[PROJETO] - GSI Turbo - Ritcho
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
-
Ritcho
- :: Millennium ::
- Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
- Ano de fabricação: 1995
- Contato:
Cara, eu nunca ouvi falar sobre esses pistões terem vindo com defeito de fábrica. E como o SemControle falou... e por que não saíram todos queimando óleo de fábrica então???
Olha, se os seus pistões não estão com rachaduras ou coisas do tipo, eu não vejo o porquê de não utilizá-los.
É só montar os anéis como manda o figurino: A abertura do anel espaçador (aquele que parece uma mola) deve ficar na direção de um dos lados do pino da biela e os anéis de controle de óleo devem ficar com as aberturas apontando pro lado contrário e com cerca de 25mm a 30mm de distância um do outro. Os dois anéis superiores (raspador e de compressão) devem ser montados com 180º de distância um do outro e em relação ao anel espaçador também. Ou seja, as aberturas dos três anéis ficam equidistantes entre si.
Outra coisa! Se você removeu as bielas, os pinos (êmbolos) devem ser substituídos. Eles se deformam ao serem retirados.
Sobre a marca dos anéis, eu preferi usar da metal leve.
Abração!
Olha, se os seus pistões não estão com rachaduras ou coisas do tipo, eu não vejo o porquê de não utilizá-los.
É só montar os anéis como manda o figurino: A abertura do anel espaçador (aquele que parece uma mola) deve ficar na direção de um dos lados do pino da biela e os anéis de controle de óleo devem ficar com as aberturas apontando pro lado contrário e com cerca de 25mm a 30mm de distância um do outro. Os dois anéis superiores (raspador e de compressão) devem ser montados com 180º de distância um do outro e em relação ao anel espaçador também. Ou seja, as aberturas dos três anéis ficam equidistantes entre si.
Outra coisa! Se você removeu as bielas, os pinos (êmbolos) devem ser substituídos. Eles se deformam ao serem retirados.
Sobre a marca dos anéis, eu preferi usar da metal leve.
Abração!
-
luizinhoboll
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
é o cara realmente ta viajando, mas irei trocar meus pitoes pq eles tao marcados nas laterais.. por motivo de temperatura creio eu..
ai nao vale a pena arriascar em montar com meus pitoes e nao ficar bom..
Irei trocar os pistoes e retificar o bloco.. ( ainda STD )
seus pistoes e bronzinamento ficou que medida?
e
Pivo que trava biela no pistao?
Minhas peças vai ficar assim
Jg. Pistao ( suloy )
Jg. Anel ( Metal Leve )
Jg. bronzina biela ( Metal leve )
jg. bronzina mancal ( Metal leve )
Sobre retifica;
troca de vedantes
troca de guia da valvulas.
ascentamento de valvulas
banho quimico no cabeçote
retifica bloco
banho quimico no bloco
alojamento de mancal
alojaento biela
e prensagem no pistao
Vou fazer tudo como tem que ser para n dar problema...
quero o motor redondinho e forte.. hehe
e seu power box.. vc vai usa-lo logo de começo ou só depois do motor ta mais amaciado..
queria deixar o meu um poco mais esperto, talvez um Coletor 4x1 ...
Mas tem qu ter calma.. ta tudo desmontado...
irei dar uma geral no cofre do motor e arrumar os chicotes com capas para ficar 100%;
ja aproveitando vo tirar o setor fora que tem um vazamento e consertar a mangueira do AR que está furada..
tudo na manha e na calma... ai fica 100% !!
sobre sua Secundaria de AR, voce eliminou ela?
e valvula que fica na frente do motor onde entra a secundaria de ar..
voce isolou ali no coletor ou como?
estava pensando em eliminar a minha, mas vai ficar estranho, tirar a originalidade co carro, mesmo ela estando com defeito ...
abraçoo
e
Qual pino vc estpa se referindo?Ritcho escreveu: Outra coisa! Se você removeu as bielas, os pinos (êmbolos) devem ser substituídos. Eles se deformam ao serem retirados.
