[DÚVIDA] - Aceleração cortando com 7000 rpm. É normal?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
cardanfe
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
[DÚVIDA] - Aceleração cortando com 7000 rpm. É normal?

Mensagem por cardanfe »

Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida ou saber se mais alguem tem esse "problema".
Meu corsa é um Hatch Joy 1.0 07/07 porém ele na gasolina, quando chega a 80k a aceleração fica em 3,5rpm e quando chego a 130km ele passa dos 4,5 rpm chegando a quase 5 rpm.
Pensei que era falta de amaciamento, o que de fato comecei a forçar mais um pouco, na 3º macha a aceleração chegava em 7 rpm quando chegava em 80km, hoje ele já chega em 100km batido e passa a cortar giro, isso é normal?
Antes dele eu tinha um Uno Fire 07/07 e o mesmo só cortava giro quando chegava a 120km de 3º e com um tempo eu amaciando ele chegou a 125km o que bati pino e parei de amaciar rsrsrs...

Abraços!!
Jovem Kadetteiro
:: Super ::

Mensagem por Jovem Kadetteiro »

Bom Campeão Cada carro tem um diferencial e suas respectivas relações de marcha
existem carros que batem 120 , 130 de 3ª marcha
No caso do carro 1.0 ele não pode ter um cambio muito longo pois se não ele não tem a
saida rapida pode ver que em carros esportivos o cambio é relativamente curto por causa da aceleração que precisa ser rapida já em alguns carros como o vectra e omega o cambio é bem mais longo a vantagem disso é final mas a saida deles já é mio pesada mesmo com o motor.
O mesmo se aplica ao motor 1.0 é um carro pra ser rapido e não pra ter final!
Creio eu que seja normal pois alguns carros cortam em 6300RPM não sei se o corsa é incluido nessa lista mas depende do terreno, uma coisa é vc acelerar numa reta, outra numa decida e outra numa subida.
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

seu painel deve ta bem descalibrado pq o corte dos FI em geral é entre 6300~6400, e essas velocidades estao muito estranhas tmb.....
1º em torno de 40
2º em torno de 80
3º em torno de 120
4º em torno de 150
5º reza a lenda nao cortar pq o motor nao tem forca pra chegar no giro de corte
mas pode ser q tenham modificado e muito a relacao de cambio e seja isso mesmo agora

conheco 1.6 q da mais de 90 em 1º e chega nos 7K rpms de 4º a mais de 200....é ele nao tem 5º, alem de aspirado, é estimado 160cvs e carburado, um carro de 84 ;) ia eskecendo, é de pista, nao queira andar na rua com ele....se queimava muita embreagem pq no campeonato q participava a largada era parada, abaixo de 4K rpms, o motor era morto até mesmo em retomadas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
LeBaldi
:: Millennium ::

Mensagem por LeBaldi »

Pro VHC o corte é por ai mesmo... eu não lembro ao certo pq ultima vez q dirigi um VHC foi em um Celta em 2007 alugado para ir pra facul uhauhauhauha

E sim... descida da imigrates de noite ele terminava a 5ª dele a cravados 180 de painel ( sobrava painel pra poco cambio uhuhauhauha )

E assim... nos celtas pelo menos os cambios são extremamente curtos exatamente pra vc sempre ter um motor "cheio" pra na hora q vc precisar pisar ele responde... pois como o torque é baixo se precisa de uma rotação mais alta pra ele ficar mais rápido nas respostas... e provavelmente para o Corsa VHC usarama mesma tática

Mas realmente cada caso é um caso... meu antigo Palio cortava a 3ª a um pouquinho mais de 110... assim como um Brava HGT cortava em 140 se eu me lembro bem :twisted:
Imagem
cardanfe
:: Wind ::

Mensagem por cardanfe »

Pois é então!!
Fico mais tranquilo huahauhaua...
Agora ele não ta passando de 150km na gasolina, acho que isso deve ser normal, é o máximo dele. No alcool não passa de 160km, deve ser normal também, ou não para um carro 1.0.
Agora tenho que dizer, pense num motor filho da mãe esse VHC, anda bem e não faz feio na estrada!
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

resultado do cambio curto
1.0 01/02 dava 180 original sem cortar
mas com certeza perderia feio na saida pra esse cambio curtinho ai
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder