[DÚVIDA] - EFI 1.0 com cabeçote de 1.4
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MarcosCampanhã
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pra fazer de forma correta......José Leal escreveu:Eu sinceramente não sabia que precisava trocar o cabeçote para fazer essa conversão. Achei que era somente do coletor para trás. Obviamente, como vc disse, os bicos, bomba, módulo de IE tb seriam trocados. Os custos seriam muito altos, mas traria o benefício de maior potência e economia.
veja bem, no cabecote do EFI tem o distribuidor, no MPFI nesse lugar temos a bobina...
essa usa o cabecote tmb como dissipador de calor, vai aparecer gente criando umas gambis pra adaptar...o velho jeitinho de economizar, até prego onde ia parafuso o pessoal faz aparecer...
e eu nao sei nao se nao tem leves diferencas de tamanho entre os 2 coletores tmb....
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SemControle
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mas se é o q gosta, se é o q quer fazer, se vai ser um bom profissional, (investigar e solucionar os defeitos) vai estudar fazer cursos e invista.....bom profissional falta. mexanico sobra......vc é prova disso, nao acerta um mecanico....Marcos Campanhã escreveu:Concordo com vc, mas antes de sair trocndo peças eu pesquiso bastante o tipo d problema e o que poderia causar determinado problema. Como eu ja citei aqui, se eu fosse trocar todas as peças que ja apareceram na ECU eu teria trocado o carro todo...rsrs
Algumas coisas que eu troquei, fiz pq eu quis mesmo: velas, cabos e sonda lambda. o distribuidor eu troquei pq o hall estava com defeito mesmo e não valia a pena trocar apenas o sensor.
Eu costumo comprar as ferramentas que vou utilizar, ja tenho ferramentas aqui suficiente para abrir uma oficina pra mim, se eu tivesse espaço compraria um elevador e um compressor pq até o torquimetro eu comprei já.
Tenho vontade de comprar um Kaptor, mas é caro pra caramba...rsrs
qnd eu digo q como trocador de pecas esta um otimo, é q vc nao tem o conhecimento pra resolver o problema, e vai e cria um remendo q por acaso da certo, mas todo mundo sabe q é um remendo.....
nao é vc ter um problema e vc saber o q é, desmontar solucionar o problema corretamente e remontar.....
nao é trocador de pecas, trocar vela e filtros....
é nessa parte q entra o q eu disse de estudar, saber encontrar e solucionar corretamente....
basta vc ver nos mexanicos q tem levado o carro, sao todos mexanicos, nao vi ninguem desmontar e resolver de forma correta seus problemas...sempre criaram remendos e até mais problemas.....alem da falta de vontade de trabalhar
veja so um detalhe de pequenos remendo q vc fez e nem se ligou....
vc abriu o gap da vela alem do recomendado pelo fabricante....o gap é recomendado de acordo com a vela, com a pressao feita na camara, e com a potencia da bobina....
qnt menor o gap mais chance de ter a faisca, qnt maior o gap mais dificuldade em ter faisca....
mudando o gap vc interfere tmb no avando do ponto.....em alta esse gap a mais torna-se uma dificuldade enorme de faisca, ta ai so um dos motivos q nao desenvolve em alta.....a mistura pode ta queimando pela compressao e ponto quente na camara, as vezes nem faisca ta conseguindo sair no eletrodo da vela, devido ao gap e a pressao la dentro....
vai saber q raios de taxa tem no seu motor.....q esta tudo muito errado, mas poe errado nisso esta.....seu motor é gasolina....tem q queimar gasolina, vem certo pra queimar gasolina....nao tem como por alcool e ele estar melhor ou tao bom qnt com gasolina....vc nao tem taxa pra alcool, senao pre detonava com gasolina.......vc nao tem ponto pra alcool senao acontecia o mesmo.....vc pode até ta com uma taxa intermediaria ai de 10:1 +ou- se tem muita taxa, somado a vela aberta, mais um dificultante na faisca, principalmente em alta
ah pra andar no alcool alem da taxa, do ponto, vc tem q alimentar o motor com +ou- 35% 40% a mais de combustivel.....
o ponto, garanto q deve estar adiantado....fica otimo em baixa e prende em alta.....o carro vem com um ponto determinado pra ter um bom meio termo....sem contar q ponto interfere tmb na lenta, q vc ja resolveu mudando as condicoes da vela....
vc ve, querendo ou nao vai se tornando uma bola de neve, tudo se somando vai perdendo muito no carro, assim como uma preparacao, nao é uma peca q resolve, é o conjunto....
certo mesmo é matar tudo isso, acertar de forma correta tudo isso, seu carro vai voltar a ter o desempenho bom q tinha antigamente....depois disso da pra pensar de forma melhor no q fazer......
