Olá galera.
Tenho uma pickup corsa 2001 - 1.6 8v MPFI - e coloquei um coletor dimensionado 4x1 e escape de 2'. Já deu uma boa diferença em questões de desempenho, mas ela esta original ainda, inclusive na gasolina.
Agora estou pensando em praparar o cabeçote.
Minha idéia de é taxar 0,5mm, converter pra álcool, trocar os bicos originais por um de 35 a 40 ml de vazão; angular sede de válvula, polir dutos.
Meu mecânico deu a idéia de trocar as válvulas por outras maiores.
Alguém sabe de qual carro caberia no meu cabeçote?
Qual o ganho, em média, desse tipo de preparação, trocando as valvulas? E sem trocar?
Valeu.
[DÚVIDA] - Como fazer um Cabeçote preparado 1.6 8v?
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wevertonvb
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Beleza?marcelmm escreveu:Olá galera.
Tenho uma pickup corsa 2001 - 1.6 8v MPFI - e coloquei um coletor dimensionado 4x1 e escape de 2'. Já deu uma boa diferença em questões de desempenho, mas ela esta original ainda, inclusive na gasolina.
Agora estou pensando em praparar o cabeçote.
Minha idéia de é taxar 0,5mm, converter pra álcool, trocar os bicos originais por um de 35 a 40 ml de vazão; angular sede de válvula, polir dutos.
Meu mecânico deu a idéia de trocar as válvulas por outras maiores.
Alguém sabe de qual carro caberia no meu cabeçote?
Qual o ganho, em média, desse tipo de preparação, trocando as valvulas? E sem trocar?
Valeu.
Também tenho uma picape corsa 2000/01. Atualmente a minha está com coletor 4X1 com primários de 1,5", escape em 2,25", sem catalizador e um único abafador no final. Também tem filtro esportivo e está remapeada na gasolina, já está andando muito, tanto é que vou colocá-la para disputar a categoria Iniciante Aspirado aqui em Brasília e estou com medo dela estar muito forte para a categoria.
Bom, quanto as suas questões. Preparar cabeçote é sem dúvida o melhor próximo passo a fazer, aumentar taxa e ganho de fluxo através de abertura dos dutos, polimento, equalização, sede de válvulas e válvulas. Quanto ao aumento de taxa, vc está aumentando muito pouco para trabalhar com álcool, 0,5 mm vai aumentar sua taxa para próximo de 9,8:1, é muito pouco até para gasolina. Com álcool você pode colocar tranquilamente 12,5:1, no mínimo, isso vem com aproximadamente 2,6 mm de rebaixamento. Quanto as válvulas não acho uma boa aumentá-las, mesmo porque elas já são bem grandinhas, 38mm X 31mm (adm x escp), inclusive são do mesmo tamanho do cabeçote dos corsas 1.8, então não vejo necessidade de aumentá-las a não ser que vc pretenda turbiná-la no futuro ou fazer uma preparação bem pesada.
Bom, com esse seu escape, mais um cabeçote trabalhado e taxa de 12,5, vc deve conseguir uns 120 cv. Lembrando que vc deve fazer um novo mapeamento para o álcool, não basta somente aumentar a vazão dos bicos injetores, é preciso acertar o ponto também. Então, se possível, depois de tudo pronto faça um remapeamento no dinamômetro para deixar bem acertado.
No meu caso, vou fazer algumas melhorias, mas vou dar uma segurada pq quero disputar a arrancada naquela categoria pelo menos uma vez, depois vou seguir com meu projeto. Já comprei coletor de admissão de plástico do corsa 1.8 e cabeçote 1.8 roletado também do corsa, qto ao cabeçote vou fazer o retrabalho para ganho de fluxo e usar no mínimo 14:1 de taxa, fora alguns outros detalhes. Pretendo buscar 150 cv. Neste fds devo postar um tópico bem detalhado da minha preparação contendo fotos e tudo que for preciso.
Abraço.
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É exatamente isso que pretendo fazer...
Quanto as válvulas, fiquei meio ''assim'' em trocá-las.
Mas não tinha pensado na questão de remapeamento do chip de injeção e ponto.
