[DÚVIDA] - Como fazer um Upgrade básico num 1.6?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
dpalemes
:: Wind ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Como fazer um Upgrade básico num 1.6?

Mensagem por dpalemes »

Ola galera..

Eu sei que é um assunto muito comum nos tópicos, mas como cada carro é um carro e cada vontade de montar tem as suas particularidades resolvi criar esse tópico aqui.

Tenho uma picape corsa, 1.6 mpfi. Sou doido pra turbinar ela, mas pelo custo que ultimamente to nas economias e pelo fato de eu usar o carro no dia a dia para ir trabalhar, quero montar algo mais light.

Atualmente eu ando com um JK e com um filtro grande de duplo fluxo da K&N e particularmente gostei muito ainda mais por se feito no modo "Do yourself". É legal pois empurro carros 1.4 dos novos na estrada sem moleza e ando do lado de muito carrão por aí.

O que eu tenho em mente era colocar aquele chip de potencia acompanhado de um coletor 4x1, escape dimensionado. Andei pesquisando e interessou umas velas melhores usando um amplificador.

Assim, de carros mais novos, entendo somente o básico, ainda mais com esse negócio de injeção eletrônica.

Alguem tem umas dicas, alguma coisa do tipo? Quero algo light mas que de pra dar uma boa dor de cabeça pra muito carrão por aí.

Muito obrigado.
Corre atras mermão, porque é isso que um vencedor faz.
mauricio s.s.oliveira
:: Classic ::

Mensagem por mauricio s.s.oliveira »

Procure o semcontrole, ele é de Santo André também... :twisted:
NEW!! Aqui
Imagem
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

problema q montar um aspirado vc gasta uma grana violenta, e o retorno nao é tanto, chega la no final, gastou gastou e nada, ai pra partir pra um turbo ja fica caro pq tem q desfazer.....

se o carro é do dia a dia e ta bom, nao faz nada, comeca a fazer vai querendo tirar leite de pedra e as quebras se tornam suas parceiras de viagem, sem contar o consumo q vem crescendo com as mudancas....

um turbo de baixa potencia vc pode andar tranquilo tmb, e so vai beber conforme acelerar

mas como disse se é do dia a dia e ta legal, nao procura dor de cabeca
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
sousaman
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Tenho um motor 1.6 e te falo, não mexa em nada...

Muito confiável, resistente e agressivo nos momentos que temos que mostrar a força dos 92cvs.

Não tenho preguiça de fazer exercícios com o Moleque e te falo, não mexa no time que está ganhando.

Agora se for mexer, mexe pra valer que vc chega facinho nuns 180 cv.

Veja o tópico do JotaMarcelo que terá boas referências.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
wevertonvb
:: ST ::

Mensagem por wevertonvb »

Essa tinha 115 cv, poucos originais para andar com ela. Era confiável, nunca quebrou nada, viajava 400 km, 4 vezez por mês, ou seja, 1600 km por mês, no álcool, velocidade sempre acima de 150 km/h, consumo de 9 km/L.

Fui por uma preparação desconhecida na época para meu próprio estudo, esperava chegar nos 130 cv com o que fiz, mas não foi (comando 1.8 roller não casou legal). Com o próprio cabeçote do corsa 1.6 chega nesses 115 cv muito mais fácil do que por onde fui. E até mais com comando original.

[youtube]KhnsrxdT1lg&feature=youtu.be[/youtube]
dpalemes

Mensagem por dpalemes »

Sem Controle

No próximo encontro que tiver no Extra da Anchieta eu vou la e a gente conversa. Passei por la na ultima vez mas eu tava voltando do trabalho morrendo de fome e não parei.

Sousaman

É justamente uma quebra que quero evitar também. Agora vi esse video dessa picape de 155cv e me interessou.

Wevertonvb

Irmão, de que forma que voce tirou esses 115cv? A minha, falando por cima, acredito estar beirando os 105cv. Se eu conseguisse mais uns 10 sem ter que mexer no cabeçote, só em coisas externas, tipo um escape melhor ou sei la, alguma outra coisa.
wevertonvb

dpalemes escreveu:Sem Controle

No próximo encontro que tiver no Extra da Anchieta eu vou la e a gente conversa. Passei por la na ultima vez mas eu tava voltando do trabalho morrendo de fome e não parei.

Sousaman

É justamente uma quebra que quero evitar também. Agora vi esse video dessa picape de 155cv e me interessou.

Wevertonvb

Irmão, de que forma que voce tirou esses 115cv? A minha, falando por cima, acredito estar beirando os 105cv. Se eu conseguisse mais uns 10 sem ter que mexer no cabeçote, só em coisas externas, tipo um escape melhor ou sei la, alguma outra coisa.
Amigo, sendo sincero com vc, se sua picape so esta com abafador JK e filtro esportivo, seu carro esta beirando os 92 cv originais. Poderia ter algum ganho caso tivesse remapeamento, sem isso nao muda quase nada. Quando minha picape tinha filtro mais coletor 4x1, escape 2,25 e remapeamento na gasolina, ela ficou com 105 cv.

Estou escrevendo do cel, por isso a falta de acentuacao. Dps do hotel detalho melhor.
SemControle

Mensagem por SemControle »

é dificil, raro eu estar la...mais facil me achar no mega, no de campinas e no de extrema
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
wevertonvb

wevertonvb escreveu:
dpalemes escreveu: Wevertonvb

Amigo, sendo sincero com vc, se sua picape so esta com abafador JK e filtro esportivo, seu carro esta beirando os 92 cv originais. Poderia ter algum ganho caso tivesse remapeamento, sem isso nao muda quase nada. Quando minha picape tinha filtro mais coletor 4x1, escape 2,25 e remapeamento na gasolina, ela ficou com 105 cv.