Minhas peças vai ficar assim
Jg. Pistao ( suloy )
Jg. Anel ( Metal Leve )
Jg. bronzina biela ( Metal leve )
jg. bronzina mancal ( Metal leve )
Sobre retifica;
troca de vedantes
troca de guia da valvulas.
ascentamento de valvulas
banho quimico no cabeçote
retifica bloco
banho quimico no bloco
alojamento de mancal
alojaento biela
e prensagem no pistao
Vou fazer tudo como tem que ser para n dar problema...
e seu power box.. vc vai usa-lo logo de começo ou só depois do motor ta mais amaciado..
queria deixar o meu um poco mais esperto, talvez um Coletor 4x1 ...
Mas tem qu ter calma.. ta tudo desmontado...
irei dar uma geral no cofre do motor e arrumar os chicotes com capas para ficar 100%;
ja aproveitando vo tirar o setor fora que tem um vazamento e consertar a mangueira do AR que está furada..
tudo na manha e na calma... ai fica 100% !!
sobre sua Secundaria de AR, voce eliminou ela?
estava pensando em eliminar a minha, mas vai ficar estranho, tirar a originalidade co carro, mesmo ela estando com defeito ...
abraçoo
-
Ritcho
- Contato:
Se não me engano... 80,5. Devo ter isso anotado em algum lugar. Depois eu confirmo pra você. Mas tenho quase certeza que é isso mesmo. O motor está "aumentado" para 1.8.luizinhoboll escreveu:é o cara realmente ta viajando, mas irei trocar meus pitoes pq eles tao marcados nas laterais.. por motivo de temperatura creio eu..
e
Esse mesmo! O pino que liga o pistão à biela.luizinhoboll escreveu:Qual pino vc estpa se referindo?Ritcho escreveu: Outra coisa! Se você removeu as bielas, os pinos (êmbolos) devem ser substituídos. Eles se deformam ao serem retirados.
É isso aí!luizinhoboll escreveu: Vou fazer tudo como tem que ser para n dar problema...
Já vou montá-lo com PowerBox. Pra falar a verdade ela já está lá! Ainda não tive tempo de escrever lá no blog, mas a coletor de admissão e a PB já estão no carro.luizinhoboll escreveu: e seu power box.. vc vai usa-lo logo de começo ou só depois do motor ta mais amaciado..
O coletor do GSI é do tipo 4x2x1, o que já é legal, principalmente num carro original, mas ainda está longe de ser perfeito. Um escape bem dimensionado via gerar uns cavalinhos com toda certeza.luizinhoboll escreveu: queria deixar o meu um poco mais esperto, talvez um Coletor 4x1 ...
É isso mesmo meu amigo! Tem que ter paciência.luizinhoboll escreveu: Mas tem qu ter calma.. ta tudo desmontado...
Minha preocupação no momento é ter certeza que o carro vai funcionar e bem (depois de tudo que ele passou). Depois sim vou dar uma "caprichada". Te dou a maior força mesmo!
Falando em ar condicionado, o meu eu vou ter um trabalho pra refazer as coisas... mas no momento essa não é a grande preocupação, mas sei que vai dar trabalho. Meu primo fez umas alterações por conta do turbo e eu quero desfazê-las... mas a essa altura já perdi algumas mangueiras e terei que comprá-las...
Sim ela está devidamente "eliminada". Vou tirar umas fotos pra você ver como ficou.luizinhoboll escreveu: sobre sua Secundaria de AR, voce eliminou ela?
Você tem toda razão. O que você pode fazer é tirar e guardá-la com todos os componentes, caso resolva colocá-la novamente algum dia. É um espacinho legal que surge ali sem essa bombaluizinhoboll escreveu: estava pensando em eliminar a minha, mas vai ficar estranho, tirar a originalidade co carro, mesmo ela estando com defeito ...
Grande abraço!
-
luizinhoboll
Estou acompanhando no seu blog..
parabéns esta muito bom e vlw pelo agradecimento láá !
abraçao.. irei criar um topico do meu tambem.. só para monstrar um pokinho hehehe
parabéns esta muito bom e vlw pelo agradecimento láá !
abraçao.. irei criar um topico do meu tambem.. só para monstrar um pokinho hehehe
-
Ritcho
- Contato:
Fala Luisinho!
O agradecimento foi mais que merecido!
Já passei lá no seu post e deixei meu comentário.
Não deixe de atualizar.
Grande abraço!
O agradecimento foi mais que merecido!
Já passei lá no seu post e deixei meu comentário.
Não deixe de atualizar.
Grande abraço!
-
Ritcho
- Contato:
Salve pessoal!
