[DÚVIDA] - VÁLVULA TERMOSTÁTICA: coloco ou não de volta?
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
-
willedu
- :: Rodeio ::
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- Contato:
Já andei mais de 70.000km com meu corsa e nunca aconteceu, basta andar com o sistema sempre limpo e com aditivo na medida certa. É bom trocar a válvula também, de vez em quando, digamos, de 100.000 em 100.000km se vc nunca teve problema de sobreaquecimento e utiliza água + aditivo bons na medida certa.sedanturboce escreveu:E o q vc sugere q devo fazer para 1viagem tranquila e evitar q ela trave? Troquei: filtor de combustivel, velas, filtro do ar, fiz a limpeza do sistema, limpei bicos, troquei o sensor q faz a leitura da temperatura e manda tal leitura p o painel instrumento de temperatura... mas meu medo é a valvula travar e nao fazer 1 leitura correta na estrada ou mesmo esquentar demais o carro como ja aconteceu outra vez e bater o motor de novo...
Nas maiores viagens que fiz rodei em trecho misto (estrada + cidade) cerca de 2.500km, o carro sempre em média 90 a 95 graus.
Portanto concordo com nosso amigo: se o carro está sobreaquecendo, algo de errado tem, ou está desregulado, ou está com problemas sérios, ou não foi alterado (no caso de turbo, por ex.) corretamente.
Pior mesmo é deixar o carro rodando abaixo dos 90, com a central "achando" que ele está frio e deixando a mistura super gorda.
[]s
WillEdu
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510
Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510
Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
-
Donato
- :: Millennium ::
Meu Corsa tb nunca superaqueceu.....mas isso pq eu sempre deixo tudo 100%.....água e aditivo, troca a cada 6 meses, bomba d'água novinha, sensor de temperatura e termostática tb novos, ajuste correto da tensão na correia dentada, tampa do reservatório novinha e nível do fluído no lugar exato, mangueiras zeradas e originais, troca de óleo lubrificante e filtro de óleo a cada 5000km(agora com turbo, a cada 2000km)........enfim, não dou chances p/ que isso ocorra....hehe
O q eu acho q aconteceu, SEDANTURBOCE, é q vc deu azar com as termostáticas, ou então algum outro elemento do sistema estava com problemas...
Só pra constar......a melhor marca de termostáticas é a Wahler
O q eu acho q aconteceu, SEDANTURBOCE, é q vc deu azar com as termostáticas, ou então algum outro elemento do sistema estava com problemas...
Só pra constar......a melhor marca de termostáticas é a Wahler
CORSA Hatch Maxx 1.0 Flexpower 07/07 Prata.
- Rodas 15" Mangells Motion;
- Toyo Proxes 4 195/50;
- Xenon 8000K no baixo;
- Abafador esportivo inox
- Toyo Proxes 4 195/50;
- Xenon 8000K no baixo;
-
Lucídio Serves
- :: Piquet ::
Eu acho que o que vc fez esta correto, principalmente em ter feito uma limpeza no sistema de arrefecimento. Se ao colocar a água foi colocado o aditivo na dosagem correta, acho que não tem porque se preocupar.sedanturboce escreveu:dudu_araujo escreveu:Lucídio Serves escreveu: E o q vc sugere q devo fazer para 1viagem tranquila e evitar q ela trave? Troquei: filtor de combustivel, velas, filtro do ar, fiz a limpeza do sistema, limpei bicos, troquei o sensor q faz a leitura da temperatura e manda tal leitura p o painel instrumento de temperatura... mas meu medo é a valvula travar e nao fazer 1 leitura correta na estrada ou mesmo esquentar demais o carro como ja aconteceu outra vez e bater o motor de novo...
Quanto ao medo da válvula travar fechada, acho pouco provavel, porque o sistema da Chevrolet é tão eficiente e simples que é pouco provavel que isso aconteça.
O sistema de válvula da VW que é usado que é usado no Gol MI (1.000) é mais fácil de acontecer o travamento, isso já aconteceu comigo em uma viagem de 1.800 kl e não tive outra solução a não ser de ter que retirar a válvula e completar a viagem sem ela, porque ficou travada fechada e a temperatura começou a subir rapidamente.
O sistema da Chevrolet costuma não fechar totalmente quando tem algum defeito, mas ai não tem problema não, pode se terminar a viagem em paz.
Boa viagem !!!
Ariete
galera aonde q fica a valvula termostatica?
e qual o custo dela?
meu corsa demora uns 40 min para chegar nos 90 graus
abraço
e qual o custo dela?
meu corsa demora uns 40 min para chegar nos 90 graus
abraço
-
ValterJunior
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
- Ano de fabricação: 2005
- Contato:
Diferentemente dos motores VW (não irei falar mal destes), o sistema de arrefecimento dos GM´s julgo serem muito bons, repare o tamanho do radiador de um GM e de um VW que é a metade do GM.
