[Dúvida] - Qual o melhor ajuste para Comando 1.6b e Taxa?
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phturbo
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Boa noite a toda galera do CC
vou ser direto !!!
meu corsa e 1.0 MPFI 8v 2002 ja ta com 4x1, TBI 1.6, Filtro, e Cabeçote Taxado 0,8mm,
me falarao que pra andar no alcool a taxa certa seria de 13:5 aproximadamente, teria que taxar mais 1,5mm conforme me falarao em outro topico, pra chegar a +/- isso de taxa.
A pergunta é, juntando o 0,8mm que ja taxei, e mais 1,5mm que vou taxar, vai da 2,3mm com essa taxa vou consseguir colocar o comando 1.6b sem atropelar as valvulas, e anda no alcool ?
pesso que me respondem a pergunta detalhadamente, analise a pergunta e me respondao por favor obrigado a todos !!! Abrasow
vou ser direto !!!
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A pergunta é, juntando o 0,8mm que ja taxei, e mais 1,5mm que vou taxar, vai da 2,3mm com essa taxa vou consseguir colocar o comando 1.6b sem atropelar as valvulas, e anda no alcool ?
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SemControle
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nao existe receita de bolo de tirar material assim....
vc tem q buretar pra ter certeza de qnt tirar
andar no alcool nao precisa ser 13,5:1, imagino q era isso q queria dizer...se chegar nessa taxa de 13,5:1, no dia q tiver um problema no cabecote, é lixo pq nao tem mais o como dar um passe, plainar, ou qq coisa em cabecote mais....
se vc entender como funciona o comando, vai ver q qnd o pistao chega ao PMS ambas as valvulas estao fechadas...pistao subindo, valvulas fechando, conforme o momento do ciclo, nao é a taxa o motivo de atropelar valvula...a nao ser q continuem falando e dando ideas pra vc por mais taxa ainda....
vc tem q buretar pra ter certeza de qnt tirar
andar no alcool nao precisa ser 13,5:1, imagino q era isso q queria dizer...se chegar nessa taxa de 13,5:1, no dia q tiver um problema no cabecote, é lixo pq nao tem mais o como dar um passe, plainar, ou qq coisa em cabecote mais....
se vc entender como funciona o comando, vai ver q qnd o pistao chega ao PMS ambas as valvulas estao fechadas...pistao subindo, valvulas fechando, conforme o momento do ciclo, nao é a taxa o motivo de atropelar valvula...a nao ser q continuem falando e dando ideas pra vc por mais taxa ainda....
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wevertonvb
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Correto. Seu motor está com aproximadamente 10,4:1 de taxa estática, precisaria de abaixar mais ou menos 1,6 mm para atingir os 13,5:1. Isso é um ponto de partida, mas é bem próximo do que vai chegar. Tire 1,5 mm e burete para ver quanto ainda precisa para os 13,5 e se precisa. Passar um pouqinho ou faltarum pouquinho, é meio desprezível, acerta essa diferença no ponto. Menos taxa mais ponto, mais taxa menos ponto.phturbo escreveu:Boa noite a toda galera do CC
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A pergunta é, juntando o 0,8mm que ja taxei, e mais 1,5mm que vou taxar, vai da 2,3mm com essa taxa vou consseguir colocar o comando 1.6b sem atropelar as valvulas, e anda no alcool ?
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Não vai atropelar válvulas. No meu motor rebaixei 2,8 mm e ainda usei um comando que dava mais de 1 mm a mais de levante das válvulas e ainda ficou tranquilo. Vc está usando um comando com lift de 6 mm no comando e 9,9 mm na válvula, isso é sussegado. Pode ficar trânquilo com relação a isso, desde que monte o ponto do comando na posição correta, se atrasar ou adiantar demais como pular dentes na montagem, dai não posso dizer nada.
