Quando for comprar a lâmpada, lembre-se de pedir ao vendedor uma com os pinos na mesma direção, como na foto 02, pois se você comprar uma comum, a mesma não irá servir no soquete original e você provavelmente terá de cortar o pino do lado mais alto, deixando-a assim meio em falso!
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem01.jpg)
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem02.jpg)
Você vai precisar de uma lâmpada e um soquete de dois pólos, como mostrado nas fotos 02, 03 e 04.
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem03.jpg)
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem04.jpg)
Do soquete, utilizaremos apenas a lâmpada e a peça interna, como mostrado na foto 05:
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem05.jpg)
Bem, agora vamos à fiação. Aqui está o soquete original. Observação: utilizaremos o mesmo para que fique uma vedação perfeita e não corra o risco de ficar entrando água no farol (Foto 06):
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem06.jpg)
Aqui está o soquete original. Nele ficam “plugados” dois fios: um cinza com branco e um marrom (foto 07):
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem07.jpg)
Após tirar o soquete, solte o encaixe que leva os fios ao mesmo, como mostra a foto 08. Depois da retirada desse “plug”, é importante lembrar de inverter a ordem dos fios marrom e preto/branco, pois se não houver a mudança, não funcionará, já que, originalmente, ele funciona com a corrente reversa no soquete. E para que o sistema dê certo, você terá de fazer essa inversão.
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem08.jpg)
Bem, as fotos não estão muito nítidas, mas dá pra ter uma noção do que fazer. Agora, localize um ferrinho que fica ao fundo do soquete e retire-o, pois o mesmo será desnecessário nesta opção à qual o tutorial está dedicado (como mostram as fotos 09, 10 e 11).
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem09.jpg)
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem10.jpg)
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem11.jpg)
Após a retirada da peça, como visto no passo anterior, será necessário fazer dois furos no soquete original, como nas fotos 12 e 13.
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem12.jpg)
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem13.jpg)
A foto 14 mostra em que posição devem ficar os buracos no soquete:
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem14.jpg)
Após furar, basta passar o fio do terminal que foi retirado do soquete margarida (aquele lá do inicio do tutorial). Após esse processo, o soquete ficará como nas imagens seguintes (fotos 15, 16 e 17).
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem15.jpg)
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem16.jpg)
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem17.jpg)
Quando a lâmpada estiver assim, já literalmente pronta no soquete original, é hora de fazer a ligação. No caso, foram comprados alguns terminais, que foram colocados depois que o fio foi passado pelo soquete (foto 19), para que, no caso de algum imprevisto, não haver tanto trabalho em retirar tudo.
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem19.jpg)
Bem, vamos à ligação dos fios:
Esse primeiro (foto 20) é o normal, da seta. Basta descascar um pedaço do fio e fazer a ligação, como feito na foto. Após, basta isolar com fita isolante.
Importante: quando você chegar aqui, já deve ter invertido o lugar do fio marrom com o fio preto/branco
Outra dica: os fios que levam energia para a lâmpada da seta são diferentes de um lado para o outro, porém o marrom sempre será negativo:
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem20.jpg)
Aqui na foto 21 (embora não muito nítido), você tem de localizar o fio cinza com preto ou cinza com vermelho, depende do lado. Aqui você pode usar o mesmo conceito do passo anterior, basta descascar o fio e emendar:
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem21.jpg)
No final, irá ficar igual à foto 22:
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem22.jpg)
A foto 23 mostra como vai ficar no farol, quando estiver apenas ligado o farolete:
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem23.jpg)
A foto 24 mostra como vai ficar quando estiver piscando a seta, ou seja, bem mais forte:
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem24.jpg)
A foto 25 ilustra o efeito nos dois faróis ao mesmo tempo:
![Imagem](http://www.corsaclube.com.br/materias/faca_voce_mesmo/pisca/images/imagem25.jpg)
Texto: Alex Lima (Sonafarra)