[Dúvida] Amortecedor Rebaixado ou mola Esportiva?
Moderadores: José Leal, awaked, Organizadores do Fórum
-
- :: Champ ::
- Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
- Ano de fabricação: 1996
Certo e quantas vezes isso acontece?? Qual a frequência disso???Rorion escreveu:Faz uma curva a 60 km/h e ao cair no meio dessa curva numa valeta perceba que o amortecedor dá fim de curso (bate seco). Isso usando molas cangoorun + amortecedores cofap
Acho que nem precisa de resposta né...
Detalhe, o meu pra dar fim de curso tem que cair numa cratera e isso até um amortecedor normal com molas normais acontece.
A manha é calibragem correta nos pneus no caso do meu 185/60 14 com 28 lbs.
Atual --> New Civic LXS 2007 Cinza
Ex - Vectra Cd 2.0 16v Prata Huet 1998 c/ Teto Solar
Ex - Golf Sportline prata 2008
Ex - Corsa Gsi 16v Preto 1996
-
É Doug aí no caso do seguro pode complicar mesmo mas tb não sei direito como funciona esse lance.DougFanis escreveu:Oh Leonardo, vlw pelas dicas...Leonardo Bruno escreveu:Então Doug, compensa sim pq são amortecedores mais firmes e tem uma durabilidade maior.
Mas se for trocar os amortecedores troque tb as molas pra ficar um conjunto com bom desenpenho!
No seu caso que esta em dúvida das molas esportivas, eu recomendo comprar os amotecedores à gás e ver com algum amigo que tenha as cangoorun pra te emprestar pra vc testar e ver se gosta do resultado, creio que no sedan vá ficar ainda mais confortável pelo peso do motor ser menor do que no meu caso que é um Gsi pq pelo peso maior do motor do GSI ele força mais as molas e amotecedores e no seu caso que é um GLS o motor é mais leve e creio que fique mesmo mais confortável.
Espero ter ajudado e qq dúvida estamos aí!
Abrass!
Eu vo troca amortecedores e molas sim, to pensando em viajar com o
carango nesse final de ano, vo fazer freios tbm, para não passar apuros
eu tava fazendo as contas a diferença das molas esportivas com a originais
vai ser de um 200 reais, entaum acho que vale a pena sim...colocar que eu sei
que vo curtir, meu carro tá com rodinhas originais do GLS vai fica legal...
Só fico Cabrero, meio com medo por causa do Seguro que é da PORTO, e todo
mundo tá cansado de saber de como a Porto é chata pra K.....mas caso eu troque
guardo as originais velhas mesmo, quando tiver que aparece para alguma revisão eu troco...
o problema é em caso de sinistro né....
abs
É como te falei, os amortecedores a gás pode comprar sem receio algum pq são excelentes e vai te agradar agora as molas se tiver na dúvida veja se consegue de algum amigo pra testar e ver se vc gosta do conforto e desempenho.
Fiz uma viagem no meu de 900km a 15 dias atras e achei perfeito o carro na estrada, uma estabilidade muito boa, dava até vontade de rodar mais alguns km´s!

Qq outra dúvida estamos aí!
Teu sedan ta mto bonito ainda mais pq é um GLS, excelente carro e cor mto bonita ja pensei mtas vezes em vender o GSI pra pegar um Sedan GLS mas até hj não tive coragem de me desgarrar do GSI...

-
- :: Sport ::
- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2002
Quantas vezes!!! pegue uma estrada com ondulações que provocam aquelas batidas secas da roda nessas.
Olha, eu uso esse conjunto mas concordo que reduza a vida útil dos amortecedores, principalmente os da frente, onde tem o peso do motor e caixa.
Nada exorbitante mas que reduz reduz. Mas é infinitamente melhor que cortar molas.
Agora quem anda rebaixado (sim, mola esportiva é rebaixar) tem que ter cuidado e pra quem é cuidadoso será outra história....
Por exemplo, se eu tenho um carro rebaixado, não vou viver rodando com carro lotado.
Outra, não vou dar um gás em pistas cheias de irregularidades. Se pegar ruas esburacadas, tem que andar no sapatinho, desviando.
Aí concordo que possa chegar na mesma durabilidade... Se vc submeter seu carro a pancadas em que sinta fim de curso constantemente, vai pro saco mais cedo. Com mola original não dá fim de curso pois os engenheiros da GM e fornecedores já preveram as irregularidades de nossas ruas e pra isso o carro original é alto, tem pneus com perfil 65,70 pra que, absorver toda essa irregularidades sem comprometer oconjunto.
Olha, eu uso esse conjunto mas concordo que reduza a vida útil dos amortecedores, principalmente os da frente, onde tem o peso do motor e caixa.
Nada exorbitante mas que reduz reduz. Mas é infinitamente melhor que cortar molas.
Agora quem anda rebaixado (sim, mola esportiva é rebaixar) tem que ter cuidado e pra quem é cuidadoso será outra história....
Por exemplo, se eu tenho um carro rebaixado, não vou viver rodando com carro lotado.
Outra, não vou dar um gás em pistas cheias de irregularidades. Se pegar ruas esburacadas, tem que andar no sapatinho, desviando.
