Relato: Tucho batendo e óleo na correia.
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willedu
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Pessoas,
Esse fim de semana peguei o carro pra fazer uma correção, então aqui vai a descrição dos procedimentos que fiz, para se alguém passar por a mesma situação.
O carro batia tucho quando ligava, ficava batendo um pouco depois de quente, mas bem pouco. Ao olhar por baixo do carro, tinha uma mancha de óleo do lado da correia. Ao abrir a capa da correia, muito óleo nela e ela estava desgastada (comida).
Procedimento tomado:
Remoção da correia sincronizada.
Remoção das polias do comando.
Remoção do rolo-guia e tensor.
Remoção da capa traseira protetora da correia sincronizada.
Remoção da polia do virabrequim (polia da correia sincronizada).
Diagnóstico:
Retentor do virabrequim vazando.
Trocar o retentor com o auxílio de um alicate de bico e chave-de-fenda. Colocação com o auxílio de um martelinho de pouco peso. Marca Sabó.
Limpeza do conjunto de capas, polias e tensor, verificando se não estavam danificados e lubrificação adequada.
Limpeza do bloco do motor, na região afetada.
Compra de nova correia.
Montagem seguindo:
Colocação da polia do vira.
Colocação da capa traseira já limpa.
Colocação do tensor, polias-guia e polias de comando, já limpos.
Ajuste do ponto do veículo.
Colocação da nova correia.
Verificação do ponto, teste de ignição e finalmente fechamento do conjunto, com a colocação do restante dos componentes do sistema e capas.
O som de tucho descarregado parou, bem como o vazamento.
Custo:
Correia Sincronizada: R$60,00 (corsa 16v)
Retentor dianteiro do virabrequim: R$14,00
Danos observados: desgaste prematuro de correia, com risco de rompimento, perda de tensionamento da mesma por presença de óleo lubrificante. Risco de danificação de todo o sistema de transmissão por conta do óleo presente.
Conclusão:
Nunca deixem vazamentos pendentes, podem danificar outro componentes e como já disseram, o barato sai caro. Os sintomas podem aparecer em outros pontos também, indicando falsos diagnósticos e permitindo aproveitar do cliente por mecânicos charlatões.
Espero que seja útil. Fico devendo fotos que não tirei.
[]s
Esse fim de semana peguei o carro pra fazer uma correção, então aqui vai a descrição dos procedimentos que fiz, para se alguém passar por a mesma situação.
O carro batia tucho quando ligava, ficava batendo um pouco depois de quente, mas bem pouco. Ao olhar por baixo do carro, tinha uma mancha de óleo do lado da correia. Ao abrir a capa da correia, muito óleo nela e ela estava desgastada (comida).
Procedimento tomado:
Remoção da correia sincronizada.
Remoção das polias do comando.
Remoção do rolo-guia e tensor.
Remoção da capa traseira protetora da correia sincronizada.
Remoção da polia do virabrequim (polia da correia sincronizada).
Diagnóstico:
Retentor do virabrequim vazando.
Trocar o retentor com o auxílio de um alicate de bico e chave-de-fenda. Colocação com o auxílio de um martelinho de pouco peso. Marca Sabó.
Limpeza do conjunto de capas, polias e tensor, verificando se não estavam danificados e lubrificação adequada.
Limpeza do bloco do motor, na região afetada.
Compra de nova correia.
Montagem seguindo:
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Colocação do tensor, polias-guia e polias de comando, já limpos.
Ajuste do ponto do veículo.
Colocação da nova correia.
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O som de tucho descarregado parou, bem como o vazamento.
Custo:
Correia Sincronizada: R$60,00 (corsa 16v)
Retentor dianteiro do virabrequim: R$14,00
Danos observados: desgaste prematuro de correia, com risco de rompimento, perda de tensionamento da mesma por presença de óleo lubrificante. Risco de danificação de todo o sistema de transmissão por conta do óleo presente.
Conclusão:
Nunca deixem vazamentos pendentes, podem danificar outro componentes e como já disseram, o barato sai caro. Os sintomas podem aparecer em outros pontos também, indicando falsos diagnósticos e permitindo aproveitar do cliente por mecânicos charlatões.
Espero que seja útil. Fico devendo fotos que não tirei.
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WillEdu
Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
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Nielsen
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Willedu,
Gosteria de saber qual foi o problema apresentado pelo seu carro e quais os "sintomas" para ver se é o mesmo que eu estou passando...blz?
Um abraço.
Gosteria de saber qual foi o problema apresentado pelo seu carro e quais os "sintomas" para ver se é o mesmo que eu estou passando...blz?
Um abraço.
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willedu
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O único sintoma do carro era o vazamento no retentor da polia do vira.Nielsen escreveu:Willedu,
Gosteria de saber qual foi o problema apresentado pelo seu carro e quais os "sintomas" para ver se é o mesmo que eu estou passando...blz?
Um abraço.
Qual o problema do seu carro? Dá uma explicada aí que talvez possamos ajudar!
[]s
WillEdu
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Nielsen
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É o seguinte : Sempre que subo ladeira na segunda marcha, rola umas batidas bem fortes (tec tec tec). Já ouvi dizer que é tucho (ou batida de pino). E sempre acontece isso quando o motor está quente, temperatura beirando os 100º... E aí, o que será e como devo proceder..blz?? Espero resposta..
Um abraço.
Um abraço.
