Revisão dos 80mil km... feita!! Corsinha filé agora!

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
Gontijo
:: Classic ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Revisão dos 80mil km... feita!! Corsinha filé agora!

Mensagem por Gontijo »

Bom galera...

meu corsinha chegou nos quase 80 mil km ( 78529 km) entao resolvi mandar pra fazer uma revisão pois desde que eu o comprei, em agosto de 2005, quando ele estava com 42mil km, eu so troquei a correia, tensor e pastilhas de freio aos 68 mil e nunca fiz mais nada, tirando a valvula termostatica que eu troquei com uns 6 mil km que eu tinha o carro.

Como eu passei o carro pra alcool como chip do Leo, e tinha que fazer umas coisinhas, resolvi tirar o escorpião do bolso e mexer.

Bom.. meu carro estava com os seguintes probleminhas:

- bebendo muito ( na gasolina estava fazendo 9~10 km/L)
- Oscilando muito na lenta
- De vez em quando ele dava uns pipoco...
- um coco pra ligar de manha
-TBI simplesmente imunda
- vazamento na tampa de valvulas e na junta do carter (nada muito grave)
- motor de passo morto ( so fui descobrir qndo passou o scanner)
- e outras coisinhas a parte
- disco de freio empenado

Quando passei o scanner no carro, simplesmente nao tinha nada certo... tava tudo vermelho!! fiquei até assustado! Foi ai que descobrimos o problema no motor de Passo que na verdade tava morto ! Entao passamos para o sistema de Freio para ver o que fazer... No Freio da frente o disco estava empenado, entao tinha que comprar outro novo e na traseira uma surpresa... as lonas estavam trincadas em ambos os lados e tinha um pequeno vazamento de oleo, que foi o gerador do trincamento da lona, alem disso o rolamento traseiro estava bem ruim.. entao vao novos rolamentos, lonas, sapatas e uns detalhes...

Ai colocamso um manomentro pra medir a bomba de combsutivel pra ver se tava funcionando bem com o alcool e foi constatado que estava perfeita... ou seja nao precisou troca-la.

Dai fomos pra injeção do carro .... Primeiro a TBI estava imunda... cheia de sujeira por causa do Filtro espeotivo e do oleo que era jogado dentro da TBI... teve que fazer a limpeza do coletor tambem pq ele estava muito sujo... qndo tiramos os bicos.. a surpresa... estavao quase intupidos!!!!!! isso mais foi por causa do alcool que fez uma limpeza brutal no tanque de gasolina.!

Pra terminar pedi pra mecanico trocar meu CAI que estava bem ruim e fazer uma limpeza do arrefeicimento do carro.

bom.... vamos ao o que eu fiz no carro:

Limpeza da TBI ......................................................................................R$ 30,00
Limpeza de Bicos ....................................................................................R$ 100,00
Manutenção e regulagem do sistema de freios e sangria ...........................R$ 75,00
Scaneamento .........................................................................................R$ 80,00
Limpeza do Coletor ................................................................................R$ 30,00
Serviços Mêcanicos e Elétricos ............................................................... R$ 120,00
Serviços na Injeção Eletrônica ............................................................... R$ 60,00

Peças

Reparo de Bico Injetor .......................................................................... R$ 26,30
Reparo de TBI ...................................................................................... R$ 23,80
Cilindro de Freio (2 unidades)................................................................ R$ 75,20
Rolamento de Roda ( 2 unidades) .......................................................... R$ 91,90
Disco de Freio Dianteiro ( 2 unidades ) .................................................. R$ 83,80
Pastilha de Freio (kit par ) ..................................................................... R$37,90
Oleo Fluido de Freio DOT 4 .................................................................. R$ 36,00
Filtro de Combustivel ............................................................................ R$ 21,30
Motor de Passo ..................................................................................... R$ 115,90
Junta de Carter ..................................................................................... R$ 21,90
Lona Trazeira ........................................................................................ R$ 18,20
Cola ( para o CAI ) ............................................................................... R$ 12,00
Mangueira do CAI ................................................................................ R$ 35,60
Junta da Tampa de Valvulas ................................................................... R$ 15,00
Aditivo do Radiador .............................................................................. R$ 22,00

Totalizou R$ 1132,80 sendo que ele me passou o desconto que ele tinha em todas as peças ( em média 10% nas peças e 5% nos produtos) por incrivel que pareça esses descontos ficaram em quase 130 reais !!!!

E como eu paguei a vista ficou em R$ 1.050,00 ...

Eu poderia ter feito muitas coisas eu mesmo.. porem preferi pagar pra fazer e ter garantia do serviço!

Levando em conta que todas peças são originais da GM e vieram nas devidas embalagens e que esse mecanico meu é de estrema confinaça, eu acho que não saiu caro! Eu acompanhei o serviço de perto.. teve um dia que agente ficou até umas 10 da noite mechendo no carro ! ehehe...

