[DÚVIDA] - INSTALAÇÃO DO TURBO PICK UP CORSA 1.6 8V GASOLINA
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ark racing
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GALERA :?: , ESTOU COM UMA SERIE DE DUVIDAS NO MEU PROJETO QUE É O SEGUINTE.
O CARRO É 1.6 8V GASOLINA, TEM QUE DESTAXAR, COMO FAÇO ISSO.
VOU USAR A TURBINA APL 240 BIAGIO 42.48, GOSTARIA DE MANTER O BICO ORIGINAL NA FASE ASPIRADA E UM SUPLEMENTAR DE KADETT ALCOOL, COMO FAÇO ESSA LINHA DE COMBUSTIVEL.
VOU USAR TAMBEM UM GERENCIADOR DE TURBO PRA GARANTIR O ATRASO DE PONTO E CONVERSAO PRO ALCOOL.
MEU DRAMA É ESSA LINHA DE COMBUSTIVEL, TENHO QUE COLOCAR AS BOMBAS EM PARALELO OU MANTENHO O SISTEMA ORIGINAL PARA A FASE ASPIRADA.
E A BOMBA PARA O BICO SUPLEMENTAR VAI DIRETO DO TANQUE ATÉ ELE , E O HPI COMO FICA NA LINHA.
MEU SUPORTE DE BICO AUXILIAR SO TEM ENTRADA, TEM QUE TER SAIDA TAMBEM.
PODEM ME AJUDAR.
O CARRO É 1.6 8V GASOLINA, TEM QUE DESTAXAR, COMO FAÇO ISSO.
VOU USAR A TURBINA APL 240 BIAGIO 42.48, GOSTARIA DE MANTER O BICO ORIGINAL NA FASE ASPIRADA E UM SUPLEMENTAR DE KADETT ALCOOL, COMO FAÇO ESSA LINHA DE COMBUSTIVEL.
VOU USAR TAMBEM UM GERENCIADOR DE TURBO PRA GARANTIR O ATRASO DE PONTO E CONVERSAO PRO ALCOOL.
MEU DRAMA É ESSA LINHA DE COMBUSTIVEL, TENHO QUE COLOCAR AS BOMBAS EM PARALELO OU MANTENHO O SISTEMA ORIGINAL PARA A FASE ASPIRADA.
E A BOMBA PARA O BICO SUPLEMENTAR VAI DIRETO DO TANQUE ATÉ ELE , E O HPI COMO FICA NA LINHA.
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SemControle
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melhor seria o suporte com entrada e saida pra circular o combustivel
pode vir uma linha só, vai depender como quer montar pra definir....
se vai usar suplementar, nao usaria HPI, mas depende como vai montar, e é questao de gosto...
vai ter q abrir seus bicos originais pra darem conta da fase aspirada no alcool
destaxar pra q? nao tem muita taxa nesse motor, e ainda quer usar gerenciador de ponto....
ja q quer destaxar, deve estar seguindo receita de apezeiro de andar com varios e varios kilos e logo um bico so suplementar nao vai dar conta tmb, pra partir pra essa ignorancia montaria uma linha totalmente separada so pros suplementares
pode vir uma linha só, vai depender como quer montar pra definir....
se vai usar suplementar, nao usaria HPI, mas depende como vai montar, e é questao de gosto...
vai ter q abrir seus bicos originais pra darem conta da fase aspirada no alcool
destaxar pra q? nao tem muita taxa nesse motor, e ainda quer usar gerenciador de ponto....
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ark racing
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MINHA IDEIA É ANDAR NO MÁXIMO COM 0.6, E COLOCAR O BICO SUPLEMENTAR DO (MONZA A ALCOOL) EM UMA LINHA DE COMBUSTIVÉL INDEPENDENTE CONTROLADA PELO HPI.
QUANDO ME RFIRO A DESTAXAR, É PORQUE FALAM QUE NÃO TEM COMO TURBINAR ESSE MOTOR NA GASOLINA DEVIDO A TAXA, O RECURSO SERIA PASSAR ELE PRO ALCOOL?
QUANTO AO GERENCIADOR E MAIS PELO ATRASO DO PONTO NA FASE TURBO E A CONVERSÃO PARA O ALCOOL .
O QUE VC ACHA?