Aí concordo que possa chegar na mesma durabilidade... Se vc submeter seu carro a pancadas em que sinta fim de curso constantemente, vai pro saco mais cedo. Com mola original não dá fim de curso pois os engenheiros da GM e fornecedores já preveram as irregularidades de nossas ruas e pra isso o carro original é alto, tem pneus com perfil 65,70 pra que, absorver toda essa irregularidades sem comprometer oconjunto.
-
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2005
- Contato:
Utilizei bastante tempo cangorun no Corsa B e C, não houve nenum tipo de folga, em ambos antes de vender, coltei as molas originais e não tive problemas com amortecedor nem qualquer outro item da suspensão.
Será que o que está se chamando de "fim de curso" não está se conundindo com o rate mais duro da mola?!
Será que o que está se chamando de "fim de curso" não está se conundindo com o rate mais duro da mola?!
-
Concordo com vc Rorion, concordo mesmo. Molas esportivas são boas mas exige mesmo mais cuidados como vc citou. Não é pq esta com molas esportivas que vai sair andando sem medo de cair nos buracos e passar rápido em tudo qto é desnível ou ondulações.Rorion escreveu:Quantas vezes!!! pegue uma estrada com ondulações que provocam aquelas batidas secas da roda nessas.
Eu por exemplo mesmo com esse conjunto no meu tomo o maior cuidado pq sou zeloso com o carro e quero que a vida útil do conjunto seja igual ao de um conjunto de suspensão normal mas pra isso acontecer exige certos cuidados como vc mencionou.
O conjunto molas esportivas + amotecedores a gás é excelente mas tb não faz milagre, o dono do carro tem que fazer sua parte!
Abraço!
-
- :: Super ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Pessoal,
Valeu pelas opniões, espero fazer a escolha certa. Muito bom trocar idéias, tirar dúvidas e ver que o pessoal tem boa vontade de ajudar.
Pra quem quiser me add: [email protected].
Abraços.
Walter Lacerda
Corsa GL 1.6 MPFI 96
Rodas do Astra GSi
Completinho de Fábrica
Valeu pelas opniões, espero fazer a escolha certa. Muito bom trocar idéias, tirar dúvidas e ver que o pessoal tem boa vontade de ajudar.
Pra quem quiser me add: [email protected].
Abraços.
Walter Lacerda
Corsa GL 1.6 MPFI 96
Rodas do Astra GSi
Completinho de Fábrica
-
- :: Millennium ::
Putz agora já fiquei em dúvida ao ler esse tópico, to com as Cangoo em casa já, mas como a faculdade tá me roubando todo e qualquer tempo livre não troquei ainda as molas, além do mais to querendo fazer uns serviços no corsa antes, trocar as benditas faixas (blackout do ss) que estão descolando (to numa briga com a revenda para colocar tais componentes em garantia, pq veio mal aplicado, além de mais 3 peças que vieram estragadas desde novo e agora impliquei que quero trocá-las ... é ... censurado ... hehe!)
Mas voltando ao assunto, será que o pessoal não tá equivocado mesmo com relação as molas, primeiro, não faria muito sentido fabricar molas esportivas para uso com amortecedores e componentes originais que danificasse os mesmos, já que a fabrini fabrica molas originais também e conhece do assunto, qual sentido teria em fabricar algo pra prejudicar? Eu ao menos não conseguiria entender o objetivo.
Pra mim se usar mola esportiva + amortecedor original andando da maneira normal vai durar o mesmo tanto que com mola original, tanto é que tem relatos de muitos que andaram vários e vários km e tava tudo em ordem.
Jah passei por disciplinas introdutórias a esse assunto como dinâmica dos corpos rígidos, e este semestre estou estudando vibrações mecânicas, e há equações que regem molas com k variável, são algumas matrizes e equações complicadinhas e muito grafite e borracha hehe, além duma boa calculadora, mas enfim, ao meu ver a cangoorun tem um k médio maior que a mola original por isso perde o conforto da original, isso para manter a altura não prejudicando o amortecedor, isso é o que penso da cangoorun numa análise baseada em teoria. Por exemplo ao entrar numa curva a cangoorun vai usar o "rate" mais firme (maior k) que ela pode oferecer, e se tu cair num buraco realmente o resultado é pior que com mola original pois o conjunto vai estar bem mais firme, e talvez dê a impressão de que o amortecedor chegou no fim. Mas isso é um caso que ocorre em proporção muitas vezes menor que a condição normal, e outra se tem buracos no local, pelo amor próprio ao carro é melhor ir devagar e desviar todos os possíveis hahaha... Para mim essa é a única condição que uma mola esportiva é pior que original, ao trafegar em locais acidentados em velocidade moderada. Estrada de chão? nem pensar!!
Agora falando a respeito do fim de curso, achei surpreso isso, não tinha ouvido comentários a respeito e já li vários posts sobre esse assunto cangoorun e molas esportivas. Agora também não dá para cometer exageros, numa curva dependendo da inclinação e força ao passar por um buraco até mesmo a suspensão toda original dá fim de curso, tu já está utilizando boa parte do curso e exige além, não há suspensão que resista. Pelo que li os que tiveram esse problema tavam exagerando no tamanho do buraco, concordam?
