[PROJETO] - Como fazer a Preparação do 1.6 p/ 1.8?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
valdir barboza
:: Joy ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:
Fala Weverton

Mensagem por valdir barboza »

wevertonvb escreveu:
valdir barboza escreveu:
Fala Grande Weverton,

Tudo bem sim e com você?

Então Weverton vou ir de 1.8 mesmo...E referente a TBI minhas duvidas foram esclarecidas, obrigado!
Se der cara para você me passar as fotos ficarei muito agradecido, ou se você tiver uma de acordo com a minha necessidade a gente pode fechar ok?
Meu Projeto:

Cabeçote com balanceiros roletados
Retrabalho no cabeçote quero deixar ele com os 13:1 de taxa (Obs: Vc rebaixou ele 2,3mm neh? o que mais você fez de trabalho nele?)
Combustivel Alcool
Coletor 4x1
Kit air cool + filtro esportivo K&N
Pretendo fazer um Scap sem restriçoes como o seu 2,25, com abafador com a saida de 4" pol
Bicos (Obs:tenho duvidas, você usou o do 1.8 ne, mais a impendancia ? ou qualquer um serve?Vou precisar rerabalha - los?)
Polia Regulavel
Remapeamento no dino
Chip p novo sobre medida

acho que é isso Weverton, ou tem algo que vc acha que não tem necessidade?

abç e muito obrigado pela força hein vlw :D
Vadir,

neste momento não estou em casa, mas assim que der postos as fotos e uma explicação sobre as TBI e atuadores, já tirei as fotos ontem. Logo mais posto aqui.

Com relação aos bicos injetores, como seu carro é/ vai ser 1.8, os bicos do 1.8 flex podem não ser suficientes, podem pq não sei a vazão deles, mas como ele é feito para um carro com 115 cv, já considero inadequado para seu caso. Em termos de vazão, os do Astra Flex podem ser uma boa, eles originais dão até 30 lbs/h, quem suprem uns 135 cv com 80% da vazão máxima. Agora tem que ver outros dois detalhes que são a impedância dos bicos e o tamanho deles para não ter que mexer na posição da flauta. Dai estes detalhes vc que tem que passar para gente poder analisar.

Vc vai usar o seu módulo de injeção original?

Que ano e motor e modelo era seu carro?

Vc vai qual coletor de admissão? Alumínio ou plástico?

Dps que passar esses dados, te ajudo a pesquisar sobre os detalhes dos bicos.

Quanto ao trabalho no cabeçote, no meu eu tirei 2,3 mm mais 0,5 mm na junta ao tirar a lamina intermediária de metal da junta do corsa 1.8, no meu tb fiz trabalho de fluxo, 85 cfm na admissão, mas no seu caso, acho desnecessário. Quanto a quantidade de mm que vc tem rebaixar seu cabeçote no seu, não é o mesmo do meu já que o volume dos cilindros do seu é de 1.8 e o meu era 1.6. Acho que já disse para trás quanto vc deveria rebaixar, dps dou uma conferida no que disse e vale a pena tirar a lamina intermediaria da junta para presrervar 0,5 mm do cabeçote, andei mais de ano sem nenhum problema.

Quanto ao escape, dps que fiz o meu percebi que não tem necessidade de 2,25", pode fazer em 2" mesmo, desde que sem estrangulamento algum nas curvas e abafadores/intermediários com entrada e saída de no mínimo 2" tb. Os primários do coletor 4X1 pode fazer de 1,5".

Dps continuo...

Abs.
Fala ai Weverton blz cara?
To me encaixando no assunto hein valeu mesmo pela força!
Então Weverton vou correr atrás segunda feira para descobrir o tamanho e a impedância dos meus bicos.
Pelo que o Sem Controle me falou não é necessário usar uma injeção programável, então vou usar a original mesmo e Remapeá - la.
Meu carro é um Corsa Wind Gl 1.6cc MPFI Ano 1997.
O coletor vou de alumínio.
Realmente já tinha me dito mesmo, recapitulei todo o tópico e vi que tenho que rebaixar em 1,9mm e buretar o cabeçote, Weverton tenho mais uma duvida você citou em eu colocar meus pistões no PMS... o que significa essa sigla "PMS"?
Blz peguei as dicas da junta, e do Escap...Weverton a gente vai se falando.

