[PROJETO] - Picape Corsa - 2.4 16V - Turbo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
wevertonvb
:: ST ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:
_L_A_E_R_T_E_ escreveu:se procurar dados do motor civil do astra 2011 ja vai ver q é um motor pequeno, e encomoda muita gente, imagino esse 2,4 com cambio curto :D
Não sei se o Laerte reparou neste dia da arrancada, tinha um kadett cinza com motor 2.4 (não sei se era 16v), tava virando abaixo de 16 s.

Acho que essa picape tem tudo para virar 15,5 se eu conseguir por tração nela né. Repararam no vídeo que o Laerte postou, o carro antigamente já "quase não saia do lugar" em 1ª, mas tava com pneu 175 e bem cheinho. Naquela etapa acho que o melhor que virei foi 17,4 s, destracionando menos na saída.

Agora fico imaginando, o torque pulando dos 13 originais para quase 24 kgf.m e com volante aliviado no limite da confiabilidade como está, vai dar trabalho por tração nesse carro!
wevertonvb

SemControle escreveu:o seu eu sei q é sovietico, mas o Laerte tava com ideia de algo civil igual meu carro, ja ta querendo por pra andar o dele turbo do lado do seu aspirado :redhotevil:

ja usaria a MS mesmo aspirado, vc ja vai pegando o jeito de acertar

se é como entendi o negocio da polia, pega essa e passa no torno :D
O problema de colocar a MS agora é que sem tempo como estou, esse carro não fica pronto esse ano! E o interior dele já está até mofando pelo tempo que está parado.

Mas preciso definir isso logo mesmo!
_L_A_E_R_T_E_
:: Super ::

Mensagem por _L_A_E_R_T_E_ »

[quote="wevertonvb"][quote="SemControle"][quote="_L_A_E_R_T_E_"]se procurar dados do motor civil do astra 2011 ja vai ver q é um motor pequeno, e encomoda muita gente, imagino esse 2,4 com cambio curto :D[/quote]

Não sei se o Laerte reparou neste dia da arrancada, tinha um kadett cinza com motor 2.4 (não sei se era 16v), tava virando abaixo de 16 s.

Acho que essa picape tem tudo para virar 15,5 se eu conseguir por tração nela né. Repararam no vídeo que o Laerte postou, o carro antigamente já "quase não saia do lugar" em 1ª, mas tava com pneu 175 e bem cheinho. Naquela etapa acho que o melhor que virei foi 17,4 s, destracionando menos na saída.

Agora fico imaginando, o torque pulando dos 13 originais para quase 24 kgf.m e com volante aliviado no limite da confiabilidade como está, vai dar trabalho por tração nesse carro![/quote]

Você vai ter dois problemas, tracionar e arrumar cambio que aguente, lembra que o que força é o torque e não a "potencia". Queria eu ter esses problemas.. kkkkk
wevertonvb

Laerte, já estou por dentro destes problemas não só com câmbio, como diferencial e semieixos!

Câmbio e diferencial na hora certa vai ser um Bertolloti. Semieixos devo bolar algo ainda.

Não queira mais problemas! Com certeza vc vai ter os seus! :D
_L_A_E_R_T_E_
:: Super ::

Mensagem por _L_A_E_R_T_E_ »

[quote="wevertonvb"]Laerte, já estou por dentro destes problemas não só com câmbio, como diferencial e semieixos!

Câmbio e diferencial na hora certa vai ser um Bertolloti. Semieixos devo bolar algo ainda.

Não queira mais problemas! Com certeza vc vai ter os seus! :D[/quote]

O meu problema é a final do carro, cambio curto d + mas ta tranquilo.