Sexta passada consegui cumprir com o objetivo e liguei o GSI pela primeira vez.
Ufa!
Mas ainda tem muito trabalho pela frente. Ontem dei uma geral na ventoinha. Estava travada. Agora tenho que montá-la e colocar de volta no carro. Já lavei todas as peças da suspensão e troquei a graxa e a coifa de uma das tulipas. Ainda falta a outra e as duas homocinéticas.
Os próximos passos são:
- Limpar o tanque (vou retirá-lo)
- Refazer toda a tubulação de combustível (já comprei quase todo o material)
- Montar a descarga (pra poder ouvir o motor... por hora só ouvi um trovão
)
- Montar a suspensão
- Trocar a proteção térmica do assoalho
- Retirar o forro do teto pra limpar
- Desmontar o teto-solar pra lubrificar
- Dar uma geral no painel (talvez desmontá-lo também)
- Dar uma geral nos vidros elétricos
e por aí vai...
Abraço!
Sexta passada consegui cumprir com o objetivo e liguei o GSI pela primeira vez.
Ufa!
Mas ainda tem muito trabalho pela frente. Ontem dei uma geral na ventoinha. Estava travada. Agora tenho que montá-la e colocar de volta no carro. Já lavei todas as peças da suspensão e troquei a graxa e a coifa de uma das tulipas. Ainda falta a outra e as duas homocinéticas.
Os próximos passos são:
- Limpar o tanque (vou retirá-lo)
- Refazer toda a tubulação de combustível (já comprei quase todo o material)
- Montar a descarga (pra poder ouvir o motor... por hora só ouvi um trovão
- Montar a suspensão
- Trocar a proteção térmica do assoalho
- Retirar o forro do teto pra limpar
- Desmontar o teto-solar pra lubrificar
- Dar uma geral no painel (talvez desmontá-lo também)
- Dar uma geral nos vidros elétricos
e por aí vai...
Abraço!
-
SemControle
- :: Moderador ::
e o raios q o partam......
daki a poko tem q pintar o cofre, vai assar tudo la dentro....
ve se nao vai usar mangueira xinfrim pra fazer a linha, ainda mais q o carro é baixo
ve se nao vai usar mangueira xinfrim pra fazer a linha, ainda mais q o carro é baixo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
luizinhoboll
daeeee a maquina já esta funcionando entao hehehe
o meu está a caminho ainda ...
até sexta feira está funcionando tambem
abraço
o meu está a caminho ainda ...
até sexta feira está funcionando tambem
abraço
-
Ritcho
- Contato:
Fala meu amigo!SemControle escreveu:e o raios q o partam......
Não vai "assar" não hehehehe. O teste foi só pra ver se ia ligar mesmo. Não deixei nem 10 segundos o motor ligado. O cofre vou ter que pintar, mas é por que está "feio" mesmo. Mas isso será a fase 314 do processo rsrsrs.
Ontem deixei a sessão do escape que pega no coletor numa loja que fabrica juntas e hoje já vou pegá-las. Já vou poder montar o escape direitinho. Mas só vou fazer isso depois de limpar o tanque. Pra tirar o tanque eu terei que deslocar o escapamento e se ele estiver montado só vai atrapalhar mais.
Mangueira xinfrim? Tá doido rapaz??? Nem pensar. Tenho procurado usar só peças originais até agora, não vou usar nada meia-boca, ainda mais na parte de combustível. Comprei mangueira de primeira linha (caro pra burro!!) e tecalon (material daquela mangueira "plástica" original). Vou moldar tudo e usar conexões de alta qualidade. Isso tudo eu já comprei. Mas tenho que limpar o tanque primeiro. Como isso não dá pra fazer em pouco tempo, nem peguei pra fazer à noite quando chego do trabalho. Farei no sábado. Será um dia longo...
Durante a semana vou dar um gás na suspensão, freios etc... vai ser um trabalho de formiguinha. Tenho que limpar tudo, depois limpar mais um pouco (rsrs), trocar o que tiver que trocar pra aí sim montar no carro.
Tô mexendo no interior também, mas estou esperando o cheiro de gasolina velha sair pra poder mexer lá novamente.
Tem que ter paciência e persistência. Como pra mim é diversão, tá indo tudo muito bem.
Algumas imagens...

Abração!
-