Abs
O Senhor é Meu Pastor e Nada Me Faltará "Recomeço"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=78980

valdir barboza
Contato:

andre pirituba escreveu:Valdir,cuidado com o retrabalho do cabeçote!
tenho uma par de amigo sendo reprovado no controlar ::?
Fala André blz cara nem me lembra dessa parte!
Mais vou arriscar mesmo assim aquele abraço!
E parabéns pelo foguete!

wevertonvb
:: ST ::

Mensagem por wevertonvb »

valdir barboza escreveu:Fala ai Weverton blz cara?
To me encaixando no assunto hein valeu mesmo pela força!
Então Weverton vou correr atrás segunda feira para descobrir o tamanho e a impedância dos meus bicos.
Pelo que o Sem Controle me falou não é necessário usar uma injeção programável, então vou usar a original mesmo e Remapeá - la.
Realmente. Não tem a menor necessidade de utilizar uma injeção programável para esta preparação sua. O remapeamento é suficiente.
Meu carro é um Corsa Wind Gl 1.6cc MPFI Ano 1997.
O coletor vou de alumínio.
Realmente já tinha me dito mesmo, recapitulei todo o tópico e vi que tenho que rebaixar em 1,9mm e buretar o cabeçote,

É isso mesmo, vc precisa rebaixar em 1,9 mm em relação a altura original de um motor 1.8 que usa junta de aço. Então, no seu caso, vc pode tirar a parte de metal que tem 0,8 mm e rebaixar 1,1 mm do cabeçote.
Weverton tenho mais uma duvida você citou em eu colocar meus pistões no PMS... o que significa essa sigla "PMS"?
PMS é Ponto Morto Superior é o ponto máximo que o pistão chega ao subir no cilindro.

To escrevendo sobre os atuadores...

Abs.

wevertonvb

valdir barboza escreveu:
andre pirituba escreveu:Valdir,cuidado com o retrabalho do cabeçote!
tenho uma par de amigo sendo reprovado no controlar ::?
Fala André blz cara nem me lembra dessa parte!
Mais vou arriscar mesmo assim aquele abraço!
E parabéns pelo foguete!
Acho que o André quiz dizer sobre o trabalho de fluxo.

wevertonvb

Com relação ao diametro das borboletas e seu limite de potência:

45,5 mm (corsa 1.6) - 120 cv
46.3 mm (alguns corsas 1.6) - 125 cv
50 mm (reabrindo) - 145 cv

Acredito que sua preparação deve chegar próximo aos 135 cv se bem executado. Então o ideal seria abrir a borboleta para 50 mm que é uma medida fácil de alcançar sem risco a TBI, mas procure um torneiro bom. Use o mesmo material da borboleta original para a confecçao da nova borboleta, por questões de dilatação.

O que acontece se vc usar uma borboleta de 55 mm por exemplo?

Além de influenciar na progressão de aceleração, ou seja, vc abrindo menos a borboleta entra mais ar, com uma área de borboleta maior vc diminui a velocidade do fluxo do ar para uma mesma rotação, isso prejudica o enchimento dos cilindros em baixa rotação, piorando o torque do carro. E se a borboleta for exageradamente grande, vai atrapalhar até no torque em alta rotação, dimunindo, assim, a potência do carro.

Por isso deve seguir um dimensionamento adequado para o que vc pretende do motor.

Se manter a borboleta original? Só não vai atingir a potência que poderia atingir com uma melhor dimensionada, mas nao vai atrapalhar no torque do carro em baixo regime.

valdir barboza
Contato:

Fala Mestre Weverton,

Tudo blz cara?
Então Weverton referente ao assunto das TBIS ficou bem claro e tudo muito bem explicado, essa semana vou procurar um bom Torneiro aqui próximo de casa vou deixar minha Tbi na medida que você me passou 50mm, e o cabeçote eu vou tirar 1,9 em relação a altura original, no caso resultado final do rebaixamento de 1,1mm mais 0,8mm da Junta de aço vai resultar em 1,9mm correto?
Duvida? A parte de metal da junta de aço que vai ser tirada aonde eu faço esse serviço? na própria retifica?
Cara valeu mesmo tá muito mais claro, próximo dia 5 to pegando o cabeçote e já mandando fazer o trabalho nele, assim que for fazendo as etapas vou ir postando umas fotos...Weverton então no meu caso é desnecessário fazer trabalho de Fluxo certo?
Polimento nos dutos e dar um grau nas velas será necessário certo?
Mais uma coisa ainda não deu para ver a impedância dos meus bicos, Vi alguns do Astra flex no Mercado Livre será que consigo achar algum por lá que sirva?
Enorme abraço vlw

SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

o coracao de um aspirado é cabecote, o q vc conseguir fazer melhorando alguma coisa é negocio, problema q investir correto em cabecote é $$$$
a impedancia precisa ver junto c seus bicos, pq teve uma mudanca na impedancia dos bicos em um certo ano, nao lembro se baixaram ou subiram e nem lembro o ano, ja foi postado isso por aki, eu lembro...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

