[OPINIÃO] - PROB NA PARTIDA FRIO-ALCOOL 1.4 FLEX 2008

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
alexandre.al
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Terça-feira 15 2008f Janeiro 2008 12:48:58 PM
Localização: Maceió - AL
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Dow a partida com o AR-CONDICIONADO LIGADO

Mensagem por alexandre.al »

[b]Amigos eu tb tenho um Corsa 1.4 Econoflex, e em dias frios percebi q deixando o ar-condicionado do carro ligado e dando a partida ele pegou normal... Não sei como mas comigo aqui funcionou! Espero ter ajudado. Agora me desculpe amigos sei que aqui não é o topico certo... mas alguem por acaso tem umas fotos de corsas novos com a roda TSW Soyus a prata e a black estou na duvida![/b]


Firefox
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Terça-feira 16 2007f Outubro 2007 01:10:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Firefox »

alexandre.al escreveu:Amigos eu tb tenho um Corsa 1.4 Econoflex, e em dias frios percebi q deixando o ar-condicionado do carro ligado e dando a partida ele pegou normal... Não sei como mas comigo aqui funcionou! Espero ter ajudado...


Pode ter até uma lógica nisso, já que ao acionarmos o AC, o giro do motor é maior que o normal. Mas acho que assim "força" demais o motor de arranque, já que terá a carga extra para girar o motor do AC ativado.

De qualquer maneira, tentarei este modo para tirar a dúvida.

Obrigado pela dica ...
==============================
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008


Firefox
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Terça-feira 16 2007f Outubro 2007 01:10:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Firefox »

Pois bem ... a técnica de manter o AC ativo e dar partida não resolveu! Mas a dica foi boa ...

Ontem passei na Caltabiano (Pacaembú), para fazer um tira-teima, e em conversa com os mecânicos, mencionaram que a reaprogramação é realmente uma orientação da GM, mas não resolveria o meu problema. De qualquer maneira fizeram a reprogramação para desencargo de consciência.

O que eles colocaram em prática, justamente pelo histórico da maioria dos clientes, no qual este problema iniciava após as revisões, é usar o óleo 5W30 (sintético), que é o mesmo que vem de fábrica. Colocaram no meu o 20W50 (mineral) e lembro ter indagado o porquê deste óleo, pois sabia que o original era o 5W30. O rapaz comentou que era o procedimento deles. Realmente, a GM não orientou o uso do 5W30 por conta disso, por isso o mecânico usou o óleo mineral mesmo.

Na Caltabiano, realmente só vi o pessoal utilizando o óleo 5W30 nos Corsas e Prismas. Porém, este óleo é mais que o dobro (28,00 contra os 10,00 do mineral).

Mesmo com a nova reprogramação, não resolveu o meu problema. Liguei na concessionária NOVA para relatar o ocorrido e ficaram de me retornar para ver se realizam a troca do óleo novamente e se resolverá o meu problema. Não ligo em tentar ligar o carro em algumas tentativas, já que é álcool, mas a minha reclamação é que sempre ligou de primeira, mesmo em dias frios e desde a revisão, o carro me gera este importuno. Hoje o carro não liga de primeira nem em dias amenos, em torno de 18 a 20°C.
==============================
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008


Firefox
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Terça-feira 16 2007f Outubro 2007 01:10:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Firefox »

Continuando a novela ...

Hoje de manhã passei na concessionária NOVA, onde fiz a revisão que originou os problemas de partida a frio. O mecânico, José Carlos, aliás um excelente profissional com ótimo atendimento e atenção ao cliente, acompanhou o meu caso, sendo ele quem fez a primeira reprogramação após a revisão (feita com outro mecânico). Quando retornei a informação da oficina da Caltabiano, ele negociou com a gerência e consegui um acordo, em que faria a troca pelo óleo 5W30, pagando a diferença do custo. Deste modo, com esta troca, farei este teste para verificar se resolverá o problema de partida.

Pode ser até algo psicológico, mas após a substituição do óleo, o motor está menos áspero e o carro está "mais solto".

Amanhã farei o teste de partida e darei o resultado a vocês.
==============================
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008


Firefox
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Terça-feira 16 2007f Outubro 2007 01:10:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Firefox »

Não querendo promover algum favorecimento, mas o óleo 5W30 na concessionária NOVA está em promoção ... de R$ 18,00 por R$ 16,00. Mesmo os R$ 18,00 é mais em conta que o valor que me deram na Caltabiano, de R$ 28,00 (não sei se confundiram algum 5W30 100% sintético). Pela embalagem que vi na NOVA, não diz se é mineral, semi-sintético ou sintético.
==============================
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008


fkddd
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Quinta-feira 31 2006f Agosto 2006 11:12:30 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fkddd »

o 5w30 da acdelco é mineral...