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Discordo disso.SemControle escreveu:nao existe receita de bolo de tirar material assim....
vc tem q buretar pra ter certeza de qnt tirar
andar no alcool nao precisa ser 13,5:1, imagino q era isso q queria dizer...se chegar nessa taxa de 13,5:1, no dia q tiver um problema no cabecote, é lixo pq nao tem mais o como dar um passe, plainar, ou qq coisa em cabecote mais....
se vc entender como funciona o comando, vai ver q qnd o pistao chega ao PMS ambas as valvulas estao fechadas...pistao subindo, valvulas fechando, conforme o momento do ciclo, nao é a taxa o motivo de atropelar valvula...a nao ser q continuem falando e dando ideas pra vc por mais taxa ainda....
Para atingir uma taxa, o ponto de partida é fazer cálculos teóricos e dps nos últimos passes da retífica ir checando através da buretagem. Nessa questão de rebaixar cabeçote, não tem como fugir disso.
Quanto a mandar o cabeçote para o lixo, vai depender do quanto ainda vai precisar tirar, até os 3 mm, acredito que ainda fique sussegado. Se bem que um cabeçote usado hoje desses motores está tão barato que as vezes, se precisar de um retifica, mesmo que seja original ainda, comprar um outro não é um mal negócio.
Quanto a questão do funcionamento do comando, existe sim encontro de PMS com válvulas abertas, portanto é sim um caso para se preocupar.
No final da fase de expansão e início da admissão, ou seja, o pistão chegando ao PMS, vai encontrar não só a válvula de escape aberta como tambám a válvula de admissão abrindo, é aquele ponto que chamamos de Overlap, ou Cruzamento de Válvulas, as duas válvulas ficam abertas pois, assim, o fluxo dos gases queimados saindo pela válvulas de escape, cria uma depressão que faz admitir mistura nova, ajundando na limpeza do cilindro e no enchimento do cilindro, um ajuda o outro. Portanto, esse é o momento que deve ser observado com relação ao choque de válvulas na cabeça do pistão. O Outro ponto seria em caso de flutuação de válvulas em altas rotações, como o cabeçote foi rebaixado, caso haja flutuação, a chance é bem maior de ocorrer o contato.
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não respondo a sua pergunta e ainda faço mais uma... rsphturbo escreveu:meu corsa e 1.0 MPFI 8v 2002 ja ta com 4x1, TBI 1.6, Filtro, e Cabeçote Taxado 0,8mm, me falarao que pra andar no alcool a taxa certa seria de 13:5 aproximadamente, teria que taxar mais 1,5mm conforme me falarao em outro topico, pra chegar a +/- isso de taxa.
quais as suas impressões andando com o corsa desse jeito? a diferença dele pro original???
abraço
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bureto e depois tiro.....depois q meter a faca e for buretar, se tirou d+ nao tem o q fazer....
de qq forma no PMS as valvulas nao vao estar totalmente abertas....
tem comandos meio pedreiros q ai sim pode ser mais preocupante, pra um comando original nao é tao preocupante assim....
de qq forma no PMS as valvulas nao vao estar totalmente abertas....
tem comandos meio pedreiros q ai sim pode ser mais preocupante, pra um comando original nao é tao preocupante assim....
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tava a pensar aki.....
questao de valor, de jogar fora ou nao o cabecote....se ta barato ou nao
o cidadao quer taxar ao extremo pra queimar alcool e levanto em conta valor....
melhor caminho seria trocar entao os pistoes, por o pistao do 1.0 alcool, por si so ja elevaria a taxa, bureta entao pra ver qnt ta......vai facilmente chegar nos 13:1 sem fazer mais nada no cabecote...
eu sempre prefiro buretar pra saber o qnt tirar.....ele ja disse ter tirado 0,8, ai vai q esse carro nao é dele desde 0km e algum dono ja tirou 1mm num empenamento, numa ideia de taxar....ai todo mundo sugere tirar 1,5~3mm sem buretar, pra saber a real situacao....soma esses 0,8 q ele saber ter tirado, e soma por ex esse 1mm q ninguem sabe q tirou, vcs tao chegando nos 5mm sem nunca ter buretado e ai é caixao....