wevertonvb

valdir barboza escreveu:Fala Mestre Weverton,
Mestre?! :oops:
Tudo blz cara?
Então Weverton referente ao assunto das TBIS ficou bem claro e tudo muito bem explicado, essa semana vou procurar um bom Torneiro aqui próximo de casa vou deixar minha Tbi na medida que você me passou 50mm, e o cabeçote eu vou tirar 1,9 em relação a altura original, no caso resultado final do rebaixamento de 1,1mm mais 0,8mm da Junta de aço vai resultar em 1,9mm correto?
Exato. Dps que rebaixar o cabeçote, faz aquele esquema de buretar para ver exatamente qual a taxa que ficou e se precisará de tirar mais alguma coisa.
Duvida? A parte de metal da junta de aço que vai ser tirada aonde eu faço esse serviço? na própria retifica?
A junta é formada por 3 folhas, duas externas de "plástico" e uma intermediária de metal. Elas não são pregadas, são apenas fixas em alguns pontos no esquema de um anel. É só soltar esses pontos, qualquer mecânico fará isso pra vc.
Cara valeu mesmo tá muito mais claro, próximo dia 5 to pegando o cabeçote e já mandando fazer o trabalho nele, assim que for fazendo as etapas vou ir postando umas fotos...Weverton então no meu caso é desnecessário fazer trabalho de Fluxo certo?
Para um carro de rua, acho desnecessário. A potência que vc vai ter é o melhor em termos de custo/benefício. Começou a mexer em cabeçote, tem que mexer em comando e dai tem que partir para injeção programável. Ou vc é apaixonado por aspirado ou é para competição, caso contrário, já compensa colocar uma sobrealimentação.
Polimento nos dutos
Ontem um colega que participava me perguntou sobre isso. Vou colar o que respondi para ele na íntegra:

"esse negócio de trabalho no cabeçote é meio complicado. Dizem muitas coisas. Umas totalmente sem noção. O negócio é ter a literatura certa e focar em trabalhos que já foram realizados e comprovados em bancadas de fluxo. Vou te falar o que eu levo em consideração pelo que já vi e li. Polimento de dutos não traz ganho significativo de potência, o que importa é a forma e não a superfície. O tratamento das superfícies tem outros tipos de ganhos, como por exemplo a não acumulação de depósitos de carvão nos dutos de escape. Na admissão, como vc disse, é bom não tirar a rugosidade, pq se ficar liso começa a ocorrer condensação de combustivel, e combustível condensado não queima. Dai vai de vc se acha interessante ter todo o trabalho de polimento dos dutos para não ter ganhos satisfatórios em termos de potência. Eu, na sua condição, não faria."

No seu caso, tb não faria. Muito trabalho para pouco efeito.

e dar um grau nas velas será necessário certo?
Olhando o manual da NGK, as velas do corsa 1.6 e 1.8 são as BPR6EY, só que esse 1.8 tem somente 10,5 de taxa. O seu com 13:1, eu testaria primeiramente uma vela 1 grau mais fria para não ter sobreaquecimento/ derretimento. Vc precisa manter as outras características da vela como, o B (dimensões), o P (projetada), o R(resistiva) e o E(dimensões), o Y é só o formato da pontado eletroldo central no formato "V". Então, olhando novamente o catálgo, vc pode comprar as velas do corsa 1.4 a partir de 2006/07 que são as modelos BPR7E e mantém o gap original de 0,8 mm.

Se vc quiser investir bem, procure pelas NGK Iridium do mesmo modelo BPR7E. Como ela tem o eletroldo pontiagudo, ela permite uma melhor formação da chama, além de maior facilidade de abertura de arco.

Baixa esse catálogo no site deles, tem uma boa aula sobre velas lá.
Mais uma coisa ainda não deu para ver a impedância dos meus bicos, Vi alguns do Astra flex no Mercado Livre será que consigo achar algum por lá que sirva?
Enorme abraço vlw
Vou dar uma pesquisada aqui e dps te informo se achar algo.

Abs.

wevertonvb

SemControle escreveu:o coracao de um aspirado é cabecote, o q vc conseguir fazer melhorando alguma coisa é negocio, problema q investir correto em cabecote é $$$$
a impedancia precisa ver junto c seus bicos, pq teve uma mudanca na impedancia dos bicos em um certo ano, nao lembro se baixaram ou subiram e nem lembro o ano, ja foi postado isso por aki, eu lembro...
Tb acho. Ou investe bem e faz um serviço completo ou nem mexe.

SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

wevertonvb escreveu:
SemControle escreveu:o coracao de um aspirado é cabecote, o q vc conseguir fazer melhorando alguma coisa é negocio, problema q investir correto em cabecote é $$$$
Tb acho. Ou investe bem e faz um serviço completo ou nem mexe.
mas sei la...
as vezes acha q vale a pena um bruto investimento de perder de vista num cabecote pra rua e se ganhar coisa de 10~20cvs
é a questao do investir $ no aspirado, qnd chega ao fim, o custo de cada cv é violento....
e ainda nao vi esses cabecotes roletados trabalhados no tudo q da pra ver o qnt tao girando, e se apareceu comando pra ter algum ganho nessas altissimas rotacoes.....
cai tmb no problema de nao ser AP e ainda ser GM FI
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Responder