[DUVIDA] Coleto 4x1. diâmetro do escape, catalizador...
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
-
Tato_Moura
- :: Piquet ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Boa noite galera,
Como alguns de vocês sabem, eu recentemente adquiri uma Corsa Wagon GLS 1.6 8v 2001 e dentre as manutençoes e pequenos up's. já to me organizando pra dar AQUELE up no motor, coisa que apesar da Retifica completa que fiz num GL que tive, não consegui levar pra frente...
Mas agora vai.
A ideia FINAL do projeto é um Turbo básico para o dia-a-dia, algo girando em torno de 0,6bar e 140-150cv.
Enquanto não dou inicio a esse projeto (estou acertando TUDO no carro antes) eu gostaria de dar um vigor extra na Mia, nem que seja apenas no meu psicologico e no ronco dela! auhahuhua
Brincadeira à parte, vamos ao que interessa.
Meu carro tem 11 anos de uso e beira 150000km, montar um turbo no escuro é loucura, sendo assim, passará pela revisão clássica, possiveis desgastes no bloco, vira, e se tudo estiver nos conformes (sem precisar de retifica em baixo) será feita a troca dos aneis e bronzinas, acompanhado por um banho quimico no motor inteiro e troca de todos os retentores.
o cabeçote foi retificado pelo ex-dono, coisa pouca segundo ele, mas eu só acredito VENDO, sendo assim, ficará a definir o que fazer com ele.
Por agora eu to querendo dar uma fuçadinha de leve na Mia, vamos a minha idéia.
Penso sem fazer um escape 4x1, substituindo os abafadores intemediario e final, por modelos de inox menos restritivos.
Filtro de ar esportivo, estou em duvida se uso um CAI + filtro Conico HKS ou K&N ou um INBOX DA INFLOW.
Velas IRIDIUM.
Dutos de admissao e escape polidos.
Isso é a base, nao rola retrabalho de cabeçote., etc pq nao quero taxar mto o carro.
Vou deixar a parte de mudança de combustivel pra quando turbinar.
Será com essas cosinhas consigo tirar uns 10cv's?
As duvidas são as seguintes:
-Meu carro não tem catalisador, e muito se diz dele, alguns dizem que melhora, outros que piora, etc (nao me importo com vistoria anual, aqui no RJ AINDA está tranquilo), sendo assim, eu compro um catalisador universal e uso entre o coletor e o intermediario? Ou só vai atrapalhar?
-O fato do coletor ter o encaixe pra sonda lamba melhora algo?
-Qual seria o melhor filtro pro meu caso? Conico (descente, nada de RaceChrome) ou Inbox INFLOW? (essa marca é boa?)
-Haveria alguma melhora em polir a TBI?
-Em relaçao ao escape, é muito estranho pois a entrada dos abafadores de inox, variam entre 2,5 e 3", sei que um escape muito largo, prejudicaria o desempenho, se eu fizer as interligações do coletor-abf int-abf final com tubos mais finos e as entradas dos abafadores fossem maiores (2,5") eu teria perda de desempenho? Ou o ideal é usar abafadores com exatamente o mesmo diametro de entrada do escape?
sei que pro turbo o coletor vai ser diferente, mas quero gastar com o escape.
agradeço a atençao galera!
ps.: Pensando na fase turbo, a adaptação do disco e pinça de freios do vectra tem algum misterio? ou é plug and play?
Thiago Moura - Tato_Moura - Corsa Clube RJ
Como alguns de vocês sabem, eu recentemente adquiri uma Corsa Wagon GLS 1.6 8v 2001 e dentre as manutençoes e pequenos up's. já to me organizando pra dar AQUELE up no motor, coisa que apesar da Retifica completa que fiz num GL que tive, não consegui levar pra frente...
Mas agora vai.
A ideia FINAL do projeto é um Turbo básico para o dia-a-dia, algo girando em torno de 0,6bar e 140-150cv.