Será que o cabeçote da montana 1.8 com toda essa preparação ficaria bom no meu carro?
Valeu pelas dicas.
Abraços.
Quanto as válvulas, fiquei meio ''assim'' em trocá-las.
Mas não tinha pensado na questão de remapeamento do chip de injeção e ponto.
Será que o cabeçote da montana 1.8 com toda essa preparação ficaria bom no meu carro?
Valeu pelas dicas.
Abraços.
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wevertonvb
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Existem dois cabeçotes da montana 1.8, os anteriores a 2006 e os após este ano, os anteriores a 2006 é um cabeçote com sistema de balancins comuns, ou seja, igual ao 1.6, usar este eu não vejo o porque do investimento, agora o outro já é com sistema de balancins roletados, que é o mesmo que comprei para adaptar na minha picape. As válvulas como disse anteriormente são iguais ao do 1.6, hoje devo medir a camara de combustão para ver se é maior que o do 1.6. Bom, em todo caso, tudo que estou fazendo eu considero como o primeiro teste já que nunca vi e não estou seguindo nenhuma preparação já feita, então não posso dizer se vai ficar bom ou não, tudo indica que sim, mas só esperando para saber.marcelmm escreveu:É exatamente isso que pretendo fazer...
Quanto as válvulas, fiquei meio ''assim'' em trocá-las.
Mas não tinha pensado na questão de remapeamento do chip de injeção e ponto.
Será que o cabeçote da montana 1.8 com toda essa preparação ficaria bom no meu carro?
Valeu pelas dicas.
Abraços.
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- marcelmm
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aí galera, valeu pela força...
as coisas não sairam como eu esperava... saíram melhores! hahaha
agora acredito naquele ditado: HÁ MALES QUE VEM PARA O BEM!!!
Vou contar o que aconteceu:
No meio do mes de Dezembro tive que encostar o carro na oficina para trocar a junta do cabeçote, em razão do carro estar superaquecendo e etc... Aproveitei a oportunidade e mandei preparar o cabeçote. Levei-o à retífica especializada em preparação para polir dutos, angular sede de válvula e retrabalhar guias e rebaixar um pouco. Até então, o projeto era apenas esse: melhorar um pouco o desempenho do meu motor 1.6.
Pois bem, cabeçote pronto, sistema de arrefecimento limpo e em ordem, motor montado.
Primeiro dia com o carro. Hora de acertar (Obs.: já estava com escape dimensionado 4x1 e álcool, com bomba de combustível do astra flex e bicos do astra 2.0 gasolina, de 35ml na linha comandados por uma dosadora DS, aquelas "originais" que regulam pressão).
Tomei por base a preparação básica do cabeçote: mais admissão mais saída, logo, necessidade de mais combustível. Assim o fiz, primeiramente aumentei em 0,3 BAR a pressão de combustível e acelerei pra ver como ficou. Nesse instante, senti o carro "pedindo" mais "cana". Subi mais 0,3 BAR a pressão, totalizando 3,5 BAR de pressão (pouca pressão devido aos bicos de 35ml).
Tudo ajustado, acelerei. Senti que o carro melhorou um pouco. Quando parei no sinal vermelho, aproveitei para "arrancar" e ver como tinha ficado. Nesse instante, o carro "amarrou" e começou a fazer um barulho estranho. Logo percebi que era alguma coisa na parte de baixo. Algo estava errado.
Na mesma noite, tiramos a tampa de válvula na esperança de ser algum "balancim" quebrado. Ilusão. Era algum problema lá dentro do bloco. Ele estava andando, mas fazia um barulho muito feio e alto que dava medo!!! Fui embora de guincho. No outro dia cedo, o guincho descarregou o carro na oficina e constatamos o problema. Como houve aumento na taxa de compressão, e o motor contava lá com seus 90 mil KM, uma das bronzinas (casquilhos) do pistão 3 não aguentou e acabou "rodando". O resultado: pistão subiu demais e ficou batendo no cabeçote. Olha o estado da bronzina:
[/img]http://www.arrancadams.kit.net/bronzina.jpg[/img]
Por sorte não empenou válvula e no pistão ficou apenas uma marquinha quase imperceptível do choque dele com a "bolinha" da rosca da vela e ficou também uma marca que quase passou despercebida, que era da válvula.