Vou querer ver de perto a pickupzinha quando estiver pronta, vai ficar monstrinha...
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

impina ao contrario a pickup, levanta a traseira e trava, soca a frente pra baixo, pra arrancada eu diria q da até pra ir de 205/50 com 15 na frente, vai andar so em linha reta, eu usva 205 na traseira do wind, e 195 na frente, mas fazendo curva, ondulacoes e por ai vai.....

agora o Bertolloti, ai sim eu vi futuro $$$$$$$$$$$$$$$$
reza a lenda ser quase indestrutivel

no golf mesmo civil com 0,8 a suspensao de rosca era molenga demais ainda, e se apertava a 2º final dela destracionava com 205/60, montei a suspensao fixa na dianteira bem mais durinha, ja resolveu esse problema, to no dilema do q fazer na traseira, pq a altura ta otima, mas esta com rosca, quero a fixa, e um trisco mais dura q hj, pra impedir a impinadinha numa 2º de motor cheiao, no tudo q da, é raro usar isso, mas vai q me da 5min e volto a ter 18 anos :D
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
wevertonvb

SemControle escreveu:impina ao contrario a pickup, levanta a traseira e trava, soca a frente pra baixo, pra arrancada eu diria q da até pra ir de 205/50 com 15 na frente, vai andar so em linha reta, eu usva 205 na traseira do wind, e 195 na frente, mas fazendo curva, ondulacoes e por ai vai.....

agora o Bertolloti, ai sim eu vi futuro $$$$$$$$$$$$$$$$
reza a lenda ser quase indestrutivel

no golf mesmo civil com 0,8 a suspensao de rosca era molenga demais ainda, e se apertava a 2º final dela destracionava com 205/60, montei a suspensao fixa na dianteira bem mais durinha, ja resolveu esse problema, to no dilema do q fazer na traseira, pq a altura ta otima, mas esta com rosca, quero a fixa, e um trisco mais dura q hj, pra impedir a impinadinha numa 2º de motor cheiao, no tudo q da, é raro usar isso, mas vai q me da 5min e volto a ter 18 anos :D
Tenho que pensar e pesquisar mais a respeito da traseira da picape. Aquela mola semi-elíptica não me agrada nada nada. Realmente é algo para estudar muito!

Estava andando com ela nesta altura ai com pneus 195/45/16 e não pegava nada, realmente 205/50/15 vai ir legal na reta. Daqui uns dias começo a sair pesando rodas nos borracheiros para achar a mais leve! :)

Com relação ao câmbio, conversando o Caca Daud via e-mail, ele me disse que não existe câmbio que preste realmente no Brasil, mas não tenho dúvida que Bertolloti é o melhor por enquanto.
wevertonvb

Atualização:

Volante Aliviado montado:

Imagem

Embreagem Original do Astra (LUK) montado:

Imagem

Colar Original do Corsa montado no Câmbio:

Imagem

Sem dó, esmerilhei a rosca circulada do bloco:

Imagem

Pronto, sem essa parte, o acionamento do câmbio original e o suporte traseiro do câmbio ficam perfeitos:

Imagem

Câmbio, acionamento do câmbio e supotes montados (repare a sujeira do motor):

Imagem

Depois de 1 dia lavando o motor com diesel e água, ficou zero:

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, é isso ai!
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

mas nem parece o mesmo motor depois fa faxina

tao pikinininho q vai ter q desmontar a frente e levantar o carro no elevador, jogar a girafa la dentro, e ai abaixar o carro, e nunca mais pensar em tirar de la o motor, muito lindo esse motor limpinho.....

a melhor parte foi a da violencia, "reusinando" o bloco ehhehheeh
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
wevertonvb

SemControle escreveu:mas nem parece o mesmo motor depois fa faxina

tao pikinininho q vai ter q desmontar a frente e levantar o carro no elevador, jogar a girafa la dentro, e ai abaixar o carro, e nunca mais pensar em tirar de la o motor, muito lindo esse motor limpinho.....

a melhor parte foi a da violencia, "reusinando" o bloco ehhehheeh
Nem eu sabia que o diesel ia deixar o motor limpinho assim, mas gastei um bom tempo nisso ai!

Como não tenho elevador lá em casa (ainda, rs), estou comprando um jacaré grande para fazer essa maluquice de levantar a frente do carro e o motor entrar por baixo. Quando acabar de montar essa picape já terei um oficina completa em casa.

Aquela rosquinha do bloco se eu a mantivesse me daria um trabalho gigantesco de adaptação, então foi o jeito!
Responder