Oleo da caixa de marcha

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Maycon0801
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Segunda-feira 02 2007f Abril 2007 08:37:52 PM
Localização: Nova Iguaçu - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Oleo da caixa de marcha

Mensagem por Maycon0801 »

Fala corseiros. ai gostaria de saber onde posso ta verificando o nivel de oleo da caixa de marcha. meu corsa eh uma pick up corsa 97. espero q possam me ajudar. vlw abraços


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

A caixa do Corsa, diferente de algumas caixa mais antigas, não possui akele bujão lateral, responsável por essa verificação de nível!

quando chegar aos 80 mil km recomenda-se trocar todo o óleo....mas antes disso, dá p/ verificar, mais ou menos se retirar o trabulador.
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá pessoal.
Sem querer tirar o mérito de ninguem, já que as informações se divagam, muitos não possuem o manual do proprietário, andei consultando o manual do corsa e para tirar essa duvida quando se deve trocar o óleo do cambio e o manual só recomenda verificar o nível e que não há necessidade de troca-lo.

Quanto a referencia desse óleo, na revista "quatro rodas", ano 46, edição 557 de outubro/2006, página 120, surgiu a matéria: ÓLEO ETERNO. Veja abaixo.
"O Corsa usa o óleo do cambio SAE 80 RTL de cor vermelha. O que significa essa cor?
RTL é apenas um sufixo do óleo para engrenagens ACDelco SAE80, que significa "para toda a vida" em ingles (run to time), já que nunca e necessário troca-lo. A cor vermelha é meramente uma informação adcional, cuja utilidade é a identificação visual do fluido.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

"óleo eterno"....

O que fazer com os resíduos desprendidos das engrenagens durante seu uso? o óleo eterno somem com estas fagulhas?
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá valter. Bem colocado sua ponderação.
Bom, nesse caso essas fagulhas/limalhas ficam depositadas no fundo, certo? É aquele detalhe, cada um tem uma posição sobre isso. Já li em alguns links que o óleo perde suas carcteristicas, a GM não fala quando trocar.
Eu acredito que, como esse óleo não sofre aquecimento como o motor, ele dure mais até um certo limite de kmetragem.


No manual do novo corsa recomenda só checar tambem?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

alcineu escreveu:No manual do novo corsa recomenda só checar tambem?
Nossa...esse manual tá uma comédia olha só, resumindo:
Manual Corsa Novo escreveu:-...Uma caixa com uma pinta perto do número de série do motor é abastecida com óleo sintético...a que não possui pinta abeastecida com óleo mineral...
-...mineral SAE 80RTL cor avermelhada...
-...sintético SAE 75W cor avermelhada...

-Verificação: Em todas as revisões

-Troca: Não necessita troca
Porém mesmo com apenas estas recomendações, prefiro rocar todo óleo cada 80 mil km, pois, alguns já sabem, mas eu trabalho na Eaton, onde fazem os kit´s da transmissão dos GM´s ( inclusive Corsas), porém eu trabalho no setor de Trasmissões Médias e Pesadas.

Quando a caixa de caminhão é montada, 100% são testadas com um óleo de baixa viscosidade (bem menor do que a que vai na caixa) para efetuar a limpeza e não interferir no teste de ruído.
Este óleo sai bem sujo, e em algumas caixas são coladados imãs no fundo para aderir estas limalhas, e o bujão de dreno também possui 2 imãs neles.
Este óleo costuma sair bem sujo, apenas no teste, imagina após rodar milhares de km...
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


Lngg
:: Sport ::
Mensagens: 1129
Registrado em: Sexta-feira 30 2007f Março 2007 05:17:33 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lngg »

Alguem sabe o que é uma pinta amarela no numero de série.....kkkkkkkkkkk


essa gm só dando dor d kbeça aos proprietários.. mas fazer o que corsa é paixão mesmo tendo as merdas que a gm poe mas o amamos......rs

Vamos fazer um tópico só para essas arranjadas que a GM dá , e nós temos que ficar procurando e nos desdobrando para acharmos as coisas.....rs


Rodrigogg
:: Super ::
Mensagens: 98
Registrado em: Terça-feira 30 2007f Janeiro 2007 05:59:32 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigogg »

Eu tive que trocar esse oleo, pois no meu caso o mesmo estava vazando do retentor. O mecanico disse que foi interessante trocar pois ao abir o cambio pode entrar sujeira ou algo assim. Só sei que após a troca as marchas estão entrando mais facil


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16595
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Estou com um vazamento no trambulador do cambio e pretendo mexer nele em breve.
Rodrigogg escreveu:Eu tive que trocar esse oleo, pois no meu caso o mesmo estava vazando do retentor. O mecanico disse que foi interessante trocar pois ao abir o cambio pode entrar sujeira ou algo assim. Só sei que após a troca as marchas estão entrando mais facil
Será que terei que trocar o óleo?
O que será que deverei trocar (peças,retentores,juntas) quando mexer no trambulador?
Será que deverei trocar o óleo do cambio?

Aguardo uma ajuda de vocês!

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Costuma dar problema no anel retentor do trabulador, o qual começa a vazer óleo da transmissão por este vedador.
Para trocar é necessário apenas desmontar o conjunto do trambulador, retirar o retentor velho, prensar um novo, e montar o conjunto novamente, sem mexer em nada na transmissão nem no óleo.
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”