[DÚVIDAS E SUGESTÕES] - Qual o tipo de óleo ideal?

Tutoriais e principais tópicos relacionados à motor e preparação.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
awaked
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Só pra completar, outro vídeo sobre tucho. Vale pra quase todos os carros inclusive os Corsas.
http://www.youtube.com/watch?v=jXOrn8pJG3Y

Em casa assista então esse vídeo também, vale a pena.
thiagoienzura
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiagoienzura »

awaked escreveu:O "flush" é bobeira. Pensa assim... ele limpa os depósitos, porque é solvente. E nas propagandas eles citam que ele serve pra retirar o resto do óleo antigo. MAS, quem vai retirar o resto dele antes de colocar óleo novo? E mais, a sujeira pode soltar, e entupir alguma galeria, aí sim está feita a bobagem. Melhor usar óleo bom e trocar corretamente que ele vai limpando com o tempo.
O carro ao qual se refere nem deve ter depósito ainda.

Eu não usaria 100% sintético pelo custo. Quase 45 reais o litro. Mas acha tranquilo desembolsar tudo isso vá em frente. Um óleo mesmo que mineral se bom e usado adequadamente também não junta borra. A borra surge da contaminação do óleo pelo combustível (entre outras coisas). Não adianta usar sintético e achar que pode ficar sem trocar mais tempo. A gasolina brasileira tem péssima qualidade e contamina rápido.

Quanto ao celta. Que EU saiba o Celta 2008 já pede 5w30. Se estava com 20w50 pode ser essa a razão dos problemas nos tuchos. O óleo 5w30 lubrifica melhor quando o motor está frios. O 20w50 é grosso demais pra um VHC. Tucho hifráulico não tem regulagem.
Entao nao vou fazer esse flush...

Em relação ao 100% sintetico 5-30 da ACDelco, na loja era o mesmo preço do 5-30w...o cara me disse e mostrou no sistema.

Se for o mesmo preço ou diferença baixa, voce colocaria o 100% sintetico da ACDelco ?
E caso coloque o mineral, que é o padrao de fabrica desse Corsa, acredito até que seja o 5-30... voce me aconselha a colocar qual oleo no carro e qual marca? Eu vou trocar o oleo assim que pegar, pq a troca é muito importante, e nao confio em dizerem que trocaram..

E caso voce diga para eu colocar o 100% sintetico ( seja acdelco ou outra marca ), isso nao gera borra com o outro oleo? Como proceder?

Mano, valeu pelas informações, obrigado mesmo.
Atenciosamente:
Thiago Ienzura
Corsa Premium Sedan 1.4
awaked

Mensagem por awaked »

Se a diferença de preço for pouca usaria com certeza... quanto a isso é tranquilo.
O original do carro é 5w30 SL mineral da AC Delco.

Sábado agora vou trocar o o óleo do meu carro, vai completar 10.000 km. Troquei com 5000 km e agora novamente. Ainda vou usar o 5w30 SL mineral. Aqui está 18 reais o litro. O sintético AC Delco está quase 50 reais o litro, como disse, pelas minhas pesquisas aqui.

Eu usaria também o Mobil 5w30 (semi sintético) ou Lubrax Valora 5w30 (sintético).

Muitas publicações dizem não ter problema, muitas dizem que tem problema sim... em ficar trocando de mineral pra sintético. O que vejo muito da parte de mecânicos e oficinas especializadas é de não ficar trocando toda hora. Por exemplo... passou a usar sintético, pronto, só usa sintético. Nada de ficar trocando a cada vez, o problema maior é que muitos colocam sintético hoje, mas amanhã a grana tá curta e vai mineral mesmo, depois de amanhã, sobrou, vai sintético denovo, isso sim é problema.

Por isso veja se não é promoção, pesquise postos e concessionárias, auto peças também vendem óleo. Escolha um que você tenha certeza que vai poder manter, além de ser fácil de achar se precisar numa viagem, por exemplo.

E lembre-se sempre de trocar filtro. Não adianta trocar óleo e deixar 500ml de óleo velho lá pra estragar o novo mais rápido.
thiagoienzura

awaked escreveu:Se a diferença de preço for pouca usaria com certeza... quanto a isso é tranquilo.
O original do carro é 5w30 SL mineral da AC Delco.

Sábado agora vou trocar o o óleo do meu carro, vai completar 10.000 km. Troquei com 5000 km e agora novamente. Ainda vou usar o 5w30 SL mineral. Aqui está 18 reais o litro. O sintético AC Delco está quase 50 reais o litro, como disse, pelas minhas pesquisas aqui.

Eu usaria também o Mobil 5w30 (semi sintético) ou Lubrax Valora 5w30 (sintético).