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MarcosCampanhã
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O distribuidor do efi e preso na arvore de comando e nao no cabecote., as medidas sao as mesmas pode conferir. No caso de uma possivel troca seria necessario apenas a troca da arvore de comando e o coletor de adm.SemControle escreveu:mas se é o q gosta, se é o q quer fazer, se vai ser um bom profissional, (investigar e solucionar os defeitos) vai estudar fazer cursos e invista.....bom profissional falta. mexanico sobra......vc é prova disso, nao acerta um mecanico....Marcos Campanhã escreveu:Concordo com vc, mas antes de sair trocndo peças eu pesquiso bastante o tipo d problema e o que poderia causar determinado problema. Como eu ja citei aqui, se eu fosse trocar todas as peças que ja apareceram na ECU eu teria trocado o carro todo...rsrs
Algumas coisas que eu troquei, fiz pq eu quis mesmo: velas, cabos e sonda lambda. o distribuidor eu troquei pq o hall estava com defeito mesmo e não valia a pena trocar apenas o sensor.
Eu costumo comprar as ferramentas que vou utilizar, ja tenho ferramentas aqui suficiente para abrir uma oficina pra mim, se eu tivesse espaço compraria um elevador e um compressor pq até o torquimetro eu comprei já.
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qnd eu digo q como trocador de pecas esta um otimo, é q vc nao tem o conhecimento pra resolver o problema, e vai e cria um remendo q por acaso da certo, mas todo mundo sabe q é um remendo.....
nao é vc ter um problema e vc saber o q é, desmontar solucionar o problema corretamente e remontar.....
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é nessa parte q entra o q eu disse de estudar, saber encontrar e solucionar corretamente....
basta vc ver nos mexanicos q tem levado o carro, sao todos mexanicos, nao vi ninguem desmontar e resolver de forma correta seus problemas...sempre criaram remendos e até mais problemas.....alem da falta de vontade de trabalhar
veja so um detalhe de pequenos remendo q vc fez e nem se ligou....
vc abriu o gap da vela alem do recomendado pelo fabricante....o gap é recomendado de acordo com a vela, com a pressao feita na camara, e com a potencia da bobina....
qnt menor o gap mais chance de ter a faisca, qnt maior o gap mais dificuldade em ter faisca....
mudando o gap vc interfere tmb no avando do ponto.....em alta esse gap a mais torna-se uma dificuldade enorme de faisca, ta ai so um dos motivos q nao desenvolve em alta.....a mistura pode ta queimando pela compressao e ponto quente na camara, as vezes nem faisca ta conseguindo sair no eletrodo da vela, devido ao gap e a pressao la dentro....
vai saber q raios de taxa tem no seu motor.....q esta tudo muito errado, mas poe errado nisso esta.....seu motor é gasolina....tem q queimar gasolina, vem certo pra queimar gasolina....nao tem como por alcool e ele estar melhor ou tao bom qnt com gasolina....vc nao tem taxa pra alcool, senao pre detonava com gasolina.......vc nao tem ponto pra alcool senao acontecia o mesmo.....vc pode até ta com uma taxa intermediaria ai de 10:1 +ou- se tem muita taxa, somado a vela aberta, mais um dificultante na faisca, principalmente em alta
ah pra andar no alcool alem da taxa, do ponto, vc tem q alimentar o motor com +ou- 35% 40% a mais de combustivel.....
o ponto, garanto q deve estar adiantado....fica otimo em baixa e prende em alta.....o carro vem com um ponto determinado pra ter um bom meio termo....sem contar q ponto interfere tmb na lenta, q vc ja resolveu mudando as condicoes da vela....
vc ve, querendo ou nao vai se tornando uma bola de neve, tudo se somando vai perdendo muito no carro, assim como uma preparacao, nao é uma peca q resolve, é o conjunto....
