dados, se ele por ser 1.0 e EFI as trocas de marchas são cedo assim mesmo.
Valeu!
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Pelo funcionamento do motor é complicado, teoricamente o isolamento acústico é diferente. Além disso o câmbio dos VHC é muito curto, modificaram a relação pra deixar o carro mais esperto na cidade. A 110 km/h, por exemplo, os VHC ficam berrando com a rotação alta, chega a ser incomodo numa viagem prolongada.
Segundo o manual dos Corsas EFI, segue tabela:

Obs1: Repare que a 60 km/h, máxima permitida na maioria das cidades nem precisa usar a quinta marcha. Eu não uso, sigo a tabela referente ao meu carro.
Obs2: Sempre quiser mais economia pode antecipar todas as trocas e usar a quinta marcha já em 50 km/h. No entanto, esse tipo de condução favorece a carbonização do motor. Cedo demais é ruim, tarde demais também.
Segundo o manual dos Corsas EFI, segue tabela:

Obs1: Repare que a 60 km/h, máxima permitida na maioria das cidades nem precisa usar a quinta marcha. Eu não uso, sigo a tabela referente ao meu carro.
Obs2: Sempre quiser mais economia pode antecipar todas as trocas e usar a quinta marcha já em 50 km/h. No entanto, esse tipo de condução favorece a carbonização do motor. Cedo demais é ruim, tarde demais também.
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awaked eu sigo a RISCA essa tabela que está no manual, excessão a terceira marcha, na terceira, aos 55 por hora o carro tá chorando pedindo pelo amor de deus uma quarta. (está quase aos 3k rpm)
observando isso devo ainda sim mudar aos 65 por hora visando a tabela?
na pista também não chego a essa velocidade com a terceira.....aos 55 jogo quarta e ele vai sem chorar, algumas vezes em subidas na BR, preciso de velocidade, aí sim elevo até os 60 por hora na terceira.
eu penso que estou forçando o motor metendo quarta, mas pela idade do carro, sei lá, isso pode ser alterado certo? visto condições do motor e tal.
tinha vontade de perguntar isso mas sempre esquecia

observando isso devo ainda sim mudar aos 65 por hora visando a tabela?
na pista também não chego a essa velocidade com a terceira.....aos 55 jogo quarta e ele vai sem chorar, algumas vezes em subidas na BR, preciso de velocidade, aí sim elevo até os 60 por hora na terceira.
eu penso que estou forçando o motor metendo quarta, mas pela idade do carro, sei lá, isso pode ser alterado certo? visto condições do motor e tal.
tinha vontade de perguntar isso mas sempre esquecia

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desculpe ao dono do tópico pela invasão mas o assunto é exatamente o mesmo e o carro também, além do mais, o efi também é o meu primeiro carro 