Enquanto não dou inicio a esse projeto (estou acertando TUDO no carro antes) eu gostaria de dar um vigor extra na Mia, nem que seja apenas no meu psicologico e no ronco dela! auhahuhua
Meu carro tem 11 anos de uso e beira 150000km, montar um turbo no escuro é loucura, sendo assim, passará pela revisão clássica, possiveis desgastes no bloco, vira, e se tudo estiver nos conformes (sem precisar de retifica em baixo) será feita a troca dos aneis e bronzinas, acompanhado por um banho quimico no motor inteiro e troca de todos os retentores.
o cabeçote foi retificado pelo ex-dono, coisa pouca segundo ele, mas eu só acredito VENDO, sendo assim, ficará a definir o que fazer com ele.
Penso sem fazer um escape 4x1, substituindo os abafadores intemediario e final, por modelos de inox menos restritivos.
Filtro de ar esportivo, estou em duvida se uso um CAI + filtro Conico HKS ou K&N ou um INBOX DA INFLOW.
Velas IRIDIUM.
Isso é a base, nao rola retrabalho de cabeçote., etc pq nao quero taxar mto o carro.
-Meu carro não tem catalisador, e muito se diz dele, alguns dizem que melhora, outros que piora, etc (nao me importo com vistoria anual, aqui no RJ AINDA está tranquilo), sendo assim, eu compro um catalisador universal e uso entre o coletor e o intermediario? Ou só vai atrapalhar?
-Qual seria o melhor filtro pro meu caso? Conico (descente, nada de RaceChrome) ou Inbox INFLOW? (essa marca é boa?)
-Em relaçao ao escape, é muito estranho pois a entrada dos abafadores de inox, variam entre 2,5 e 3", sei que um escape muito largo, prejudicaria o desempenho, se eu fizer as interligações do coletor-abf int-abf final com tubos mais finos e as entradas dos abafadores fossem maiores (2,5") eu teria perda de desempenho? Ou o ideal é usar abafadores com exatamente o mesmo diametro de entrada do escape?
ps.: Pensando na fase turbo, a adaptação do disco e pinça de freios do vectra tem algum misterio? ou é plug and play?
Corsa Wagon GLS 1.6 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79831
Corsa Wind 4pts 1.0 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=82850
Sim, sou um apaixonado por Corsas.
-
SemControle
- :: Moderador ::
se quer turbinar o melhor q faz é nao fazer nada....tudo q quer fazer de aspirado so dificulta a montagem de um turbo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
wevertonvb
- :: ST ::
Em uma única análise que vi na vida de teste de retirada do catalisador em dinamometro, os maiores ganhos foram em rotações médias. Acredito que possa haver ganho na potência final, mas tz seja necessário um reampeamento para tirar mais benefício.As duvidas são as seguintes:
Não. O ideal é que a sonda já fique após o coletor para medir a mistura dos gases de todos os cilindros. Com relaçãoa distância, vai depender se sua sonda tem resistência para aquecimento própria ou não.-O fato do coletor ter o encaixe pra sonda lamba melhora algo?
Inflow é legal por manter a caixa original de captação de ar frio.-Qual seria o melhor filtro pro meu caso? Conico (descente, nada de RaceChrome) ou Inbox INFLOW? (essa marca é boa?)
Não, e ainda corre o risco de polir demais e a borboleta não vedar o necessário, acabando com a marcha-lenta. Inclusive, também não vejo vantagem em termos de potência em polir os dutos de admissão e escape do cabeçote.-Haveria alguma melhora em polir a TBI?
Se eu não me engano, seu escape tem a medida de 1,75 pol e é a menor medida do escape que define a medida do sistema. Então, não adianta colocar abafadores com 3pol se a tubulação é de 1,75 pol, nem o contrário, tubulação de 2,5" e abafador com entrada de 2" (aqui o sistema ficaria limitado em 2"). O ideal é usar tudo igual e mantendo o diametro tb nas curvas do escape. Do contrário só muda o som emitido.-Em relaçao ao escape, é muito estranho pois a entrada dos abafadores de inox, variam entre 2,5 e 3", sei que um escape muito largo, prejudicaria o desempenho, se eu fizer as interligações do coletor-abf int-abf final com tubos mais finos e as entradas dos abafadores fossem maiores (2,5") eu teria perda de desempenho? Ou o ideal é usar abafadores com exatamente o mesmo diametro de entrada do escape?
