[DÚVIDA] - Meu classic original baixo demais. Como melhorar?
Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum
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Amigos do CC, venho aqui compartilhar meu problema e encontrar uma solução.
Bom, quando comprei meu classic zero km, veio calçado na medida original 165/70/13. Mesmo na medida original o carro já pegava embaixo facilmente pois é um carro baixo mesmo. Algum tempo depois, em busca de estabilidade coloquei pneus na medida 185/60/13. A estabilidade ficou espetacular, o problema é que o carro pega embaixo em qualquer obstáculo, desde um mínimo quebra-molas. O carro está chegando aos 4 anos de uso e seus 50 mil km. Já testei amortecedores e tudo está em ordem. Esse final de semana andei no prisma do meu irmão, e o carro é bem mais alto, não pega em qualquer lugar. Estou então na busca de levantar um pouco o carro, pois com qualquer peso já baixa a suspensão e é aquele problema passar nos obstáculos. Já pensei em 3 coisas:
1 - Trocar os pneus por uma medida 175/70/13 ou até 185/70/13
2 - Trocar as rodas 13 pelas 14 (Embora um borracheiro tenha me dito que não muda nada em altura colocar o aro 14) já que o prisma tem essa medida e não pega em nada.
3 - Quem sabe colocar molas mais resistentes para que o carro não baixe tanto...
E aí, o que tem a me dizer? Alguma solução?
Bom, quando comprei meu classic zero km, veio calçado na medida original 165/70/13. Mesmo na medida original o carro já pegava embaixo facilmente pois é um carro baixo mesmo. Algum tempo depois, em busca de estabilidade coloquei pneus na medida 185/60/13. A estabilidade ficou espetacular, o problema é que o carro pega embaixo em qualquer obstáculo, desde um mínimo quebra-molas. O carro está chegando aos 4 anos de uso e seus 50 mil km. Já testei amortecedores e tudo está em ordem. Esse final de semana andei no prisma do meu irmão, e o carro é bem mais alto, não pega em qualquer lugar. Estou então na busca de levantar um pouco o carro, pois com qualquer peso já baixa a suspensão e é aquele problema passar nos obstáculos. Já pensei em 3 coisas:
1 - Trocar os pneus por uma medida 175/70/13 ou até 185/70/13
2 - Trocar as rodas 13 pelas 14 (Embora um borracheiro tenha me dito que não muda nada em altura colocar o aro 14) já que o prisma tem essa medida e não pega em nada.
3 - Quem sabe colocar molas mais resistentes para que o carro não baixe tanto...
E aí, o que tem a me dizer? Alguma solução?
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O meu tem 175/70/13 - pneus + baratos que os demais 14, 15, etc... - e até pouco tempo arrastava em qualquer lugar também, só então quando fui trocar meu escapamento, o cara da oficina disse que as buchas que prendem o escapamento estavam erradas, que eram de Escort e deixava o silencioso baixo demais assim como o catalisador.
Aí ele trocou as buchas e notei que até agora, três semanas depois, mesmo com o carro cheio não arrastei ainda em lugar nenhum, mesmo passando nos mesmos lugares de antes.
Nem vou ficar me gabando muito porque tenho medo de voltar ao que era
Aí ele trocou as buchas e notei que até agora, três semanas depois, mesmo com o carro cheio não arrastei ainda em lugar nenhum, mesmo passando nos mesmos lugares de antes.
Nem vou ficar me gabando muito porque tenho medo de voltar ao que era

lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
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Pois é amigão, com um pouquinho de peso atrás pega escapamento e tudo, além do que na frente já raspa o protetor do cárter. Percebo que o problema não é a medida do pneu, mas sim o carro baixar com qualquer peso...
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E aí amigos do CC alguma sugetão, ou algum tópico em especial para sugerir onde o assunto já tenha sido abordado?
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Valjuni, qual a KM do carro, suspensão cansada baixa mesmo, mas estamos falando de poucos centímetros.
165/70R13 é quase igual 185/60R14 nessas medidas o aro 14 não vai te dar nem 1 cm em altura, daria uns 8 mm.
Verifique o escape como o amigo lulaf mencionou.
165/70R13 é quase igual 185/60R14 nessas medidas o aro 14 não vai te dar nem 1 cm em altura, daria uns 8 mm.
Verifique o escape como o amigo lulaf mencionou.
