[DÚVIDA] - VÁLVULA TERMOSTÁTICA: coloco ou não de volta?
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willedu
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Já andei mais de 70.000km com meu corsa e nunca aconteceu, basta andar com o sistema sempre limpo e com aditivo na medida certa. É bom trocar a válvula também, de vez em quando, digamos, de 100.000 em 100.000km se vc nunca teve problema de sobreaquecimento e utiliza água + aditivo bons na medida certa.sedanturboce escreveu:E o q vc sugere q devo fazer para 1viagem tranquila e evitar q ela trave? Troquei: filtor de combustivel, velas, filtro do ar, fiz a limpeza do sistema, limpei bicos, troquei o sensor q faz a leitura da temperatura e manda tal leitura p o painel instrumento de temperatura... mas meu medo é a valvula travar e nao fazer 1 leitura correta na estrada ou mesmo esquentar demais o carro como ja aconteceu outra vez e bater o motor de novo...
Nas maiores viagens que fiz rodei em trecho misto (estrada + cidade) cerca de 2.500km, o carro sempre em média 90 a 95 graus.
Portanto concordo com nosso amigo: se o carro está sobreaquecendo, algo de errado tem, ou está desregulado, ou está com problemas sérios, ou não foi alterado (no caso de turbo, por ex.) corretamente.
Pior mesmo é deixar o carro rodando abaixo dos 90, com a central "achando" que ele está frio e deixando a mistura super gorda.
[]s
WillEdu
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510
Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
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Donato
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Meu Corsa tb nunca superaqueceu.....mas isso pq eu sempre deixo tudo 100%.....água e aditivo, troca a cada 6 meses, bomba d'água novinha, sensor de temperatura e termostática tb novos, ajuste correto da tensão na correia dentada, tampa do reservatório novinha e nível do fluído no lugar exato, mangueiras zeradas e originais, troca de óleo lubrificante e filtro de óleo a cada 5000km(agora com turbo, a cada 2000km)........enfim, não dou chances p/ que isso ocorra....hehe
O q eu acho q aconteceu, SEDANTURBOCE, é q vc deu azar com as termostáticas, ou então algum outro elemento do sistema estava com problemas...
Só pra constar......a melhor marca de termostáticas é a Wahler
O q eu acho q aconteceu, SEDANTURBOCE, é q vc deu azar com as termostáticas, ou então algum outro elemento do sistema estava com problemas...
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CORSA Hatch Maxx 1.0 Flexpower 07/07 Prata.
- Rodas 15" Mangells Motion;
- Toyo Proxes 4 195/50;
- Xenon 8000K no baixo;
- Abafador esportivo inox
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Lucídio Serves
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Eu acho que o que vc fez esta correto, principalmente em ter feito uma limpeza no sistema de arrefecimento. Se ao colocar a água foi colocado o aditivo na dosagem correta, acho que não tem porque se preocupar.sedanturboce escreveu:dudu_araujo escreveu:Lucídio Serves escreveu: E o q vc sugere q devo fazer para 1viagem tranquila e evitar q ela trave? Troquei: filtor de combustivel, velas, filtro do ar, fiz a limpeza do sistema, limpei bicos, troquei o sensor q faz a leitura da temperatura e manda tal leitura p o painel instrumento de temperatura... mas meu medo é a valvula travar e nao fazer 1 leitura correta na estrada ou mesmo esquentar demais o carro como ja aconteceu outra vez e bater o motor de novo...
Quanto ao medo da válvula travar fechada, acho pouco provavel, porque o sistema da Chevrolet é tão eficiente e simples que é pouco provavel que isso aconteça.
O sistema de válvula da VW que é usado que é usado no Gol MI (1.000) é mais fácil de acontecer o travamento, isso já aconteceu comigo em uma viagem de 1.800 kl e não tive outra solução a não ser de ter que retirar a válvula e completar a viagem sem ela, porque ficou travada fechada e a temperatura começou a subir rapidamente.
O sistema da Chevrolet costuma não fechar totalmente quando tem algum defeito, mas ai não tem problema não, pode se terminar a viagem em paz.
Boa viagem !!!
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Lucídio-Curitiba-Pr.
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Ariete
galera aonde q fica a valvula termostatica?
e qual o custo dela?
meu corsa demora uns 40 min para chegar nos 90 graus
abraço
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ValterJunior
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Diferentemente dos motores VW (não irei falar mal destes), o sistema de arrefecimento dos GM´s julgo serem muito bons, repare o tamanho do radiador de um GM e de um VW que é a metade do GM.
