[DÚVIDA] - Meu classic original baixo demais. Como melhorar?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.

Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum

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Valjuni
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[DÚVIDA] - Meu classic original baixo demais. Como melhorar?

Mensagem por Valjuni »

Amigos do CC, venho aqui compartilhar meu problema e encontrar uma solução.
Bom, quando comprei meu classic zero km, veio calçado na medida original 165/70/13. Mesmo na medida original o carro já pegava embaixo facilmente pois é um carro baixo mesmo. Algum tempo depois, em busca de estabilidade coloquei pneus na medida 185/60/13. A estabilidade ficou espetacular, o problema é que o carro pega embaixo em qualquer obstáculo, desde um mínimo quebra-molas. O carro está chegando aos 4 anos de uso e seus 50 mil km. Já testei amortecedores e tudo está em ordem. Esse final de semana andei no prisma do meu irmão, e o carro é bem mais alto, não pega em qualquer lugar. Estou então na busca de levantar um pouco o carro, pois com qualquer peso já baixa a suspensão e é aquele problema passar nos obstáculos. Já pensei em 3 coisas:
1 - Trocar os pneus por uma medida 175/70/13 ou até 185/70/13
2 - Trocar as rodas 13 pelas 14 (Embora um borracheiro tenha me dito que não muda nada em altura colocar o aro 14) já que o prisma tem essa medida e não pega em nada.
3 - Quem sabe colocar molas mais resistentes para que o carro não baixe tanto...
E aí, o que tem a me dizer? Alguma solução?
lulaf
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Mensagem por lulaf »

O meu tem 175/70/13 - pneus + baratos que os demais 14, 15, etc... - e até pouco tempo arrastava em qualquer lugar também, só então quando fui trocar meu escapamento, o cara da oficina disse que as buchas que prendem o escapamento estavam erradas, que eram de Escort e deixava o silencioso baixo demais assim como o catalisador.
Aí ele trocou as buchas e notei que até agora, três semanas depois, mesmo com o carro cheio não arrastei ainda em lugar nenhum, mesmo passando nos mesmos lugares de antes.
Nem vou ficar me gabando muito porque tenho medo de voltar ao que era :twisted:
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
Valjuni
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Mensagem por Valjuni »

Pois é amigão, com um pouquinho de peso atrás pega escapamento e tudo, além do que na frente já raspa o protetor do cárter. Percebo que o problema não é a medida do pneu, mas sim o carro baixar com qualquer peso...
Valjuni
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Mensagem por Valjuni »

E aí amigos do CC alguma sugetão, ou algum tópico em especial para sugerir onde o assunto já tenha sido abordado?
awaked
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Mensagem por awaked »

Valjuni, qual a KM do carro, suspensão cansada baixa mesmo, mas estamos falando de poucos centímetros.

165/70R13 é quase igual 185/60R14 nessas medidas o aro 14 não vai te dar nem 1 cm em altura, daria uns 8 mm.


Verifique o escape como o amigo lulaf mencionou.
Valjuni
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Mensagem por Valjuni »

Awaked, o carro está com 52 mil kms. Olhando lado a lado com o classic do meu trabalho que tem 30 mil kms, se nota pouca diferença na altura, a questão é que ele baixa demais mesmo por exemplo com minha esposa e a bebê no banco de trás. Isso já é o suficiente para pegar embaixo, assim como na dianteira no protetor do cárter. Vou ver isso do escapamento, mas tenho certeza que não é!
awaked
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Mensagem por awaked »

Valjuni, pela KM pode ser suspensão cansada.
Amortecedor vazando com mola cansada baixa mesmo.
Valjuni
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Mensagem por Valjuni »

Pois é, mas aí tenho três razões a considerar:
1 - Pneu medida 185/60/13 poderá estar causando esforço excessivo dos amortecedores ou molas por andar mais baixo?
2 - O carro pouco rodou em estrada de chão, sempre no asfalto praticamente 85% de sua vida útil.
3 - O classic tem a mesma suspensão do prisma? Como pode o prisma ser mais alto que ele, será a medida da roda 14? Existe a possibilidade de usar componentes do prisma que impeçam que ele baixe tanto?
awaked
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Mensagem por awaked »

Valjuni,

1- 185/60R13 te diâmetro 9 mm menor, portando o carro estaria 4,5 mm mais baixo.
É muito pouco pra abreviar a durabilidade da suspensão,

2- Não tem problema ter rodado só em cidade, tem gente que passa freando em lombada e tartarugas, sendo que o correto é passar por obstáculos sem acionar os freios. Freia antes, solta e passa o obstáculo. Outro ponto são acelerações bruscas e freadas bruscas. Não to dizendo que você faz isso, estou comentando pra você analisar. Fora isso 40.000 km já é o suficiente pra acabar com uma suspensão, teste seus amortecedores, tem máquinas pra isso. No serviço tem um Siena que anda com equipamento no porta malas, deve ter 1 ano o carro e menos de 20.000 km. Ele tem a traseira mais baixa que outro Siena que anda vazio, as molas já cansaram com o peso extra, por isso se for o caso troque as suas.

3- Pergunta complicada, derivam da mesma plataforma, deveriam ser semelhantes, por outroo lado deve ter uma calibragem diferente nas molas e amortecedores devido a diferença de peso entre eles, se é que tem essa diferença, teria de pesquisar.
Segundo o manual do Classic, o vão livre quando carregado em relação ao solo é de 109 mm.
O vão livre do Prisma, quando carregado em relação ao solo é de 159 mm.
Essa diferença não vem dos pneus.

Outro detalhe é o protetor de cárter, com ele alguns cm mais baixo pelo espaço físico que ocupa, sem ele mais alto e mais perigoso.
Valjuni
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Mensagem por Valjuni »

Pois é amigão, você fez excelentes considerações. Sou moderado no volante, não passo obstaculos freando e pra ter uma idéia, meus pneus estão com mais de 20 mil kms e o desgaste deles é mínimo. Será que trocando somente as molas resolveria o problema?
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