Prezados, boa tarde!
Vou ter que mexer nos freios do GLS. Desde que o comprei, só conferí visualmente o estado das pastilhas e lonas, mas agora já estão dando sinal de desgaste. Afinal, foram só 49 mil km sem investir nessa questão de segurança!
Tô pensando em trocar as pastilhas, discos, pistões traseiros, lonas e fluido do meu GLS 98.
- O que vcs acham sobre a troca por discos um pouco maiores? Me falaram que os da Meriva são alguns cm maiores e que dão uma maior performance...
- Retentor de pinça, só se troca quando há vazamento, ou é bom trocar preventivamente?
- O cilindro mestre só se troca quando o pedal fica fundo?
- Existe uma regulagem do pedal do freio? Ele sempre fica muito alto em relação ao acelerador e a embreagem. E olhe que mesmo depois de trocar a embreagem, a referê ncia do pedal do freio é evidente!
Gostaria de alguns comentários dos senhores. Pretendo fazer um serviço com investimento em coisa boa pro meu GLS de vovó pra não ter dor de cabeça depois e um sistema novo e performático!
Obrigadão!!!
Lott
- Posso colocar fluidos DOT 5.1 no lugar dos DOT 4 para que não sofram fadiga por "ferverem" nos conduítes?
[DÚVIDA] - Manutenção / opinião / orçamento dos freios
Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum
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Olha, quanto ao tamanho dos discos já não sei.
Tem que ver se vai servir a pinça que você tem e se o disco vai entrar na sua roda depois.
Faz um UP no fluído de freio. Seu carro deve usar DOT3, recomendo o DOT4.
Tem DOT5 e 5.1 parece. Mas não seria recomendado, a composição deles + borracha antiga
pode dar zica. Talvez vale uma pesquisa sobre o assunto.
Tem uns trambiqueiro por aí, que trocam a lona de freio soltando os rebites do suporte
e rebitando novamente, mas não é 100% confiável, por isso procure o conjuntinho competo.
No mais não precisa trocar coisas a toa. Leva num lugar bom e pede pra olharem pra você.
Na hora mesmo os caras já inspecionam se tem mais algum detalhe ou só é só sangrar e limpar.
Tem que ver se vai servir a pinça que você tem e se o disco vai entrar na sua roda depois.
Faz um UP no fluído de freio. Seu carro deve usar DOT3, recomendo o DOT4.
Tem DOT5 e 5.1 parece. Mas não seria recomendado, a composição deles + borracha antiga
pode dar zica. Talvez vale uma pesquisa sobre o assunto.
Tem uns trambiqueiro por aí, que trocam a lona de freio soltando os rebites do suporte
e rebitando novamente, mas não é 100% confiável, por isso procure o conjuntinho competo.
No mais não precisa trocar coisas a toa. Leva num lugar bom e pede pra olharem pra você.
Na hora mesmo os caras já inspecionam se tem mais algum detalhe ou só é só sangrar e limpar.
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- Na minha opinião, não há necessidade de discos maiores, isso só é necessário se o motor do seu carro aumentar a potencia tipo de 1.000 pra turbo... se o carro anda forte tbm precisa de um freio forte...... o gls se não me engano é ventilado que já está de bom tamanho.
- se não for caro o retentor da pinça é sempre bom trocar, pelo menos vc não precisa se preocupar e a mão de obra é uma só.
- cilindro mestre não precisa, só qdo ele falhar.
-pode verificar o burrinho (cilindro do freio traseiro) de cada lado. è só afastar um pouco o retentor e verificar se vaza. Se vazar fluido já troca, se não vazar ele ainda está vedando.
- pode regular o pedal do freio no tambor do freio traseiro, tem uma regulagem de catraca embaixo do burrinho do freio, regula ele depois regula o cabo do freio de mão.
- pode colocar o dot 5 sim.
abç
- se não for caro o retentor da pinça é sempre bom trocar, pelo menos vc não precisa se preocupar e a mão de obra é uma só.
- cilindro mestre não precisa, só qdo ele falhar.
-pode verificar o burrinho (cilindro do freio traseiro) de cada lado. è só afastar um pouco o retentor e verificar se vaza. Se vazar fluido já troca, se não vazar ele ainda está vedando.
- pode regular o pedal do freio no tambor do freio traseiro, tem uma regulagem de catraca embaixo do burrinho do freio, regula ele depois regula o cabo do freio de mão.
- pode colocar o dot 5 sim.
abç
- sousaman
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- Ano de fabricação: 2000
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Cara,
Monte tudo original e seja feliz.
Fiz isso logo no começo das manutenções e não me arrependo.
Só terei que trocar os discos de freio novamente porque peguei uma bruta enxurrada nas férias e eles empenaram por conta do contato com água.
Fora isso tá tudo perfeito, exceto o fluído que já "pretejou" e vou ter que trocá-lo na próxima revisão.
Abraços!
Monte tudo original e seja feliz.
Fiz isso logo no começo das manutenções e não me arrependo.
Só terei que trocar os discos de freio novamente porque peguei uma bruta enxurrada nas férias e eles empenaram por conta do contato com água.
Fora isso tá tudo perfeito, exceto o fluído que já "pretejou" e vou ter que trocá-lo na próxima revisão.
Abraços!
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Pessoal, bom dia!
Obrigado pelas respostas!!!

