[DÚVIDA] Regular a Pressão da Turbina sem Válvula WasteGate

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
cleitonvas
:: Super ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
[DÚVIDA] Regular a Pressão da Turbina sem Válvula WasteGate

Mensagem por cleitonvas »

E aí galera, como vão todos?

Bem, não sou um membro muito ativo aqui do CC, mas sou do tipo que mais lê os tópicos pra evitar criar dúvidas desnecessárias, quando na verdade estas já foram tiradas.

E, depois de navegar, buscar, e não encontrar, eu resolvi criar um tópico, pois vi o assunto ser tratado por cima pelo SemControle e pelo GSi T... Espero que vocês tb possam me ajudar!

Tenho um Corsa 1.0 MPFI Turbo, 2000, turbina Garrett T2, HPI e com bicos retrabalhados, e com uma bomba do GTi. O meu preparador montou sem WasteGate, porque a mesma pegava no filtro de óleo e tb no radiador, não permitindo a instalação da mesma... :(

E pra regular a pressão do turbo, ele usou uma mola, pra não subir muito a pressão... Posso colocar uma foto aqui pra vocês verem como que está "O negócio"...
Não sei se isso é o correto, estou meio "cabrero" e por isso venho perguntar:

Como devo proceder pra regular a pressão do meu carro em 0,8 ou 1 kg, sem a WasteGate??? Ta certo esse recurso que meu preparador usou? Como eu mesmo posso diminuir a pressão?

Tem como eu mesmo girar um parafuso que tem na turbina, para diminuir a pressão ou algo do gênero?

Detalhe: To achando que a pressão de combustível ta bem alta, pq geralmente o relógio chegando em 1Kg do turbo, a pressão do combustível chega a pouco mais de 4 bar, e o hallmeter oscilando entre ideal e rico... será que meus bicos precisam de um "retrabalho"?

Valeu galera, fico no aguardo... Att., Cleiton.

SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

posta uma foto dessa engenhoca...
mas teoricamente essa mola deve pressionar contra um furo do coletor uma valvula como de cabecote, e quem ta determinando a pressao de trabalho é a focar dessa mola pressionando a valvula contra o furo, qnd a pressao do turbo chega num ponto q vence a resistencia da mola a valvula descola do furo e a pressao "extra" passa por esse furo.....
teoricamente é assim q funciona a WG, num modo bem primitivo de descreve-la....
mas da forma q ele fez nao tenho ideia, teria q ver a engenhoca pra tentar entender....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

LeBaldi
:: Millennium ::

Mensagem por LeBaldi »

Po... nunca vi uma engenhoca asism não... teira foto rpa gente ver

Mas no caso ele não colocou uma turbina com WG já incorporada e só substituiu a mola dela pra conseguir mais pressão? Pq isso é até comum principalmente pra turbinas pequenas se ve bastante as incorporadas ;)
Imagem

cleitonvas
:: Super ::

Mensagem por cleitonvas »

posta uma foto dessa engenhoca...
mas teoricamente essa mola deve pressionar contra um furo do coletor uma valvula como de cabecote, e quem ta determinando a pressao de trabalho é a focar dessa mola pressionando a valvula contra o furo, qnd a pressao do turbo chega num ponto q vence a resistencia da mola a valvula descola do furo e a pressao "extra" passa por esse furo.....
teoricamente é assim q funciona a WG, num modo bem primitivo de descreve-la....
mas da forma q ele fez nao tenho ideia, teria q ver a engenhoca pra tentar entender....
Muito estranho mesmo SemControle... ontem tava muito na correria e cheguei tarde em casa, mas hoje pretendo tirar uma foto pra vocês verem como que tá funcionando.

O local onde vai uma mangueira da WG ele tampou, e numa parte que gira (um pouco escondida ali na foto), ele colocou uma mola... não sei se é nesse "girar" que é controlada a pressão, ou sei lá... Será que ele deve girar um pouco mais essa "torneira" que gira, e aí amola segura pra não girar mais, ou algo do gênero???

Mas com as fotos acho que vocês poderão ver melhor...

Po... nunca vi uma engenhoca asism não... teira foto rpa gente ver

Mas no caso ele não colocou uma turbina com WG já incorporada e só substituiu a mola dela pra conseguir mais pressão? Pq isso é até comum principalmente pra turbinas pequenas se ve bastante as incorporadas
Então LeBaldi, eu comprei essa turbina aqui em SP, na PSI Turbo, que fica na Av. Corifeu, acho que vocês conhecem... comprei com wastegate já... A minha turbina veio parecendo com essa da foto, com a WG..., mas o radiador não deixava colocar a válvula, pois estamos usando um adaptador e usando o coletor original.

Imagem

Mas aí ele falou que com essa "WG Alternativa" dava pra controlar de boa a pressão... mas fiquei meio cabreiro com a solução, por isso vim perguntar se vocês já viram algo do gênero.
Ontem mesmo dei umas voltas nele, pois acabei de trocar a bomba de combustível, e a original estava num estado lamentável.... e aí eu vi que a pressão está um pouco alta, chegando a 1.1 +/-... aí eu falei com ele, ele falou pra eu passar lá no sábado pra ele baixar um pouco a pressão... Que gambis!

Vou postar fotos quando eu chegar em casa...

Valeu galera, obrigado por opinarem aí....

skrothu
:: Champ ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por skrothu »

sem WG quer dizer então que a turbina vai pressurizar sempre ?

