[DÚVIDA] - Pq o botão de temperatura da ventilação tá duro?
Moderadores: Eduardo Lirani, WJUNIOR, MatheusM, Organizadores do Fórum
- 
				cansei
 - :: Piquet ::
 - Mensagens: 319
 - Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
 - Localização: São Paulo - SP
 - Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
 - Ano de fabricação: 2004
 
E aí pessoas,
To com um probleminha chato no meu corsa que ta me incomodando nesses dias de frio (e depois de hoje vai me incomodar ainda mais nos dias de calor...)
Seguinte, o botão do termostato do meu carro tava meio duro quando se mexia nele, principalmente quando colocava pra sair ar quente.
Hoje por causa do frio eu coloquei o seletor no máximo e liguei a ventilação pra dar uma esquentada, só que quando o interior ficou mais agradável eu mexi de novo no seletor pra deixar num meio termo e aí o bicho ficou mais duro que o normal, até que uma hora o botão "pulou".
O problema é que depois desse "pulo", o botão não ficou mais na posição certa... se eu coloco ele no mais frio, ainda vai sair um pouquinho de ar quente... e se eu giro o botão de volta pro ar quente, ele não vai mais até o fim do caminho (sendo que na realidade ele está soltando ar na temperatura máxima).
Não sei se consegui explicar bem mas a verdade é que o botão não está na posição certa... é como se o botão de um ventilador estivesse na velocidade 1 sendo que na verdade o aparelho está trabalhando na 2, aí quando você joga o botão pra velocidade 2, ele trabalha na 3, e assim por diante.
Depois disso eu fiquei um pouco nervoso e dei uma forçada pra deixar o botão na posição certa... e até consegui mas acho que quebrei alguma coisa porque quando giro o botão pro frio eu escuto um leve estalo, como se o botão tivesse pulado de novo. E de fato ele pulou de novo, tanto que jogo pro quente e de novo ele não vai até o fim do caminho.
Enfim, alguém já teve esse problema?
Sabem que peça é essa e se da pra trocar na boa?
É a segunda vez que acontece exatamente o mesmo problema, sendo que da primeira vez eu já tinha trocado a peça na concessionária (lembro na época que o preço foi salgado)
Abraços
			
			
									
							
		
	
										
						To com um probleminha chato no meu corsa que ta me incomodando nesses dias de frio (e depois de hoje vai me incomodar ainda mais nos dias de calor...)
Seguinte, o botão do termostato do meu carro tava meio duro quando se mexia nele, principalmente quando colocava pra sair ar quente.
Hoje por causa do frio eu coloquei o seletor no máximo e liguei a ventilação pra dar uma esquentada, só que quando o interior ficou mais agradável eu mexi de novo no seletor pra deixar num meio termo e aí o bicho ficou mais duro que o normal, até que uma hora o botão "pulou".
O problema é que depois desse "pulo", o botão não ficou mais na posição certa... se eu coloco ele no mais frio, ainda vai sair um pouquinho de ar quente... e se eu giro o botão de volta pro ar quente, ele não vai mais até o fim do caminho (sendo que na realidade ele está soltando ar na temperatura máxima).
Não sei se consegui explicar bem mas a verdade é que o botão não está na posição certa... é como se o botão de um ventilador estivesse na velocidade 1 sendo que na verdade o aparelho está trabalhando na 2, aí quando você joga o botão pra velocidade 2, ele trabalha na 3, e assim por diante.
Depois disso eu fiquei um pouco nervoso e dei uma forçada pra deixar o botão na posição certa... e até consegui mas acho que quebrei alguma coisa porque quando giro o botão pro frio eu escuto um leve estalo, como se o botão tivesse pulado de novo. E de fato ele pulou de novo, tanto que jogo pro quente e de novo ele não vai até o fim do caminho.
Enfim, alguém já teve esse problema?
Sabem que peça é essa e se da pra trocar na boa?
É a segunda vez que acontece exatamente o mesmo problema, sendo que da primeira vez eu já tinha trocado a peça na concessionária (lembro na época que o preço foi salgado)
Abraços
- 
				awaked
 - :: Moderador ::
 - Mensagens: 10832
 - Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
 - Localização: Curitiba - PR
 - Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
 - Ano de fabricação: 2011
 
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=64741
Veja ali como desmontar o painel. Talvez ajude a identificar o problema. Pra mim isso tem cara de ser aqueles cabinhos/sistema ali que abre e fecha o ar quente. Pode ter soltado só.
Alguém esses tempo postou em algum lugar fotos justamente disso. Mas acho que foi tópico particular... não lembro quem foi.
			
			
									
							
										
						Veja ali como desmontar o painel. Talvez ajude a identificar o problema. Pra mim isso tem cara de ser aqueles cabinhos/sistema ali que abre e fecha o ar quente. Pode ter soltado só.
Alguém esses tempo postou em algum lugar fotos justamente disso. Mas acho que foi tópico particular... não lembro quem foi.
- 
				crunch013
 - :: Piquet ::
 - Mensagens: 365
 - Registrado em: Terça-feira 21 2011f Junho 2011 09:35:47 AM
 - Localização: Americana - SP
 - Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
 - Ano de fabricação: N/I
 
Cara, a da minha pickup tava tudo ali muito duro, abri e tinha muita pueira, limpei geral e espirrei desingripante dentro dos cabo de aço que puxa os comando, agora ta pareceno até digital, ta uma teta, mole igual o de ligar o ventilador 
			
			
									
							
										
						- 
				cansei
 - :: Piquet ::
 - Mensagens: 319
 - Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
 - Localização: São Paulo - SP
 - Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
 - Ano de fabricação: 2004
 
Então, eu dei uma olhada nesse tópico mas o meu Corsa é do modelo novo... eu até dei uma olhada num tópico fixo aqui que ensina a trocar os leds do painel mas não consegui tirar muitas conclusões:awaked escreveu:http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=64741
Veja ali como desmontar o painel. Talvez ajude a identificar o problema. Pra mim isso tem cara de ser aqueles cabinhos/sistema ali que abre e fecha o ar quente. Pode ter soltado só.
Alguém esses tempo postou em algum lugar fotos justamente disso. Mas acho que foi tópico particular... não lembro quem foi.

Pra ser sincero não ficou claro pra mim como desmonta a peça, é só puxar o painelzinho pra frente e depois puxar os botões?
Eu vou tentar desmontar pra dar uma olhada
Putz, espero que seja isso mas acho que tem peça quebrada mesmo viu, tava puxando da memória e da última vez que mandei arrumar foi coisa de 600 conto, lembro que chorei tanto que até reduziram o valor mas ainda sim foi carocrunch013 escreveu:Cara, a da minha pickup tava tudo ali muito duro, abri e tinha muita pueira, limpei geral e espirrei desingripante dentro dos cabo de aço que puxa os comando, agora ta pareceno até digital, ta uma teta, mole igual o de ligar o ventilador :wink:
- 
				cansei
 - :: Piquet ::
 - Mensagens: 319
 - Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
 - Localização: São Paulo - SP
 - Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
 - Ano de fabricação: 2004
 
É pessoal, o problema deve estar nos cabos mesmo... desmontei a parte da frente e ela ta ok mas não consegui tirar essa peça branca pra ver atrás:

Alguém sabe como desmontar ela?
Não quis fazer muita força pra não quebrar...
Tirando o som eu consigo ver a parte de trás mas sem desmontar não consigo fazer nada hehe
			
			
									
							
										
						
Alguém sabe como desmontar ela?
Não quis fazer muita força pra não quebrar...
Tirando o som eu consigo ver a parte de trás mas sem desmontar não consigo fazer nada hehe
- 
				cansei
 - :: Piquet ::
 - Mensagens: 319
 - Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
 - Localização: São Paulo - SP
 - Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
 - Ano de fabricação: 2004
 
Bom, fui numa loja de ar condicionado e aqui está o resumo da ópera:
O primeiro e principal problema estava na válvula que controla a passagem da água quente pro sistema de ventilação. Essa válvula, que fica do lado de fora do carro, acumulou sujeira do aditivo refrigerante ao longo dos anos e por isso estava dura.
Como o botão no painel está ligado na válvula direto por um cabo, eu tb sentia a dureza qdo girava ele. O pessoal da loja trocou a válvula e agora o botão está macio.
Já o segundo problema, que é o botão "pular", vai continuar =/
Como eu forcei ele, acabei quebrando um dente da engrenagem (esse botão nada mais é do que uma engrenagem que move uma articulação preta, essa que aparece na foto. E o cabo que mexe na válvula ta preso nessa articulação). Pra minha infelicidade eu teria que trocar toda essa peça branca...