Abraços!!!
Então... discos maiores seria só pra compensar o investimento, mas pelo que percebi, eu teria que trocar as pinças, o que não seria interessante...
-Os retentores estavam legal... Não apresentava indícios de ressecamento, nem vazamento!
-Cilindro mestre realmente foi uma neura minha, pois o pedal do freio do meu GLS é MUITO ALTO!!!!! Daí acheii que o cil. mestre fosse o responsável por essa altura!
-Os burrinhos (!!!) foram trocados pelos da ATE. Já pesquisei a reputação dessa marca alemã e aqui no Brasil se compara com os da Varga! Um deles apresentava o tal vazamento que vc comentou sobre empurrar a borrachinha e preferi trocar os 2.
-O mecânico que manuteniu o GLS me falou que não haveria regulagem do freio que tivesse alguma relação com a altura do pedal. As catracas são para posicionar as sapatas com as lonas em relação ao tambor (pra não ficar "segurando" a roda") e depois a regulagem é automática.
Abraços!!!
Cara, essa manutenção foi impulsiva, pois eu já estava preocupado com o tempo e kms que rodei se ao menos precisar completar o fluido, acredita??? Tava tudo "vedadinho"!!!! hehehehe!!!! Daí começaram a sentir uns estalos no pedal e eu tinha uma viagem pra fazer próxima. Foi coisa de 2 dias em cotar marcas/recomendações/original e fazer o serviço. Fora que como foi "na pressa", eu ia pagar no cartão de 65415x. Acabou que achei algumas peças em um lugar, outras em outro, e na oficina que o GLS estava desmontado (Garra Pneus) foi onde fiz a suspensão, então já conhecia a qualidade. Me surpreendí que comprei o GLS com 65k km e hoje, com 115k km, as pastilhas e lonas eram as mesmas de quando comprei e ainda estavam "boas"!!!!
As novas pastilhas e lonas foram da Cobreq, os pistõezinhos (burrinhos) da traseira foram da ATE, os discos e o fluido tbm. Foi um pivô da TRW que já estava com folga e alinhamento e balancemento.
Enfim... pouco mais de 500 contos de réis (divididos em 4x no créditão!!!) pra andar com segurança. Estou "gostando", pois ainda está no período de amaciamento. Porém detalhe: a viagem foi desmarcada! =( Mas o feriado está aí, vou amaciar (andando tranquilo) e na volta verificar como vai estar o controle do bichinho! Mas essas aí vão ficar um boooooom tempo, pois tenho costume de usar o freio motor do 16v, então não costumo socar a bota no pedal do meio! Segue algumas fotos!
- discos de freio antigos

- disco antigo

- pastilha de freio antiga

- pastilha antiga

- disco novo e pinça limpa com querosene pra deixá-la como nova!
(pena que o cara q fez isso não teve aqueeeele cuidado pra limpar com cotonete!
)



- E aproveitei pra instalar o protetor de correias que comprei a milênios e não havia tempo e condições para instalar. Agora posso fazer rally denovo que não terei problemas com correias desfiando e tensores zuando!!!

Agora... sacanagem com seus discos, hein!? Eles são sólidos ou ventilados? Me disseram que os discos da Varga são os que mais aguentam esses choques térmicos!
Abraços, meu caro!
Obrigado pelas respostas!!!
Prezado Awaked!!! O fluido antigo eu realmente não sei qual era a spec, mas coloquei 1 litro de ATE DOT4 alemão! Ví boas recomendações dele! Me dá receio mesmo de acdordo com o q vc comentou e faz sentido. Esses fluidos tem uma composição que come borracha igual um ácido! Daí fazendo um UP com DOT4 já fica bão!awaked Enviada: Qui, 02 Jun 2011, 18:52 Assunto:
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Olha, quanto ao tamanho dos discos já não sei.
Tem que ver se vai servir a pinça que você tem e se o disco vai entrar na sua roda depois.
Faz um UP no fluído de freio. Seu carro deve usar DOT3, recomendo o DOT4.
Tem DOT5 e 5.1 parece. Mas não seria recomendado, a composição deles + borracha antiga
pode dar zica. Talvez vale uma pesquisa sobre o assunto.
Tem uns trambiqueiro por aí, que trocam a lona de freio soltando os rebites do suporte
e rebitando novamente, mas não é 100% confiável, por isso procure o conjuntinho competo.
No mais não precisa trocar coisas a toa. Leva num lugar bom e pede pra olharem pra você.
Na hora mesmo os caras já inspecionam se tem mais algum detalhe ou só é só sangrar e limpar.