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Awaked, o carro está com 52 mil kms. Olhando lado a lado com o classic do meu trabalho que tem 30 mil kms, se nota pouca diferença na altura, a questão é que ele baixa demais mesmo por exemplo com minha esposa e a bebê no banco de trás. Isso já é o suficiente para pegar embaixo, assim como na dianteira no protetor do cárter. Vou ver isso do escapamento, mas tenho certeza que não é!
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Pois é, mas aí tenho três razões a considerar:
1 - Pneu medida 185/60/13 poderá estar causando esforço excessivo dos amortecedores ou molas por andar mais baixo?
2 - O carro pouco rodou em estrada de chão, sempre no asfalto praticamente 85% de sua vida útil.
3 - O classic tem a mesma suspensão do prisma? Como pode o prisma ser mais alto que ele, será a medida da roda 14? Existe a possibilidade de usar componentes do prisma que impeçam que ele baixe tanto?
1 - Pneu medida 185/60/13 poderá estar causando esforço excessivo dos amortecedores ou molas por andar mais baixo?
2 - O carro pouco rodou em estrada de chão, sempre no asfalto praticamente 85% de sua vida útil.
3 - O classic tem a mesma suspensão do prisma? Como pode o prisma ser mais alto que ele, será a medida da roda 14? Existe a possibilidade de usar componentes do prisma que impeçam que ele baixe tanto?
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Valjuni,
1- 185/60R13 te diâmetro 9 mm menor, portando o carro estaria 4,5 mm mais baixo.
É muito pouco pra abreviar a durabilidade da suspensão,
2- Não tem problema ter rodado só em cidade, tem gente que passa freando em lombada e tartarugas, sendo que o correto é passar por obstáculos sem acionar os freios. Freia antes, solta e passa o obstáculo. Outro ponto são acelerações bruscas e freadas bruscas. Não to dizendo que você faz isso, estou comentando pra você analisar. Fora isso 40.000 km já é o suficiente pra acabar com uma suspensão, teste seus amortecedores, tem máquinas pra isso. No serviço tem um Siena que anda com equipamento no porta malas, deve ter 1 ano o carro e menos de 20.000 km. Ele tem a traseira mais baixa que outro Siena que anda vazio, as molas já cansaram com o peso extra, por isso se for o caso troque as suas.
3- Pergunta complicada, derivam da mesma plataforma, deveriam ser semelhantes, por outroo lado deve ter uma calibragem diferente nas molas e amortecedores devido a diferença de peso entre eles, se é que tem essa diferença, teria de pesquisar.
Segundo o manual do Classic, o vão livre quando carregado em relação ao solo é de 109 mm.
O vão livre do Prisma, quando carregado em relação ao solo é de 159 mm.
Essa diferença não vem dos pneus.
Outro detalhe é o protetor de cárter, com ele alguns cm mais baixo pelo espaço físico que ocupa, sem ele mais alto e mais perigoso.
1- 185/60R13 te diâmetro 9 mm menor, portando o carro estaria 4,5 mm mais baixo.
É muito pouco pra abreviar a durabilidade da suspensão,
2- Não tem problema ter rodado só em cidade, tem gente que passa freando em lombada e tartarugas, sendo que o correto é passar por obstáculos sem acionar os freios. Freia antes, solta e passa o obstáculo. Outro ponto são acelerações bruscas e freadas bruscas. Não to dizendo que você faz isso, estou comentando pra você analisar. Fora isso 40.000 km já é o suficiente pra acabar com uma suspensão, teste seus amortecedores, tem máquinas pra isso. No serviço tem um Siena que anda com equipamento no porta malas, deve ter 1 ano o carro e menos de 20.000 km. Ele tem a traseira mais baixa que outro Siena que anda vazio, as molas já cansaram com o peso extra, por isso se for o caso troque as suas.
3- Pergunta complicada, derivam da mesma plataforma, deveriam ser semelhantes, por outroo lado deve ter uma calibragem diferente nas molas e amortecedores devido a diferença de peso entre eles, se é que tem essa diferença, teria de pesquisar.
Segundo o manual do Classic, o vão livre quando carregado em relação ao solo é de 109 mm.
O vão livre do Prisma, quando carregado em relação ao solo é de 159 mm.
Essa diferença não vem dos pneus.
Outro detalhe é o protetor de cárter, com ele alguns cm mais baixo pelo espaço físico que ocupa, sem ele mais alto e mais perigoso.
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Pois é amigão, você fez excelentes considerações. Sou moderado no volante, não passo obstaculos freando e pra ter uma idéia, meus pneus estão com mais de 20 mil kms e o desgaste deles é mínimo. Será que trocando somente as molas resolveria o problema?
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