Como o botão não ta mais girando em falso e saindo da posição como antes, eu vou deixar quieto por enquanto.
Gastei R$ 160 em tudo...
			
			
									
							
										
						O primeiro e principal problema estava na válvula que controla a passagem da água quente pro sistema de ventilação. Essa válvula, que fica do lado de fora do carro, acumulou sujeira do aditivo refrigerante ao longo dos anos e por isso estava dura.
Como o botão no painel está ligado na válvula direto por um cabo, eu tb sentia a dureza qdo girava ele. O pessoal da loja trocou a válvula e agora o botão está macio.
Já o segundo problema, que é o botão "pular", vai continuar =/
Como eu forcei ele, acabei quebrando um dente da engrenagem (esse botão nada mais é do que uma engrenagem que move uma articulação preta, essa que aparece na foto. E o cabo que mexe na válvula ta preso nessa articulação). Pra minha infelicidade eu teria que trocar toda essa peça branca...

Como o botão não ta mais girando em falso e saindo da posição como antes, eu vou deixar quieto por enquanto.
Gastei R$ 160 em tudo...
- 
				awaked
 - :: Moderador ::
 - Mensagens: 10832
 - Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
 - Localização: Curitiba - PR
 - Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
 - Ano de fabricação: 2011
 
Deve achar fácil em ferro velho... quem sabe tirar de um carro batido ou que teve outro problema ali.
Só sobre a sujeira do aditivo refrigerante... na real o aditivo é feito pra manter as partículas em suspensão, consequentemente não deixa formar depósitos. O problema é quando ele não é trocado no prazo ideal deixando de cumprir sua função. Quando ele está na concentração errada do indicado pelo fabricante. Ou quando o carro, em algum período da vida, deixou de usar o aditivo, alguns dias sem aditivo é o suficiente pra iniciar a corrosão.
			
			
									
							
										
						Só sobre a sujeira do aditivo refrigerante... na real o aditivo é feito pra manter as partículas em suspensão, consequentemente não deixa formar depósitos. O problema é quando ele não é trocado no prazo ideal deixando de cumprir sua função. Quando ele está na concentração errada do indicado pelo fabricante. Ou quando o carro, em algum período da vida, deixou de usar o aditivo, alguns dias sem aditivo é o suficiente pra iniciar a corrosão.
- 
				awaked
 - :: Moderador ::
 - Mensagens: 10832
 - Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
 - Localização: Curitiba - PR
 - Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
 - Ano de fabricação: 2011
 
Ah sim, pra variar já ia esquecendo... outro problema é quando se usa aditivo sintético e na realidade o fabricante indica o orgânico (não confundir com óleo), ou ainda, usar esses aditivos duvidosos e baratinhos que são só corante.
			
			
									
							
										
						- 
				
- Tópicos Semelhantes
 - Respostas
 - Exibições
 - Última mensagem
 
 
- 
				
- 1 Respostas
 - 1872 Exibições
 - 
						Última mensagem por sousaman															
									
								
														
 
 - 
				
- 1 Respostas
 - 3221 Exibições
 - 
						Última mensagem por phalmeid3_															
									
								
														
 
 - 
				
- 1 Respostas
 - 3657 Exibições
 - 
						Última mensagem por gtmski															
									
								
														
 
 - 
				
- 2 Respostas
 - 3785 Exibições
 - 
						Última mensagem por KassioAugusto															
									
								
														
 
 - 
				
- 3 Respostas
 - 2255 Exibições
 - 
						Última mensagem por beto veraneio															
									
								
														
 
 - 
				
- 7 Respostas
 - 2805 Exibições
 - 
						Última mensagem por Manfio															
									
								
														
 
 - 
				
- 2 Respostas
 - 5333 Exibições
 - 
						Última mensagem por Bange															
									
								
														
 
 - 
				
- 1 Respostas
 - 9338 Exibições
 - 
						Última mensagem por gtmski															
									
								
														
 
 - 
				
- 0 Respostas
 - 8585 Exibições
 - 
						Última mensagem por junior-cas															
									
								
														
 
 - 
				
- 1 Respostas
 - 5083 Exibições
 - 
						Última mensagem por YcaroAbreu