[Solução] Folga na direção - Corsa B

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Ronie
:: Super ::
https://www.facebook.com/lodz.meble.kuchenne/
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ronie »

alcineu escreveu:
mycon_corsavinho escreveu:corceira,
Esse problema que esta acontecendo com meu, tambem ainda nao descobrir como desmontar é muito complexo.
Obsevei que tambem são dois eixos que entra um no outro, que da voga tanto proximo ao volante e tambem na cruzenta abaixo da coluna de direção.
Sei que para tirar o valonte tem que ter um saca.
galera preciso de dicas!!!
como maycon citou: são dois eixos achatados que entra um no outro, que deslizam e entram um no outro em caso de acidente e presos/travados por pinos plásticos.
bateu os pinos quebram, a arvore se encolhe protegendo o motorista devido o volante, para não esmagar o torax, cuidado com esses pinos.
Pois bem, a folga geralmente, como o meu caso, foi ai nestas duas partes encaixáveis, inferior e superior onde há os 2 pinos plásticos de segurança que com o tempo ha folga das peças. eles não quebram era só folga nas partes.
tentem encontrar esses pinos e troquem, pois, podem/devem estar já desgastados, por isso aparece esta folga e bate dando esses estalos.

Esses pinos plásticos são facilmente achados pelo 2 orificio com ponto branco visivel na parte superior e inferior.

Para sacar a arvore: remover o painel, o volante, desaparafusar a ponta da arvore la na ponta do eixo da caixa dentro do carro, próximo aos pedais, destravar o rolamento inferior preso naquela parte telada debaixo do painel, para não quebrar as travas que são de plástico, vejam na foto ele cravado na gaiola telada. Só sai se destravar esse rolamento inferior da arvore, ai é mole, aproveita que tirou o painel e cheque a abraçadeira suporte da coluna sob o painel e veja se os parafusos estão frouxos. Eles não tem cabeça, quebram eles na fábrica. O eletricista que resolveu o probelma sacou eles e colocou parafusos com cabeça e de aço. Esse era o motivo do painel tremer/bater pela folga deles.

Imagem

e isso gente é só seguir e achar quem entenda o desmonte, o resto é água com açucar...
E ae Alcineu !

Po cara, a folga no meu volante é exatamente nesta peça preta da foto que tu posto.

Queria aproveitar que estou trocando a caixa de direção e já tirar esta folga. Mas tem que desmontar tudo como vc postou ai é ?

Para tirar o volante tem que ter saca volante ?

É só comparar esta peça preta e o rolamento e tiar um e por outro ?
Corsa Wind 2p 98 mod. 99 - Azeitona
alcineu
:: GSI ::

Mensagem por alcineu »

Essa peça preta é um dos rolamentos, o inferior. Quando desmontaram quebraram as presilhas desse rolamento. Logo depois o volante ficou bambo para cima e para baixo.
Tive que prender esse rolamento com arame, mas, uma abraçadeira.

Como é essa folga, o eixo desliza nele? tem que ver o de cima atras do volante que é encaixado lá.

Para sacar o volante tem que tirar a capa do centro onde aciona a buzina, verá a porca do eixo e desaparafusar, solta-se o volante e dai o resto como citei.

Tem certeza que é a caixa de direção? Cuidado que trocam caixa de direção como se fosse filtros.
E outra, a caixa de direção tem reparos a trocar, ajustes para tirar folgas, etc...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ronie

Mensagem por Ronie »

Grande Alcineu ! Não deixa ninguém na mão ! :)

A folga aparece dependendo da posição do volante, é uma folga pequena, bem pequena que tem que saber mexer para percebe-la. Mas as vezes qdo exterço faz uns tuco tuco. Andando não percebo nada.

Porém qdo mexo no volante e olhando para esta peça percebo que é nela o problema, e se eu a empurro com o dedo a folga some !

Será que se eu meter uma abraçadeira vai resolver :?:

Qto a caixa de direção eu mesmo tirei e mandei para retificar, porque a caixa estava com folga no braço... As duas rodas estavam com "jogo" horizontal (Devido as folgas nos bracinhos), fazendo o carro bater tudo em rua de terra ..

Paguei R$ 90,00 em uma oficina especializada em direção aqui em Stº André e a caixa voltou zero bala !
alcineu

Mensagem por alcineu »

Quanto a abraçadeira não lembro quem colocou e como foi, mas, acredito que seja bem colada a saida do eixo, bem na base, veja a foto com uma marca vermelha, deve ser isso...
voce viu se o rolamento se move?
Imagem

Aqui no meu as vezes eu escuto um tuco ao esterçar...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ronie

Mensagem por Ronie »

Consegui resolver Alcineu,

Veja:
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 8&start=30

Eu acho que é difícil dar problema neste rolamento em questão, porque o que gasta com o tempo de uso, é essa bucha de plástico.

Pelo menos no meu caso a simples substituição desta peça resolveu o problema da folga e dos tuco tuco quando eu esterçava o volante !
alcineu

Mensagem por alcineu »

Parabens Ronie, a familia corsaclube agradece!!!!

Voce tem referencia, código dessa peça para facilitar a busca por ai?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
Ronie

Mensagem por Ronie »

alcineu escreveu:Parabens Ronie, a familia corsaclube agradece!!!!

Voce tem referencia, código dessa peça para facilitar a busca por ai?
Vlw ! No que eu puder ajudar, pode contar comigo !

O código dela é Nº 93280805

Na internet só achei este site que diz a respeito dela e nem tem fotos ..

http://www.anhembichevrolet.com.br/deta ... ?pid=20276

Mas eu tirei uma foto da peça que eu retirei da minha coluna para facilitar o entendimento ..

Imagem
alcineu

Mensagem por alcineu »

valeu ronie...sds
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
dinho96
:: Wind ::

Mensagem por dinho96 »

8)
olá amigos,,,pode até ser que estou falando besteira mas o meu corsinha tb está com o mesmo problema com esse barulho,,,mas navegando pela net afora encontrei esse blog ,,que o cara fala o que pode realmente ser o problema,,,,só peço a quem queira tentar resolver,,se dava pra criar um tuto de como desmontar a barra de direção o link é esse aqui:
http://www.motorpasion.com.br/tipos-car ... 1994-2002/
ramonoliveirajp
:: Piquet ::

Mensagem por ramonoliveirajp »

Olá amigos, ressucitando o topico aqui rsrs.
Meu corsa quando atingo uma velocidade de 70/80 a direção começa a tremer. Quando piso no freio em velocidades mais baixas as vezes acontece essa tremedeira.. Será que pode ser realmente a caixa de direção?
Responder