A vávula termostátca serve p/ segurar a circulação da água enquanto o motor estiver abaixo da temperatura ideal, e a ventoinha liga p/ não ultrapassar essa temperatura....não falei nenhuma novidade aqui!
Então acho que essa é mais uma peça que é parte integrante do motor, e retira-la, acredito que seja uma solução mal pensada que pode vir a ocultar um outro problema que seria a real falha de um superaquecimento!
A vávula termostátca serve p/ segurar a circulação da água enquanto o motor estiver abaixo da temperatura ideal, e a ventoinha liga p/ não ultrapassar essa temperatura....não falei nenhuma novidade aqui!
Então acho que essa é mais uma peça que é parte integrante do motor, e retira-la, acredito que seja uma solução mal pensada que pode vir a ocultar um outro problema que seria a real falha de um superaquecimento!
-
wevertonvb
- :: ST ::
Bom, não querendo te contradizer, mas alguns meses atrás a válvula termostática da minha picape ano 2000, travou fechada com 60.000 Km rodados. E não teve jeito, a temperatura subia rapidamente e antes de atingir o vermelho eu desligava, cheguei a fazer o teste de aumentar bem a velocidade para ver se dava para controlar a temperatura, pois se ela tivesse com uma certa abertura, consegueria fazer tal controle para eu chegar em casa, mas não teve jeito tive que encostar e empurrar até na casa da minha namorada, que por sorte estava próximo.Lucídio Serves escreveu:Quanto ao medo da válvula travar fechada, acho pouco provavel, porque o sistema da Chevrolet é tão eficiente e simples que é pouco provavel que isso aconteça.
O sistema da Chevrolet costuma não fechar totalmente quando tem algum defeito, mas ai não tem problema não, pode se terminar a viagem em paz.
Mas, sem dúvida nenhuma, noutro dia, mandei instalar uma nova sob o custo de 64 reais mais 60 de mão-de-obra.
Abraço.
-
dalton_lopes
- :: Champ ::
quem te carro original eh relaxado. quem tem carro turbo e quer ver seu motor durar bastante, com certeza, arruma um jeito de abaixar a temperatura dele. motor de corsa mil turbinao esquenta muito! após uma quebra por temperatura, resolvi usar o carro sem termostática. ando diariamente no transito com ele. quando pego uma estrada, no calor, ele anda mais frio do q de costume. isso me dá uma garantia de que meu motor nao vai quebrar, ainda mais com ele amaciando com a mistura um pouco mais gorda do q de costume. o engenheiro q projetou este carro nao preveu uma sobrealimentação e o calor que era geraria. entao meus caros corseiros turbos, se seus corsas estao aquecendo demasiadamente, por favor, tirem a valvula termostatica e evitem quebras por aquecimento. meu motor chegou da retifica a pouco tempo. nao instalo por nda nesse mundo a valvula termostatica. a razao eh justamente evitar quebras, já que estou com 12 de taxa e com 0.6 de pressão. futuramente jogo a taxa pra 9 e volto a rodar com 1.2kg. claro, sem a termostática. o corsa sem ela na estrada, eu tenho a tranquilidade de andar com o pé embaixo e ele nao aquecer demais. ja com a valvula, a reação de abertura e fechamento eh devagar demais pra acompanhar a elevação da temperatura. resumindo: quem tem corsa turbo, besteira continuar a usar a termostática. quem tem corsa original, é de suma importancia usar a valvula termostatica. quem tem corsa turbo e eh novato no assunto, acredite, tira logo a termostática. seu carro esquenta mais rapido do q vc imagina. se nao esquenta, eh pq vc nao ta acelerando o suficiente.
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado
-
Donato
- :: Millennium ::
Eu ando pisando a maior parte do tempo, seja com trânsito pesado ou não....e mesmo assim ele tá esquentando menos......deve ser em parte por causa do radiador maior q eu instalei....com álcool ele trabalha mais frio tb........isso me deixou bem tranquilo, pq antes, qdo era original, ele esquentava demais e eu achava q teria problemas com o turbo pelo aumento de potência......doce engano.......melhorou em todos os aspectos
- Toyo Proxes 4 195/50;
- Xenon 8000K no baixo;
- Toyo Proxes 4 195/50;
- Xenon 8000K no baixo;
-
dalton_lopes
- :: Champ ::
deve ser em parte nao... deve ser COM CERTEZA pq vc trocou seu radiador. sem sombra de duvidas. fica online ai no msn pra gente trocar uma ideia.
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
-