QUANDO ME RFIRO A DESTAXAR, É PORQUE FALAM QUE NÃO TEM COMO TURBINAR ESSE MOTOR NA GASOLINA DEVIDO A TAXA, O RECURSO SERIA PASSAR ELE PRO ALCOOL?
QUANTO AO GERENCIADOR E MAIS PELO ATRASO DO PONTO NA FASE TURBO E A CONVERSÃO PARA O ALCOOL .
O QUE VC ACHA?
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SemControle
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eskece a ideia de turbinar na gasolina....
com sua taxa da pra rodar com essa pressao sem atrasar ponto se bem alimentado
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ark racing
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beleza, oque vc me sugere, em termos de projeto. minha preocupação com o ponto é que meu carro nao tem distribuidor.
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SemControle
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se nao abusar da pressao, nao tiver muita taxa, e alimentar corretamente fique tranquiloark racing escreveu:beleza, oque vc me sugere, em termos de projeto. minha preocupação com o ponto é que meu carro nao tem distribuidor.
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Seu carro não usando distribuidor deveria ser sua alegria e não preocupação!ark racing escreveu:beleza, oque vc me sugere, em termos de projeto. minha preocupação com o ponto é que meu carro nao tem distribuidor.
Decidiu se vai de álcool ou gasolina??
Gasolina até dá, só não dá para ser muito forte, deixa a taxa quieta, no máximo coloque a junta de aço do corsa 1.8 completa (1,6 mm), sua taxa cai para 9,15:1. Use um gerenciador de ponto por pressão de turbo. Pressão por volta de 0,6 bar mesmo. E alimentação perfeita. Mantenha tudo original como está e use esse bico do monza com suplementar e um gerenciador para ele, mais nada. Turbina bem dimensionada, para não esquentar demasiadamente o ar de admissão. Se tivesse sensor de detonação seria ótimo, mas nesses 1.6 não tem né.
Mas seria um carro mais forte para vc andar de boa. Dificilmente ganharia de alguém usando álcool.
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ark racing
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Amigo wevertonvb,
BOM SE EU FOR DE GASOLINA, VC ME SUGERE COLOCAR A JUNTA DO CORSA 1.8 QUE É IGUAL DA MONTANA , AQUELA DE AÇO CORRETO.
E SE EU FOR DE ALCOOL MEXO NA JUNTA TAMBEM
O GERENCIADOR PRETENDO USAR UM DA HARDWAREPERFORMANCE COM ACONFIGURAÇAO QUE VC CITOU .
A PRESSÃO VAI SER ESSA MESMO 0.6, O BICO ORIGINAL VOU MANTE - LO NO MEU CASO UM SÓ (EFI).
O BICO SUPLEMENTAR VOU USAR O DO MONZA A ALCOOL, MAS TENHO DUVIDA COMO MONTAR ESSA LINHA SUPLEMENTAR VC PODE ME AJUDAR.
MINHA IDEIA É NÃO MEXER NA LIHA ORIGINAL
VOU FAZER OUTRA LINHA DA SEGUINTE FORMA . BOMBA EXTERNA DE 7 BAR ENTRA NO HPI E VAI PARA O BICO SUPLEMENTAR , POIS MEU SUPORTE DE BICO NÃO TEM SAIDA SÓ ENTRADA. E POR ISSO VOU TER QUE COLOCAR O HPI ANTES DO BICO, OQUE VC ACHA.
A TURBINA É UMA BIAGGIO APL 240 42. 48 , MAS VOU USAR UM INTERCOOLER PARA BAIXAR A TEMPERATURA DA ADMISSÃO.
CORRIGE AI O QUE VC ACHA QUE ESTÁ ERRADO.
BOM SE EU FOR DE GASOLINA, VC ME SUGERE COLOCAR A JUNTA DO CORSA 1.8 QUE É IGUAL DA MONTANA , AQUELA DE AÇO CORRETO.
E SE EU FOR DE ALCOOL MEXO NA JUNTA TAMBEM
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A PRESSÃO VAI SER ESSA MESMO 0.6, O BICO ORIGINAL VOU MANTE - LO NO MEU CASO UM SÓ (EFI).
O BICO SUPLEMENTAR VOU USAR O DO MONZA A ALCOOL, MAS TENHO DUVIDA COMO MONTAR ESSA LINHA SUPLEMENTAR VC PODE ME AJUDAR.