Eu tive o mesmo problema de mtos aqui:
comprei o carro, dava a partida numa boa....
fiz a revisao de 5000km colocaram óleo 20w50 mineral no carro,e ai a coisa começou a ficar feia... o carro parou de pegar de manhã... tinha q ligar 2 vezes pq a primeira ele ameaçava ligar mas morria...
Logo deduzi q a culpa era do óleo, afinal de contas só isso q foi mexido no carro até então...
Detalhe q eu nao fiz atualização na programação do carro!

Bom, troquei o óleo agora com 10.000km e coloquei o Lubrax Tecno 15w40 que tem base-sintética, é compativel com a GM e o problema não se repetiu =)

Logo, óleos mto viscosos não casam bem com o Corsinha 1.4 Econo.flex... dando palpite de consumidor, usar de 15w40 pra baixo... 10w40, 5w40, 5w30.... lembrando que qto menos viscoso o óleo, mais caro é o litro, entao vai de cada um ($$$$)

Eu sinceramente acho q esse motor 1.4 do corsa, saiu no geral, cedo do forno.... Mas apesar de tudo é um bom motor!


fabiohmoraes
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 30 2008f Março 2008 11:12:27 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabiohmoraes »

Pessoal,

Por Favor, postem os resultados dos testes e a possível solução?!?!

Eu tenho um econoflex 1.4 07/08 e estou com o mesmo problema...

Problemas na qualidade do combustível não é !(coloco em postos conhecidos Shell ou BR )

Levei na sexta na concessionária VIAMAR da Anhainha Mello e o mecânico fez a reprogramação, porém os problemas continuaram...

agendei pra deixar o carro lá sexta novamente ...vamos ver o que eles vão fazer...

Um dos mecânicos de lá me falou que não é bom misturar Alcool e Gasolina...
Se temos um tanque com 15% de gasolina e o resto de álcool, o módulo pode não reconhecer que é ALCOOL e não puxar a gasolina do tanque reserva na hora de dar a partida.

Será que pode ser algo relacionado a isso?

até que faz sentindo...

por favor ...postem se o caso de vcs foram resolvido e por qual concesionária...

esse problema já está ficando chato ..

obrigado.


Firefox
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Terça-feira 16 2007f Outubro 2007 01:10:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Firefox »

Amigo!

Esta informação do técnico em que não devemos usar a mistura de álcool com gasolina é um tanto controversa, pois vai contra o próprio projeto FLEX. Mas te garanto que já usei só gasolina, só álcool (o que mais uso) e mistura dos dois (50/50, 75/25, 85/15, etc.). Nunca deu problema tanto em partida como no uso. Ainda te falo que quando usei 85% álcool e 15% gasolina, o carro andou até melhor, menos ruído, arrancada melhor, Por comodidade e custo, só abasteço só com álcool.

Bom, pelo meu histórico neste tópico, já te informo que a solução de manter o óleo 5W30 (já que vem de fábrica) RESOLVEU o meu problema. Hoje de manhã, que estava uns 15°C, pegou de primeira, como era antigamente. Nos dias em que o problema persistia, mesmo em temperatura de 20 a 25°C, o carro não ligava. Antes da reprogramação, levava de 10 a 15 tentativas. Depois, ficou em 2 a 4 tentativas ... realmente houve um resultado positivo com a reprogramação, mas não resolveu de imediato.

Descobri esta dica na Caltabiano (Pacaembú), mas fiz a troca na concessionária NOVA (Itaim), pois foi o local onde fiz a revisão (usaram o óleo 20W50 na revisão). Depois de negociar e apresentar a informação de outra concessionária, aceitaram que eu recolocasse o 5W30, mediante o pagamento da diferença do custo (tive que pagar novamente o filtro).

[]´s
==============================
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008


GSI16V 1.8
:: Piquet ::
Mensagens: 309
Registrado em: Terça-feira 30 2007f Outubro 2007 10:51:22 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GSI16V 1.8 »

quem tem carro alterado pra alcool.
com partida a frio consegue ligar o seu carro
de primeira injetando gasolina?


o meu nunca pega de primeira sempre demora um pouquinho
na segunda pra pegar....

é normal?


Firefox
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Terça-feira 16 2007f Outubro 2007 01:10:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Firefox »

Creio que, por ter um veículo adaptado para álcool, ligar na segunda tentativa até seria normal.

Depende muito de como foi feita esta adaptação: somente CHIP, troca de bicos e bombas, "taxar" o cabeçote, etc.

Sei de amigos que tinham Xsara (motores 1.8 16V, 2.0 16V), quando eu tinha um, e fizeram a adaptação, se deram muito bem, sem problemas de partida. Mas também soube de outros que só tiveram problemas, não só de partida, mas de performance. Uns utilizavam a injeção de gasolina manual e outros usaram um "módulo FLEX" que controlava esta injeção para partida.

Pelo menos não foi igual ao meu caso, no início, quando o carro só pegava na 15º tentativa, parecendo um calhambeque. Isto porque o carro é Novo e Flex.
==============================
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”