Facebook/spartaepa
http://spartaepa.blogspot.com/
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... hp?t=68231 - Projeto 2.4 16V T
-
Tato_Moura
Everton,wevertonvb escreveu:Em uma única análise que vi na vida de teste de retirada do catalisador em dinamometro, os maiores ganhos foram em rotações médias. Acredito que possa haver ganho na potência final, mas tz seja necessário um reampeamento para tirar mais benefício.As duvidas são as seguintes:
Não. O ideal é que a sonda já fique após o coletor para medir a mistura dos gases de todos os cilindros. Com relaçãoa distância, vai depender se sua sonda tem resistência para aquecimento própria ou não.-O fato do coletor ter o encaixe pra sonda lamba melhora algo?
Inflow é legal por manter a caixa original de captação de ar frio.-Qual seria o melhor filtro pro meu caso? Conico (descente, nada de RaceChrome) ou Inbox INFLOW? (essa marca é boa?)
Não, e ainda corre o risco de polir demais e a borboleta não vedar o necessário, acabando com a marcha-lenta. Inclusive, também não vejo vantagem em termos de potência em polir os dutos de admissão e escape do cabeçote.-Haveria alguma melhora em polir a TBI?
Se eu não me engano, seu escape tem a medida de 1,75 pol e é a menor medida do escape que define a medida do sistema. Então, não adianta colocar abafadores com 3pol se a tubulação é de 1,75 pol, nem o contrário, tubulação de 2,5" e abafador com entrada de 2" (aqui o sistema ficaria limitado em 2"). O ideal é usar tudo igual e mantendo o diametro tb nas curvas do escape. Do contrário só muda o som emitido.-Em relaçao ao escape, é muito estranho pois a entrada dos abafadores de inox, variam entre 2,5 e 3", sei que um escape muito largo, prejudicaria o desempenho, se eu fizer as interligações do coletor-abf int-abf final com tubos mais finos e as entradas dos abafadores fossem maiores (2,5") eu teria perda de desempenho? Ou o ideal é usar abafadores com exatamente o mesmo diametro de entrada do escape?
como já é de praxe, suas repostas são sempre muito esclarecedoras, obrigado.
Depois da sua resposta e do sousaman, vou fazer só a parte de admissão e escape mesmo.
vou usar algo proximo a esse http://www.generalescapamentos.com.br/d ... &subdep=56
possuiu saida de 2", sendo assim, os tubos serao feitos do mesmo diametro. Você disse que eu aumentar o diamentro do mesmo por conta dos abafadores só mudaria o ronco certo? O desempenho continuará o mesmo? limitado à saida de 2".
Pergunto isso pq os abafadores que estou "namorando" pro meu carro, não tem em diametros menores que 2,5".
E quero o minimo de ressonancia dentro do carro, oq atualmente tá terrivel pelo fato de ter um abafador intermediario de celta soldado no lugar do catalisador. E me foi informado pelo vendedor dos inox na epoca, que se eu utilizasse um abafador de inox no intermediario também, teria uma diminuição consideravel na ressonancia. procede ou é papo de vendedor?
Obrigado pela resposta e atenção
PS: sabe algo em relação ao freio do vectra na dianteira?
-
rogdigue
- :: Classic ::
Se eu tivesse na sua pele estudava a preparação definitiva que ia querer e focava nela, a não ser q vc queira gastar duas vezes com as mesmas coisas, pq várias peças não são utilizadas pra turbo e aspirado, mas apenas pra um ou outro. Coletor 4X1 por exemplo, que custa metade de um escape de 2 pol, não vai servir pra nada no turbo.Tato_Moura escreveu:Boa noite galera,
Mas agora vai.
Velas IRIDIUM.
-
wevertonvb
- :: ST ::
Por nada.Tato_Moura escreveu:Everton,
Depois da sua resposta e do sousaman, vou fazer só a parte de admissão e escape mesmo.
Vou repetir o que o pessoal está dizendo, mas só para reforçar mesmo. Quando for turbinar, vc não vai aproveitar nem o coletor de escape nem o escape, os abafadores pela medida e se for baixa potência, dá para reutilizá-los. Num aspiradinho, seu escape vai ficar na medida de 2 pol. Quando turbinar é a partir de 2,5 pol.
Mas se vc vai fazer turbo só daqui a muito tempo ainda, é legal curtir um coletor dimensionado com um escape bem feito. Eu curti muito tempo!
