Este tutorial pode ser aplicado em uma pick up corsa ano 01? E há riscos de fazer bolhas de ar?Hanz escreveu:Saudações galera, resolvi trocar a água do radiador (só tinha água mesmo), e então tirei algumas fotos, daí fiz um tutorialzinho para ajudar quem tem vontade de fazer...
Segui o método utilizado por aquelas máquinas que são usadas em oficinas (http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dil ... re=channel) e já aproveito para agradecer ao autor de vídeo (ADG0068) por compartilhar o conhecimento.
Veículo:
Corsa Wind 96 MPFI 1.0
É meio demorado, mas é simples de fazer e tem a vantagem de não precisar se preocupar com bolhas no sistema, uma vez que não entrará ar no mesmo.
1º desconecte a mangueira de entrada de água do reservatório e coloque um balde em baixo para não molhar o chão.
2º coloque no lugar uma mangueira de água da torneira e com a tampa do reservatório fechada solte água para dentro do reservatório sem muita pressão, a água vai sair pela mangueira de entrada de água do reservatório que você havia desconectado anteriormente. Deixe a água escorrer até que saia limpa.
Primeiro balde:
Como pode-se observar na foto a água que saía pela mangueira já estava limpa...
Agora tire a mangueira de água da torneira do reservatório e encaixe novamente a mangueira do motor (não precisa encaixar até o fim, pois você terá que retirá-la novamente, obviamente você deverá abrir a tampa do reservatório para que a mangueira não escape devido à pressão), ligue o motor até que o mesmo esquente o suficiente para abrir a válvula termostática e fazer circular a água suja que estava fechada dentro do bloco. Eu fiz da seguinte forma, a mangueira de entrada de água do radiador esfria depois que toda a água suja sai do sistema, então com a mão mesmo eu ia verificando a temperatura dessa mangueira, quando ela esquentava bem eu desligava o motor, tirava a mangueira de entrada da água e colocava a de água da torneira novamente. Nesta parte soltei a água da torneira bem devagar, porque apesar dela se misturar com a água quente do reservatório, o motor vai estar bem quente e pode haver o risco de um choque térmico. Repita o processo até que a água saia limpa.
Segundo balde:
Terceiro balde:
Quarto balde:
Quinto balde:
Sexto balde:
Como pudemos observar nas fotos, depois de algumas trocas a água já começa a sair limpa, você pode então retirar a mangueira de água da torneira e ir adicionando o aditivo no reservatório, durante este processo vai continuar saindo água pela mangueira de entrada do reservatório que ainda vai estar no balde. Depois de colocar a quantidade recomendada de aditivo e deixar o reservatório no nível você pode fechar a tampa e conectar a mangueira de entrada novamente (desta vez bem fixa) ligar o motor e verificar se não há vazamento, se tudo estiver certo é hora de ir dar uma volta para o aditivo começar a circular no sistema e se misturar com a água.
No meu caso já aproveitei para trocar o reservatório que estava muito judiado, para quem for trocar também já vou adiantando que precisei chamar meu irmão para me ajudar a colocar o reservatório novo, pois a braçadeira da mangueira de saída é meio dura.
Comparando os reservatórios:
Resultado final:
Observações importantes:
-> Muito cuidado quando for retirar a água suja do motor depois de desligá-lo, a água sai muito quente.
-> Não encha demais o reservatório antes de ligar o motor para abrir a válvula termostática, pois conforme a pressão for subindo se você optar por não fixar bem a mangueira e deixar a tampa do reservatório aberta ele irá transbordar.
-> O fabricante recomenda o uso de 50% de água potável + 50% de aditivo para o radiador, porém o fabricante do aditivo que eu usei recomenda 60% de água + 40% de aditivo, usei segundo recomendação da embalagem do aditivo.
-> O sistema de arrefecimento do Corsa Wind 96 usa cerca de 6 litros de líquido de arrefecimento, (2,4lt de aditivo + 3,6lt de água nas proporções 60/40).
