[DÚVIDA] - Retífica para turbo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
Tato_Moura
:: Piquet ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Tato_Moura »

SemControle escreveu:o q escolher pode resistir o outro sera o ponto fraco, tem quem diga q a biela é mais fraca.....

pra andar civilizadamente nao precisa toda essa pressao e nem forjar ;)
agora forjar pra andar so com 1.2 é desperdicio
é questão de forjar seria para durabilidade, mas conversando com ele aqui achei melhor deixar isso mais pra frente.

Eu gostaria de uns 200cv mais ou menos, mas pra isso só rodando com 1kg ne?
Isso já seria o limite do motor, não confio.

Estou cogitando usar 0,4 livre e 0,8 no booster. Como o caro será para uso diario, creio que ficaria melhor, se eu passar aperto, libero o booster.

Quanto seria "confiavel" a nivel de retifica pra montar o turbo? no max 0,50? ou ja seria demais?

Estou pesquisando e estudando soluçoes para deixar o kit o mais confiavel possivel e principalmente "liso", detesto carro que fica "quadrado" até a turbina entrar e depois sai lixando desesperado.

Como os bicos do meu carro sao de baixa impedancia, to pensando em usar 1 suplementar, haja visto que o retrabalho dos mesmo seria apenas suficiente para alimentar a fase aspro no alcool, algo em torno de 30% mais? Deixar o suplementar para a fase turbo.

Usar um controlador seria essencial pro suplementar correto?
Corsa Wagon GLS 1.6 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79831
Corsa Wind 4pts 1.0 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=82850

Sim, sou um apaixonado por Corsas.

SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

nao tem muito isso de 0,alguma coisa ser ou nao confiavel.....
sao muitas pecas e tudo influencia....até motor original novinho a menor peca q apresenta problema dentro de um motor, ja causa dor de cabeca....questao do tudbo vc so potencializa isso de dar problema nas coisas....é claro q qnd da problema o turbo é quem leva a culpa....

vc pode até usinar pra por pistao maior do q o original 1.6, existem pecas mais criticas qnt a ser original ou ja ter sofrido retifica....
o vira é uma q nao confio em retifica nem pra carro original
se fosse algo tao criterioso o motor ser todo original pra receber turbo, o pessoal so montaria em carro 0km e nao é nada disso q acontece na pratica.....sao carro com até 30 anos de estrada ja......

questao de usar isso ou akilo pra montagem, tem muita coisa, e cada uma com seu pro e contra....
veja com seu preparador o q ele indica....se for usar suplementar, vai precisar de um controlador...
ai ele ve a questao de abrir ou nao os bicos, afinal seus bicos chegam ao limite com gasolina em 6K rpms, condicao q nao vai ser alcancada sem ter pressao, logo o suplementar vai estar trabalhando...
usar booster pro dia a dia, esperar passar aperto de outros carros, eskece, monta com 1,5 no pe direto é mais garantido...nao tem necessidade de investir num booster se é pra andar no tudo q da o tempo todo....e com o detalhe, sempre vai aparecer um carro mais forte....e assim vai até quebrar eu motor, ai monta mais forte e o ciclo se repete....

sao mundos diferentes, fiz a retifica normal do meu motor, isso com menos de 80K km, e ja sai com o kit pendurado com 1.5 de pressao pra amaciar :D
depois foi bem acertado pra rodar com 0,9
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Tato_Moura

SemControle escreveu:nao tem muito isso de 0,alguma coisa ser ou nao confiavel.....
sao muitas pecas e tudo influencia....até motor original novinho a menor peca q apresenta problema dentro de um motor, ja causa dor de cabeca....questao do tudbo vc so potencializa isso de dar problema nas coisas....é claro q qnd da problema o turbo é quem leva a culpa....

vc pode até usinar pra por pistao maior do q o original 1.6, existem pecas mais criticas qnt a ser original ou ja ter sofrido retifica....
o vira é uma q nao confio em retifica nem pra carro original
se fosse algo tao criterioso o motor ser todo original pra receber turbo, o pessoal so montaria em carro 0km e nao é nada disso q acontece na pratica.....sao carro com até 30 anos de estrada ja......

questao de usar isso ou akilo pra montagem, tem muita coisa, e cada uma com seu pro e contra....
veja com seu preparador o q ele indica....se for usar suplementar, vai precisar de um controlador...
ai ele ve a questao de abrir ou nao os bicos, afinal seus bicos chegam ao limite com gasolina em 6K rpms, condicao q nao vai ser alcancada sem ter pressao, logo o suplementar vai estar trabalhando...
usar booster pro dia a dia, esperar passar aperto de outros carros, eskece, monta com 1,5 no pe direto é mais garantido...nao tem necessidade de investir num booster se é pra andar no tudo q da o tempo todo....e com o detalhe, sempre vai aparecer um carro mais forte....e assim vai até quebrar eu motor, ai monta mais forte e o ciclo se repete....

sao mundos diferentes, fiz a retifica normal do meu motor, isso com menos de 80K km, e ja sai com o kit pendurado com 1.5 de pressao pra amaciar :D
depois foi bem acertado pra rodar com 0,9
SemControle,

esse negocio de alimentação é bem mais complexo que do que eu imaginava.

Ja acertei algumas coisas como preparador, vou dar uma geral no cabeçote, colocar um comando 0km, trocar as 8 valvulas, dar banho quimico, trocar bomba de oleo, bomba d'agua, anéis e bronzinas e outras coisas de praxe. e vamos montar o turbo com uma APL525 ou gt25 com 0,5 de inicio, depois partimos pra 0,8.