Quando ví o que tinha acontecido, fiquei assustado e me penitenciando: "porque fui faze essa CENSURADO de cabeçote... não devia ter mexido..." etc...
O resultado, foi uma biela pro saco e o virabrequim com passe de 0,75 no mínimo. Começou então a jornada para encontrar a "mosca branca de olhos azuis" que é o virabrequim stander e UMA biela do corsa 1.6. Nisso, já se aproximava o natal, os feriados e a minha viajem, que já estava programada.
Por sorte, encontrei um virabrequim stander, levei-o à oficina e fui viajar no outro dia cedo.
Veio Natal e dois dias depois, entro no orkut e vejo um recado do mecanico: KD VC? PRECISO FALAR COM VC. Pensei: deu CENSURADO. Dito e feito, o virabrequim era da montana 1.8 e não dava certo porque o pistão do 1.6 é mais alto e sairia fora do bloco. CARACA... e agora?
Como estava longe de casa, pensei em pedir para o mecânico fazer a correria pra mim atras do virabrequim, até que surgiu a idéia: se o vira ja está lá, porque não as bielas e os pistões do 1.8 também???
Eu já havia medido as válvulas do cabeçote da montana 1.8 para ver se compensava trocar ou preparar o meu e descobri que elas eram do mesmo tamanho. Não tive dúvidas. Peguei o telefone e retornei para o mecânico e troquei idéia com ele sobre arrombar o bloco e ajustar mancal para adaptar o "miolo" 1.8.
Conversa vai, conversa vem, ele falou: pera um poco, tenho 1 pistão de montana aqui, liga daqui uns 10 minutos. Retornei a ligação e ele me disse que só de olhar ele percebeu que dava certo, mas que ia levar lá na retífica pra medir tudo certinho pra ver se dava tudo certo mesmo e perguntou que se desse tudo certo, se poderia fazer. AUTORIZEI e seja o que Deus quiser!
Aproveitei minhas férias, mas confesso que fiquei com a cabeça lá naquele motor hahahaha...
Passado uns 5 dias, liguei para saber como estava indo tudo e fiquei surpreso ao saber que ja estava tudo pronto e que o mecanico tinha saído pra dar uma volta para testar o carro, ver se não ficou "grilando", etc...
Quando voltei de viajem, fui logo buscar o carro pra ver como tinha ficado e me surpreendi...
Ficou melhor do que eu esperava. Assim, não ficou um carro forte ao ponto de andar com os TURBOS da vida, mas ficou um carro gostoso, que vc pisa e ele responde, assim como tabém ficou um carro muito bom de se andar "de boa", pois não "engasga", não falha, etc... e o melhor de tudo: é um motor original, que atualmente já está com mais de 1.000KM rodado e faz cerca de 6.8... 7.0 KM/L de álcool. Com 25 litros eu rodo 170km.
Não sei quantos CV de potência aumentaram com esse UP, mas sei que o custo X benefício foi muito bom. Meu amigo tem um Civic Si com escape SKUNK 2 e aceleramos para ver o que dava... arrancamos juntos e até 130km/h (cerca de 300 metros) eu fico na frente dele e olha que o cara sabe mandar bem no Civic. Depois disso, o civic vai embora, LÓGICO hehehe. Afinal, são mais de 200cv ali né... 192 original + 5cv da PODIUM + uns 10cv do escape SKUNK.
Confiram o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JIgo5z0zuEs
Se alguém tiver em mente a realização de planos de SET parecido, dou total apoio e to a disposição para dúvidas.
IMPORTANTE: saibam onde mexer!! Eu confio plenamente nesse mecâncio pois ele tem anos e anos de preparação em turbo e aspirado. É um dos melhores preparadores aqui da minha cidade, isso se não for o melhor!! Há controvérsias!
E quanto a retífica, eu conheço o pessoal e sei que eles mandam bem em preparação também.