-> Não faça a burrice de colocar os produtos em cima do banco para tirar foto, uma das garrafas vazou e deu-se a desgraça.
(esqueci de tirar foto do banco sujo).
Acho que é só, se alguém quiser acrescentar alguma coisa será muito bem vinda.
T+
[TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento
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Re: [TUTORIAL] - Troca do líquido de arrefecimento
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Pode sim... se feito com calma não fica bolhas.
Lembre-se de repetir o processo conforme o tutorial afim de limpar bem as galerias do motor.
Se não tem muita intimidade com mecânica procure um profissional, normalmente comprando
o aditivo eles fazem o procedimento gratuitamente.
Uma dica pra ter certeza que a termostática abriu é esperar o eletro ventilador armar e desarmar.
Lembre-se de repetir o processo conforme o tutorial afim de limpar bem as galerias do motor.
Se não tem muita intimidade com mecânica procure um profissional, normalmente comprando
o aditivo eles fazem o procedimento gratuitamente.
Uma dica pra ter certeza que a termostática abriu é esperar o eletro ventilador armar e desarmar.
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amigos corseiros
comprei um liquido sintético para radiadores
anti fervura
antioxidante
anticorrosivo,
concentrado
da marca radfill ?????
com ele posso só completar o reservatório da aguá sem fazer limpeza???
abraçosssss
comprei um liquido sintético para radiadores
anti fervura
antioxidante
anticorrosivo,
concentrado
da marca radfill ?????
com ele posso só completar o reservatório da aguá sem fazer limpeza???
abraçosssss
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Respondendo aqui também...
Acho que pro Corsa é recomendado mineral... veja isso.
Se for isso mesmo aí sim o aditivo pode corroer o que não deve. Eles são feitos levando em conta
o tipo de borracha do sistema e a liga usada nos metais.
Acho que pro Corsa é recomendado mineral... veja isso.
Se for isso mesmo aí sim o aditivo pode corroer o que não deve. Eles são feitos levando em conta
o tipo de borracha do sistema e a liga usada nos metais.
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awaked é o seguinte !
então no meu manual estive vendo não fala o tipo se é mineral ou sintético? e agora?
o duvida cruel!!!
bom esse liquido é verde e tinha outro la q é rosa AXO q é o mineral
http://www.mercantilgenuina.com.br/promocoes.asp
valew.
então no meu manual estive vendo não fala o tipo se é mineral ou sintético? e agora?
o duvida cruel!!!
bom esse liquido é verde e tinha outro la q é rosa AXO q é o mineral
http://www.mercantilgenuina.com.br/promocoes.asp
valew.
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No manual do meu também não fala, mas fala que é o AC Delco de longa duração (alaranjado).
O certo seria ir até uma Chevrolet e pedir a embalagem pra ver.
É importante isso. Muita gente compra errado e pior, aditivo bom é complicado, tem que ser bom.
Muita gente reclama que depois o aditivo "comeu" as mangueiras ou juntas e na verdade foi o tipo
errado.
O certo seria ir até uma Chevrolet e pedir a embalagem pra ver.
É importante isso. Muita gente compra errado e pior, aditivo bom é complicado, tem que ser bom.
Muita gente reclama que depois o aditivo "comeu" as mangueiras ou juntas e na verdade foi o tipo
errado.
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certo !!! fmz é melhor mesmo! mais ai valew
pela dica e atenção!
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Não deixem de ler...
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=77475
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Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
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Cara Muito bom o tuto... vou fazer hoje e depois eu tento postar alguma coisa...
abs
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ok!
É triste ver motor jorrando água ferrugenosa pelo ladrão, prova da falta de zelo. Aditivo não é caro assim.
O CC agradece.
É triste ver motor jorrando água ferrugenosa pelo ladrão, prova da falta de zelo. Aditivo não é caro assim.
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