[DÚVIDA] - Como arrumar o motor de arranque?
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Rodrigo Molinari
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Meu corsa quando dou na chave ele fica num tec tec e scuto 2 reles baterem um do lado do passageiro da coluna direita e outro no meu lado esquerdo só que ja tirei ele e medi seus campos e não tem nada no auotmatico tbm não testei em bancada com uma bateria e botão de acionamento e ele liga normalmente será que alguem tem o esquema de reles ai pra que eu possa ter uma ideia se é um rele de 70 amp rosa que deve ta dando pau não sei se é este no painel e me diz este outro da coluna ele é o responsavel pelo o que??? é um temporizador desde ja agradeço
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Rodrigo Molinari
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Rodrigo Molinari
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ja arrumei o corsa descobri que era o terminal da solenoide (magnetico) que estava com mal contato interno fui soltar pra fazer a raspagem do contato e voialá ele veio mais 5mm foi reapertar e funfou legal fiz um passo a passo eu o abri ( o arranque) fiz a limpeza dos terminais do induzido, raspagem da ferrugem do induzido pois ele estava raspando nos imãs, fiz a pintura de isolamento dos campos do induzido com verniz e a montagem os carvãos estavam otimos ainda com 1,6cm fiz o teste de bancada e blz, tbm fiz raspagem dos contatos da bateria e troca de terminal do negativo e positivo do arranque vou postar as fotos blz
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Rodrigo Molinari
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começando a desmontar o bixinho

ai tira estes parafusos primeiro pra poder ter acesso a trava do eixo do induzido

esta é a trava ela sai facil é só puxar de lado

solte tbm a porca da escova que fixa junto com a solenoide

apos soltar a porca use uma chave 8mm pra soltar os 2 parafusos do mesmo pra ter acesso as escovas

olha a escova ai


ai tira estes parafusos primeiro pra poder ter acesso a trava do eixo do induzido

esta é a trava ela sai facil é só puxar de lado

solte tbm a porca da escova que fixa junto com a solenoide

apos soltar a porca use uma chave 8mm pra soltar os 2 parafusos do mesmo pra ter acesso as escovas

olha a escova ai

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voltando


faça o teste entre os campos do induzido com o eixo em continuidade não deve ter continuidade pois se tiver ele se encontra em curto na solenoide vc coloca em 20ohms e deve ficar em 3 a 5 ohms pra alternador de 12v e em 8 a 17ohms pra arranque de 24volts o teste na solenoide deve ser no ponto do parafuso fino (50) e o pino onde é colocado o fio positivo da bateria vc deve fazer tbm o teste de continuidade da solenoide vc deve ligar o fio negativo na carcaça da solenoide e ligar o fio positivo na solenoide e curtocircuitar o pino no parafuso fino o positivo da bateria a solenoide deve tar com sue puxador interno seguro pos vc até 1/5 do corpo pra dentro da solenoide ai ele ira puxar o pino e acionar o contato interno que fecha com a escova caso vc não queira fazer vc pode abertar o pino interno que é um interruptor de pressão e teste em continuidade com o multimetro

olha o induzido todo enferrujado ele foi escovado e envernizado

antes de envernizar vc deve proteger os contatos e o eixo pra evitar que isso atrapalhe o funcionamento do mesmo e limpe os contatos do induzido com uma lixa 1000 e retire a limaria de cobre pois isso pode curtocircuitar os contatos do carvão

olha o culpado ai este contato que estava solto na solenoide se vcs olharem as fotos anteriores este parafuso estava bem rente depois que tirei a porca pra raspagem ele veio bem mais pra fora foi só reapertar e seguir o passo de traz pra frente na montagem ops na hora de colocar as escovas eu não conseguir bater a foto mais usei uma lamina de lata de cerveja cortei e coloquei entre as escovas e foi so encaicar por cima dos contatos do induzido e montar ok fica ai o passo a passo ,,,, espero ter ajudado mesmo o post sendo um pouco antigo ,,,abraços


faça o teste entre os campos do induzido com o eixo em continuidade não deve ter continuidade pois se tiver ele se encontra em curto na solenoide vc coloca em 20ohms e deve ficar em 3 a 5 ohms pra alternador de 12v e em 8 a 17ohms pra arranque de 24volts o teste na solenoide deve ser no ponto do parafuso fino (50) e o pino onde é colocado o fio positivo da bateria vc deve fazer tbm o teste de continuidade da solenoide vc deve ligar o fio negativo na carcaça da solenoide e ligar o fio positivo na solenoide e curtocircuitar o pino no parafuso fino o positivo da bateria a solenoide deve tar com sue puxador interno seguro pos vc até 1/5 do corpo pra dentro da solenoide ai ele ira puxar o pino e acionar o contato interno que fecha com a escova caso vc não queira fazer vc pode abertar o pino interno que é um interruptor de pressão e teste em continuidade com o multimetro

olha o induzido todo enferrujado ele foi escovado e envernizado

antes de envernizar vc deve proteger os contatos e o eixo pra evitar que isso atrapalhe o funcionamento do mesmo e limpe os contatos do induzido com uma lixa 1000 e retire a limaria de cobre pois isso pode curtocircuitar os contatos do carvão

olha o culpado ai este contato que estava solto na solenoide se vcs olharem as fotos anteriores este parafuso estava bem rente depois que tirei a porca pra raspagem ele veio bem mais pra fora foi só reapertar e seguir o passo de traz pra frente na montagem ops na hora de colocar as escovas eu não conseguir bater a foto mais usei uma lamina de lata de cerveja cortei e coloquei entre as escovas e foi so encaicar por cima dos contatos do induzido e montar ok fica ai o passo a passo ,,,, espero ter ajudado mesmo o post sendo um pouco antigo ,,,abraços
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