[DÚVIDA] - Como Preparar Corsa 1.6 8v para 16v?

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danielralfes
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[DÚVIDA] - Como Preparar Corsa 1.6 8v para 16v?

Mensagem por danielralfes »

Galera, por favor me ajuda a definir e corrigir a minha ideia para preparar o motor 1.6 8v para ficar mais esperto.
Segue a lista de mudanças:

- Cabeçote 1.8 16V roletado (vindo do Meriva)
- Rebaixar Cabeçote rebaixado em 3mm; (Favor informar o rebaixamento máximo para usar somente a Gasolina)
(A Ideia é aumentar a minha taxa 11.4 ou igual a que roda os VHC E.
- Dutos e sedes de válvulas polidos;
- Polia Graduada (Com Ajsuste nela)
- Junta de cabeçote de aço - Motores GM 1.8 Flex
- Retrabalho dos Bicos Injetores ou Colocar do 1.8 16v (vindo do Meriva)
- Coletor de Escape 4x1 + escape de 2,5" ou 2,0"
- Filtro de Ar esportivo com CAI
- Remapeamento da Injeção Eletronica: aumento do corte de giro, acerto de ponto de ignição e tempo de injeção.

Será que é necessario trocar os itens abaixo?
- Tbi dos 1.8 16V (para usar no corsa)
- Sonda Lambda aquecida (03 fios)
- Bomba de Combustível - Astra 2.0 Flex
- Velas 9BRG


Allgumas idéias tirei desse tópico:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=13080

:oops:
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

como disse na MP antes de vc criar o topico, acho q foi algo assim q tinha escrito

nao lembro ter cabecotes 1.6 16V a nao ser o dos GSI, mas o do 1.8 16V serve sim...
tem q ver se compensa as mudancas pra usar o novo cabecote $$$$....

a tbi mais comum de 1.8 ja é akela eletronica

pra rodar no alcool ainda tem uma boa folga ai pra chegar no limite, pra andar no alcool chega a ser pouca ainda essa taxa de 11

irria de 2" mesmo....

por fim um remapeamento so pra tirar 100% do novo motor
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danielralfes
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Mensagem por danielralfes »

"SemControle" foi assim mesmo.
Sò corrigindo uma coisa, alem dos GSI existem os 1.616v dos GLS, a diferença básica entre eles são q o GSI é SFI (sequencial) e o MPFI (Não sequencial) dos GLS...blz?

Sobre o CAbeçote 1.6 16v ou 1.8 16v...têm que ver qual ficar melhor e custo..q vai ser...é justamente q estou procurando...levantar esses detalhes antes de meter a mão na massa...ehehe

Sobre a TBI 1.8, o que teria q fazer para adpatar ela?
Será q a 1.6 serve? Têm que mexer??

A ideia mesmo é rodar só na gasosa mesmo..não quero passar pra Caninha...não...rs
è deixar a compressão para tirar o melhor do petroleo...

Vamos...ver...além de muita pesquisa, vou contar com a ajuda de vcs !!!
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

é verdade tem esses 16V tmb....mas entre um e outro iria nos 1.8 q tem comando roletado, nao sei se os 1.8 16V sao roletados....

o qnt tirar do cabecote so buretando mesmo pra saber....

pra adaptar a tbi eletronica teria q trocar central, negocio é usar a sua aberta, ou de algum carro F2 q adapte os sensores do seu

nao iria alem de 10:1 pra rodar na gasolina sem sensor de detonacao
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Mensagem por wevertonvb »

danielralfes escreveu:"SemControle" foi assim mesmo.
Sò corrigindo uma coisa, alem dos GSI existem os 1.616v dos GLS, a diferença básica entre eles são q o GSI é SFI (sequencial) e o MPFI (Não sequencial) dos GLS...blz?

Sobre o CAbeçote 1.6 16v ou 1.8 16v...têm que ver qual ficar melhor e custo..q vai ser...é justamente q estou procurando...levantar esses detalhes antes de meter a mão na massa...ehehe

Sobre a TBI 1.8, o que teria q fazer para adpatar ela?
Será q a 1.6 serve? Têm que mexer??

A ideia mesmo é rodar só na gasosa mesmo..não quero passar pra Caninha...não...rs
è deixar a compressão para tirar o melhor do petroleo...

Vamos...ver...além de muita pesquisa, vou contar com a ajuda de vcs !!!
Eu começaria a pesquisar o seguinte:

- Qual o volume da câmara de combustão desse cabeçote 1.8? Pode ser que destaxe muito seu motor, que já é baixo.

- Geralmente nos cabeçote 16 v, as válvulas são inclinadas e por consequência, é necessário ter cavas nos psitões. Como será esse dai?

- Borboleta eletrônica é coisa do cão! :) Ou vc usa a injeção do carro que tem essa borboleta eletrônica, ou dá um jeito de adaptar uma de cabo.

Eu só adaptaria um cabeçote 16v se fosse para fazer um motor forte para valer, se fosse para fazer algo não tão forte como é o que vc pretende fazer, já que vai usar gasolina, acho que vai muito investimento. A minha opnião nesse caso seria Vai ou CENSURADO! Para meio termo fazia algo nos 8 v mesmo, vc ficaria satisfeito tb. Mas não quero mudar sua idéia, só estou pondo a minha e torço para que vc faça essa adaptação, gosto demais desse tipo de preparação.


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Mensagem por SemControle »

pensei comigo agora, esse cabecote 1.8 16V cairia muito bem nos F1 1.8 pra dar uma melhorada na RL aspera do motor :D
ja ajudaria até a melhorar o rendimento em alta, poderia ficar um motor até mais linear
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Mensagem por CyberTX »

Só uma corrigida ai:
Todo 16V é SFI, nao so como do GSI como do GLS, inclusive dos 1.0.


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Mensagem por SemControle »

CyberTX escreveu:Só uma corrigida ai:
Todo 16V é SFI, nao so como do GSI como do GLS, inclusive dos 1.0.
ai me pegou, sabia q todo 16V tem a EGR, agora ser SFI :shock:
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Mensagem por CyberTX »

SemControle escreveu:
CyberTX escreveu:Só uma corrigida ai:
Todo 16V é SFI, nao so como do GSI como do GLS, inclusive dos 1.0.
ai me pegou, sabia q todo 16V tem a EGR, agora ser SFI :shock:
Também tinha essa dúvida, até no fórum do GMC a gente correu atraz e verificamos que todo 16v tem é SFI também...
Basta ler o manual ou mesmo pegar a documentação técnica da GM que está escrito isso lá.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

interessante, outro dia tive revelacoes sobre os GSI tmb
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