Abraços!!!
Prezado r8drigo!r8drigo Enviada: Qui, 02 Jun 2011, 19:00 Assunto:
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- Na minha opinião, não há necessidade de discos maiores, isso só é necessário se o motor do seu carro aumentar a potencia tipo de 1.000 pra turbo... se o carro anda forte tbm precisa de um freio forte...... o gls se não me engano é ventilado que já está de bom tamanho.
- se não for caro o retentor da pinça é sempre bom trocar, pelo menos vc não precisa se preocupar e a mão de obra é uma só.
- cilindro mestre não precisa, só qdo ele falhar.
-pode verificar o burrinho (cilindro do freio traseiro) de cada lado. è só afastar um pouco o retentor e verificar se vaza. Se vazar fluido já troca, se não vazar ele ainda está vedando.
- pode regular o pedal do freio no tambor do freio traseiro, tem uma regulagem de catraca embaixo do burrinho do freio, regula ele depois regula o cabo do freio de mão.
- pode colocar o dot 5 sim.
abç
Então... discos maiores seria só pra compensar o investimento, mas pelo que percebi, eu teria que trocar as pinças, o que não seria interessante...
-Os retentores estavam legal... Não apresentava indícios de ressecamento, nem vazamento!
-Cilindro mestre realmente foi uma neura minha, pois o pedal do freio do meu GLS é MUITO ALTO!!!!! Daí acheii que o cil. mestre fosse o responsável por essa altura!
-Os burrinhos (!!!) foram trocados pelos da ATE. Já pesquisei a reputação dessa marca alemã e aqui no Brasil se compara com os da Varga! Um deles apresentava o tal vazamento que vc comentou sobre empurrar a borrachinha e preferi trocar os 2.
-O mecânico que manuteniu o GLS me falou que não haveria regulagem do freio que tivesse alguma relação com a altura do pedal. As catracas são para posicionar as sapatas com as lonas em relação ao tambor (pra não ficar "segurando" a roda") e depois a regulagem é automática.
Abraços!!!
Grande Sousaman!!!!! Meu guia de referência em Corsa e.... em São Paulo!!!! hehehehehe!!!!sousaman Enviada: Ter, 21 Jun 2011, 23:02 Assunto:
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Cara,
Monte tudo original e seja feliz.
Fiz isso logo no começo das manutenções e não me arrependo.
Só terei que trocar os discos de freio novamente porque peguei uma bruta enxurrada nas férias e eles empenaram por conta do contato com água.
Fora isso tá tudo perfeito, exceto o fluído que já "pretejou" e vou ter que trocá-lo na próxima revisão.
Abraços!
Cara, essa manutenção foi impulsiva, pois eu já estava preocupado com o tempo e kms que rodei se ao menos precisar completar o fluido, acredita??? Tava tudo "vedadinho"!!!! hehehehe!!!! Daí começaram a sentir uns estalos no pedal e eu tinha uma viagem pra fazer próxima. Foi coisa de 2 dias em cotar marcas/recomendações/original e fazer o serviço. Fora que como foi "na pressa", eu ia pagar no cartão de 65415x. Acabou que achei algumas peças em um lugar, outras em outro, e na oficina que o GLS estava desmontado (Garra Pneus) foi onde fiz a suspensão, então já conhecia a qualidade. Me surpreendí que comprei o GLS com 65k km e hoje, com 115k km, as pastilhas e lonas eram as mesmas de quando comprei e ainda estavam "boas"!!!!
As novas pastilhas e lonas foram da Cobreq, os pistõezinhos (burrinhos) da traseira foram da ATE, os discos e o fluido tbm. Foi um pivô da TRW que já estava com folga e alinhamento e balancemento.
Enfim... pouco mais de 500 contos de réis (divididos em 4x no créditão!!!) pra andar com segurança. Estou "gostando", pois ainda está no período de amaciamento. Porém detalhe: a viagem foi desmarcada! =( Mas o feriado está aí, vou amaciar (andando tranquilo) e na volta verificar como vai estar o controle do bichinho! Mas essas aí vão ficar um boooooom tempo, pois tenho costume de usar o freio motor do 16v, então não costumo socar a bota no pedal do meio! Segue algumas fotos!
- discos de freio antigos


- disco antigo


- pastilha de freio antiga


- pastilha antiga


- disco novo e pinça limpa com querosene pra deixá-la como nova!





- E aproveitei pra instalar o protetor de correias que comprei a milênios e não havia tempo e condições para instalar. Agora posso fazer rally denovo que não terei problemas com correias desfiando e tensores zuando!!!


Agora... sacanagem com seus discos, hein!? Eles são sólidos ou ventilados? Me disseram que os discos da Varga são os que mais aguentam esses choques térmicos!
Abraços, meu caro!
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- Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2011
É isso aí, carro é manutenção mesmo. E não é frescura, é segurança.
Que bom que tudo se ajeitou. Abraço.
Que bom que tudo se ajeitou. Abraço.
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