Estou escrevendo do cel, por isso a falta de acentuacao. Dps do hotel detalho melhor.
Continuando o que começei a dizer...

O Filltro esportivo e JK, pode ter trago uma melhora nas potências médias, ou seja, o pico de potência de 92 cv, continua sendo o mesmo, mas há uma melhora na curva de potência, que tem grande importância. Dois carros com a mesma potência final, o que tiver maior área abaixo da curva de potência vai destacar mais. Isso pode explicar o que vc tem achado do seu carro.

Ainda, pode ser que no seu caso, não tenha nem havido aumento nenhum de potência, mas com menor restrição na adimissão e escape, o motor tem uma aceleração melhor, dando a sensação de maior potência.

Para aumento de potência, vc precisa melhorar a eficiência volumétrica naquela faixa desejada ou a eficiência térmica do motor. Mas melhorar somente a eficiência volumétrica, ou seja, colocar mais ar para dentro na determinada faixa, não adianta se não for acompanhada de aumento de mistura. Nem o contrário, jogar mais combuistível sem mais ar.

No caso desse motor 1.6, a injeção tem alguns detalhes que podem ser melhorados com o remapeamento, como por exemplo, o ponto de ignição que é conservador já que o motor não tinha sensor detonação e outros detalhes mais aprofundados que só sob uma analise do motor num dinamometro pode-se levar ao limite algum outro detalhe.

Se não quer abrir motor, faça algo parecido com o que fiz para chegar nos 105 cv:

- Coletor 4X1;
- Escape, pode fazer em 2 pol;
- Filtro esportivo com CAI;
- Remapeamento na Gasolina;

Receita comprovada em dinamometro.

Se quiser chegar nos 115 cv por um caminho mais fácil que o meu:

- Taxa de 13:1 com rebaixamento de cabeçote;
- Conversão para álcool;
- Remapeamento;

Mais que 115 cv, vai começar a mexer com trabalho de fluxo do cabeçote, nessa taxa de 13:1 e trabalho no cabeçote e comando original deve chegar nos 125. E assim vai, acho que já passou do seu objetivo há muito tempo, né.
dpalemes

Mensagem por dpalemes »

wevertonvb escreveu:
wevertonvb escreveu:
dpalemes escreveu: Wevertonvb

Continuando o que começei a dizer...

O Filltro esportivo e JK, pode ter trago uma melhora nas potências médias, ou seja, o pico de potência de 92 cv, continua sendo o mesmo, mas há uma melhora na curva de potência, que tem grande importância. Dois carros com a mesma potência final, o que tiver maior área abaixo da curva de potência vai destacar mais. Isso pode explicar o que vc tem achado do seu carro.

Ainda, pode ser que no seu caso, não tenha nem havido aumento nenhum de potência, mas com menor restrição na adimissão e escape, o motor tem uma aceleração melhor, dando a sensação de maior potência.

Para aumento de potência, vc precisa melhorar a eficiência volumétrica naquela faixa desejada ou a eficiência térmica do motor. Mas melhorar somente a eficiência volumétrica, ou seja, colocar mais ar para dentro na determinada faixa, não adianta se não for acompanhada de aumento de mistura. Nem o contrário, jogar mais combuistível sem mais ar.

No caso desse motor 1.6, a injeção tem alguns detalhes que podem ser melhorados com o remapeamento, como por exemplo, o ponto de ignição que é conservador já que o motor não tinha sensor detonação e outros detalhes mais aprofundados que só sob uma analise do motor num dinamometro pode-se levar ao limite algum outro detalhe.

Se não quer abrir motor, faça algo parecido com o que fiz para chegar nos 105 cv:

- Coletor 4X1;
- Escape, pode fazer em 2 pol;
- Filtro esportivo com CAI;
- Remapeamento na Gasolina;

Receita comprovada em dinamometro.

Se quiser chegar nos 115 cv por um caminho mais fácil que o meu:

- Taxa de 13:1 com rebaixamento de cabeçote;
- Conversão para álcool;
- Remapeamento;

Mais que 115 cv, vai começar a mexer com trabalho de fluxo do cabeçote, nessa taxa de 13:1 e trabalho no cabeçote e comando original deve chegar nos 125. E assim vai, acho que já passou do seu objetivo há muito tempo, né.
Desculpa pela demora..

Então, saquei o que quis dizer e acho que no momento não vou mexer.

Andei colocando no papel e pelo fato de eu trabalhar la no fim do mundo e não poder ir de condução pelo tempo que vai durar, acho que vou deixar pra mexer mais pra frente, mas ae pra montar um projeto mais completo e mais fino, isso se eu ainda estiver com esse carro. Ando admirando bastante a montana 1.8 e pode ser capaz de eu pegar uma pra montar um projetasso de um turbão.

Porém, uma coisa que me chateia um pouco é que não consigo tirar muita potencia de carros GM sem gastar muito.

Pra voce ter uma ideia eu tive um Gol aspro que depois turbinei. Com 5 mil eu tirei 450 cv no dino, 1,5 de pressão no pé e 2 no booster, biela e pistão forjado. Fiquei 6 anos com o carro e nunca me deu uma quebra de dar dor de cabeça. Ja GM acho que são carros esteticamente e confortavelmente superiores a Volks.. Mas quem disse que eu quero conforto né?

então até la vou pensar no que fazer.

Valeu irmão, pela ajuda. Se eu for fazer algo no carro, posto aqui pra mostrar.
Responder