Esse negocio de alimentação é mto dificil de decidir, ouvi dizer que para suprir o carro rodando no alcool, seria necessario abrir os bicos em aproximadamente 30%, isso falando de motor original. Fiquei pensando no que voce falou, realmente, os calculos dos bicos originais sao feitos pra alimentar o motor até 6k rpm, e acima de 3k rpm a turbina ja estará presente, e consequentemente o suplementar também.

Será que eu poderia manter a linha do carro original? sem retrabalhar bicos, etc? Assim o carro ficaria como original na fase aspro e o suplementar supria o turbo. Ja ouvi dizer tambem que o acerto do suplementar fica mais facil quando se uso uma bomba especifica pra ele, mas creio que seja mito isso.

To pensando em fazer isso e colocar o bico na pressurização, como pego engarrafamento na volta do trabalho, posso andar como carro normal, como se fosse original.

E evita do carro ficar "gordo"na fase aspro, vi que em mtos casos isso acontece com os bicos arrombados.

Eu nao queria mexer nos meus originais, se eu for obrigado a trocar os originais, qual eu poderia colocar de maior vazao? que seja compativel, porque os meus sao de baixa impedancia.

forte abraço

Thiago Moura - Tato_Moura - Corsa Clube RJ

SemControle

é dificil resolver....
de qq forma seria indicado abrir os bicos originais sim, vc precisa mais combustivel o tempo todo, desde a lenta até o corte, seu suplementar vai trabalhar qnd tiver pressao, entao tem uma longa fase q nao vai ter alimentacao adequada, e trabalhar abaixo do recomendado nos originais e contar com todo trabalho do suplementar pra alimentar o turbo e a deficiencia do original é complicado tmb....
ja to tirando por base q eu consigo rodar em 110km/h sem o menor uso da turbina q por sinal é uma APL525 tmb
suplementar é bico mono, bico mono c muita pressao da linha acaba travando e 3 bar q é o normal é bastante pressao, tem quem use sem problemas....
ando com 4 bicos trabalhados apenas e sem problema....se andar de boa ja fiz 7,5km/l no alcool na cidade....
nao so a alimentacao é complicada, todos os aspectos influenciam e muito....
se pensar apenas em alimentacao, com ela vc pode fazer a turbina acordar mais cedo ou mais tarde tmb ;)

Tato_Moura

SemControle escreveu:é dificil resolver....
de qq forma seria indicado abrir os bicos originais sim, vc precisa mais combustivel o tempo todo, desde a lenta até o corte, seu suplementar vai trabalhar qnd tiver pressao, entao tem uma longa fase q nao vai ter alimentacao adequada, e trabalhar abaixo do recomendado nos originais e contar com todo trabalho do suplementar pra alimentar o turbo e a deficiencia do original é complicado tmb....
ja to tirando por base q eu consigo rodar em 110km/h sem o menor uso da turbina q por sinal é uma APL525 tmb
suplementar é bico mono, bico mono c muita pressao da linha acaba travando e 3 bar q é o normal é bastante pressao, tem quem use sem problemas....
ando com 4 bicos trabalhados apenas e sem problema....se andar de boa ja fiz 7,5km/l no alcool na cidade....
nao so a alimentacao é complicada, todos os aspectos influenciam e muito....
se pensar apenas em alimentacao, com ela vc pode fazer a turbina acordar mais cedo ou mais tarde tmb ;)
Meu medo é o limite dos bicos originais, pra suprir seu carro vc usa os do astra flex abertos no tudo que da. os meus já são menores, nao sei se vai dar pra alimentar mesmo abrindo bem os bicos, eles tem um limite ne? Existe um padrao pra abertura? tipo 50% e maximo?

SemControle

os bicos tem limites fisicos pra abrir, e o limite fisico nem sempre é o q realmente pode abrir, pq vc nao pode afetar a pulverizacao
no caso os de astra flex originais davam conta de andar apenas com alcool, ai foram abertos no tudo q da, q reza a lenda esses alimentam até 1.2 de turbo
saudades dos bicos q eu tinha pra 400cvs :D

andre pirituba
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Quanto maior a pressão,maior será a folga,porque tudo está ligado na temperatura do cilindro que é claro que se com maior pressão maior o atrito,combustão e por ai vai.Pelo que vejo por ai o corsa 1.0 e 1.6 vai bem com essa pressão contanto que mantenha em dia a manutenção dele como óleo,filtro etc

Tato_Moura

andre pirituba escreveu:Quanto maior a pressão,maior será a folga,porque tudo está ligado na temperatura do cilindro que é claro que se com maior pressão maior o atrito,combustão e por ai vai.Pelo que vejo por ai o corsa 1.0 e 1.6 vai bem com essa pressão contanto que mantenha em dia a manutenção dele como óleo,filtro etc
entao eu tenho que deixar folga maior, mesmo sem forjar nada?

andre pirituba
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Deixa eu te passar o passo a passo da coisa para entender melhor.Quando se usa pistão forjado temos que deixar o cilindro com uma folga maior pelo fato de que quando que esquenta,ele delata e o original não.Ai vai me perguntar porque isso acontece?Além do material mudar, a forma da confecção tbm muda.Ele é feito de forma que não tenha porosidade para não ter quebra e o deixando mais resistente.o original não expande pelo fato de ter porosidade e dali o material se preenche no vão.Resumindo tudo,motor original trabalha com a folga do original e já o forjado quanto maior a potencia, maior a folga a se trabalhar. :wink:

Responder