Por fim, era isso que tinha pra contar! desculpe pelo LIVROOOO, mas sou detalhista e acho que contar os detalhes é crucial para alguém na mesma situação, e é bom porque levo em consideração a ajuda que o pessoal aqui do fórum presta aos usuários!
Obrigado.
as coisas não sairam como eu esperava... saíram melhores! hahaha
agora acredito naquele ditado: HÁ MALES QUE VEM PARA O BEM!!!
Vou contar o que aconteceu:
No meio do mes de Dezembro tive que encostar o carro na oficina para trocar a junta do cabeçote, em razão do carro estar superaquecendo e etc... Aproveitei a oportunidade e mandei preparar o cabeçote. Levei-o à retífica especializada em preparação para polir dutos, angular sede de válvula e retrabalhar guias e rebaixar um pouco. Até então, o projeto era apenas esse: melhorar um pouco o desempenho do meu motor 1.6.
Pois bem, cabeçote pronto, sistema de arrefecimento limpo e em ordem, motor montado.
Primeiro dia com o carro. Hora de acertar (Obs.: já estava com escape dimensionado 4x1 e álcool, com bomba de combustível do astra flex e bicos do astra 2.0 gasolina, de 35ml na linha comandados por uma dosadora DS, aquelas "originais" que regulam pressão).
Tomei por base a preparação básica do cabeçote: mais admissão mais saída, logo, necessidade de mais combustível. Assim o fiz, primeiramente aumentei em 0,3 BAR a pressão de combustível e acelerei pra ver como ficou. Nesse instante, senti o carro "pedindo" mais "cana". Subi mais 0,3 BAR a pressão, totalizando 3,5 BAR de pressão (pouca pressão devido aos bicos de 35ml).
Tudo ajustado, acelerei. Senti que o carro melhorou um pouco. Quando parei no sinal vermelho, aproveitei para "arrancar" e ver como tinha ficado. Nesse instante, o carro "amarrou" e começou a fazer um barulho estranho. Logo percebi que era alguma coisa na parte de baixo. Algo estava errado.
Na mesma noite, tiramos a tampa de válvula na esperança de ser algum "balancim" quebrado. Ilusão. Era algum problema lá dentro do bloco. Ele estava andando, mas fazia um barulho muito feio e alto que dava medo!!! Fui embora de guincho. No outro dia cedo, o guincho descarregou o carro na oficina e constatamos o problema. Como houve aumento na taxa de compressão, e o motor contava lá com seus 90 mil KM, uma das bronzinas (casquilhos) do pistão 3 não aguentou e acabou "rodando". O resultado: pistão subiu demais e ficou batendo no cabeçote. Olha o estado da bronzina:
[/img]http://www.arrancadams.kit.net/bronzina.jpg[/img]
Por sorte não empenou válvula e no pistão ficou apenas uma marquinha quase imperceptível do choque dele com a "bolinha" da rosca da vela e ficou também uma marca que quase passou despercebida, que era da válvula.
Quando ví o que tinha acontecido, fiquei assustado e me penitenciando: "porque fui faze essa CENSURADO de cabeçote... não devia ter mexido..." etc...
O resultado, foi uma biela pro saco e o virabrequim com passe de 0,75 no mínimo. Começou então a jornada para encontrar a "mosca branca de olhos azuis" que é o virabrequim stander e UMA biela do corsa 1.6. Nisso, já se aproximava o natal, os feriados e a minha viajem, que já estava programada.
Por sorte, encontrei um virabrequim stander, levei-o à oficina e fui viajar no outro dia cedo.
Veio Natal e dois dias depois, entro no orkut e vejo um recado do mecanico: KD VC? PRECISO FALAR COM VC. Pensei: deu CENSURADO. Dito e feito, o virabrequim era da montana 1.8 e não dava certo porque o pistão do 1.6 é mais alto e sairia fora do bloco. CARACA... e agora?
Como estava longe de casa, pensei em pedir para o mecânico fazer a correria pra mim atras do virabrequim, até que surgiu a idéia: se o vira ja está lá, porque não as bielas e os pistões do 1.8 também???
