Prezados amigos corseiros. Estava querendo postar ha muito tempo essas fotos. Queria mostrar o quanto é facil trocar as torres de suspensão do corsa. Para quem ja entende sabe o quanto é fácil. Eu mantenho em casa outras torres para em caso de emergência levantar o carro sem maiores problemas.
Bom vamos o que Interessa ! GRAXA ! rs
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MATERIAL NECESSÁRIO
1 par de chaves ômega 17mm
1 chave de boca 10 mm
1 Chave de boca 13 mm
1 chave de roda
1 macaco (hidraulico de preferencia)
1 ou 2 cavaletes (para maior segurança) observem que eu não utilizei cavaletes pois não tive tempo de encontra-los.
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PROCEDIMENTOS
1 - Soltar os parafusos da roda e retira-la. Recomendo colocar o pneu embaixo do carro caso você não possua um macaco hidraulico ou um cavalete.
Reparem no paralaminha de plastico solto.... a SET quebrou ao rebocar o carro...
2 - Agora localize 2 parafusos grandes que ficam no pé do amortecedor, proximo ao disco de freio conforme mostra a foto. Será necessário 2 chaves Omega 17 Polegadas. Pode ser tambem chave de boca, porem a ômega tem melhor pegada.
Trave um lado com uma chave e gire o outro. Será necessário um pouco de força neste momento. Busque uma posição que possa fazer um movimento abrupto e rápido. Ao folgar o parafuso você poderá terminar de desrosquea-los com as mãos.
3 - Retire os parafusos com cuidado. A torre se soltará do conjunto de freio e cubo de rodas.
4 - Abra o capô e localize estes parafusos como demonstrados na foto. Folgue com a chave 13 mm. Os parafusos liberarão a torre. Basta puxa-la para baixo e pronto. Estará solta.
Basta agora colocar a outra torre e curtir seu carro rebaixado de novo. A montagem é apenas o serviço ao contrario do feito agora.
Observe que facilita muito o processo se fizer o processo 4 no inicio da montagem. Depois partir para o processo 3, 2, e por fim o processo 1.
Se você tiver um ajudante nesta hora será de grande ajuda pois precisara levantar o conjunto de cubo e freio até o nivel da torre para encaixar o parafuso.
Logo mais farei um outro tutorial, para troca da suspensão trazeira, que é facilimo também. ,
Qualquer dúvida estamos ai ! Abraços a todos !
[Tutorial] Troca de torre da suspensão dianteira - Corsa B
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[Tutorial] Troca de torre da suspensão dianteira - Corsa B
Editado pela última vez por Speed Boy em Segunda-feira 24 2008f Março 2008 02:18:37 PM, em um total de 2 vezes.
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Concordo! Fixa o tópico!
Mannnnnnnnnnnnnnnnn.... Se caso eu não tiver uma torre...rsrsrs..... A mola sendo original ela fica pressionada quando montada com o batente e tals? Nunca reparei isso.....
A mola cortada, preparada, especial e encolhida eu sei que é tranquilo, inclusive quando levanta o carro ela costuma ficar solta....
Mannnnnnnnnnnnnnnnn.... Se caso eu não tiver uma torre...rsrsrs..... A mola sendo original ela fica pressionada quando montada com o batente e tals? Nunca reparei isso.....
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Obrigado meu fotografo preferido ! rsPauloskar escreveu:Fixa, fixa, fixa, fixa! Este merece! Abs a todos e parabéns SpeedBoy.
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leonardo escreveu:Concordo! Fixa o tópico!
Mannnnnnnnnnnnnnnnn.... Se caso eu não tiver uma torre...rsrsrs..... A mola sendo original ela fica pressionada quando montada com o batente e tals? Nunca reparei isso.....
A mola cortada, preparada, especial e encolhida eu sei que é tranquilo, inclusive quando levanta o carro ela costuma ficar solta....
HUm... para tirar a torre completa e montada não faz diferença. Agora se voce for trocar as molas tem que realmente fazer a compressão das molas para tirar o parafuso superior. Brevemente vou postar as fotos da troca da mola.
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Hum! Maravilha mano! Acho que um encolhedor de mola salva na falta de prensa hidraulica não é? Ou estou errado?Speed Boy escreveu:leonardo escreveu:Concordo! Fixa o tópico!