por isso sou adepto do medir 10X e tirar 1X certo, do q tirar antes e medir qnd ja é tarde....
bureta isso ai, ve exatamente com qnt de taxa esta, vc tera a certeza de como esta....pra poder fazer algo
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eu sempre prefiro buretar pra saber o qnt tirar.....ele ja disse ter tirado 0,8, ai vai q esse carro nao é dele desde 0km e algum dono ja tirou 1mm num empenamento, numa ideia de taxar....ai todo mundo sugere tirar 1,5~3mm sem buretar, pra saber a real situacao....soma esses 0,8 q ele saber ter tirado, e soma por ex esse 1mm q ninguem sabe q tirou, vcs tao chegando nos 5mm sem nunca ter buretado e ai é caixao....
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Agora entendi seu ponto de vista, não tava pegando do jeito que disse na primeira vez.SemControle escreveu:tava a pensar aki.....
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eu sempre prefiro buretar pra saber o qnt tirar.....ele ja disse ter tirado 0,8, ai vai q esse carro nao é dele desde 0km e algum dono ja tirou 1mm num empenamento, numa ideia de taxar....ai todo mundo sugere tirar 1,5~3mm sem buretar, pra saber a real situacao....soma esses 0,8 q ele saber ter tirado, e soma por ex esse 1mm q ninguem sabe q tirou, vcs tao chegando nos 5mm sem nunca ter buretado e ai é caixao....
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Concordo contigo, se não tem certeza com o que aconteceu com o cabeçote no passado ou bureta ou mede a altura do cabeçote e compara com o original. Já define a taxa que está. Dps disso é cálculo teórico para definir quanto tirar aproximadamente. Tire um valor um pouco a abaixo do calculado, burete e então vai saber quanto mais tirar.
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O problema q "buretar" é um negócio q ninguém faz pq não sabe mesmo.wevertonvb escreveu:Agora entendi seu ponto de vista, não tava pegando do jeito que disse na primeira vez.SemControle escreveu:tava a pensar aki.....
questao de valor, de jogar fora ou nao o cabecote....se ta barato ou nao
o cidadao quer taxar ao extremo pra queimar alcool e levanto em conta valor....
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eu sempre prefiro buretar pra saber o qnt tirar.....ele ja disse ter tirado 0,8, ai vai q esse carro nao é dele desde 0km e algum dono ja tirou 1mm num empenamento, numa ideia de taxar....ai todo mundo sugere tirar 1,5~3mm sem buretar, pra saber a real situacao....soma esses 0,8 q ele saber ter tirado, e soma por ex esse 1mm q ninguem sabe q tirou, vcs tao chegando nos 5mm sem nunca ter buretado e ai é caixao....
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bureta isso ai, ve exatamente com qnt de taxa esta, vc tera a certeza de como esta....pra poder fazer algo
Concordo contigo, se não tem certeza com o que aconteceu com o cabeçote no passado ou bureta ou mede a altura do cabeçote e compara com o original. Já define a taxa que está. Dps disso é cálculo teórico para definir quanto tirar aproximadamente. Tire um valor um pouco a abaixo do calculado, burete e então vai saber quanto mais tirar.
Na retífica onde fiz meu motor, o cara mede a altura com paquímetro, olha numa tabela e fala quanto ainda pode tirar, foi assim comigo quando levei o cabeçote lá.
O melhor mesmo é ser conservador, ou estar preparado $$$ pra ter q comprar outro cabeçote a qualquer momento.
Rogério.
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phturbo
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o X da questão não é nem bureta pra acertar a taxa na retifica eles vão fazer como eu pedir o x da questão mesmo é c o comando 1.6b vai enquadra certinho depois que tiver mais taxado
também queria saber como fica o carro com o comando 1.6b tem uma melhora consideravel ?
também queria saber como fica o carro com o comando 1.6b tem uma melhora consideravel ?
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