Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
A luz do ABS acendeu, o que aconteceu será? Se aconteceu alguma coisa, fica caro arrumar? Alguém já teve um problema semelhante?
Agradeço a ajuda.
Abraços
Sandro Tofollo Casini
Corsa Club Member / Clube da Montana Member
Corsa Hatch 1.8 2004/2004 - Completíssimo!!!
AR/DH/ABS/AB2
Rodas Astra SS 16" c/ Pneus 205/45R16
Oi, qual é o modelo do seu carro? Se acendeu a luz do ABS provavelmente á alguma falha em alguns dos sensores ou no módulo do ABS. O primeiro passo é passar o scanner e verificar qual é o problema, se for algum dos sensores das rodas experimente limpá-lo se ainda sim persistir o problema vc vai ter que substituir o sensor que está acusando defeito. Eu já tive que trocar os 2 sensores das rodas traseiras do meu GSI e aqui no Brasil custam R$ 1.300,00 cada um, porem tenho como trazer da alemanha e na época me custou R$ 720,00 os dois. Se voce precisar de alguma peça cara me mande um mail que vejo por quanto sai pra vc. Meu mail é: [email protected]
Abraços e Boa Sorte,
Tenho um GSI também, e já tive problemas com sensores de roda, porém preste atenção que é muito difícil precisar trocar, quase sempre eles tem concerto, o sensor de roda não é nada mais que um fio que transmite um pulso para o módulo, no meu caso o sensor arrebentou pois se desprendeu do suporte e pegou no PNEU andando, porém como trabalho numa concessionária GM o mecânico resolveu fácil pra mim, bastou reconstruir o sensor com um pedaço de outro cabo, fazer uma solda bem caprichada e pronto, nunca mais me incomodei, porém é muito difícil que algum mecânico queira fazer isso pra você, eles vão querer trocar o sensor para ganhar mais $$$$.
Vou descrever o que aconteceu hoje que me deixou mais surpreso....
Ontem eu decidi colocar de volta as rodas originais aro 14, pois estava rodando com aro 16, só que ontem a noite que foi a hora que troquei as rodas a luz ainda estava acesa e hoje quando eu liguei o carro para levar no mecânico a luz apagou (ficando aparentemente normal).
Ontem eu estava lendo algumas matérias sobre freios ABS e li que existe um sensor de velocidade nas rodas e fiquei pensando, que como eu coloquei as rodas aro 16 poderia ser por isso que o sensor acendeu, só que faz mais de 15 dias que coloquei as rodas e só agora acendeu?
Será que vou ter que colocar as rodas aro 16 novamente e pedir para o mecanico passar o sensor para ver o que está ocorrendo?
Obs: o meu corsa é mod. novo hatch com motor 1.8 Flex e é 2004/2004.
Abraços
Sandro Tofollo Casini
AR/DH/ABS/AB2
Realmente alterando o perímetro do PNEU altera também a leitura do ABS, pois o modulo "pensa" que o carro está em uma velocidade, quando na verdade o carro está em outra, devido a diferença na leitura dos PNEUS, esse erro também se reflete no velocímetro, nas concessionárias GM por meio do Scaner da fábrica é possível reprogramar o módulo para alterar o diâmetro dos PNEUS para evitar este tipo de distorção. Quanto a colocar as rodas de volta para ir ao mecânico, não é necessário, pois mesmo que a luz do ABS acenda nem que seja por um minuto, ficará memorizado no módulo o código de falha e com um bom scaner será facil detectar o motivo da luz ter acendido.
Tenho um GSI também, e já tive problemas com sensores de roda, porém preste atenção que é muito difícil precisar trocar, quase sempre eles tem concerto, o sensor de roda não é nada mais que um fio que transmite um pulso para o módulo, no meu caso o sensor arrebentou pois se desprendeu do suporte e pegou no PNEU andando, porém como trabalho numa concessionária GM o mecânico resolveu fácil pra mim, bastou reconstruir o sensor com um pedaço de outro cabo, fazer uma solda bem caprichada e pronto, nunca mais me incomodei, porém é muito difícil que algum mecânico queira fazer isso pra você, eles vão querer trocar o sensor para ganhar mais $$$$.
Abraços,
Oi. Obrigado pelo toque. Mas quando comprei o carro o ABS já não estava funcionando, aí passei o scanner e deu os dois sensores traseiros. Tirei os dois e examinei bem, fiz teste de continuidade e estava perfeito, mas no carro não funcionavam... chequei a parte elétrica e tb estava ok. Foi só colocar os dois sensores novos e voltou a funcionar perfeito. No meu caso o sensor estava mesmo com defeito. Como tenho oficina fui eu quem passou o scanner e quem trocou os sensores. Mas mesmo assim obrigado pela dica.
Prezado GSI, no meu caso será que qualquer mecânico possui esse "scanner"? Pois a oficina do meu mecânico é bem conceituada, porém ainda não falei com ele e estou com medo de ir em uma concessionária e me enfiarem a faca e me enganarem...
Abraços
Sandro Tofollo Casini
AR/DH/ABS/AB2
Meu irmão o meu não tem nada a ver com o sensor.
Vamos tentar explicar o que é.
Imagina um copo, onde tu coloca a boca pra beber algo que está nele?
Então é tipo um anel de vedação, porém feito de imã que quebrou. Tá CENSURADO achar esse anel de imã em algum lugar, nem consercionária sabe o que é isso.
¬¬
Já tavam me empurrando sensor de velocidade e etc.
Dá raiva desses fdm's que pensam só em vender peças e as mais caras pra tirar sua comissão.
:@
Corrigindo, vi aqui na net falando que existe um sensor assim. Anel de imã ...
Sensores
O sistema 5.3 tem sensores indutivos de dois fios, mais uma malha de aterramento ligada ao pino 19 da ECU, sendo um sensor de velocidade por roda, alimentados pela própria ECU do ABS. Para a geração de sinais, há a roda dentada em formato de anel no lado externo da junta homocinética fixa nas rodas dianteiras, e no cubo de rolamentos no tambor de freio, nas rodas traseiras, ou nos discos.