Legal, preço baixo. Mas não é o melhor dos mundos, nas curvas existe redução de diametro, mas para o que vc quer está ótimo, não vai querer gastar perto de 1.000 reais em um feito com curvas prontas, aço inox, etc. Esse é o básico e vai te atender pela sua proposta.vou usar algo proximo a esse http://www.generalescapamentos.com.br/d ... &subdep=56
Isso mesmo. Escape na medida certa de 2 pol. Abafador maior não aumenta rendimento, nem diminui. A não ser que a saída fosse menor que 2 pol, mas não é o caso.possuiu saida de 2", sendo assim, os tubos serao feitos do mesmo diametro. Você disse que eu aumentar o diamentro do mesmo por conta dos abafadores só mudaria o ronco certo? O desempenho continuará o mesmo? limitado à saida de 2".
Tranquilo.Pergunto isso pq os abafadores que estou "namorando" pro meu carro, não tem em diametros menores que 2,5".
Sinceramente, não sei a resposta. Acretido que o material do abafador não faça diferença e sim a posição e a frequencia do som que sairá do abafador. Teria que pegar casos de carros semelhantes ao seu e que fizeram algo parecido e questioná-los se houve ressonância ou não. Acho a melhor forma no momento.E quero o minimo de ressonancia dentro do carro, oq atualmente tá terrivel pelo fato de ter um abafador intermediario de celta soldado no lugar do catalisador. E me foi informado pelo vendedor dos inox na epoca, que se eu utilizasse um abafador de inox no intermediario também, teria uma diminuição consideravel na ressonancia. procede ou é papo de vendedor?
Teve um colega nosso aqui, JMarcelo. Que se não me engano usou os do Calibra na frente. Procura posts dele. Nem sei se existe mais, mas se existir ainda, vai servir de ajuda.PS: sabe algo em relação ao freio do vectra na dianteira?
Facebook/spartaepa
-
Tato_Moura
Everton,wevertonvb escreveu:Por nada.Tato_Moura escreveu:Everton,
Vou repetir o que o pessoal está dizendo, mas só para reforçar mesmo. Quando for turbinar, vc não vai aproveitar nem o coletor de escape nem o escape, os abafadores pela medida e se for baixa potência, dá para reutilizá-los. Num aspiradinho, seu escape vai ficar na medida de 2 pol. Quando turbinar é a partir de 2,5 pol.
Mas se vc vai fazer turbo só daqui a muito tempo ainda, é legal curtir um coletor dimensionado com um escape bem feito. Eu curti muito tempo!![]()
Legal, preço baixo. Mas não é o melhor dos mundos, nas curvas existe redução de diametro, mas para o que vc quer está ótimo, não vai querer gastar perto de 1.000 reais em um feito com curvas prontas, aço inox, etc. Esse é o básico e vai te atender pela sua proposta.vou usar algo proximo a esse http://www.generalescapamentos.com.br/d ... &subdep=56
Isso mesmo. Escape na medida certa de 2 pol. Abafador maior não aumenta rendimento, nem diminui. A não ser que a saída fosse menor que 2 pol, mas não é o caso.possuiu saida de 2", sendo assim, os tubos serao feitos do mesmo diametro. Você disse que eu aumentar o diamentro do mesmo por conta dos abafadores só mudaria o ronco certo? O desempenho continuará o mesmo? limitado à saida de 2".
Tranquilo.Pergunto isso pq os abafadores que estou "namorando" pro meu carro, não tem em diametros menores que 2,5".
Sinceramente, não sei a resposta. Acretido que o material do abafador não faça diferença e sim a posição e a frequencia do som que sairá do abafador. Teria que pegar casos de carros semelhantes ao seu e que fizeram algo parecido e questioná-los se houve ressonância ou não. Acho a melhor forma no momento.E quero o minimo de ressonancia dentro do carro, oq atualmente tá terrivel pelo fato de ter um abafador intermediario de celta soldado no lugar do catalisador. E me foi informado pelo vendedor dos inox na epoca, que se eu utilizasse um abafador de inox no intermediario também, teria uma diminuição consideravel na ressonancia. procede ou é papo de vendedor?
