vbulegon, vamos por partes... tem um mito aí a ser esclarecido e evitar que vompre o pneu errado NOVAMENTE.
Existem 3 fatores que fazem "pesar" as rodas/pneus para o motor.
1- Largura. Esse é simples, sair de um pneu 175 e ir pro 195 é uma boa diferença de largura multiplicada por 4, são 4 pneus. Essa largura extra se traduz em atrito extra e resistência a rolagem.
2- Peso do conjunto, nunca pesei, mas uma aro 15 de liga é mais leve que um 14 de ferro, portanto, dá pra descartar o peso extra da inércia.
3- Diâmetro total do conjunto roda + pneu. Quanto maior o diâmetro total, mais esforço do motor pra girar uma volta completa no conjunto. Por isso mesmo alguns carros de arrancada usam um conjunto menor no eixo de tração, o arranque é bem melhor.
Então veja:
O Corsa C originalmente usa pneus 175/65R14 esse conjunto tem 583 mm de diâmetro.
Você estava usando 195/50R15, que tem 576 mm de diâmetro.
Diâmetro menor arranca melhor, diâmetro maior pesa mais.
Calculador que usei:
http://www.paulosoares.net/tyresize.htm
Conclusão:
-Percebeu que o seu conjunto atual já tem diâmetro menor? Então não é isso que está pesando.
-Roda 15 de liga e 14 de ferro devem ter o peso equivalente e até acho que a de ferro pese mais. Não acredito ser esse o problema também.
- Sobra o ponto 1, largura dos pneus, ou reduz isso ou vai ficar na mesma. Captou?
O que estou tentando dizer é que se colocar aro 14 não vai dar em nada se não cuidar com a largura, 175 pesa menos do que 195. Se trocar por aro 14 e manter 195 não vai te adiantar nada.
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Usando a calculador acima vai perceber que o melhor pneu, no sentido de não afetar desempenho, é 185/55R15. Diâmetro quase igual, peso menor e só um tiquinho mais pesado pela largura. Melhor que isso só voltando pros pneus de largura 175, independente do aro. A não ser que você esteja usando aro 15 de ferro.
Verifique a manutenção do carro, filtro de ar se troca a cada 10.000 km, de combustível também. Velas a cada 30.000 km. O óleo dependendo do ano é o 5w30 isso foi corrigido no manual porque muitos andavam usando o 20w50, depende o ano do carro. Tem uma galera também que não se liga que carro carregado usa uma calibragem e carro vazio outra, vai pegar estrada carregado, tem que encher os pneus conforme manual. Pra não ficar recalibrando toda hora faz uma média, quanto anda vazio e quanto anda cheio ou fica calibrando. Esses fatores pesam muito mais do que o seu aro e pneu.