Mannnnnnnnnnnnnnnnn.... Se caso eu não tiver uma torre...rsrsrs..... A mola sendo original ela fica pressionada quando montada com o batente e tals? Nunca reparei isso.....
A mola cortada, preparada, especial e encolhida eu sei que é tranquilo, inclusive quando levanta o carro ela costuma ficar solta....
HUm... para tirar a torre completa e montada não faz diferença. Agora se voce for trocar as molas tem que realmente fazer a compressão das molas para tirar o parafuso superior. Brevemente vou postar as fotos da troca da mola.
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É simples assim trocar um amortecdor? A mola não vai atrapalhar na hora de montar ou to falando mta bobagem?! rsrsrs
to precisando trocar os meus amortecdores se for simples assim eu faço e economizo $$ ... vlw !!
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Dae cara... muito bom o tópico... parabéns mesmo.. mais só um detalhe como o leonardo falo... pra tira o conjunto é facil... mais pra por de volta é fódaaaaaaaa paaaaaaa caraaaaaaaaiooooooo..
Falo isso pq ja tirei as minhas e pra coloca de volta foi duka mesmo kra!!
Ó a fotinha que eu tirei quando deixei a frente sem mola (Obs.: Não andei com ela assim... foi só pra ver socada mesmo )
http://img511.imageshack.us/img511/5273/phot0038dq3.jpg
tpow.. pra por eu tive que encolhe a mola se não não tinha cristo de fazer a haste do amortecedor entra no buraco pra parafusar ela... Ae como eu não tinha as ferramentas e tive que fazer uma gamibarra..
Coloquei a mola embaixo do carro desmacaque-ei o carro pro peso do carro prensar a mola.. ae amarrei ela com uns arame... levantei o carro denovo pra daí consegui monta ela.. senão prensar a mola.. a haste não alcança o furo do parafuso..
Claro.. falo isso pois a minha tava com a mola original.. com ela cortada não sei se também é difícil..
Mais fica aí a dica.. hehehe..
Abraços e parabéns pelo post..
Possamai
Falo isso pq ja tirei as minhas e pra coloca de volta foi duka mesmo kra!!
Ó a fotinha que eu tirei quando deixei a frente sem mola (Obs.: Não andei com ela assim... foi só pra ver socada mesmo )
http://img511.imageshack.us/img511/5273/phot0038dq3.jpg
tpow.. pra por eu tive que encolhe a mola se não não tinha cristo de fazer a haste do amortecedor entra no buraco pra parafusar ela... Ae como eu não tinha as ferramentas e tive que fazer uma gamibarra..
Coloquei a mola embaixo do carro desmacaque-ei o carro pro peso do carro prensar a mola.. ae amarrei ela com uns arame... levantei o carro denovo pra daí consegui monta ela.. senão prensar a mola.. a haste não alcança o furo do parafuso..
Claro.. falo isso pois a minha tava com a mola original.. com ela cortada não sei se também é difícil..
Mais fica aí a dica.. hehehe..
Abraços e parabéns pelo post..
Possamai
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Algumas considerações:
O tópico merece ser fixado.
O pessoal da Bahia (Speed Boy; Paulo; e cia; desculpa não lembro o nome de todo mundo) tem sido de grande ajuda com os topicos apresentados.
E a dica do Possamai sobre como comprimir uma mola foi show; afinal mostrou criatividade; e ajuda a galera; porque não é todo mundo que dispõe de material pra fazer as modificações...
Valeu galera CC!
O tópico merece ser fixado.
O pessoal da Bahia (Speed Boy; Paulo; e cia; desculpa não lembro o nome de todo mundo) tem sido de grande ajuda com os topicos apresentados.
E a dica do Possamai sobre como comprimir uma mola foi show; afinal mostrou criatividade; e ajuda a galera; porque não é todo mundo que dispõe de material pra fazer as modificações...
Valeu galera CC!
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Eh sim, como o Léo Falou, vc vai precisar de um encolhedor de molas. Se tiver um mecanico amigo peça emprestado. Caso não tenha, fazer um é muito facil Eh so olhar um em uma oficina que vai ter noçao como é. Vá em uma casa de ferragens e compre o material.Daniel Pompeu escreveu:É simples assim trocar um amortecdor? A mola não vai atrapalhar na hora de montar ou to falando mta bobagem?! rsrsrs
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