Mas o mais importante : a satisfação de ter o um carro com um motor lisinho e sem um sinal de borra e nenhum sinal de consumo de oléo.! Ele deu uma geral no motor que ficou muito bom!!

E o melhor de tudo.. o caro continua fazendo os seus 9~10 km/L ..... mas... no ALCOOL !!!! ehehhehe bom demais galera !!!!

Só tem uma coisa me chateando.... que o carro demorar a pegar demanha e alguns estouros que está dando no filtro de ar quando eu arranco o carro pizando fundo no acelerador.. mas o meu mecanico disse que a culpa principal é do meu filtro de ar espotivo que é Duplo Fluxo e tá puxando muito ar....

Em relação ao carro ligar.. vou comrpar uma partida a frio... agora com relaçao ao filtro de ar... tenho que pensar ainda....

tirando isso... o carro ta filé.... 100% !!! vou rodar mais uns 50km sem preocupaçao...!!! só a correia que eu tenho que trocar com 105 mil km !!!....

Então é isso.... o que vocês acharam?!
ficou carro?!

P.S. : Mais uma vez o Chip do Leo está fazendo sucesso com o povo do CorsaClube ! Leo, parebens pelo profissional que você é!.... Até o meu Mecanico ficou espantado com o consumo do carro estar muito bom e ele não ter perdido potencia alguma!

abraços a todos!!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!

Fotos ?! : Clica no link aí : viewtopic.php?t=37150
leonardo10005
:: Millennium ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por leonardo10005 »

Bem legal parabens Gontijo, o meu também ta chegando aos 80000kms e acabei de chegar de uma viagem (cheguei ontem a noite de baixo de muita chuva) em que rodei aprox. 2450kms e gostaria de saber de você e dos demais o que eu deveria mandar olhar na revisão de volta da viagem lembrando que antes da viagem foram feitos os seguintes serviços:

troca da correia dentada

limpeza da tbi

limpeza dos bicos

verificação dos componentes da suspenção

verificação dos rolamentos

verificação dos componentes do sistema de freios (que segundo o mecânico que verificou estava tudo ok, realmente eu não sentia nada anormal)

alinhamento e balanceamento

Valeu e um abraço a todos

ps. a viagem foi ida e volta de Vitória/ES a Campinas/SP esticando até Mococa/SP saída no sabado de madrugada de Vitória/ES e saída de Campinas/SP na segunda de madrugada, portanto foram 2450kms em apenas 3 dias.
L u i z
:: Super ::

Mensagem por L u i z »

Cara, muito boa a revisão que tu fez.

O meu tá com 85.000, pra ser bem exato 85.160 e a dois meses revisei toda suspensão, troquei os quatro amortecedores e buchas o resto pra minha surpresa estava muito bom, como os batentes, coifas, rolamentos internos, coxins e molas.

Essa tal de Corsa me surpreende a cada dia, tenho ele praticamente desde zero km, já que comprei com 8.000 km de uma tia. Já somo inumeras propostas de venda, em uma delas me ofereceram R$ 16.000,00, isso que o carro não tem nenhum acessório, é todo original mas a cada dia que penso o custo/benefício que tenho com o carro desisto de vender, até porque onde vou achar outro tão bem cuidado não é mesmo? Quando conseguir terminar de juntar dinheiro, espero que até o fim do ano, quero comprar um modelo novo, quem sabe um 1.4 econo flex.
Bom, mas voltando ao meu relato, sempre dei manutenção certinha, trocando peças quando necessário, e fazendo revisões periódicas, rodo relativamente pouco, faço mais quilometragem em algumas viajens que faço, de em média 600 a 800 km. Até hoje o carro nunca apresentou problemas mecânicos e tão pouco elétricos ou hidráulicos. As revisões periódicas como níveis de óleo e água são feitas semanalmente, além dos demais reservatórios. Troca de óleo sempre aos 3.000 ou 3.500 km. Quanto ao demais, troquei velas com 42.000km, e agora já passou da hora de novo de trocar, essa semana mesmo estou providenciando a troca!!! Tive que trocar 2 ou 3 vezes a junta da tampa de válvulas, que apresentou pequenas infiltrações. Pastilhas de freio foram substituídas aos 55.000, e de resto que eu lembre foi só colocar gasolina e andar! Inclusive quanto ao consumo me surpreendo muito, ele faz uma média de 11 a 12 na cidade, e como no mínimo uma vez por mês viajo ele faz 17 a 18 na estrada, o que muita gente não acredita, mas sempre explico que andando no máximo a 100 km/h. Como li seu relato da revisão me interessei, e como falou da tua economia com o álcool,l como é esse Chip flex, acho que é isso, de um tal de Leo será que tu poderia me passar mais informações sobre isso? Desde já, valeu!!!
Gontijo

Mensagem por Gontijo »

L u i z escreveu:Cara, muito boa a revisão que tu fez.

O meu tá com 85.000, pra ser bem exato 85.160 e a dois meses revisei toda suspensão, troquei os quatro amortecedores e buchas o resto pra minha surpresa estava muito bom, como os batentes, coifas, rolamentos internos, coxins e molas.

