Abarth escreveu:opa weverton belza? então as valvulas orriginais dos cabeçotes 1.8 e 1.4 são de 38adm e 31esc certo? quais medidas vc me recomenda pra minha receita?
obrigado pela força
abraxxx
Com relação ao tamanho de válvulas, só conheço as do 1.6 e 1.8, que são essa medidas que vc postou, 38 mm na admissão e 31 no escape. Do 1.4, eu não sei.
Bom, para falar em quanto aumentar diametro de válvulas, vou discorrer um pouco sobre antes.
Um aumento de 10% na área de uma válvula de admissão rende em média, 10% de potência. Um aumento de 10% na área de uma válvula de escape rende no máximo 2%. Fica claro aqui, então, onde deve ser feito a modificação. Mas existem 3 limites que não permitem exagerar no aumento da válvula de admissão: 1) A válvula de escape deve ter uma relação de área/diametro proporcional a válvula de admissão; 2) Espaço físico; 3) Existe um limite de benefício com aumento de válvula que depede proporcionalmente do volume do cilindro.
Vc já pode ter ouvido falar que quando o carro tem preparação com pressão de admissão positiva (turbo/blower, etc) que vale a pena aumentar só a válvula de escape. Isso é idéia errada que vem sendo propagada a tempos. O que se diz é que como na admissão a própria pressão positiva empurra a mistura não é necessário modificar nada e como na exaustão somente o deslocamento do cilindro ao PMS que empurra os gases para fora, então se mexe nessas válvulas nesse caso. A idéia errada está exatamente aqui, quando a pressão positiva empurra o ar para dentro do cilindro, a pressão média efetiva da mistura aumenta, e esse aumento gera força maior no deslocamento dos gases pelo pistão para fora do cilindro. Então da mesma maneira que a pressão ajuda na admissão, ela ajuda no escape. Então, não convém nenhum pouco alterar somente as válvulas de escape, lembrando daqueles 2%. A teoria que vale para turbo, neste caso, também vale para aspirados.
Quanto ao seu caso teria que estudar o que se tem de possibilidades e isso eu não sei te dizer. Não sei qual o limite de espaço físico que vc poderia aumentar tanto as válvulas de admissão (prioritariamente) quanto as de escape. Também não sei te dizer quais válvulas os preparadores costumam a utilizar nessa modificação. Então, precisa primeiro ser feito um estudo dessas duas questões, quanto temos de espaço e o que temos disponível que podemos utilizar. Com essas duas respostas podemos trabalhar qual seria a melhor relação de tamanho de válvulas para seu caso.
Sem essas duas respostas acima, a única coisa que posso afirmar é que se for mesmo mexer nessa questão, vc vai ter que mexer não só na válvula de admissão como tb na de escape. Por quê? Pq a relação entre válvula de escape/válvula de exaustão já está próximo do limite, 31/38 já é uma relação para carros mais bem preparados, com potência em mais altas rotações, taxas mais altas. Então não dá no seu caso para aumentar somente as válvulas de admissão, tipo utilizar 40 mm e manter as de escape em 31. Que é o que acontece nos APs que dá para mudar só a admissão para 40 mm já que as de escape já são de 33 mm.
Se fosse possível vc utilizar válvulas de admissão de 40 mm, teria um aumento de 10% na área, que pode te trazer 10% de potência e recuperar a perda de potência que teria com o aumento do curso. Mas seria necessário aumentar no mínimo mais 1 mm no escape.
Então, tente pesquisar o que vc tem de espaço e quais válvulas vc tem disponíveis para usar. Então podemos analisar melhor.
Agora tem um outro detalhe que dificulta todo o estudo. Vc vai usar um comando que foi projetado para um modelo de motor diferente, o que faz com que não tenhamos uma ideia real do que irá acontecer. Até aqui olhamos só a teoria de se aumentar o curso e modificar válvulas isoladamente. Mas e o conjunto? Se fossemos analizar as modificações para um 1.4 como é hoje seria mais fácil predizer algo, já no seu caso, temos que trabalhar com mais incertezas.
Pensando nisso, tz fosse melhor vc montar seu carro sem alterar nada ainda no cabeçote e ver como será o comportamento do motor com um comando que não foi feito para ele e dps sim estudar o que fazer com mais certeza de eficacidade.
Abs.