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VOU FAZER OUTRA LINHA DA SEGUINTE FORMA . BOMBA EXTERNA DE 7 BAR ENTRA NO HPI E VAI PARA O BICO SUPLEMENTAR , POIS MEU SUPORTE DE BICO NÃO TEM SAIDA SÓ ENTRADA. E POR ISSO VOU TER QUE COLOCAR O HPI ANTES DO BICO, OQUE VC ACHA.
A TURBINA É UMA BIAGGIO APL 240 42. 48 , MAS VOU USAR UM INTERCOOLER PARA BAIXAR A TEMPERATURA DA ADMISSÃO.
CORRIGE AI O QUE VC ACHA QUE ESTÁ ERRADO.
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wevertonvb
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Amigo, pensei que o seu fosse mpfi, se é o efi, a sua injenção trabalha com distribuidor sim, mas não controla o ponto, somente distribui mesmo. Se quiser saber mais, pesquisa por injeção Multec TBI-700, que é a sua.ark racing escreveu:Amigo wevertonvb,
BOM SE EU FOR DE GASOLINA, VC ME SUGERE COLOCAR A JUNTA DO CORSA 1.8 QUE É IGUAL DA MONTANA , AQUELA DE AÇO CORRETO.
E SE EU FOR DE ALCOOL MEXO NA JUNTA TAMBEM
O GERENCIADOR PRETENDO USAR UM DA HARDWAREPERFORMANCE COM ACONFIGURAÇAO QUE VC CITOU .
A PRESSÃO VAI SER ESSA MESMO 0.6, O BICO ORIGINAL VOU MANTE - LO NO MEU CASO UM SÓ (EFI).
O BICO SUPLEMENTAR VOU USAR O DO MONZA A ALCOOL, MAS TENHO DUVIDA COMO MONTAR ESSA LINHA SUPLEMENTAR VC PODE ME AJUDAR.
MINHA IDEIA É NÃO MEXER NA LIHA ORIGINAL
VOU FAZER OUTRA LINHA DA SEGUINTE FORMA . BOMBA EXTERNA DE 7 BAR ENTRA NO HPI E VAI PARA O BICO SUPLEMENTAR , POIS MEU SUPORTE DE BICO NÃO TEM SAIDA SÓ ENTRADA. E POR ISSO VOU TER QUE COLOCAR O HPI ANTES DO BICO, OQUE VC ACHA.
A TURBINA É UMA BIAGGIO APL 240 42. 48 , MAS VOU USAR UM INTERCOOLER PARA BAIXAR A TEMPERATURA DA ADMISSÃO.
CORRIGE AI O QUE VC ACHA QUE ESTÁ ERRADO.
Com relação a junta, se for de gasolina, eu recomendo por essa junta sim, é essa mesmo que disse, mas só a parte intermediária é de metal, as folhas externas são de "plástico". No álcool, não destaxaria nada, manteria a taxa e junta original, para vc ter idéia tem um gol DT-B que está quebrando alguns recordes e usa 10,5 de taxa estática, e olha que deve usar pelo menos uns 2 bar de pressão de turbo, portanto para seu caso fique tranquilo, ainda mais com esse gerenciador que atrasa o ponto por pressão.
Bom, para a gente poder te ajudar melhor com relação a linha, pressão, bicos, vc precisa definir agora se vai querer ALCOOL ou GASOLINA?
Vou deixar umas considerações para a gente pensar sobre a alimentação:
- Bico Monza trabalha com 2 bar e a do corsa trabalha com 0,8 bar. Pressões diferentes dificultam o uso de uma única linha de combustível que eu consideraria ideal para uma preparação simples. Se vc utilizasse bicos com a mesma pressão, vc poderia só trocar a bomba de combustível e usar a linha original, compraria um suporte de bico mono com entrada e saída que custa 20 reais na Autetic, saindo da bomba passava por um HPI entrava no suplementar saia e ia para o bico principal e retornava para o tanque, simples. Mas.... dificilmente vai conseguir um bico para o principal com a vazão que precisa, só se usasse os bicos monos a gasolina do monza, tz daria, precisa calcular. Mas bico para gasolina usando álcool, é meio perigoso com o tempo.
