[DÚVIDA] - O Corsa Hatch 96 1.6 MPFI Possui Plug de Octanagem?

Aqui você pode tirar dúvidas sobre motores em geral, injeção eletronica, preparação (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Responder
eddie13
:: ST ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eddie13 »

Segundo as informações do site da Ipiranga...

Saiba mais sobre Gasolina F1 Master Premium

1. Quais são os benefícios da F1 Master Premium?

A maior octanagem da gasolina tipo Premium (91 octanas - método MON+RON/2), combinada ao pacote de aditivos F1 Master (especialmente formulado para a Ipiranga) resultou na F1 Master Premium, um produto que proporciona melhor desempenho, maior aceleração, melhor retomada de velocidade, mais segurança nas ultrapassagens. Além disso tudo, ainda reduz a formação de depósitos no sistema de injeção/carburador, o que resulta no aumento da vida útil do motor do carro.

2. Os benefícios são facilmente percebidos?

Para isso, não há regra. A percepção dos benefícios varia de motorista para motorista. Alguns são mais sensíveis, conhecem mais o seu carro. Outros não. Essa percepção também varia de acordo com o estado do veículo, tipo de uso, freqüência de uso, entre outros fatores.

3. Ela pode prejudicar algum automóvel?

Não. Não há qualquer possibilidade de a F1 Master Premium fazer mal a nenhum carro. A gasolina tipo Premium e os seus aditivos já são largamente usados nos Estados Unidos e na Europa.

Link: http://www.ipiranga.com.br/petroleo/dis ... _saiba.htm
eddie13

Mensagem por eddie13 »

Como eu disse, se levarmos ao pé da letra, meu carro estaria regulado corretamente para 91 octanas e não 95...
eddie13

Mensagem por eddie13 »

To quase pagando pra ver, literalmente...

Vou rodar e esperar explodir os pistões, se explodir eu posto aqui... hauhuah
dudis
:: Super ::

Mensagem por dudis »

NA regulagem 95 que o ponto avança, correto?
Leonardo Gonçalves Secco
:: Rodeio ::
Contato:

Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

dudis escreveu:É, o meu medo é avançar o ponto em alta....quando a turbina está em plena carga...
Quando o ponto está avançado em alta, ele segura o carro???....digo, o carro não rende como renderia se estivesse atrasado em alta?????
Não é exatamente assim, vai depender da compressão e da pressçao do turbo.
O ponto pode e deve ser avanaçado ao máximo possivel desde que não ocorra uma detonação antecipada, assim se tem o melhor desempenho do carro com maior economia.
Isso quer dizer, se voce avançar e o carro ficar mais forte sem nenhum barulho ou algo parecido então voce pode deixar...
Leonardo Gonçalves Secco
:: Rodeio ::
Contato:

Mensagem por Leonardo Gonçalves Secco »

Vixe parece até que sou analfabeto... (pressçao) ahahahahah
PRESSÃO
eddie13

Mensagem por eddie13 »

Amanhã eu trago pro trampo o manual e posto aqui o que o fabricante recomenda. Se tiver isso no manual...

Dudis, não sei te dizer, só sei que meu carro ficou canhão depois da mudança pra 91.
wevertonvb

Mensagem por wevertonvb »

Galera, vcs estão fazendo a maior confusão possível!!!
Todos corsas de vcs tem que andar na posição 95, não tem o que alterar, e se alterar é para pior na posição 91. Corsa para gasolina brasileira é para 95.
As citações que expuseram ai sobre a octanagem são no método IAD, utilizada aqui no Brasil e nos EUA. A octanagem do conector (95 ou 91) é no método RON que é utilizada onde os corsas foram exportados. A gasolina comum brasileira tem octanagem no método IAD = 87 e no método RON = 95 e é essa última que vcs tem que observar. Enquanto nos países importadores do corsa tinham octanagem no método RON = 91, inferior a brasileira. Entenderam, pessoal?

Resumindo então:
Corsa no Brasil - 95
Corsa nos países importadores - 91

Em uma apostila que tenho aqui, fala-se a respeito do conector de octangem no corsa efi, vou colar aqui para vcs.

" Codificador de octanagem de combustível
O codificador de octanas encontra-se no compartimento do motor, lado direito, e próximo da parede corta-fogo. Possui duas posições: 91 octanas e 95 octanas. O posicionamento correto é definido por uma seta localizada na trava do conector do codificador. Para os motores B10 e B14 deve ser utilizada a posição 95. A sua alteração, segundo o fabricante, pode provocar danos ao motor."
eddie13

Mensagem por eddie13 »

Aaaa, acho que entedi.

O que estraga o motor é a detonação, eu li isso no site da ipiranga.

Então, o que pode ocorrer quando mudamos o ponto, é justamente a detonação.

Agora entendi também porque o Leonardo sugeriu para que eu trocasse o filtro esportivo pelo original. Se o barulho que eu disse desaparecer, isso quer dizer que não tem nenhum problema, caso persista eu vou ter que mudar para 95 onde ficava bem silencioso.

Valeu!
Corsera 1.6
:: Wind ::

Mensagem por Corsera 1.6 »

Texto retirado do site da Petrobras sobre a gasolina Podium:

http://www2.petrobras.com.br/portugues/ ... dutos.html

Neste link da Petrobras mostra as qualidades da gasolina e que possui 95 octanas..

http://www.postosquality.com.br/

A gasolina Petrobras Podium é a gasolina mais avançada do mundo e apropriada para qualquer veículo a gasolina. Algumas de suas características específicas são mais bem observadas quando ela é usada para abastecer veículos de alto desempenho. A Podium é a gasolina com mais alta octanagem entre todas comercializadas atualmente ao redor do mundo. A octanagem é a resistência que a gasolina tem à auto-ignição, o que pode levar à detonação localizada, causando perda de potência e sérios danos ao motor, dependendo de sua intensidade e persistência.

Octana é um dos principais componentes da gasolina. Um combustível com mais octanas (ou maior octanagem) tem melhor poder de combustão e resiste a altas pressões no interior dos cilindros, sem sofrer detonação (queima espontânea da mistura ar-gasolina), conhecida como "batida de pino", que é igual a um barulho metálico, prejudicial ao motor. Os projetistas de motores levam em conta a octanagem do combustível utilizado para determinar a taxa de compressão, curvas de avanço de ignição e tempo de injeção. A octanagem da gasolina é determinada pelos métodos RON, MON, E IAD. O primeiro avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação. O método MON avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação. IAD é a média dos anteriores.

A gasolina Petrobras Podium possibilita um total aproveitamento da potência projetada pelo fabricante do motor, proporcionando a retomada de velocidade em menor tempo e, conseqüentemente, garantindo ultrapassagens mais seguras.

Por sua formulação e pelo pacote especial de aditivos do tipo “detergente dispersante”, a gasolina Petrobras Podium evita a formação de depósitos, assegurando a limpeza de todo o sistema de alimentação de combustível, proporcionando um melhor funcionamento e uma máxima proteção ao motor.

Esta gasolina tem baixíssimos teores de benzeno e enxofre na sua composição, propiciando uma redução de até 42% de monóxido de carbono (CO) e, conseqüentemente, ajudando na preservação do meio ambiente. Ela foi elaborada com a mesma tecnologia usada no desenvolvimento da gasolina Petrobras utilizada pela equipe Williams de Fórmula 1.

A gasolina Petrobras Podium está disponível apenas nos postos Petrobras de algumas cidades brasileiras. Confira a lista de postos no site da Petrobras Distribuidora.
Responder