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willedu
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Cara,Nielsen escreveu:É o seguinte : Sempre que subo ladeira na segunda marcha, rola umas batidas bem fortes (tec tec tec). Já ouvi dizer que é tucho (ou batida de pino). E sempre acontece isso quando o motor está quente, temperatura beirando os 100º... E aí, o que será e como devo proceder..blz?? Espero resposta..
Um abraço.
Não tem nada a ver com o problema que enfrentei não, mas vamos ver.
Se o seu faz tec tec tec na subida, forçando o motor, e esse barulho for bem metálico, é bem capaz de estar batendo pino. Isso nada mais é do que a tal da detonação, ou seja, o combustível não explode uniformemente na câmara de combustão, ao contrário, surgem pontos de detonação dentro da câmara (não controlados pela "vela"), com um efeito desastroso pois esses pontos forçam os componentes internos da câmara e causam vários problemas, como perda de potência e desgaste prematuro.
Se for isso, é bem capaz que você precise adotar um combustível de maior octanagem, como uma gasolina aditivada do tipo Premium, como aquela F1-Master, que aumenta a resistência do combustível permitindo maior pressão sem detonação. É bem capaz também que o seu motor esteja com oxidação em excesso que poderá exigir limpeza, a famosa descarbonização, em casos extremos.
Como o motor está detonando em segunda, que é uma marcha muito reduzida, verifique velas, resistividade dos cabos, qualidade da faísca, correto alinhamento do "ponto" do carro na correia de distribuição (correia sincronizada) e se for EFI, correto ponto no distribuidor. Nos MPFI o ponto é pelo "chip", porém a regulagem da correia deve estar correta.
Outros elementos podem ser os responsáveis também, porém esses são os mais simples de validar, e não custam nada.
Sobre tucho, não parece ser, já que tucho vazio bate sempre, especialmente com motor frio. O seu caso é bem característico de motor com detonação.
[]s
WillEdu
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tampinha
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[quote]willedu
Sobre tucho, não parece ser, já que tucho vazio bate sempre, especialmente com motor frio. O seu caso é bem característico de motor com detonação. [/quote]
CARA O MEU BATE SEMPRE SERA TUCHO VAZIO? O QUE DEVO FAZER PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA.
[/list][/url]
Sobre tucho, não parece ser, já que tucho vazio bate sempre, especialmente com motor frio. O seu caso é bem característico de motor com detonação. [/quote]
CARA O MEU BATE SEMPRE SERA TUCHO VAZIO? O QUE DEVO FAZER PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA.
[/list][/url]
E 1.0 MAIS E MEU!
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Nielsen
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Willedu,
Valeu pelos esclarecimentos. Rpz, eu já uso gasolina aditivada (Supra). Vou trocar para ver se acabo com esse problema. Já mandaram até eu fazer retífica, mas, não é o caso, pois esse problema só se manifesta em subidas. Meu Corsinha Wind é 2001 e tá com 42.000 KM originais. valeu.
Valeu pelos esclarecimentos. Rpz, eu já uso gasolina aditivada (Supra). Vou trocar para ver se acabo com esse problema. Já mandaram até eu fazer retífica, mas, não é o caso, pois esse problema só se manifesta em subidas. Meu Corsinha Wind é 2001 e tá com 42.000 KM originais. valeu.
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NANDOCNS
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E AI ME DE UMA LIZ VOCÊ PARECE TER A RESPOSTA, O MEU JÁ TROQUEI TUCHOS, COMANDO E BALANCEIROS E O BARULHO PERSISTE É UM TEC TEC TEC DIMINUIU UM POUCO QUANDO FRIO MAS QUENTE É UM TERROR EM LENTA OU DESACELERAÇÃO NOTA-SE MUITO O BARULHO, JÁ TROQUEI ATÉ DE POSTO, O QUE EU FIZ APÓS VER SEU TÓPICO É VER ABAIXO DO CARRO E ME DEPAREI COM UM VAZAMENTO NO CARTER ALIADO A UM PEQUENO AMASSADO DE A SUA OPINIÃO POR FAVOR.
Estou aqui para ajudar a manter o CORSA, sendo um dos melhores carros já produzidos no Brasil.......valeu..........
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willedu
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Parece, como citou o amigo hits, que realmente seu carro está fora do ponto. O EFI regula-se pelo distribuidor (sim, ele possui um). O vazamento do carter e o amassado parecem não ter nada a ver com o problema, já que a sua descrição leva a uma "batida de pino" e não tucho. O legal também é verificar velas, cabos e qualidade da faísca gerada, mas a regulagem do ponto é a primeira atitude a ser tomada.NANDOCNS escreveu:E AI ME DE UMA LIZ VOCÊ PARECE TER A RESPOSTA, O MEU JÁ TROQUEI TUCHOS, COMANDO E BALANCEIROS E O BARULHO PERSISTE É UM TEC TEC TEC DIMINUIU UM POUCO QUANDO FRIO MAS QUENTE É UM TERROR EM LENTA OU DESACELERAÇÃO NOTA-SE MUITO O BARULHO, JÁ TROQUEI ATÉ DE POSTO, O QUE EU FIZ APÓS VER SEU TÓPICO É VER ABAIXO DO CARRO E ME DEPAREI COM UM VAZAMENTO NO CARTER ALIADO A UM PEQUENO AMASSADO DE A SUA OPINIÃO POR FAVOR.
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WillEdu
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