fala pessoal! levei meu cosinha no mecanico! e aconteceu o seguinte!!
Bom Vamos lah! 
foi feito scan da injeção eletronica e tive que trocar o Sonda Lambda! que estava carbonizada!
e travada sempre em mistura pobre! bom segundo o laudo do mecanico o motor tá com baixa compreção e tah "guspindo Oleo pelo repiro do motor! assim sujando a TBI e carbonizando a Sonda Lambda!! 
Bom!!! depois que ele saiu da mecanica tava fumando um pouco apos algumas horas diminuiu, isso é nomal?
O mecanico falou de faser uma retifica no motor! mais no momento isso tah fora de cogitação!!
Eu topensando em faser Instalação do "Respiro de Óleo" assim a TBI não vai mais receber o ar do repiro do motor!!! será que isso resolve??
vlw!!
			
			
									
							
		Sonda Lambda + TBI + Respiro de oleo Motor? AJUDA....
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
- leongalera
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- leongalera
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ahh o meu carro é um cosinha EFI 1.0...
			
			
									
							
										
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				alcineu
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ola leongalera. o fato do oleo estar sujando a TBI (q ue e o caso dos EFIs), nada tem a ver com o motor. isto pode ser decorrente da falta de limpeza do filtro sob a tampa do comando de valvulas. Isto é caracteristico dos motores atuais, já que os vapores de óleo e gases não podem ir para a atmosfera lambuza toda a TBI, borboleta, valvula de controle de ar da marcha lenta - valvula IAC,  entipe alguns dutos de entrada desses vapores vindo do carter. 
Inclusive há uma entrada mais restrita desses vapores que é aproveitada na queima quando a borboleta esta fechada (motor em marcha lenta). Nesse caso o ar atmosferico passa pela valvulaa IAC.
Dai esses vapores passam a entrar direto pela entrada principal ou seja pela borboleta. dai já imaginou a lambança que fica com o tempo né?
O fato de estar fumando pela descarga "PODE" ser consequencia de má vedação dos retentores de borracha das hastes das valvulas. Naturalmente a sonda estava travada de tanta fuligem "BLOQUEANDO-A" provocada pelo oleo. Acredito que até uma limpeza resolveria. Se nao acertar este problema vai bloquear a sonda outra vez.
Cheque melhor isso da passagem de óleo para a camara de combustão. Derepente é só no cabeçote ou seja a trocaa dos retentores.
			
			
									
							
							Inclusive há uma entrada mais restrita desses vapores que é aproveitada na queima quando a borboleta esta fechada (motor em marcha lenta). Nesse caso o ar atmosferico passa pela valvulaa IAC.
Dai esses vapores passam a entrar direto pela entrada principal ou seja pela borboleta. dai já imaginou a lambança que fica com o tempo né?
O fato de estar fumando pela descarga "PODE" ser consequencia de má vedação dos retentores de borracha das hastes das valvulas. Naturalmente a sonda estava travada de tanta fuligem "BLOQUEANDO-A" provocada pelo oleo. Acredito que até uma limpeza resolveria. Se nao acertar este problema vai bloquear a sonda outra vez.
Cheque melhor isso da passagem de óleo para a camara de combustão. Derepente é só no cabeçote ou seja a trocaa dos retentores.
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O motor ta com baixa "compressao" ou com baixa "pressao"
se for com baixa pressao pode ser por isso q ta acusando mistura pobre na lambda, como o alcineu falou ate uma limpeza na lambda poderia resolver entas de fazer a troca, ja que essa peça é cara.
O meu tava com pressao baixa, e mistura rica, tava acusando la na lambda, fiz uma limpeza no sistema todo, regulagem da pressao e da mistura, e a lambda ficou ok novamente.
			
			
									
							
										
						se for com baixa pressao pode ser por isso q ta acusando mistura pobre na lambda, como o alcineu falou ate uma limpeza na lambda poderia resolver entas de fazer a troca, ja que essa peça é cara.
O meu tava com pressao baixa, e mistura rica, tava acusando la na lambda, fiz uma limpeza no sistema todo, regulagem da pressao e da mistura, e a lambda ficou ok novamente.
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