[DÚVIDA] - Cheiro de aditivo do radiador dentro do carro!

Aqui você poderá tirar todas as dúvidas sobre o sistema de arrefecimento e ar condicionado do Corsa. Manutenção, troca, reparos, compressor, condensador e muito mais.
Responder
Woddy
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sábado 07 2011f Maio 2011 12:22:34 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Cheiro de aditivo do radiador dentro do carro!

Mensagem por Woddy »

Boa noite corseiros!

Galera, faz 2 semanas que fiz uma limpeza no radiador e coloquei aditivo, antes estava sem, porem agora dentro do carro fica um cheiro de aditivo muito forte. Quando ligo o ar até dá uma amenizada, porem depois volta.

O carro tem ar quente e independente da posição da chave (frio ou quente), mesmo que desligado, o cheiro continua.

Acredito eu que seja algum vazamento na chave que comuta, pois me falaram que ela é de plástico, mas deve ser um micro-vazamento, pois não aparenta sinal de molhado dentro do carro, e a agua do reservatório não baixa.

Alguem já teve algum problema desse tipo?

Como faço para chegar nessa chave e ver se está vazando? ela fica atrás do painel? ou atravessa a parede corta fogo e fica no lado do motor?

Valew galera!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Olha, que eu saiba não tem chave no sistema. Assim como 90% dos carros o sistema do Corsa deve ficar o tempo todo circulando água quente no radiadorzinho de ar quente no painel. Quando alteramos a temperatura no comando pra mais frio ou mais quente ele simplesmente muda o fluxo de ar pra passar pelo radiadorzinho e esquentar ou desviar e vir "frio". Tanto que no manual fala que mesmo no "frio" pode vir ar quente se a ventilação forçada estiver direcionada para os pés.
Pra perceber isso é só ver que com o motor ligado as 2 mangueiras que vão pro painel estão quentes. Se existisse alguma válvula ali teria uma diferença de temperatura entre a entrada e a saída de água do painel.

Enfim... pra ter cheiro pode ter realmente algum vazamento pequenino. Normalmente vaza no encaixe entre a mangueira e o radiadorzinho. O cheiro é do aditivo mesmo? Comparou com o nariz pelo reservatório de expansão? Pode ser cheiro de mofo ou bolor, já que não baixa água. Ou vaza MUITO pouco, mas mesmo assim teria que baixar o nível.

AH!!! Uma dica... quase esqueci... como testar... http://www.youtube.com/watch?v=CBeOJRxt ... ure=relmfu com pressão é fácil ver o vazamento, mesmo que pequeno.
Por aqui quando precisei no meu carro nunca cobraram pra só testar. É só ir numa oficina boa e de confiança e pedir o teste.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

O lance do primeiro parágrafo tem que confirmar. Não tenho certeza, conclui pelo manual e pelas mangueiras. Mas também não influencia no resto. Se vazar fazendo o teste aparece.
Woddy
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sábado 07 2011f Maio 2011 12:22:34 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Woddy »

Opa, obrigado pela ajuda.... Ótimo link do vídeo, me esclareceu bastante...

O cheiro é realmente do aditivo...

Bom, eu não sabia que a água ficava circulando sempre no radiadorzinho, achei que ao mudar a chave para frio a gente interrompia o fluxo de água nesse tal radiadorzinho. Vi em outros tópicos o pessoal falar em válvula de ar quente e cabos que vão do botão até a válvula, o que seria isso então.

Tem esse link da válvula, mas agora estou todo perdido em que ela serve e aonde vai no carro!

http://www.guinchopecas.com.br/index.ph ... s&cod=4258

Quem puder me ajudar!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pode até ser que tenha a válvula mesmo e que ela interrompa o fluxo... mas ela deve deixe passar o mínimo quando fechada... porque o sistema é fechado e pressurizado. Se não passar um mínimo pode criar bolhas no sistema.

O importante é testar e colocar mais pressão no sistema pra verificar o vazamento. Deixe o sistema pressurizado por uns 10 minutos, porque se vaza pouca coisa pode demorar pra aparecer.

Coloque a mão por baixo dos tapetes, embaixo do painel vai fuçando lá pra ver se tem algo molhado.
Woddy
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sábado 07 2011f Maio 2011 12:22:34 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Woddy »

Corseiro, medi o sistema do radiador em oficina especializado com o aparelho que da pressão, nada foi constadado. Percebi agora que quando ligo o ar, o cheiro fica muito mais forte. Desmontei parcialmente o painel e nada de fio queimado ou algo parecido. Agora to achando que é o motor da ventilação forçada que esta indo para morte. Vou verificar essa semana e volto a comentar.
Woddy
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sábado 07 2011f Maio 2011 12:22:34 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Woddy »

Ae Rapaziada!

Não deu outra.... toda parte elétrica ok, porem o radiador do ar quente estava com um pequeno furo, vazando aguá com aditivo e deixando o cheiro dentro do carro.

Não teve jeito, eu sem grana para trocar, tive que desligar o radiador de dentro e problema resolvido.

Valew galera!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pena, no Mercado Livre tem alguns na média de 120 reais.
Saiu muito caro pra isolar o sistema?
Woddy
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sábado 07 2011f Maio 2011 12:22:34 PM
Localização: Mauá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Woddy »

O cara me cobrou R$180,00 no radiador e R$250,00 a mão de obra... caro né!!!

Vi que tem um tutorial de como trocar, mas tentei e não consegui chegar nem a metade, mas vou esperar uma oportunidade e tentar fazer a troca atraves do tutorial.


Valew
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ar Condicionado, Arrefecimento e Ventilação”