- Bico do corsa trabalha com 0,8 bar de pressão. Se vc colocar uma pressão positiva através do turbo na admissão com 0,8 bar de pressão, o que aconteceria? Não sairia combustível, no seu caso que vai usar 0,6 bar, resta um diferencial de 0,2 bar! Não sei te dizer o que daria isso, precisaria calcular e na fase turbo o suplementar praticamente alimentaria sozinho o motor. Concorda? Vamos pensar um pouco neste ponto. Esse seria o que aconteceria se vc mantiver sua linha principal intacta.
- Usando uma linha separada só para o suplementar como vc disse, dá certo, mas aqui vc usaria o HPI somente como um regulador de pressão fixo, não precisa variar. Uma saída do HPI segue para o bico e a outra retorna para o tanque. Tranquilo. O suporte só com entrada serve. Mas vamos pensar e calcular o que vai acontecer com a linha principal quando entrar pressão. Será que o bico suplementar vai ser suficiente. O bico do monza tem um vazão de 160 lb/h, se seu motor ficar com 180 cv (vai ficar com menos) vc precisaria de 190 lb/h, ou seja, só o suplementar neste caso não daria.
- Lembrando que se for álcool, vai precisar abrir o bico principal ou colocar um maior com 35% a mais de vazão.
Vamos pensar a respeito de tudo isso. Será que bastaria mais um HPI na linha principal, ou nem precisaria? Só calculando mesmo.
Quanto ao turbo, qual é o eixo e rotor desse turbo-compressor? Turbo tem que ser dimensionado exatamente para o seu propósito, dps posso dimensionar um para vc e ver se esse APL 240 ficaria bom.
Valeu.
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wevertonvb, MEU MOTOR REALMENTE NÃO TEM DISTRIBUIDOR SO AQUELA BOBINA QUADRADONA CHEIA DE ALHETAS.
BOM VAMOS DE GASOLINA ,DEVIDO AO BICO QUE ESTA INSTALADO POR SORTE NO MEU TBI É UM VERDE 4077 A 4865 QUE PELA TABELA DE BICOS DA KITEST É DO MONZA EFI GASOLINA QUE TRABALHA COM 2 BAR IGUAL AO DO MONZA A ALCOOL.
TO PENSANDO EM COMPRAR UMA BOMBA EXTERNA DE 7 BAR ELA É A ALCOOL, O SUPORTE DE BICO VOU VER SE CONSIGO TROCAR O MEU ELE É ZERO BALA. AI ACREDITO QUE FICA RESOLVIDO O PROBLEMA DA LINHA DE COMBUSTIVEL E O HPI VAI PODER TRABALHAR NA SUA REAL FUNÇÃO VC CONCORDA.
A CONFIGURAÇÃO DA MINHA TURBINA É
BIAGGIO TURBO - TUNA 1
ROTOR FRIO - 44,0MM
EIXO QUENTE - 49,4MM
TAMPA FRIA - .42
CARCAÇA QUENTE. 48 MONO
BOM VALEU PELO APOIO FICO NO AGUARDO.
BOM VAMOS DE GASOLINA ,DEVIDO AO BICO QUE ESTA INSTALADO POR SORTE NO MEU TBI É UM VERDE 4077 A 4865 QUE PELA TABELA DE BICOS DA KITEST É DO MONZA EFI GASOLINA QUE TRABALHA COM 2 BAR IGUAL AO DO MONZA A ALCOOL.
TO PENSANDO EM COMPRAR UMA BOMBA EXTERNA DE 7 BAR ELA É A ALCOOL, O SUPORTE DE BICO VOU VER SE CONSIGO TROCAR O MEU ELE É ZERO BALA. AI ACREDITO QUE FICA RESOLVIDO O PROBLEMA DA LINHA DE COMBUSTIVEL E O HPI VAI PODER TRABALHAR NA SUA REAL FUNÇÃO VC CONCORDA.
A CONFIGURAÇÃO DA MINHA TURBINA É
BIAGGIO TURBO - TUNA 1
ROTOR FRIO - 44,0MM
EIXO QUENTE - 49,4MM
TAMPA FRIA - .42
CARCAÇA QUENTE. 48 MONO
BOM VALEU PELO APOIO FICO NO AGUARDO.
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