Muitas publicações dizem não ter problema, muitas dizem que tem problema sim... em ficar trocando de mineral pra sintético. O que vejo muito da parte de mecânicos e oficinas especializadas é de não ficar trocando toda hora. Por exemplo... passou a usar sintético, pronto, só usa sintético. Nada de ficar trocando a cada vez, o problema maior é que muitos colocam sintético hoje, mas amanhã a grana tá curta e vai mineral mesmo, depois de amanhã, sobrou, vai sintético denovo, isso sim é problema.

Por isso veja se não é promoção, pesquise postos e concessionárias, auto peças também vendem óleo. Escolha um que você tenha certeza que vai poder manter, além de ser fácil de achar se precisar numa viagem, por exemplo.

E lembre-se sempre de trocar filtro. Não adianta trocar óleo e deixar 500ml de óleo velho lá pra estragar o novo mais rápido.
Garotão, valeu pelas dicas. Seguirei exatamente o que voce falou, e vou decidir se coloco o 100% sintetico ou os outros 2 que citou.

Depois posta aí da sua troca. Forte abraço e obrigado mais uma vez.
Atenciosamente:
Thiago Ienzura
Corsa Premium Sedan 1.4
RogerMansur
:: Classic ::

Mensagem por RogerMansur »

awaked,
Quem envasa os lubrificantes da AC Delco é a Texaco
Esse AC Delco 5w30 mineral é a mesma coisa do Havoline Energy então muitas vezes vc paga a mais pelo rótulo e não pelo produto, mas o preço tambem varia muito de uma região p outra.
A infomação a respeito de ficar trocando de base dos lubrificantes procede, vc tem q manter um óleo de um único tipo de base na viscosidade correta recomendada e em todas as outras trocas manter o mesmo produto, pois até mesmo o pacote de aditivos de uma companhia para outra da diferença q podem ser observadas no funcionamento do motor
Muitas vezes oq se observa quando muda de um óleo de base mineral para um de base sintética é um consumo maior de lubrificante nas primeiras trocas, parece estranho não é vazamento, queima nada é consumo mesmo sempre ficava intrigado com isso.
thiagoienzura

RogerMansur escreveu:awaked,
Quem envasa os lubrificantes da AC Delco é a Texaco
Esse AC Delco 5w30 mineral é a mesma coisa do Havoline Energy então muitas vezes vc paga a mais pelo rótulo e não pelo produto, mas o preço tambem varia muito de uma região p outra.
A infomação a respeito de ficar trocando de base dos lubrificantes procede, vc tem q manter um óleo de um único tipo de base na viscosidade correta recomendada e em todas as outras trocas manter o mesmo produto, pois até mesmo o pacote de aditivos de uma companhia para outra da diferença q podem ser observadas no funcionamento do motor
Muitas vezes oq se observa quando muda de um óleo de base mineral para um de base sintética é um consumo maior de lubrificante nas primeiras trocas, parece estranho não é vazamento, queima nada é consumo mesmo sempre ficava intrigado com isso.
Roger,

O que já li sobre mudar de mineral para sintetico é realizar a segunda troca após a mudança o mais rápido do que qualquer outro, de preferencia com menos de 5 mil. E aos poucos o motor se "acostuma" com o outro oleo ( sintetico ). Mas também concordo com o amigo anteriomente, onde informou que esse negocio de mudar toda hora da problema com toda a certeza.

De fato acho que todos os carros deveriam vir com oleo sintetico, uma vez ao que me parece ele é sempre superior...
Atenciosamente:
Thiago Ienzura
Corsa Premium Sedan 1.4
awaked

Mensagem por awaked »

Eu to ligado... mas impressionantemente o Havoline está 24 reais. Fora que é difícil achar por aqui, raramente cuzo com um posto Texaco. Vai entender.
awaked

Mensagem por awaked »

thiagoienzura,

Pode dar uma adiantada na troca sim... mas é rápido. Lá pelos 1000 km... se for pra ficar 2500 km, por exemplo, não teria fundamento dar essa "lavada" de óleo novo.
thiagoienzura

awaked escreveu:thiagoienzura,

Pode dar uma adiantada na troca sim... mas é rápido. Lá pelos 1000 km... se for pra ficar 2500 km, por exemplo, não teria fundamento dar essa "lavada" de óleo novo.
Então se eu colocar o sintetico conforme ja conversamos, logo com 1 mil rodado eu já coloco outro sintetico novamente, seria isso?

E se por acaso colocar semi sintetico, se procede da mesma forma ?
Atenciosamente:
Thiago Ienzura
Corsa Premium Sedan 1.4
RogerMansur
:: Classic ::

Mensagem por RogerMansur »

awaked,
Falou tudo é bem assim mesmo o motor tem q ir se "acostumando" com o novo lubrificante depois de umas duas trocas já tá normal de novo e para de consumir o lubrificante
Pena não encontrar Texaco aí com facilidade, aki é comum e tem um bom preço mais barato q AC Delco.
Responder