Bom dia!
Ontem eu fiz a troca de óleo do meu Corsa MPFI97, troquei tambem o filtro, velas, dei uma geral, isso as 9:00 da manhã...pois bem!
Na hora em que estava trocando o Filtro, existe o fio da sonda que passa por ali, e me atrapalhava, desta forma, desconectei ele, até ai tudo bem...fiz a troca do filtro, óleo e blá blá blá...(esqueci de conectar o tal fio da sonda...(plugar ele)
Guardei o carro , na garagem e tudo certo...
A tarde ao sair de casa, rodei sem problemas ou aviso de painel uns 5 km, depois de uma hora e meia, mais 5km de volta para casa(fui tomar um café na sogra - hehehe)
A noite sai e andei mais uns 5 km onde acendeu a luz da injeção(luz laranja)e ai que me lembrei de conectar o fio...desliguei o carro, conectei, e voltei normalmente para casa, a pergunta é:
Tem algum problema nisso?
Prejudicou em algo?
Estraguei alguma coisa...(?)
Pergunto pelo fato de ter andado uns 15KM +ou-...sem a sonda.
P.S: hoje pela manhã ao sair pra trabalhar ele pegou normalmente sem nenhum estress...
Obrigado ai galera!
Sonda LAMBDA!
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
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Luiz Augusto dos Santos
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Meu Pai disse: Desse jeito você não vai longe...
Eu disse: ...mas Pai, eu vou de CORSA, relaxa!
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Ramos
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- Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
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A principio não teve problema algum, pois no momento da sonda desconectada o carro começa a utilizar dados fixos de mistura e se baseia pelos outros sensores do mesmo!!
Depois de conectado vola a enxergar o sensor novamente, o ideal seria ressetar a injeção...
abraço
Depois de conectado vola a enxergar o sensor novamente, o ideal seria ressetar a injeção...
abraço
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alcineu
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- Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
- Localização: Vila Velha - ES
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Se fosse sonda pre-aquecida a lampada de anomalia acenderia na hora, já essa de 1 fio não aquecida, a ECU só monitora essa sonda após um certo tempo para que atinja a temperatura de trabalho ideal....
Um pouco sobre elas...
Sonda de motos
Atualmente no mercado de 2 rodas na maioria das motocicletas encontramos dois tipos de sondas: as aquecidas compostas por 4 fios que contam com o auxilio de uma resistência elétrica, e as não aquecidas compostas por 2 fios. Para os dois casos o funcionamento do sensor só se torna ativo quando sua temperatura está acima dos 300 ºC.
A sonda de 4 fios é mais sofisticada não depende da temperatura do motor para atuar por isso é conhecida como pré-aquecida sendo mais eficaz.
O segundo caso a sonda de 2 fios necessita do calor do motor para que a sua temperatura de trabalho seja alcançada, enquanto isso não ocorre a ECU não efetua correções na injeção pois não recebe informações do sensor.
O local de instalação da sonda auxilia na velocidade do aquecimento da peça por isso os sensores mais básicos tem sua instalação próxima ao cabeçote do motor que é uma região mais quente.
No caso da sonda pré-aquecida conta com a ajuda de uma resistência elétrica e a sua instalação pode ser até mais próxima do catalisador.
A peça resiste ao trabalho em alta temperatura mas como toda peça tem a uma vida útil, e o preço é um tanto elevado, apesar de ser um item que o manual de serviços do fabricante da motocicleta não traga nenhum tipo de manutenção direta a sonda lambda depende de cuidados simples como abastecimento com “combustível de boa qualidade”, e também da regularidade nas revisões periódicas da motocicleta estabelecidas no manual do proprietário.
A boa noticia é que a MTE-Thomson está lançando para o mercado de reposição a Sonda Lambda para motocicletas inicialmente deve atender as marcas Yamaha, Honda, Kawasaki, Ducati, Harley Davidson, BMW, KTM, Aprilia, entre outras.
Diagnósticos
Na motocicleta Yamaha e Honda de modo geral algumas panes no sensor de oxigênio serão apontadas através da luz espia que fica no painel da motocicleta por meio do número de piscadas correspondentes (código 24 Yamaha, sendo duas piscadas longas e quatro rápidas que o simbolizam). Na maioria dos casos o sensor pode apresentar o defeito e sintoma, mas não necessariamente a causa. Portanto substituir o sensor de oxigênio não soluciona por completo o problema, a causa pode estar no motor ou no tempo de uso da peça. Ou também a pane indicada pode ter sido causada por um mau funcionamento em uma conexão, falha na instalação do sensor, fiação principal ou até um problema na ECU, lembrando que as condições da bateria devem ser satisfatórias, para as motocicletas Yamaha o manual de serviços recomenda que esteja com no mínimo 12,8 V.
http://www.oficinabrasil.com.br/duas-ro ... ander.html
Um pouco sobre elas...
Sonda de motos
Atualmente no mercado de 2 rodas na maioria das motocicletas encontramos dois tipos de sondas: as aquecidas compostas por 4 fios que contam com o auxilio de uma resistência elétrica, e as não aquecidas compostas por 2 fios. Para os dois casos o funcionamento do sensor só se torna ativo quando sua temperatura está acima dos 300 ºC.
A sonda de 4 fios é mais sofisticada não depende da temperatura do motor para atuar por isso é conhecida como pré-aquecida sendo mais eficaz.
O segundo caso a sonda de 2 fios necessita do calor do motor para que a sua temperatura de trabalho seja alcançada, enquanto isso não ocorre a ECU não efetua correções na injeção pois não recebe informações do sensor.
O local de instalação da sonda auxilia na velocidade do aquecimento da peça por isso os sensores mais básicos tem sua instalação próxima ao cabeçote do motor que é uma região mais quente.
No caso da sonda pré-aquecida conta com a ajuda de uma resistência elétrica e a sua instalação pode ser até mais próxima do catalisador.
A peça resiste ao trabalho em alta temperatura mas como toda peça tem a uma vida útil, e o preço é um tanto elevado, apesar de ser um item que o manual de serviços do fabricante da motocicleta não traga nenhum tipo de manutenção direta a sonda lambda depende de cuidados simples como abastecimento com “combustível de boa qualidade”, e também da regularidade nas revisões periódicas da motocicleta estabelecidas no manual do proprietário.
A boa noticia é que a MTE-Thomson está lançando para o mercado de reposição a Sonda Lambda para motocicletas inicialmente deve atender as marcas Yamaha, Honda, Kawasaki, Ducati, Harley Davidson, BMW, KTM, Aprilia, entre outras.
Diagnósticos
Na motocicleta Yamaha e Honda de modo geral algumas panes no sensor de oxigênio serão apontadas através da luz espia que fica no painel da motocicleta por meio do número de piscadas correspondentes (código 24 Yamaha, sendo duas piscadas longas e quatro rápidas que o simbolizam). Na maioria dos casos o sensor pode apresentar o defeito e sintoma, mas não necessariamente a causa. Portanto substituir o sensor de oxigênio não soluciona por completo o problema, a causa pode estar no motor ou no tempo de uso da peça. Ou também a pane indicada pode ter sido causada por um mau funcionamento em uma conexão, falha na instalação do sensor, fiação principal ou até um problema na ECU, lembrando que as condições da bateria devem ser satisfatórias, para as motocicletas Yamaha o manual de serviços recomenda que esteja com no mínimo 12,8 V.
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