Teve um colega nosso aqui, JMarcelo. Que se não me engano usou os do Calibra na frente. Procura posts dele. Nem sei se existe mais, mas se existir ainda, vai servir de ajuda.PS: sabe algo em relação ao freio do vectra na dianteira?
obrigado de novo, eu quero um ronquinho melhor, o carrinho mais solto, nada demais.
Sei que não vai dar pra aproveitar as coisas, por isso farei um investimento baixo de inicio.
Tenho pesquisado muito pelos seus post's, do sousaman, vídeos do youtube, etc.
É o turbo que eu quero, mas como uso o carro diariamente eu preciso de algo confiável.
estou colhendo informaçoes de muitos preparadores aqui da área, mas como de praxe, a maioria tem experiencia farta em AP, mas achei um aqui que turbinou um 207 1.6 quiksilver, vou trocar uma idéia com ele a respeito.
A principio estou definindo o tipo de carro que quero, acho a curva de torque desse 1.6 8v muito boa, subo ladeiras com ar ligado sem precisar esticar, no transito, engarrafamento é excelente, na minima pisada o bichinho responde. Mas é uma coisa que não é mto linear pro meu gosto, não sei se é impressão, mas parece que ele despeja toda força até uns 3500rpm, depois disso fica meio estranho.
Quero um carro mais solto, mais forte e que seja confiavel, tambem abomino preparaçoes em que o carro fica com a lenta "quadrada", como mtos AP que vejo por aqui, qnt a turbina entra é ABSURDO, mas antes disso, haja paciencia.
Farei o certo, meu motor tem uma certa idade e ja passou por retifica do cabeçote, de acordo com o ex-dono, ele trocou comando, etc, disse que tá STD, mas eu só acredito vendo, de qualquer maneira, vou desmontar, trocar aneis, bronzinas, retentores, tudo que tem direito.
Apos, vou fazer a conversão pro alcool e acertar o carro nesse combustivel, ai sim, começo a fase turbo.
Penso em usar 0,4bar e 0,8bar no booster, pode parecer desnecessario, mas como carro é um carro, cada dono é um dono. Eu ficaria mais tranquilo usando o carro no dia-a-dia com 0,4 e como estou sempre em eventos e track days, o booster seria para essas horas, ou pra umas puxadas mais fortes em alguns dias de costume por aqui... se é que me entendem.
Agora o foco da minha pesquisa é o tipo da turbina, quero uma turbina que pegue acima de 3000rpm, o ideal pra mim seria 3500rpm, assim eu conseguiria andar tranquilo sem ter pressao entrando o tempo todo, daria pra manter uns 120km/h sem entrar na pressao.
Como o sousaman sempre diz, nao economize na montagem, isso pode sair caro depois, pretendo sentar com uma galera que entende e conversar sobre Turbina e Alimentaçao e claro que conto com o vasto conhecimento de vcs pra me ajudar também ne? auhhauhuahua
A principio penso em usar apenas 4 bicos, trabalhados e com HPI, sou meio contra a ideia de 1 bico so "jorrando" combustivel, veremos.
Algumas coisas ainda virao antes do começo do projeto, manutençao de praxe e talvez o up nos freios. Desculpe o testamento.
obrigado novamente pela reposta.
Abraços
-
Tato_Moura
Grande SemControle,SemControle escreveu:se quer turbinar o melhor q faz é nao fazer nada....tudo q quer fazer de aspirado so dificulta a montagem de um turbo
cara, tua turbina tá pegando a qnts RPM?
Eu li que você usa 4 bicos + dosador, fica melhor do que com 1 bico suplementar?
abraçao!
-
SemControle
- :: Moderador ::
é akilo, quem usa 4 bicos defente os 4 bicos, quem usa o suplementar defende o suplementar....
eu nao indicaria suplementar de forma alguma pros mais novos com acelerador eletronico, porem os antigos ainda sofre com acumulo de alcool nos sensores, e acaba corroendo por dentro as trilhas do sensor de posicao da borboleta, mas se for pesquisar quem usa suplementar nao acredita nisso e vai defender a preparacao....
entao o pegar dela vai muito do pé.....
como ja sou meio veinho e foi montado mais pra estrada, é dificil eu acelerar o tudo q da na cidade, e falta espaco pra ver tudo ao mesmo tempo.....no post q falo sobre a preparacao tem 2 videos do meu carro na estrada, um em 3° e 4° outro acho q so em 5°
mas na estrada, hj consigo manter a 100~110 sem entrar a turbina, qnd montei com 90km/h ja vinha com 0,3 de pressao, ai vc vai melhorando a sensibilidade, e tendo um controle melhor do carro depois.....
