1ª e 5 ª marcha zunindo e dificuldades de engatar!!!! ajuda!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
maicon savi
:: Millennium ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
1ª e 5 ª marcha zunindo e dificuldades de engatar!!!! ajuda!

Mensagem por maicon savi »

dai galera,entao meu corsa esta com alguns probleminhas no cambio entao fiz uma listinha ai
c alguem puder me ajuda ou ja teve o mesmo problema e,ja concertou e quanto gastou da uma ajuda ai

-1ª marcha faz assovio alto quando o carro esta em movimento
-5ª marcha tbem assovia mtu,tipo um zunbido e quando solta o acelerador para
-caixa de marcha faz barulho tipo de motor batendo em ponto morto e quando aperta a emberagem para.

as outras marchas estao normais e naum fazem barulho
meu mecanico disse que era o rolamento de embreagem entaun fiz a troca do comjunto inteiro e o barulho continuou,dai voltei a mecanica pra reclamar e ele falou que eh normal nos corsas isso ,ja verifiquei o oleo e tava um poco baixo mais ja completei.
por favor galera, da uma ajuda ai

abraço a todos
Rorion
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

foi justamente por vc ter rodado um bom tempo com o nível do óleo da caixa marchas baixo que acarretou esse problema do assovio em algumas marchas. ´cozinhou´ algumas engrenagens.
Vai ter que conviver com isso ou teria que trocar as engrenagens.(mexer na caixa)
Eu te digo pois esse mesmo problema ocorreu no palio da minha namorada. Vinha percebendo vazar óleo mas a m.. da fiat colocou óleos da caixa com a mesma coloração do óleo motor daí pensei que era vazamento de óleo motor e dei mole. Baixou o nível e cozinhou a engrenagem da 4. marcha. Hj ela convive com a 4 macha zunindo , mas como quase não se usa por muito tempo uma 4. marcha deixei quieto. No caso do GM corsa o óleo da caixa é cor vermelha, fácil de identificar qndo vc observa vazamento no chão de sua garagem.
Então amigo, seu problema é quase certo de ter sido por isso. Agora cabe a vc deixar quieto e conviver com esse ruído (não dando mole de deixar baixar o nível novamente- observe no chão da sua garagem pela manhã se tem pingos de óleo avermelhado, se sim, tá vazando. Corriga esse vazamento o mais breve possível) ou mexer na caixa pra ver o que pode ser feito nela. Comente isso com seu mecânico e não fique gastando dinheiro trocando peças que não resolverão seu problema.
Rorion
:: Sport ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Só adicionando outros coments: como vc informou além do zunido está tendo dificuldades de engate das marchas. Nesse caso pode ter danificado mais os dentes das engrenagens por falta de lubrificação atingindo alta temperatura a ponto de deformá-los. No Palio da minha namorada só teve a consequência do zunido porém os engates se mantiveram perfeitos.
Então sempre atentos ao mínimo vestígio de óleo avermelhado de manhã após pernoite do seu veículo na garagem.
maicon savi

pse cara,a caixa tinha um vazamento encima,ali onde tem o braço de comando da caixa, andei um tempo assim,depois troquei o retentor q tinha ali e completei o oleo,mais a cagada ja tava feita.
o grande problema e´ que é dificil de engatar a quinta mais naum arranha, e o zunido é insuportavel em viajens por ser a quinta a marcha mais usada.
to pensando em manda abri a caixa,mais to com medo de c mtu caro,
tu faz ideia de quanto vou gastar +ou -

obrigado
SemControle
:: Moderador ::

Mensagem por SemControle »

retifica em cambio costuma nao ser muito barata, é bem trabalhosa, mas se é insuportavel como esta dizendo tem q abrir.....
so uma coisa.....
se a 1º ta fazendo barulho assim tmb, eu ja recomendaria a troca da caixa completa, pq no corsa so da pra modificar a engrenagem da 5º, as demias marchas sao como se fosse uma peca so...nao tendo como trocar uma a uma, vem dai a impossibilidade de montar um cambio escalonado no corsa.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
maicon savi

é que vou ter que fazer uma viagem de 600 km continuos e to com medo de engripa tudu,que é esse escalonamento?
SemControle

escalonamento é qnd se prepara o motor e fica muito mais potente e pra aproveitar a potencia teria q ter um cambio com marchas mais curtas e outras mais longas....so q o corsa noa tem essa opcao de configurar....so pode mudar a engrenagem da 5º, as demais so sao trocadas todas juntas....
maicon savi

entaum colegas,og me meti a mecanico e tirei aquela tampa da caixa que tem do lado,consegui ve a tal da engrenagen da 5ª,ela fica tipo do lado de fora.DEI uma verificada nela e ta tudu certo,nao ta azul,nem com dentes quebrados ou arranhados,mais percebi uma folga nos dois eixos,e o oleo parecia um barro,parecia que tiunha entrado terra na caixa,tava marron.
Cara nao entendo muito,entendo mas axo que o problema ta nos rolamentos(c é que tem rolamento na caixa)axo que estao com folga,to pensando seriamente em eu mesmo tirar a caixa e tentar concertar eu mesmo.sou formado tecnico em manutençao industrial e axo que naum deve c tao dificil de mexer.entao c alguem tivec um esquema da caixa de marcha poderia posta ai pra mim.
abraço galera
D2 Vida Loka

Mensagem por D2 Vida Loka »

Fala pepessual...

Bem sou um cara de sorte então...

No meu topico Corsa VL sem oleo de cambio, informo que o BatMovel, tava sem nada nadinha de nada de oleo, e pelo menos até o presente momento, ja rodei muito ja viajei, ja troquei o comando de vlv, e num me deu problema esse lance de ficar sem oleo no cambio, pelo menos até agora, e olha que o meu estava completamente seco, tanto que coloquei 1 litro todinho de oleo de cambio...

Mas em fim vamos rezar pra num dar nenhum problema amanha e que nossos carros superem essas faltas...

Até o Mega

:redhotevil:
D2 VIDA LOKA
Olha o VL Movel no Mega, quem num foi, Perdeu PlayBoy....

http://picasaweb.google.com.br/equipeit ... 8713534354
Corsa 1.0 EFI 95 Só V-Power
SemControle

qnt ao problema do Maicon eu estive pensando e cheguei a uma conclusao meio idiota, mas acho q se fosse rolamento faria em todas as marchas, precisa ver direito, se vc tiver ferramentas e habilidade, manda ver cara.......

agora o VL vou te contar....nem oleo de cambio tinha....o meu qnd peguei nao tinha oleo no motor....até hj eu brigo pra zerar o motor, e ta firme e forte.....qnd desmontar pra turbar a gente ve o q faz com ele.......
Responder