A vávula termostátca serve p/ segurar a circulação da água enquanto o motor estiver abaixo da temperatura ideal, e a ventoinha liga p/ não ultrapassar essa temperatura....não falei nenhuma novidade aqui!
Então acho que essa é mais uma peça que é parte integrante do motor, e retira-la, acredito que seja uma solução mal pensada que pode vir a ocultar um outro problema que seria a real falha de um superaquecimento!
A vávula termostátca serve p/ segurar a circulação da água enquanto o motor estiver abaixo da temperatura ideal, e a ventoinha liga p/ não ultrapassar essa temperatura....não falei nenhuma novidade aqui!
Então acho que essa é mais uma peça que é parte integrante do motor, e retira-la, acredito que seja uma solução mal pensada que pode vir a ocultar um outro problema que seria a real falha de um superaquecimento!
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wevertonvb
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Bom, não querendo te contradizer, mas alguns meses atrás a válvula termostática da minha picape ano 2000, travou fechada com 60.000 Km rodados. E não teve jeito, a temperatura subia rapidamente e antes de atingir o vermelho eu desligava, cheguei a fazer o teste de aumentar bem a velocidade para ver se dava para controlar a temperatura, pois se ela tivesse com uma certa abertura, consegueria fazer tal controle para eu chegar em casa, mas não teve jeito tive que encostar e empurrar até na casa da minha namorada, que por sorte estava próximo.Lucídio Serves escreveu:Quanto ao medo da válvula travar fechada, acho pouco provavel, porque o sistema da Chevrolet é tão eficiente e simples que é pouco provavel que isso aconteça.
O sistema da Chevrolet costuma não fechar totalmente quando tem algum defeito, mas ai não tem problema não, pode se terminar a viagem em paz.
Mas, sem dúvida nenhuma, noutro dia, mandei instalar uma nova sob o custo de 64 reais mais 60 de mão-de-obra.
Abraço.
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dalton_lopes
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quem te carro original eh relaxado. quem tem carro turbo e quer ver seu motor durar bastante, com certeza, arruma um jeito de abaixar a temperatura dele. motor de corsa mil turbinao esquenta muito! após uma quebra por temperatura, resolvi usar o carro sem termostática. ando diariamente no transito com ele. quando pego uma estrada, no calor, ele anda mais frio do q de costume. isso me dá uma garantia de que meu motor nao vai quebrar, ainda mais com ele amaciando com a mistura um pouco mais gorda do q de costume. o engenheiro q projetou este carro nao preveu uma sobrealimentação e o calor que era geraria. entao meus caros corseiros turbos, se seus corsas estao aquecendo demasiadamente, por favor, tirem a valvula termostatica e evitem quebras por aquecimento. meu motor chegou da retifica a pouco tempo. nao instalo por nda nesse mundo a valvula termostatica. a razao eh justamente evitar quebras, já que estou com 12 de taxa e com 0.6 de pressão. futuramente jogo a taxa pra 9 e volto a rodar com 1.2kg. claro, sem a termostática. o corsa sem ela na estrada, eu tenho a tranquilidade de andar com o pé embaixo e ele nao aquecer demais. ja com a valvula, a reação de abertura e fechamento eh devagar demais pra acompanhar a elevação da temperatura. resumindo: quem tem corsa turbo, besteira continuar a usar a termostática. quem tem corsa original, é de suma importancia usar a valvula termostatica. quem tem corsa turbo e eh novato no assunto, acredite, tira logo a termostática. seu carro esquenta mais rapido do q vc imagina. se nao esquenta, eh pq vc nao ta acelerando o suficiente.
Ex Corsa Super 1.0 8v mpfi 1996 turbinho
Atual Corsa Hatch GL 1.6 8v mpfi 1999 aspirado
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Donato
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Eu ando pisando a maior parte do tempo, seja com trânsito pesado ou não....e mesmo assim ele tá esquentando menos......deve ser em parte por causa do radiador maior q eu instalei....com álcool ele trabalha mais frio tb........isso me deixou bem tranquilo, pq antes, qdo era original, ele esquentava demais e eu achava q teria problemas com o turbo pelo aumento de potência......doce engano.......melhorou em todos os aspectos
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dalton_lopes
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deve ser em parte nao... deve ser COM CERTEZA pq vc trocou seu radiador. sem sombra de duvidas. fica online ai no msn pra gente trocar uma ideia.
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