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A ML do meu estava instavel devido ao sensor tps, que apesar de novo esta com defeito, coloquei o antigo e resolveu o problema da instabilidade. (Faz um certo tempo que este sensor tps eu comprei sem necessidade, o problema estava no sensor de temperatura)
Depois que eu substitui o tps a ML ficou estranha, como se o motor estivesse frio, tipo umas tremidas bem de leve e quase imperceptivel, sendo que entes de eu mandar o carro pra oficina ele nao estava assim. Alias depois que meu carro foi pra oficina ele nao e mais o mesmo...rsrs quando ele foi pra la, um pouco antes eu troquei a sonda, cabos e velas e no mesmo dia deu pau na junta do coletor.
Eu fiz a abertura das velas devido eu ter reparado que na montagem o mexanico nem conferiu o gap e ia colocar uma totalmente fechada e oq eu fiz foi apenas conferir e deixar todas iguais, nao esta tao aberta assim, acho que nao chega a 1mm.
Ontem eu coloquei o menino pra andar, tive que trocar os mocegos e as molas traseiras, sinceramente me senti em outro carro e isso me instigou a pisar mais forte e cheguei a 140km/h na continuacao do rodoanel em Maua.
Quanto a andar com cana, eu sofro um pouco nos primeiros km's pois o carro falha um pouco, morre pra caramba, mas depois parece q ele acostuma e roda de boa, tendo problemas apenas com motor frio.
Sou melhor do que você pensa e posso ser pior do que você imagina.
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MarcosCampanhã
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Cara, se eu tivesse uns $$$ e tempo sobrando, com certeza investiria em um curso de mecanica ou se tivesse um motomec (oficina) no trampo eu pediria pra trabalhar la e assim aprender mais nas vtr's. Tenho planos de sair do estado de sp e ir pro pe, se der certo isso ai eu vou investir em estudo e se tudo der certo montar uma ofina de injecao eletronica, onde pretendo ir nao tem muitas.
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nao tem jeito, apenas na pratica pra ver q as coisa nao sao tao faceis como parece, q nem tudo é lego....e q um monte de problema pequeno um dia se torna uma bola de neve
mas deixar seu carro 100% nao é impossivel tmb....
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Eu esqueci dessa parte do distribuidor.SemControle escreveu:pra fazer de forma correta......
veja bem, no cabecote do EFI tem o distribuidor, no MPFI nesse lugar temos a bobina...
essa usa o cabecote tmb como dissipador de calor, vai aparecer gente criando umas gambis pra adaptar...o velho jeitinho de economizar, até prego onde ia parafuso o pessoal faz aparecer...
e eu nao sei nao se nao tem leves diferencas de tamanho entre os 2 coletores tmb....
Então concordo quando se diz que para ficar correto, teria que troca-lo. É igual quando o pessoal faz a conversão de gasolina para álcool. Uns só trocam os bicos, outros só remapeiam a central de IE. Já o correto seria trocar os pistões (e claro, fazendo todo o procedimento de revisão, medidas...) pelos álcool e os bicos injetores.
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MarcosCampanhã
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Mas o distribuidor fica acima do cabecote, junto com o comando de valvulas.
No cabecote tem apenas um prisioneiro que serve pra a porca da trava do distribuidor.
No efi e assim, nao sei se no mpfi ele e fixado no cabecote, mas se for com certeza e por esse mesmo parafuso que trava o distribuidor do efi.
No cabecote tem apenas um prisioneiro que serve pra a porca da trava do distribuidor.
No efi e assim, nao sei se no mpfi ele e fixado no cabecote, mas se for com certeza e por esse mesmo parafuso que trava o distribuidor do efi.
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mas ai q ta.....
o distribuidor do EFI vai ligado ao q?
e o MPFI q nao tem distribuidor?
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O distribuidor do efi fica no comando e o mpfi q tem apenas a bobina e fica presa no comando tambem, o cabecote e exatamente o mesmo, eu acabei de comparar com o do celta.
E eu acho que a arvore do comando do mpfi pode ser usada no efi, mas nao o contrario.
No mpfi, o local onde a bobina fica presa e redondo como no efi e a bobina e fixada em uma tampa quadrada de aluminio que veda a ponta do comando de valvulas.
Eu ia tirar uma foto, mas o celta parece ser um pouco mais apertado o vao entre o radiador e a bobina.
E eu acho que a arvore do comando do mpfi pode ser usada no efi, mas nao o contrario.
No mpfi, o local onde a bobina fica presa e redondo como no efi e a bobina e fixada em uma tampa quadrada de aluminio que veda a ponta do comando de valvulas.
Eu ia tirar uma foto, mas o celta parece ser um pouco mais apertado o vao entre o radiador e a bobina.
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