Acho que abrir para 1.8 vai muita grana, só um vira deve ser próximo de 1000 reais. As bielas do 1.6 são do mesmo comprimento, porém são mais grossas, existe a possibilidade delas encostarem no bloco, dai ou colocar as bielas do 1.8 tb ou usina o que precisar no bloco. Enfim, como gosto de inventar um pouco, faria um 1.7 16 v, só colocar pistões do 1.8 com sobremedida 1. Fica 1.7 redondo! Com vira do 1.6 que permite um giro legal e cabeçote 16 v preparado, fica um monstrinho!SemControle escreveu:essa ideia de subir o corte vai ter q acompanhar um comando e acerto pra render em alta, o q vai tirar rendimento de baixa, e esses motores ja sofrem com lubrificacao normal, pior girando tanto
tmb acho q qnt menos mudancas ai seria melhor, o pior ainda seria chegar no fim e achar manco, acaba sendo o caso da maioria q opta por aspirar, chega ao fim tendo gastado o mesmo q pra montar um turbo, e so ganha alguns cavalos, ainda tendo isso da potencia aparecer la em cima, deixando o carro ruim pro transito do dia a dia
a bomba pra usar gasolina vai ser a mesma coisa, vc nao vai subir pressao na linha entao se nao tiver dando sinal q vai parar, da pra continuar com sua bomba, agora se resolver acertar alimentacao dando pressao na linha, vai ter q pensar numa bomba, conforme for o caso, uma especifica...
sobre trocar os pistoes tem q ver o vira e a altura q os pistoes vao ficar, se nao vao passar do bloco, é outra coisa problematica esse 1.8 a alta dele, por isso acho q nao combina bem 1.8 aspirado e virando muito, o q pode contribuir pra RL seria o cabecote 16V, q ajuda tmb a puxar a potencia pra altas
vai ter q pensar muito em tudo ai, pq nao vai ter muita magica, vc vai ficar com essa faixa de rendimento q tem hj, mas vc vai acabar brincando de deslocar pra alta ou pra baixa, se deixar forte em alta, vai achar fraco em baixa, e vice versa
wevertonvb, mesmo os astrinhas mais antiguinhos sao PWM? pior q ainda tem essa do coletor 16V, mas ja podemos dar a ideia de montar um Plenum, podendo adaptar muitas borboletas, dificil é herdar uma q os sensores sejam plug and run
Os atuadores dos astras e vectras são todos motores rotativos, todos injeção Motronic, não vão substituir os motores de passo dos corsa. Nesse ponto eu faria o seguinte, comprava todo conjunto cabeçote 16 v, coletor de admissão e tbi, tudo do mesmo carro, é o jeito mais fácil de se fazer essa preparação. A TBI dos 1.8 16v deve ser de cabo tb, e atuador por motor de passo, então fica tudo muito mais fácil.
Plenum, seria legal, mas é muito caro e muito difícil alguém que saiba fazer um e mais dificil ainda alguém que saiba dimensionar um!!! Aqui o bicho pega! Eu iria com certeza de coletor original.