SemControle

skrothu escreveu:sem WG quer dizer então que a turbina vai pressurizar sempre ?
sao situacoes diferentes....
girar sempre ela vai, se tiver o tamanho adequado pro projeto...tem casos q é enorme e chega a nao girar em lenta....
pressurizar é de acordo com o giro.....e depois q alcanca rotacao pra gerar pressao positiva, so deixa de pressurizar qnd tiramos o pé e ela volta ao "repouso"....ou socamos o pé até ela teoricamente chegar no tudo q dá...vai do projeto ela chega a passar o tudo q dá, estipulado pelo fabricante (overspeed, eu acho)

mas no caso ai, da a impressao q nao tem akela passagem (by pass) dos gases direto do coleto pro escap via WG qnd a pressao chega no "acertado"....
a WG tem essa funcao, chegando na pressao acertada ela abre proporcionalmente e suavemente a passagem dos gases do coletor ao escap diretamente, pra nao sacrificar a turbina....pq vira a bola de neve, mais pressao mais ar pra dentro do motor, mais combustivel, mais gases, mais trabalho da turbina.....
eu to tentando entender como deve ser feita a liberacao qnd chega no "acertado"

pode ter sido montado uma engenhoca meio q parte da WG, por questao de espaco, e o acerto seja somente via pressao da mola e o "extra" nao ta sendo liberado no escap e sim pra dentro do cofre do motor.....

skrothu
:: Champ ::
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por skrothu »

SemControle escreveu:
skrothu escreveu:sem WG quer dizer então que a turbina vai pressurizar sempre ?
sao situacoes diferentes....
girar sempre ela vai, se tiver o tamanho adequado pro projeto...tem casos q é enorme e chega a nao girar em lenta....
pressurizar é de acordo com o giro.....e depois q alcanca rotacao pra gerar pressao positiva, so deixa de pressurizar qnd tiramos o pé e ela volta ao "repouso"....ou socamos o pé até ela teoricamente chegar no tudo q dá...vai do projeto ela chega a passar o tudo q dá, estipulado pelo fabricante (overspeed, eu acho)

mas no caso ai, da a impressao q nao tem akela passagem (by pass) dos gases direto do coleto pro escap via WG qnd a pressao chega no "acertado"....
a WG tem essa funcao, chegando na pressao acertada ela abre proporcionalmente e suavemente a passagem dos gases do coletor ao escap diretamente, pra nao sacrificar a turbina....pq vira a bola de neve, mais pressao mais ar pra dentro do motor, mais combustivel, mais gases, mais trabalho da turbina.....
eu to tentando entender como deve ser feita a liberacao qnd chega no "acertado"

pode ter sido montado uma engenhoca meio q parte da WG, por questao de espaco, e o acerto seja somente via pressao da mola e o "extra" nao ta sendo liberado no escap e sim pra dentro do cofre do motor.....
mas dentro do cofre não iria dar pra saber pelo cheiro e tbm ficaria umido o cofre se soltasse os gases ali ?
não tá aliviando só na prioridade ?

a WG só alivia quando a pressão chega no máximo que foi regulado, correto? ae libera os gases pro escape né...
na fase aspirada a WG nunca alivia né ?
pq tava pensando aqui, quanto menos usar a turbina, mais ela vai durar né ? se a WG aliviasse na fase aspirada e quando chegar onde quer começar a pressurização, ela parasse de aliviar e jogava os gases pra turbina trabalhar, isso seria possivel e iria dar mais vida util pra turbina ?
é só uma idéia... não vai me crucificar = aquela caixa de plástico da admissão hehehe

LeBaldi
:: Millennium ::

Mensagem por LeBaldi »

cara... pelo q eu saiba o q mata turbina não é o uso... mas sim o uso errado uhauhauha

Ou seja... dar aquela puta esticada na rua de casa... encosta o carro e desliga.... isso ajuda deixar folga no eixo rapido... pq como vc deu akela acelerada forte a turbina pegou velocidade... dai vc vai e desliga o carro... para a lubrificação mas a inercia dos rotores faz eles ainda ficarem virando... e dependendo do tempo virando rapido ainda...

Mesma coisa ligar o carro q ja sair chutando... o oleo ta fino... dai não lubrifica ela direito... e sem falar q isso tbm não mataria só ela cedo né... primeira coisa q vai pro saco são os retentores q ferram... como o oleo é mais fino ao ligar a pressão gerada pela bomba é maior... sem falar no cabeçote... aneis... dai ja viu a caca né

Agora... engenhoca pra "desligar" a turbina... tem como inventar uhauhauha... mete uma solenoide antes da entrada da turbina com uma valvula ( sei lá qual! )... ao acionar ela desvia todos os gases da turbina e vai direto pro escape... mas sinceramente nunca vi ninguem fazendo isso hahahaha

E sobre sem WG... lembro de um maluco em otro forum uhahuauha... monto o carro todo e tava esperando a turbina chegar... e tava demorando... dai ele tinha uma guardada na casa dele q tava com um pouco de folga ja... e não tinha WG incorporada como a q ele tava esperando... adivinha o q ele fez? uhauhauhauha Meteu ela la e foi brincar... diz ele q com pé atolado ela foi a 2,3 bar uhauhauhauhuha... mas é perigoso d+... mas por sorte do motor do carro dele a nova chegou no otro dia uhauhauhauha
Imagem

SemControle

nao da pra fazer o desvio pela WG antes de chegar na pressao, pq se abre nao vai chegar na pressao tmb...
é o acionamento da WG é mecanico, forcas vencendo forcas, qnd andava com 1,5 de pressao era um toco de mola q na mao nao fechava por nada :D

andre pirituba
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Meu amigo tinha isso no corsa dele e ñ funciona muito bem!
Não da pra saber a resistência da mola, sai fora disso! GAMBIARRA detectada :D

Responder