e qnd comeca a pegar a turbina, vai do motor e da regulagem, qnd amaciei o carro com 1,5 de pressao, cheguei a regular q em saida de lombada a 1500rpms ja tava soprando pra em 2K ja estar no tudo q da....era um tanto dificil andar no carro.....
o wevertonvb tava falando sobre os precos dos coletores, é por ai...vai de onde vai fazer e o material...ta certo q oficina essas cosias sao sem nocao qnd se fala q é um golf os zoinhos ja brilham, me pediram quase 2K cruzeiros pra fazer um coletor de escap em inox pro meu turbo....ai tem tudo akilo, quem usa de ferro fundido defende o peixe, quem usa de inox defende o de inox.....mas digo, qq um dos 2 se muito bem feito, resulta em otimos resultados...
se vc montar o turbo direitinho e nao montar ja no limite pra quebrar o motor, vc nao vai ter problema, e no final ainda vai ver q nao é tao facil andar direto no tudo q da.....o transito e os radares nao deixam...
pra ver, a media do meu carro na cidade é entre 6~6,5km/l ja fiz 7,5km/l
eu nao indicaria suplementar de forma alguma pros mais novos com acelerador eletronico, porem os antigos ainda sofre com acumulo de alcool nos sensores, e acaba corroendo por dentro as trilhas do sensor de posicao da borboleta, mas se for pesquisar quem usa suplementar nao acredita nisso e vai defender a preparacao....
como ja sou meio veinho e foi montado mais pra estrada, é dificil eu acelerar o tudo q da na cidade, e falta espaco pra ver tudo ao mesmo tempo.....no post q falo sobre a preparacao tem 2 videos do meu carro na estrada, um em 3° e 4° outro acho q so em 5°
mas na estrada, hj consigo manter a 100~110 sem entrar a turbina, qnd montei com 90km/h ja vinha com 0,3 de pressao, ai vc vai melhorando a sensibilidade, e tendo um controle melhor do carro depois.....
e qnd comeca a pegar a turbina, vai do motor e da regulagem, qnd amaciei o carro com 1,5 de pressao, cheguei a regular q em saida de lombada a 1500rpms ja tava soprando pra em 2K ja estar no tudo q da....era um tanto dificil andar no carro.....
o wevertonvb tava falando sobre os precos dos coletores, é por ai...vai de onde vai fazer e o material...ta certo q oficina essas cosias sao sem nocao qnd se fala q é um golf os zoinhos ja brilham, me pediram quase 2K cruzeiros pra fazer um coletor de escap em inox pro meu turbo....ai tem tudo akilo, quem usa de ferro fundido defende o peixe, quem usa de inox defende o de inox.....mas digo, qq um dos 2 se muito bem feito, resulta em otimos resultados...
se vc montar o turbo direitinho e nao montar ja no limite pra quebrar o motor, vc nao vai ter problema, e no final ainda vai ver q nao é tao facil andar direto no tudo q da.....o transito e os radares nao deixam...
Rua não é disputa, é convivência.
-
Tato_Moura
SemControle,SemControle escreveu:é akilo, quem usa 4 bicos defente os 4 bicos, quem usa o suplementar defende o suplementar....
acho o consumo do seu carro espetacular para um carro turbo. Muito carro original flex não faz isso. Acredito que isso se deve as caracteriscas da sua preparação e do seu costume em dirigir turbo também, logico. Minha ideia partiu de alguns posts seus, já defini que quero minha turbina pegando entre 3 e 3,5k rpm, terei uma dirigibilidade maravilhosa no meu percuso diario com esse esquema. Vou pesquisar sobre a alimentação, mas não sei porque eu não consigo "simpatizar" com a ideia de ter 1 bico so auxiliar, meu carro vai ficar MONOPONTO qnd a turbina entrar? E a flauta extra acho um custo desnecessario para uma preparação de baixo custo.
a titulo de curiosidade, seu carro tem intercooler? E qual oleo está usando nele? (sei que é um Golf, é curiosidade mesmo)
obrigado pela reposta
-