Diferença entre VALVULA TERMOSTATICA E VALVULA DO AR QUENTE

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
abm82
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Diferença entre VALVULA TERMOSTATICA E VALVULA DO AR QUENTE

Mensagem por abm82 »

Pessoa,

Tenho um corsa 99.

A uns 8 meses atrás ele tava esquentando em questão de minutos...levei no mecânico e ele disse que era a VÃLVULA TERMOSTÁTICA que tava ferrada. Ele trocou e o problema parou.

Essa semana, meu carro tava vazando água do radiador...eu enchia de manhã e de tarde já tava quase que vazio o reservatório. Levei no mesmo mecânico e ele disse que era a VÁLVULA DE AR QUENTE.

Tem diferença entre as duas ?

Ele disse que a VÁLVULA DO AR QUENTE estourou e por isso tava vazando água....isso procede ?

Obrigado
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

tem diferenca....

nao sei se a valvula do ar quente causaria esse defeito....
o defeito pode estar no radiador do ar quente, notou se a agua vaza dentro do carro?

sobre a pergunta tem diferenca entre as duas
a termostatica libera a circulacao da agua do motor qnd atingue determinada temperatura

a do ar quente eu acho q ela so libera ou restringe a passagem da agua quente do motor para o radiador interno do ar quente......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
bramer
:: Super ::

Mensagem por bramer »

valvula termostatica vai "dentro" do motor, ali embaixo da correia dentada. Quando se atinge certa temperatura na agua, ela abre e permite que a agua circule no sistema de arreceifamento. É comum dar problemas em quem só usa agua de torneira no carro (sem aditivo..). Minha pickup tmb teve problemas com isso.

valvula do ar quente fica ali atraz do corpo de borboleta +/-, ela é uma peça plastica aonde se conectam uns 3 canos (eu acho), é MUITO comum nos corsas dar problemas nessa valvula, ela trica facinho e deixa vazar agua por ali (ja que a agua passa por ali pra esquentar o ar..). Teu mecanico deve ter dado uma olhada e visto que vaza por ali (vc ouve barulho de pingos de agua evaporando por cair em uma superficie quente??). O problema eh que pra trocar a bendita eh quase 1 dia de serviço, precisa desmontar bastante coisa pra se chegar nela ali..

mais eu daria uma verificada, baixando agua pode ser problema na junta do cabeçote, ja que tu ando esquentando bastante teu carro. A agua pode estar entrando dentro do motor dai tem 2 opção.

- ou ela sai pelo escape
- ou ela vai pra dentro de algum cilindro

Teu carro some a agua parado ou em movimento? Se for parado é 99% de chance de ser junta de cabeçote..

Ps. Aproveita e faça um teste com pressão de ar no seu sistema de arreceifamento, pode colocar 1.5bar, se nao vazar em lugar nenhum, blz..MAIS nao esquece de testar a TAMPA (isso mesmo, aquela tampinha amarela), eh bem comum dar problema nela e nao segurar nem 0.3 bar de pressão, deixando a agua vazar por ela..

enfim, tem que conferir tudo antes de partir pra faca...coloca agua e deixa ele ligado e fica de olho, espera o carro esquentar a ponto de ligar o primeiro estagio da ventoinha e va checando se nao ve agua vazando pela valvula de ar quente, tampa de reservatorio ou algum outro lugar pingando..
Pick Up Corsa ST 1.6 Preta. 4 Pioneer 307 + 2 12pw3 + 6 Drives + 2 St ( ( ( TUUUUUUUUUUuuuuuuuuuuuuuummm ) ) )
corsawind

Mensagem por corsawind »

O meu é um corsa 1998 e apresentou o mesmo problema, bem no meio de uma viagem. Completava a água e andava uns 60 km o reservatório já estava quase vazio...

Foi a bendita válvula do ar quente que apresentou defeito, apenas substituí e pude prosseguir a viagem sem problemas...
Ainda bem que o mecanico tinha experiencia, foi chegar ele já viu o problema... me falou que é típico da linha Corsa...
abm82

Mensagem por abm82 »

acho que era a válvula do ar mesmo....parou de vazar....

só pode ter sido ela mesmo entao...
SemControle

abm82 escreveu:acho que era a válvula do ar mesmo....parou de vazar....

mas parou sozinho? ou vc fez o servico?
bramer
:: Super ::

Mensagem por bramer »

[quote="SemControle"][quote="abm82"]acho que era a válvula do ar mesmo....parou de vazar....

só pode ter sido ela mesmo entao...[/quote]
mas parou sozinho? ou vc fez o servico?[/quote]

se arrumo sozinho, esse corsa eh bom MESMO aushseua

queria saber se para trocar a valvula termostatica, tem que desmontar ali a parte do motor (coletor, corpo de borboleta..). Havia lido que sim, porem, deve ter alguma malicia, afinal eh apenas tirar uma pequena pecinha, colocar outra, encaixar as mangueiras e apertar as abraçadeiras..
Pick Up Corsa ST 1.6 Preta. 4 Pioneer 307 + 2 12pw3 + 6 Drives + 2 St ( ( ( TUUUUUUUUUUuuuuuuuuuuuuuummm ) ) )
GSI16V 1.8
:: Piquet ::

Mensagem por GSI16V 1.8 »

cara pra trocar a valvula termostática não precisa disso tudo não....
tu mesmo pode trocar ela em casa...

pow é simples pra caramba...
ela fica na mangueira grossa que sái do radiador... vc estando em frente o carro ela fica do lado esquerdo. mas puts... to falando do meu q é GSI aí não sei muito se tem diferença pros outros... mas é simples trocar....
Dival
:: Millennium ::

Mensagem por Dival »

Cara, de Mexanica de Corsa nada sei ! porisso mandei trocar a termostática do meu Sedan, se fosse no meu carro anterior , era comigo mesmo. Mas ví q foi serviço rápido , mas me distraí e não procurei acompanhar para pegar o macete , mas ví q não tirou correia dentada com falam q precisa , apenas afastou a proteção e tirou identificando a cabeça do parafuso no tato e também no tato , colocou a nova , depois apertando , tudo "vendo com os dedos" , mas depois precisou dar uma acertada no ponto da correia, embora tivesse travado a mesma, algo assim , mas precisou dar uma leve acertada, tudo sem desmontar quase nada. Serviço de 15 minutos. Pede ao mecânico para fazer assim , mas se precisar trocar a correia tira tudo.
SemControle

bramer escreveu:
SemControle escreveu:
abm82 escreveu:acho que era a válvula do ar mesmo....parou de vazar....

mas parou sozinho? ou vc fez o servico?
se arrumo sozinho, esse corsa eh bom MESMO aushseua

queria saber se para trocar a valvula termostatica, tem que desmontar ali a parte do motor (coletor, corpo de borboleta..). Havia lido que sim, porem, deve ter alguma malicia, afinal eh apenas tirar uma pequena pecinha, colocar outra, encaixar as mangueiras e apertar as abraçadeiras..
mecanicos q tem as manhas e ferramentas fazem q nem o Dival citou acima.....

é igual Marea, mecanico q nao tem ferramental pra trocar correia dentada cobra 600,00 pra troca-la, e tem q soltar motor e tudo mais...cara com ferramenta faz o servico rapido e cobra 1/6 disso
Responder