Se baixou o carro, tem que cuidar mais, tem buracos que não dá de enfrentar... tem que ser no "sapatinho" mesmo...
E cadê o Alex da Fabrini, para trazer esses esclarecimentos?? hehehe
Mas voltando ao assunto, será que o pessoal não tá equivocado mesmo com relação as molas, primeiro, não faria muito sentido fabricar molas esportivas para uso com amortecedores e componentes originais que danificasse os mesmos, já que a fabrini fabrica molas originais também e conhece do assunto, qual sentido teria em fabricar algo pra prejudicar? Eu ao menos não conseguiria entender o objetivo.
Pra mim se usar mola esportiva + amortecedor original andando da maneira normal vai durar o mesmo tanto que com mola original, tanto é que tem relatos de muitos que andaram vários e vários km e tava tudo em ordem.
Jah passei por disciplinas introdutórias a esse assunto como dinâmica dos corpos rígidos, e este semestre estou estudando vibrações mecânicas, e há equações que regem molas com k variável, são algumas matrizes e equações complicadinhas e muito grafite e borracha hehe, além duma boa calculadora, mas enfim, ao meu ver a cangoorun tem um k médio maior que a mola original por isso perde o conforto da original, isso para manter a altura não prejudicando o amortecedor, isso é o que penso da cangoorun numa análise baseada em teoria. Por exemplo ao entrar numa curva a cangoorun vai usar o "rate" mais firme (maior k) que ela pode oferecer, e se tu cair num buraco realmente o resultado é pior que com mola original pois o conjunto vai estar bem mais firme, e talvez dê a impressão de que o amortecedor chegou no fim. Mas isso é um caso que ocorre em proporção muitas vezes menor que a condição normal, e outra se tem buracos no local, pelo amor próprio ao carro é melhor ir devagar e desviar todos os possíveis hahaha... Para mim essa é a única condição que uma mola esportiva é pior que original, ao trafegar em locais acidentados em velocidade moderada. Estrada de chão? nem pensar!!
Agora falando a respeito do fim de curso, achei surpreso isso, não tinha ouvido comentários a respeito e já li vários posts sobre esse assunto cangoorun e molas esportivas. Agora também não dá para cometer exageros, numa curva dependendo da inclinação e força ao passar por um buraco até mesmo a suspensão toda original dá fim de curso, tu já está utilizando boa parte do curso e exige além, não há suspensão que resista. Pelo que li os que tiveram esse problema tavam exagerando no tamanho do buraco, concordam?
Se baixou o carro, tem que cuidar mais, tem buracos que não dá de enfrentar... tem que ser no "sapatinho" mesmo...
E cadê o Alex da Fabrini, para trazer esses esclarecimentos?? hehehe
Corsa Hatch SS 1.8 Flexpower
Em fase de melhoras...
Em fase de melhoras...
-
- :: Wind ::
caros amigos estou com duvidas tbm qto a molas esportivas. Por impulso acabei comprando o jogo para colocar no meu corsa hatch modelo novo, porem meu mecanico aconselhou eu pensar direito antes de colocar, pois ela podem prejudicar o amortecedor original, e tbm pode escapar qdo levantado o carro. Mas não quero pensar nisso e quero rebaixar o carro mesmo assim, e outra, caso prejudique creio que vai demorar, pois só uso o carro aos finais de semana. Bom vi por aqui que as opinioes se dividem. Mas alguem poderia me ajudar se realmente meu mecanico esta certo?
obrigado abçs
obrigado abçs
-
- :: Moderador ::
esta mais q certo, e é difícil achar mecânico honesto, ele podia muito bem ligar o fod@-se e montar pra vc, q logo vc ia voltar pra ter q fazer a suspensão novamente......bruno_salesms escreveu:caros amigos estou com duvidas tbm qto a molas esportivas. Por impulso acabei comprando o jogo para colocar no meu corsa hatch modelo novo, porem meu mecanico aconselhou eu pensar direito antes de colocar, pois ela podem prejudicar o amortecedor original, e tbm pode escapar qdo levantado o carro. Mas não quero pensar nisso e quero rebaixar o carro mesmo assim, e outra, caso prejudique creio que vai demorar, pois só uso o carro aos finais de semana. Bom vi por aqui que as opinioes se dividem. Mas alguem poderia me ajudar se realmente meu mecanico esta certo?
obrigado abçs
mola e amortecedor trabalham em conjunto, cortar mola, encolher, reduzir seja da forma q for, vc vai fazer o amortecedor trabalhar comprimido o tempo todo, qnd era pra mola comprimir não vai nem ter como pq o amortecedor vai dar fim de curso e a pancada seca, pq não tem mola segurando a compressão, tudo vai cair nas costas do coitado do amortecedor q logo estoura e leva a fama de não prestar....
qnd levanta o carro, vai levantar até o amortecedor chegar ao seu fim do outro lado, se uma mola de 50cm cabia ali com pressão, uma mola de 25cms já vai estar solta....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-