Eu já havia medido as válvulas do cabeçote da montana 1.8 para ver se compensava trocar ou preparar o meu e descobri que elas eram do mesmo tamanho. Não tive dúvidas. Peguei o telefone e retornei para o mecânico e troquei idéia com ele sobre arrombar o bloco e ajustar mancal para adaptar o "miolo" 1.8.
Conversa vai, conversa vem, ele falou: pera um poco, tenho 1 pistão de montana aqui, liga daqui uns 10 minutos. Retornei a ligação e ele me disse que só de olhar ele percebeu que dava certo, mas que ia levar lá na retífica pra medir tudo certinho pra ver se dava tudo certo mesmo e perguntou que se desse tudo certo, se poderia fazer. AUTORIZEI e seja o que Deus quiser!
Aproveitei minhas férias, mas confesso que fiquei com a cabeça lá naquele motor hahahaha...
Passado uns 5 dias, liguei para saber como estava indo tudo e fiquei surpreso ao saber que ja estava tudo pronto e que o mecanico tinha saído pra dar uma volta para testar o carro, ver se não ficou "grilando", etc...
Quando voltei de viajem, fui logo buscar o carro pra ver como tinha ficado e me surpreendi...
Ficou melhor do que eu esperava. Assim, não ficou um carro forte ao ponto de andar com os TURBOS da vida, mas ficou um carro gostoso, que vc pisa e ele responde, assim como tabém ficou um carro muito bom de se andar "de boa", pois não "engasga", não falha, etc... e o melhor de tudo: é um motor original, que atualmente já está com mais de 1.000KM rodado e faz cerca de 6.8... 7.0 KM/L de álcool. Com 25 litros eu rodo 170km.
Não sei quantos CV de potência aumentaram com esse UP, mas sei que o custo X benefício foi muito bom. Meu amigo tem um Civic Si com escape SKUNK 2 e aceleramos para ver o que dava... arrancamos juntos e até 130km/h (cerca de 300 metros) eu fico na frente dele e olha que o cara sabe mandar bem no Civic. Depois disso, o civic vai embora, LÓGICO hehehe. Afinal, são mais de 200cv ali né... 192 original + 5cv da PODIUM + uns 10cv do escape SKUNK.
Confiram o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JIgo5z0zuEs
Se alguém tiver em mente a realização de planos de SET parecido, dou total apoio e to a disposição para dúvidas.
IMPORTANTE: saibam onde mexer!! Eu confio plenamente nesse mecâncio pois ele tem anos e anos de preparação em turbo e aspirado. É um dos melhores preparadores aqui da minha cidade, isso se não for o melhor!! Há controvérsias!
E quanto a retífica, eu conheço o pessoal e sei que eles mandam bem em preparação também.
Por fim, era isso que tinha pra contar! desculpe pelo LIVROOOO, mas sou detalhista e acho que contar os detalhes é crucial para alguém na mesma situação, e é bom porque levo em consideração a ajuda que o pessoal aqui do fórum presta aos usuários!
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diego.gonzalez
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Cara, tenho um tigra 1.6 16v
estou fazendo o coletor de escape 4x1 e cano de 2,25" com 1 abafador no final
queria saber se cabe mesmo o virabrequim da montana 1.8 sem precisar mexer no bloco do tigra(que é igual do corsa) e pro pistão é só aumentar em 1,0mm os cilindros.
quero fazer o cabeçote agora tbm...mas queria saber se cabe mesmo esse negocio do vira 1.8 com os pistoes 1.8
estou fazendo o coletor de escape 4x1 e cano de 2,25" com 1 abafador no final
queria saber se cabe mesmo o virabrequim da montana 1.8 sem precisar mexer no bloco do tigra(que é igual do corsa) e pro pistão é só aumentar em 1,0mm os cilindros.
quero fazer o cabeçote agora tbm...mas queria saber se cabe mesmo esse negocio do vira 1.8 com os pistoes 1.8
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muito provavel ter q cavar o bloco na parte de baixo pras bielas nao pegarem....se procurar acaba encontrando fotos do servico feito aki no forum...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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