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Dá aquela pisadinha marota (de boa) pra chegar aos 55 km/h e engate a quarta, sem problemas. Na verdade devemos circular a 60 km/h (desde que a rua permita), então a quarta servirá apenas pra manter a velocidade. Evite a quinta nessas condições.
Essa tabela é o "ideal" entre potência e consumo. Um ponto médio. Pra economizar pode-se antecipar todas as trocas e a balança tende pra economia, se esticar mais do que isso a balança pende para desempenho. Não há problema em usar a 4ª em 55 km/h pra manter os 60 km/h da rua. Ruim é a quinta, economiza mais mas favorece carbonização.
Eu particularmente sigo algo bem próximo da tabela, sem neuras e nunca uso quinta na cidade, gosto muito do resultado e do rendimento do carro. Nada é proibido, cada tipo de condução tem seus prós e contras. Eu faço com estou falando aqui pra vocês, dentro da realidade do motor e câmbio de cada modelo de Corsa.
Não, a idade do motor não influência nisso. Motor novo ou mais rodado tem que ser a mesma coisa, se era 60 km/h - 3000 rpm em 3ª marcha, depois de 300.000 km tem que ser os mesmo 3000 rpm em 3ª marcha para 60 km/h. O que vai alterar isso é o desgaste da embreagem, quando ela está meia boca a rotação fica mais alta do que o normal naquela velocidade, porque ela patina.
Essa tabela é o "ideal" entre potência e consumo. Um ponto médio. Pra economizar pode-se antecipar todas as trocas e a balança tende pra economia, se esticar mais do que isso a balança pende para desempenho. Não há problema em usar a 4ª em 55 km/h pra manter os 60 km/h da rua. Ruim é a quinta, economiza mais mas favorece carbonização.
Eu particularmente sigo algo bem próximo da tabela, sem neuras e nunca uso quinta na cidade, gosto muito do resultado e do rendimento do carro. Nada é proibido, cada tipo de condução tem seus prós e contras. Eu faço com estou falando aqui pra vocês, dentro da realidade do motor e câmbio de cada modelo de Corsa.
Não, a idade do motor não influência nisso. Motor novo ou mais rodado tem que ser a mesma coisa, se era 60 km/h - 3000 rpm em 3ª marcha, depois de 300.000 km tem que ser os mesmo 3000 rpm em 3ª marcha para 60 km/h. O que vai alterar isso é o desgaste da embreagem, quando ela está meia boca a rotação fica mais alta do que o normal naquela velocidade, porque ela patina.
Editado pela última vez por awaked em Segunda-feira 22 2013f Julho 2013 09:03:40 PM, em um total de 1 vez.
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Entendi....
Bom pena que muita gente nunca segue a risca essa tabela e eleva a velocidade acima desses valores, fazendo o carro consumir.
E na estrada, manter os 90 pora priorizar economia?
Obrigado awaked.
Bom pena que muita gente nunca segue a risca essa tabela e eleva a velocidade acima desses valores, fazendo o carro consumir.
E na estrada, manter os 90 pora priorizar economia?
Obrigado awaked.
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Mas aí é que está... não há problemas em subir o giro, tem-se mais desempenho, na estrada é importante. Eu estico o Corsa até próximo ao regime de corte pra uma ultrapassagem, é só lá em cima que alguns carros tem toda sua potência disponível. Aí vai depender de cada carro. Tem uns que a potência está toda disponível a 4000 rpm, aí não tem porque esticar tanto.
Sim, já li um material da Petrobrás onde testaram velocidade e consumo com alguns carros, nunca achei na net mas não procurei muito.
O fato era que em geral, 90 km/h era o ponto de economia, pouco mais ou menos dependendo do coeficiente aerodinâmico de cada carro ("cx" acho). Uns era melhor 89 km/h outro era 92 km/h, algo assim.
Aí sim, pra manter 100 km/h se gastava lá tantos % a mais de combustível do que aos 90 km/h. Pra manter 110 km/h o consumo aumentava mais ainda e assim por diante. De fato testei isso na minha última viagem, até postei no tópico sobre consumo. Se não estou exagerando era algo como mais de 15% de diferença no consumo entre 90 km/h e 110 km/h. Acho que era até 20%, novamente isso depende do coeficiente de cada carro.
Sim, já li um material da Petrobrás onde testaram velocidade e consumo com alguns carros, nunca achei na net mas não procurei muito.
O fato era que em geral, 90 km/h era o ponto de economia, pouco mais ou menos dependendo do coeficiente aerodinâmico de cada carro ("cx" acho). Uns era melhor 89 km/h outro era 92 km/h, algo assim.
Aí sim, pra manter 100 km/h se gastava lá tantos % a mais de combustível do que aos 90 km/h. Pra manter 110 km/h o consumo aumentava mais ainda e assim por diante. De fato testei isso na minha última viagem, até postei no tópico sobre consumo. Se não estou exagerando era algo como mais de 15% de diferença no consumo entre 90 km/h e 110 km/h. Acho que era até 20%, novamente isso depende do coeficiente de cada carro.
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Até procurei rapidinho, vi algo aprecido:
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/reporta ... 1707.shtml5) Dirija mais devagar
“Quanto maior a velocidade, maior a resistência do ar. Quanto maior a resistência, maior o consumo”, afirma Kalume. Em velocidades menores, a diferença pode não ser tão grande, mas a dica se aplica bem a velocidades mais altas. Ao dirigir a 140 km/h, por exemplo, consome-se 25% mais combustível do que a 110 km/h, segundo a Energy Saving Trust, organização de promoção ao uso de energia sustentável do Reino Unido.
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