Essa tal de Corsa me surpreende a cada dia, tenho ele praticamente desde zero km, já que comprei com 8.000 km de uma tia. Já somo inumeras propostas de venda, em uma delas me ofereceram R$ 16.000,00, isso que o carro não tem nenhum acessório, é todo original mas a cada dia que penso o custo/benefício que tenho com o carro desisto de vender, até porque onde vou achar outro tão bem cuidado não é mesmo? Quando conseguir terminar de juntar dinheiro, espero que até o fim do ano, quero comprar um modelo novo, quem sabe um 1.4 econo flex.
Bom, mas voltando ao meu relato, sempre dei manutenção certinha, trocando peças quando necessário, e fazendo revisões periódicas, rodo relativamente pouco, faço mais quilometragem em algumas viajens que faço, de em média 600 a 800 km. Até hoje o carro nunca apresentou problemas mecânicos e tão pouco elétricos ou hidráulicos. As revisões periódicas como níveis de óleo e água são feitas semanalmente, além dos demais reservatórios. Troca de óleo sempre aos 3.000 ou 3.500 km. Quanto ao demais, troquei velas com 42.000km, e agora já passou da hora de novo de trocar, essa semana mesmo estou providenciando a troca!!! Tive que trocar 2 ou 3 vezes a junta da tampa de válvulas, que apresentou pequenas infiltrações. Pastilhas de freio foram substituídas aos 55.000, e de resto que eu lembre foi só colocar gasolina e andar! Inclusive quanto ao consumo me surpreendo muito, ele faz uma média de 11 a 12 na cidade, e como no mínimo uma vez por mês viajo ele faz 17 a 18 na estrada, o que muita gente não acredita, mas sempre explico que andando no máximo a 100 km/h. Como li seu relato da revisão me interessei, e como falou da tua economia com o álcool,l como é esse Chip flex, acho que é isso, de um tal de Leo será que tu poderia me passar mais informações sobre isso? Desde já, valeu!!!
O chip do Léo é fino!!

Tem um tópico dele aqui no forum.. na parte de Peças e Acessórios ... da uma olhada com ele lá... tá 140 reais o chip se não me engano!...

Parebens pelo seu corsinha!!

Abraços!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!

JotaMarcelo
:: GSI ::

Mensagem por JotaMarcelo »

Bom Gontijo, que show que está tudo OK!

...achei umas peças meio caras em relação ao que pago aqui em SP: mas se o mecânico é de confiança é o que importa!

Abraço

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
Gontijo

Mensagem por Gontijo »

JotaMarcelo escreveu:Bom Gontijo, que show que está tudo OK!

...achei umas peças meio caras em relação ao que pago aqui em SP: mas se o mecânico é de confiança é o que importa!

Abraço

JMarcelo
opa!

Fala J. !

Então.. eu achei meio caro também.. mas como vi que tudo veio com o plastico da Gm.. tudo original... aí até aceitei o preço!

Quais por exemplo vc achou caro?! E qual o preço aí em SP ?!

Abraços!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!

julianorib

Mensagem por julianorib »

ei cara.
dpois q vc fez tudo isso.
como ta o consumo no alcool ?
Lopes

Mensagem por Lopes »

Até que fim tirou o escorpião do bolso e deu uma geral no corsinha hein,

Algumas coisas eu também achei caro mais outras não. O CENSURADO de fazer esse tanto de serviço é que sempre uma oficina vai ser mais barata do que a outra em algum aspecto, mas se tratando de conjunto acho que é mais ou menos isso mesmo.

Tá com grana sobrando hein, podia fazer um churrasquinho para galera rsrss

Té mais velho
Imagem
Gontijo

Mensagem por Gontijo »

julianorib escreveu:ei cara.
dpois q vc fez tudo isso.
como ta o consumo no alcool ?
Opa!

Então... em média tá fazendo 8,5 km/L ... mas qndo eu ando mais de boa sem pisar muito ele faz uns 9 ~ 9,5km/L ....

Abraços!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!

Gontijo

Mensagem por Gontijo »

Lopes escreveu:Até que fim tirou o escorpião do bolso e deu uma geral no corsinha hein,

Algumas coisas eu também achei caro mais outras não. O CENSURADO de fazer esse tanto de serviço é que sempre uma oficina vai ser mais barata do que a outra em algum aspecto, mas se tratando de conjunto acho que é mais ou menos isso mesmo.

Tá com grana sobrando hein, podia fazer um churrasquinho para galera rsrss

Té mais velho
hahaha.... quem nao tira o escorpiao do bolso é vc!!... ahahhaha

realmente no final das contas o preço fica esse mesmo....

Grana sobrando nada... antes tivesse viu.... !!!

e nada de churrascos antes da casa do angelo ficar livre com o churrasquim por conta dele como comemoraçao de inauguraçao! hehhehe

Abraços!
Gontijo
Moderador Corsa Clube MG
Belo Horizonte!

Responder