[SOLUÇÃO] - Como foi possível trocar a posição das marchas no câmbio?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
paulo.viegas
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 19 2011f Outubro 2011 10:48:10 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[SOLUÇÃO] - Como foi possível trocar a posição das marchas n

Mensagem por paulo.viegas »

Boa noite Senhores,

tenho um Corsa Wind 97 e estava na estrada quando, devido ao desgaste das buchas do trambulador (conforme explicao pelo mecânico), a alavanca de câmbio "ficou solta" e a seleção das marchas ré, 1ª e 2ª ficaram inacessíveis, fui levando o carro sem elas, até um posto de gasolina e frentista muito gentil subiu o carro no elevador, mexeu embaixo do cambio e trocou as posições das marchas, ficando assim:

Posicao da 3ª virou 1ª
Posicao da 4ª virou 2ª
Posicao da 5ª virou 3ª
Posicao da 6ª virou 4ª

Ficou parecendo o antigo câmbio de 4 marchas do Passat, dessa forma fui embora até o meu destino.

Alguém sabe explicar como foi possível fazer isso?
- -
Corsa Wind 97/97 (Azeitona)
fabio_pvai
:: GL ::
Mensagens: 1566
Registrado em: Terça-feira 04 2012f Setembro 2012 11:27:53 AM
Localização: Paranavaí - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fabio_pvai »

Passatão cambio loco......hehehe essa é boa
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Como ele levantou o carro a única coisa q ele pode ter mexido por baixo é no acoplamento da alavanca com o câmbio, se estava solto e ele apertou na posição errada acontece isso mesmo muda a posição da marchas na alavanca.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26907
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

q falta faz uma manutencao de vez enquando....as coitadas das buchas nao desgastam da noite pro dia......
deveras boa a regulagem, triste foi ler o titulo e pensar q a sexta tinha virado re
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
paulo.viegas
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 19 2011f Outubro 2011 10:48:10 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por paulo.viegas »

Bom dia Senhores,

primeiramente gostaria de agradecer aos que se dispuseram a responder á minha pergunta, meus sinceros obrigados.

Até que eu cuido bem do meu Corsinha, mas infelizmente não sabia (nem fui alertado pelos mecânicos) à respeito da necessidade de trocar esses componentes.

Forte abraço.
- -
Corsa Wind 97/97 (Azeitona)
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

paulo.viegas, Não precisa trocar esses componentes.
O lance é que com o uso vai se percebendo folga na alavanca ou dificuldade de entrar.
Aí é o indício de que as coisas estão precisando de uma olhada. Aí sim, verificou folga, realiza a troca.

Um câmbio novinho é bem justo, as marchas entram certinho com ligeira resistência, começa a desgastar e começa a ficar fácil demais de entrar as marchas, ou, depende o caso, começa a ficar ruim de engatar a primeira ou a ré.
CJ
:: Sport ::
Mensagens: 1143
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 06:58:52 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CJ »

Ele só regulou o trambulador para que você pudesse seguir em frente e principalmente para que você não engatasse a 6ª marcha. kkkkkk
CJ
:: Sport ::
Mensagens: 1143
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 06:58:52 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CJ »

paulo.viegas
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 19 2011f Outubro 2011 10:48:10 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por paulo.viegas »

Boa tarde Senhores,

realmente AWAKED havia percebido de um tempo para cá que a alavanca do câmbio estava bem macia para as trocas, interpretei isso como um "amaciamento", quando na verdade era a folga que você mencionou.

Hoje já está tudo em ordem, mas admito que fiquei orgulhoso da simplicidade e confiabilidade que o carrinho apresenta. O problema foi parcialmente resolvido naquele momento em questão de 20 minutos num posto de gasolina no meio do nada, por um frentista com conhecimentos de mecanica.

\o\ Não troco esse carrinho por outro não. /o/
- -
Corsa Wind 97/97 (Azeitona)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”